Uma vez que tenho também um GR em Angola, tenho estado cada vez mais atento a estas questões de aquecimento de motor.
Aqui, quando faz calor é mesmo a sério. Associando esse calor à humidade do ar na ordem dos 80 a 90%, ou seja menos oxigénio, a situação é ainda mais desfavorável. Se ainda por cima rolar a altitudes mais altas, menos concentração de oxigénio. Tudo somado...
Estas observações, fizeram-me pensar um pouco na quantidade de gasóleo que normalmente é injectada para os motores mexidos. É certo que no verão a temperatura mais alta propicia que o motor aqueça mais, mas não só. Com o calor, o ar torna-se também mais rarefeito, com menor concentração de oxigénio. Consequentemente, a relação entre combustível e oxigénio é alterada. Nesse caso, a proporção de gasóleo em relação ao oxigénio é maior e daí se gera maior calor na combustão. Na página anterior o Eduardo partilhou connosco um artigo em Inglês sobre a EGT (Exaust Gas Temperature) que de uma forma muito simples explica melhor este fenómeno.
Decidi por isso reduzir um pouco ao débito da bomba injectora.
Para além disso, gostava de partilhar convosco as experiências que a seguir relato e que fundamentam a minha decisão de reduzir o débito.
1No fim-de-semana passado fiz uma viagem até ao interior. Seguia eu com a pressão do turbo até 0,8 Bar e à medida que a altitude ia aumentando, até cerca dos 1000/1100 m, notava que o GR estava a fazer mais fumo e a andar cada vez menos. A estrada é de montanha com troços sinuosos e bastante inclinados. O fumo do escape era cada vez maior e a temperatura começava a querer subir.
Decidi então ligar o botão da válvula reguladora da pressão do turbo e passar a poder ter pressão máxima de 1,5 bar. Doseei o acelerador para que não passasse do 1,0 Bar e como resultado, deixou de fazer tanto fumo, a temperatura normalizou e começou a andar muito mais solto e com maior facilidade, melhor aceleração e maior velocidade com menos esforço.
Conclui por isso que para a pressão de origem com que estava a circular (+/- até aos 0,8 Bar), a quantidade de gasóleo que estava a ser injectada era em demasia para aquela situação e também para este clima em geral.
2Outra experiência um pouco estúpida...
Muito gosto eu de inventar.
Em tempos, na pickup que também conduzo por Angola (Ford Ranger atmosférica 2.9 diesel), adicionei ao gasóleo um pouco de gasolina e tive resultados a nível de melhoria de performance porque limpou o sistema de injecção. Em estrada a dada altura soltou-se uma núvem de fumo, tipo borra espessa e começou logo a andar mais. Parecia que tinha ganho um turbo e tudo...
Dada essa anterior experiência positiva, na viagem de regresso deste fim-de-semana, ao abastecer, decidi adicionar um litro de gasolina. O deposito encontrava-se a meio e depois acabei de atestar com gasóleo.
A verdade é que no regresso tive um ameaço de aquecimento. Subiu a 3/4 do ponteiro, muito próximo do vermelho para meu gosto. Verdade que estava muito calor, clima tropical com muita humidade no ar, foi no início da tarde, pico de calor, AC sempre ligado, carro carregado, estrada quase sempre a subir e a 120-140 Km/h (ou mais

). Tudo factores desfavoráveis.
Em todo o caso acredito que ter acrescentado um litro de gasolina só deve ter contribuído para o aumento da temperatura. Desde que mudei a junta, nunca tal tinha acontecido (excepto uma vez que andei a inventar e acabei por deixar o radiador meio seco...

- sou um perigo).
Em suma, queria frisar que muitas das vezes andamos com os nossos Patrol a mamar gasóleo a mais, ou a respirar menos do que seria desejável para tanto combustível injectado. Nesta perspectiva, faz também sentido que um turbo que consiga introduzir mais ar (sem exageros de pressão) seja bom em certa medida para equilibrar a mistura na combustão. Em estrada, um intercooler é uma mais valia, exactamente pela mesma razão, ou seja, introduz mais oxigénio na mistura que deverá estar sobrecarregada de gasóleo.
Agora pergunto eu...
Alguém conhece algum GR que tendo a junta, a cabeça e o motor em bom estado, e que circule sem fazer fumo excessivo tenha historial de aquecimentos?
Dá que pensar, não dá?
Vou reduzir o débito da bomba um bocadinho e depois vou vendo os resultados.
Opinem à vontade!
Eu e muitos Patroleiros curiosos agradecemos!
