Problemas de aquecimento do motor

Melhoramentos, correcções e Afinações, está tudo aqui.

Registado: 26 set 2007, 22:53

Re: Problemas de aquecimento do motor

Mensagem por GGinó_PAJERO » 20 nov 2009, 23:09

PG Escreveu:
GGinó_PAJERO Escreveu:Eu agora só ja me preocupo com a temperatura do meu, quando passa de 3/4 de ponteiro... Pois o normal que ele anda sempre é a meio... :confused:

Poe um manometro adicional para que tenhas certeza das temperaturas que está a fazer...

O meu a meio no manometro faz 70graus...

Ja tenho o manometro adicional. A meio, o meu manometro vai a 85ºC.
Cumprimenttos

Registado: 22 fev 2008, 14:49

Mensagem por PG » 21 nov 2009, 00:01

Então amigo, junta no car.......o :( :( :( :(
Abraço

PG

Registado: 10 abr 2006, 19:48

Mensagem por PJHO » 30 nov 2009, 15:43

Amigos, conforme prometido, o resultado...

O Punisher (GR de Angola) levou a junta da cabeça nova e mais uma tralha que faz parte do Kit de Substituição de junta.
O problema está resolvido! :dance:
No trânsito infernal de Luanda (sem termostato), a temperatura está lá por baixo.
Em estrada até aos 120 Km/h o ponteiro da temperatura anda um pouco abaixo de meio, ou estabiliza a meio...
Até aos 140 Km/h sobe um bocadinho de meio, mas nada de anormal. Em Portugal já me acontecia o mesmo e aqui está uma brasa do camandro nesta altura!

Uma curiosidade importante é o facto de ter também mandado fazer o mesmo ao GR de Portugal, o Rodinhas.
Apesar de não ter o hábito de aquecer e no mato nunca me ter aquecido, no verão passado em auto-estrada aquilo aqueceu um bocado, mais do que alguma vez tinha aquecido nas minhas mãos...
Depois passou, mas fiquei com a pulga atrás da orelha... :confused:
Por precaução, mandei substituir a junta da cabeça e não é que a mesma estava também um bocado queimada e com passagens? Ah pois é...
O problema já está resolvido, felizmente em ambos os GRs.

Apesar de ser um leigo em mecânica, arrisco aconselhar a malta que tem problemas crónicos de aquecimento nos seus Patrol que pensem seriamente em substituir a junta da cabeça.
Não é barato, mas pelo que me apercebo, anda aí muito companheiro com soluções "periféricas" quando na verdade não se está a atacar o centro do problema...

OK, radiadores maiores, limpeza dos mesmos, by-pass, IC, etc, ajudam, mas de nada adiantam se houver passagem na junta, entre outros problemas mais sérios. :(
A meu ver só se agrava a situação, porque pensamos que estamos descansados e o problema continua lá, mas mascarado até ao dia em que se pode complicar a sério.
Damos muito calor aos nossos bichos. Andamos com bombas a debitar mais de 1,5 vezes o normal (ou mais). Turbos com o dobro da pressão de origem... Pneus monstruosos e muito ferro a fazer peso...

Quem te avisa, teu amigo é. :sabe:

:okkk:
GRande abraço
Pedro Oliveira

Apresentação PA: viewtopic.php?f=1&t=1864&start=0

NÃO IMPORTA O TT QUE TENS, MAS O TT QUE PRATICAS!

Petição para o Dia Nacional do TT:
http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N2258

Mensagem por PJHO » 30 nov 2009, 15:50

GGinó_PAJERO Escreveu:
TiagoFerreira Escreveu:Não terás a junta da cabeça queimada??? Tens de ter de certeza.. :leiam:

Acho que nao, eu chego a ter o ponteiro da temperatura a meio, tiro a tampa do radiador, e depois acelero, e a agua esta ali, que nao sai, nem sequer faz bolhas... :confused:

Gonçalo, no meu GR de Portugal, não tinha aquecimentos de maior.
Só em auto-estrada e no pico do verão é que aquilo aquecia um pouco mais do que o normal.
Por precaução mandei trocar a junta.
E a verdade é que sem outros sinais de alerta, a junta estava mesmo queimada e com algumas passagens.
Nada de muito expressivo, mas o suficiente para aquecer... Ataquei o problema a tempo.

Amigo, pondera seriamente a substituição da junta da cabeça para não teres dissabores futuros...
Boa sorte.
:thumbsup:
GRande abraço
Pedro Oliveira

Mensagem por PJHO » 23 fev 2010, 15:37

Há algum tempo que este tópico não tem movimento, mas achei importante recordar que é vital ter o radiador bem sangrado para que o volume esteja todo ocupado por líquido e não ar...
Faz diferença, acreditem que faz... Sei-o por experiência própria... :sabe:
GRande abraço
Pedro Oliveira

Registado: 21 set 2009, 22:24

Mensagem por PIPELINE » 23 fev 2010, 16:34

PJHO Escreveu:Há algum tempo que este tópico não tem movimento, mas achei importante recordar que é vital ter o radiador bem sangrado para que o volume esteja todo ocupado por líquido e não ar...
Faz diferença, acreditem que faz... Sei-o por experiência própria... :sabe:

Subscrevo inteiramente! :thumbsup:
Face your fears, live your dreams!!!

O peso da mistura combustível/O2 no aquecimento

Mensagem por PJHO » 10 mar 2010, 16:34

Uma vez que tenho também um GR em Angola, tenho estado cada vez mais atento a estas questões de aquecimento de motor.
Aqui, quando faz calor é mesmo a sério. Associando esse calor à humidade do ar na ordem dos 80 a 90%, ou seja menos oxigénio, a situação é ainda mais desfavorável. Se ainda por cima rolar a altitudes mais altas, menos concentração de oxigénio. Tudo somado... :confused:

Estas observações, fizeram-me pensar um pouco na quantidade de gasóleo que normalmente é injectada para os motores mexidos. É certo que no verão a temperatura mais alta propicia que o motor aqueça mais, mas não só. Com o calor, o ar torna-se também mais rarefeito, com menor concentração de oxigénio. Consequentemente, a relação entre combustível e oxigénio é alterada. Nesse caso, a proporção de gasóleo em relação ao oxigénio é maior e daí se gera maior calor na combustão. Na página anterior o Eduardo partilhou connosco um artigo em Inglês sobre a EGT (Exaust Gas Temperature) que de uma forma muito simples explica melhor este fenómeno.

Decidi por isso reduzir um pouco ao débito da bomba injectora.

Para além disso, gostava de partilhar convosco as experiências que a seguir relato e que fundamentam a minha decisão de reduzir o débito.

1
No fim-de-semana passado fiz uma viagem até ao interior. Seguia eu com a pressão do turbo até 0,8 Bar e à medida que a altitude ia aumentando, até cerca dos 1000/1100 m, notava que o GR estava a fazer mais fumo e a andar cada vez menos. A estrada é de montanha com troços sinuosos e bastante inclinados. O fumo do escape era cada vez maior e a temperatura começava a querer subir.
Decidi então ligar o botão da válvula reguladora da pressão do turbo e passar a poder ter pressão máxima de 1,5 bar. Doseei o acelerador para que não passasse do 1,0 Bar e como resultado, deixou de fazer tanto fumo, a temperatura normalizou e começou a andar muito mais solto e com maior facilidade, melhor aceleração e maior velocidade com menos esforço.
Conclui por isso que para a pressão de origem com que estava a circular (+/- até aos 0,8 Bar), a quantidade de gasóleo que estava a ser injectada era em demasia para aquela situação e também para este clima em geral.

2
Outra experiência um pouco estúpida...
Muito gosto eu de inventar. :stupid:
Em tempos, na pickup que também conduzo por Angola (Ford Ranger atmosférica 2.9 diesel), adicionei ao gasóleo um pouco de gasolina e tive resultados a nível de melhoria de performance porque limpou o sistema de injecção. Em estrada a dada altura soltou-se uma núvem de fumo, tipo borra espessa e começou logo a andar mais. Parecia que tinha ganho um turbo e tudo... [}:)]
Dada essa anterior experiência positiva, na viagem de regresso deste fim-de-semana, ao abastecer, decidi adicionar um litro de gasolina. O deposito encontrava-se a meio e depois acabei de atestar com gasóleo.
A verdade é que no regresso tive um ameaço de aquecimento. Subiu a 3/4 do ponteiro, muito próximo do vermelho para meu gosto. Verdade que estava muito calor, clima tropical com muita humidade no ar, foi no início da tarde, pico de calor, AC sempre ligado, carro carregado, estrada quase sempre a subir e a 120-140 Km/h (ou mais :ups: ). Tudo factores desfavoráveis.
Em todo o caso acredito que ter acrescentado um litro de gasolina só deve ter contribuído para o aumento da temperatura. Desde que mudei a junta, nunca tal tinha acontecido (excepto uma vez que andei a inventar e acabei por deixar o radiador meio seco... :ups: :ups: :ups: :ups: :ups: - sou um perigo).

Em suma, queria frisar que muitas das vezes andamos com os nossos Patrol a mamar gasóleo a mais, ou a respirar menos do que seria desejável para tanto combustível injectado. Nesta perspectiva, faz também sentido que um turbo que consiga introduzir mais ar (sem exageros de pressão) seja bom em certa medida para equilibrar a mistura na combustão. Em estrada, um intercooler é uma mais valia, exactamente pela mesma razão, ou seja, introduz mais oxigénio na mistura que deverá estar sobrecarregada de gasóleo.

Agora pergunto eu...
Alguém conhece algum GR que tendo a junta, a cabeça e o motor em bom estado, e que circule sem fazer fumo excessivo tenha historial de aquecimentos?
Dá que pensar, não dá?

Vou reduzir o débito da bomba um bocadinho e depois vou vendo os resultados.

Opinem à vontade! :sabe:
Eu e muitos Patroleiros curiosos agradecemos!
GRande abraço
Pedro Oliveira

Registado: 14 abr 2008, 13:23

Mensagem por Raul Costa » 10 mar 2010, 19:01

Vou opinar... conheço... quer dizer, conhecia... um Patrol com geometria que não aquecia, agora fumo fazia.

Os nossos turbos atingem temperaturas elevadas e depois vai para dentro do motor, um amigo que tem um patrol alterou o radiador para mais uma via e diz que nunca mais teve problemas de aquecimento, se é verdade ou não é outra questão, agora ele não tem qualquer necessidade de mentir por isso tomo como verdadeiras as afirmações feitas.

Também já fiz o teste de dosear o pé de forma a que não dispare o turbo e não tive problemas de aquecimento, mas tive de ir a 80 / 90.

Muito se fala sobre este assunto, sobre o arrefecimento ao 6.º cilindro etc, mas a verdade é que os que vi fazer essa alteração continuam com o mesmo problema, outros com ventoinhas eléctricas e o problema está lá... será que há mesmo solução????????... pelo menos um eu sei que resolveu o problema e esse tenho a certeza que resolveu mesmo... vou levar um tiro ou mais, mas ele resolveu o problema fazendo uma simples troca, trocou o patrol por um toytoy :D :D

Registado: 16 abr 2008, 00:03

Mensagem por lenhador » 10 mar 2010, 19:32

Boas, eu tenho estado atento, tambem tenho um gr y60 enquanto tinha pneus 31 e tudo original nao

aquecia, meti mais debito, mais turbo, mais pneus e vua-la ja aquece....estes debates desculpem ja sao velhos

e nao falta por aqui ex: comentarios do Miguel braga e outras pessoas etc a explicar isso mesmo mais um pouco de tudo = A calor :nod:

o arrefecimento do 6cl nao passa de um equilíbrio de temperatura entre o 4-5 e o 6cl....isto se a alteraçao for

bem feita...nunca um T, mas sim um Y....nao tenho duvidas de que o dito arrefecimento do 6cl é uma mais

valia, mas uma mais valia é sem duvida um radidor de maior capacidade...isso sim vai ajudar e muito..

outra questao tambem ja abordada por ai é o facto de termos na frente dos nossos jipes tanta tralha que

pode nao parecer mais ajuda a tirar algum ar...para melhorar o melhor é

1- radiador com mais capacidade

2- ventoinhas electricas...menos exforço para o motor

3- arrefecimento 6cl

4- body lif no capom...buracos etc...

5- i.c

6- uma perfeita afinaçao entre bomba e turbo....so assim se consegue minimizar esquentamentos :D

7- para quem nao usa, fora com o radiador do ar condeixa :rolleyes:

a soma destes componentes todos ajuda e muito :okkk:

abraço lenhador

Mensagem por GGinó_PAJERO » 13 mar 2010, 02:55

Olhem o meu problema continua na mesma, mas ja nem me ralo. O normal dele desde a um ano para cá é entre o meio e os 3/4... :D No livro de instruçoes do jipe, fala que a temperatura normal de funcionamento deste motor é entre os 1/4 e os 3/4. :unibrow: :unibrow: Ja ando a um ano assim, sem gastar agua nem oleo, absolutamente nada!! E atençao que ele nao esta mexido nem na bomba nem no turbo. :thumbsup:
Só ja me preocupo a serio se ele chegar ao vermelho. :nod:
Cumprimenttos

Registado: 05 dez 2005, 21:14

Mensagem por Pedrowolf » 13 mar 2010, 08:31

GGinó_PAJERO Escreveu:... Ja ando a um ano assim, sem gastar agua nem oleo, absolutamente nada!!

E se tirares o tampão do radiador? Não tem pressão? Vês o nivel da água onde? No reservatório ou no radiador?

GGinó_PAJERO Escreveu:E atençao que ele nao esta mexido nem na bomba nem no turbo. :thumbsup:

Não é isso que é o + importante, poupa material sem duvida, mas vai à vida à mesma [wink] depende de muita coisa mas principalmente pelo histórico de aquecimentos se os teve e duma boa manutenção

GGinó_PAJERO Escreveu:Só ja me preocupo a serio se ele chegar ao vermelho. :nod:

Mas olha que não é bem assim, quando o ponteiro passa acima daquela bolinha branca pequenina, se ainda não queimou a Junta da colassa pelo menos já feriu :okkk:

PS se calhar tens é o ponteiro marado :D e ainda bem por sinal [wink]

Abraço :thumbsup:

PR

Registado: 25 abr 2006, 20:56

Mensagem por TiagoFerreira » 13 mar 2010, 19:33

GGinó_PAJERO Escreveu:Olhem o meu problema continua na mesma, mas ja nem me ralo. O normal dele desde a um ano para cá é entre o meio e os 3/4... :D No livro de instruçoes do jipe, fala que a temperatura normal de funcionamento deste motor é entre os 1/4 e os 3/4. :unibrow: :unibrow: Ja ando a um ano assim, sem gastar agua nem oleo, absolutamente nada!! E atençao que ele nao esta mexido nem na bomba nem no turbo. :thumbsup:

SE ELE ESTÁ SEMPRE ASSIM, JÁ VISTE A JUNTA DA CABEÇA??

Isso não é normal pá....
Tiago Ferreira - EriceiraTT

Mensagem por GGinó_PAJERO » 14 mar 2010, 21:49

Pedrowolf Escreveu:
GGinó_PAJERO Escreveu:... Ja ando a um ano assim, sem gastar agua nem oleo, absolutamente nada!!

E se tirares o tampão do radiador? Não tem pressão? Vês o nivel da água onde? No reservatório ou no radiador?

GGinó_PAJERO Escreveu:E atençao que ele nao esta mexido nem na bomba nem no turbo. :thumbsup:

Não é isso que é o + importante, poupa material sem duvida, mas vai à vida à mesma [wink] depende de muita coisa mas principalmente pelo histórico de aquecimentos se os teve e duma boa manutenção

GGinó_PAJERO Escreveu:Só ja me preocupo a serio se ele chegar ao vermelho. :nod:

Mas olha que não é bem assim, quando o ponteiro passa acima daquela bolinha branca pequenina, se ainda não queimou a Junta da colassa pelo menos já feriu :okkk:

PS se calhar tens é o ponteiro marado :D e ainda bem por sinal [wink]

Abraço :thumbsup:

PR

Boas Pedro!! Eu vejo sempre o nivel de agua nos dois sitios, tanto no radiador como no vaso de espanssao, e esta sempre de nivel.

Ele nunca me passou dos 3/4 de ponteiro, nunca chegou ao vermelho...

A bolinha branca que me falas é o normal do meu :D :D
Cumprimenttos

Mensagem por GGinó_PAJERO » 14 mar 2010, 21:51

TiagoFerreira Escreveu:
GGinó_PAJERO Escreveu:Olhem o meu problema continua na mesma, mas ja nem me ralo. O normal dele desde a um ano para cá é entre o meio e os 3/4... :D No livro de instruçoes do jipe, fala que a temperatura normal de funcionamento deste motor é entre os 1/4 e os 3/4. :unibrow: :unibrow: Ja ando a um ano assim, sem gastar agua nem oleo, absolutamente nada!! E atençao que ele nao esta mexido nem na bomba nem no turbo. :thumbsup:

SE ELE ESTÁ SEMPRE ASSIM, JÁ VISTE A JUNTA DA CABEÇA??

Isso não é normal pá....

Pois ja nao sei se é normal ou nao!! Mas tambem só ja lhe tiro a cabeça quando berrar de vez. :thumbsup:
Cumprimenttos

Registado: 22 dez 2005, 11:00

Mensagem por cristiano » 14 mar 2010, 23:52

pois mas de vez pode ser o motor a amarrar e entao ai ui ui
viewtopic.php?f=1&t=7231&st=0&sk=t&sd=a&start=575 »»»»O INICIO««««

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Mensagem por GGinó_PAJERO » 15 mar 2010, 00:10

cristiano Escreveu:pois mas de vez pode ser o motor a amarrar e entao ai ui ui

Pois, pode amarrar como nao!! Mas ja nao me preocupo :D :D Ele quer é calor :unibrow:
Cumprimenttos

Mensagem por PJHO » 15 mar 2010, 07:25

Mais umas experiências que gostaria de partilhar...

Com o GR de Angola ando um bocado paranóico com a temperatura, apesar de não ter tido mais problemas sérios, mas aqui convém andar em cima, especialmente com a brasa que está!

Há dia reparei que a água do radiador fazia bolhas! :(
Como mudei a junta da cabeça há relativamente pouco tempo, comecei a ficar com medo que fosse a cabeça estalada... Como havia um retentor do óleo que precisava ser mudado, aproveitei para pedir que se visse se a cabeça estava bem apertada... Pois é, ainda levou reaperto. Ou seja, depois de se mudar a junta da cabeça, passado alguns quilómetros e dependendo da qualidade ou tipo da mesma, parece que é aconselhável verificar o aperto. Há quem diga que após 1000 Km se deve dar um reaperto e que quase de certeza vai dar para apertar um pouco mais porque a junta "acamou" um bocadinho. Não apareceram mais bolhas.

Outra situação tem a ver com a pressão nos tubos de água.
Uma razão pode ser a junta estalada, entre outras, nomeadamente problemas com a tampa do radiador! [wink] Este é um "pequeno" grande pormenor que me escapava por completo. Ora bem, é normal que o circuito de refrigeração sofra um aumento de pressão à medida que o líquido de refrigeração aquece. É inevitável. É termodinâmica na sua expressão mais básica.
Assim sendo, a tampa do radiador serve de válvula de pressão e faz libertar esse excesso de pressão (que não deve ser muito, senão é sinal que algo não está bem) para o vaso de expansão. Chama-se vaso de expansão por alguma razão, certo? :okkk:
Ora eu troquei a tampa do radiador pela da pickup e noto que a pressão da tubagem de água está agora como deve estar. Depois de uma viagem, ganha alguma pressão, mas depois do motor esfriar os tubos voltam a ficar "moles". Se a tampa do radiador não estiver boa, a pressão não vai embora e pior ainda, vai-se acumulando e acumulando. Ter pressão no circuito diminui a capacidade de arrefecimento.

A válvula da tampa do radiador é basicamente uma mola que será comprimida por uma outra tampinha interior com vedante. À medida que a pressão aumenta, a mola é comprimida e deixa passar o excesso de pressão para o vaso de expansão, bem como algum líquido de refrigeração que possa estar "a mais" naquele preciso momento. Essa mola com o tempo pode começar a calcinar, por exemplo, e deixar de funcionar devidamente.
Sugiro que troquem as vossas "tampinhas" do radiador! [wink]
A que lá tenho neste momento é de 1,1 Bar. Ainda é provisória porque hoje vou ver se arranja uma em definitivo.

Mensagem por PJHO » 15 mar 2010, 07:40

Alguns textos que obtive na internet sobre este tema:

"Tampa do Radiador
A tampa de um radiador é na verdade uma válvula de duas vias, projectada para aliviar pressão (num valor específico) e vácuo. Ela isola o radiador da atmosfera, permitindo que a pressão aumente automaticamente a medida que o fluido é aquecido.
Quando a pressão atinge um certo valor, a tampa do radiador actua como válvula de alívio e expulsa o excesso de pressão. Este ponto de expulsão, é determinado especificamente para cada tipo de radia dor pelo fabricante do motor.
As tampas dos radiadores são também válvulas de alivio de vácuo permitindo que o ar atmosférico entre no sistema a partir do momento que ele começa a se esfriar. Isto impede a formação de vácuo, evitando a contracção das mangueiras e do radiador.

Pressão
Na maioria dos veículos modernos, existe um sistema de recuperação do fluido de arrefecimento. Neste sistema o fluido é armazenado num reservatório quando a pressão aumenta, e é devolvido quando a pressão são cai novamente, evitando principalmente a concentração de vapor no sistema (vapor lock), que poderá ser prejudicial a bomba de água e as galerias do motor. Isto reduz o aparecimento de oxidação inter na, devido evitar a penetração de ar no sistema."

Registado: 05 dez 2005, 21:14

Mensagem por Pedrowolf » 15 mar 2010, 08:50

PJHO Escreveu:A que lá tenho neste momento é de 1,1 Bar. Ainda é provisória porque hoje vou ver se arranja uma em definitivo.

A original é 0.9 [wink]

Mensagem por PJHO » 15 mar 2010, 14:10

Pedrowolf Escreveu:
PJHO Escreveu:A que lá tenho neste momento é de 1,1 Bar. Ainda é provisória porque hoje vou ver se arranja uma em definitivo.

A original é 0.9 [wink]

Obrigado companheiro!
Ainda hoje vou comprar uma!
GRande abraço
Pedro Oliveira

Mensagem por GGinó_PAJERO » 15 mar 2010, 14:43

A minha tampinha é nova tal como o meu radiador :) Pus a um ano e meio tudo.
O meu nao ganha pressao nos tubos, nem faz bolhas, nem a quente nem a frio... :rolleyes:
Cumprimenttos

Mensagem por PJHO » 15 mar 2010, 14:54

GGinó_PAJERO Escreveu:A minha tampinha é nova tal como o meu radiador :) Pus a um ano e meio tudo.
O meu nao ganha pressao nos tubos, nem faz bolhas, nem a quente nem a frio... :rolleyes:

Então, meu amigo, és um homem cheio de sorte.
:D

Mensagem por PJHO » 15 mar 2010, 14:58

Pedrowolf Escreveu:A original é 0.9 [wink]

Correcto e afirmativo.
Ei-la:
Imagem
Imagem
Já lá mora!
:)

Deve ser a peça mais brilhante do Punisher!
[bigsmile]
GRande abraço
Pedro Oliveira

Mensagem por GGinó_PAJERO » 15 mar 2010, 21:58

PJHO Escreveu:
GGinó_PAJERO Escreveu:A minha tampinha é nova tal como o meu radiador :) Pus a um ano e meio tudo.

Então, meu amigo, és um homem cheio de sorte.
:D

Pois mas aquece. :rolleyes:
Cumprimenttos

Mensagem por PJHO » 16 mar 2010, 13:36

GGinó_PAJERO Escreveu:Pois mas aquece. :rolleyes:

Desde que não andes sempre com a temperatura lá em cima.
Disse-se aí que a temperatura normal situa-se entre o 1/4 e os 3/4.
O teu não passa dos 3/4, pois não? Então menos mal...
Mete-lhe um radiador mais gordo e vais ver que nunca mais tens problemas.
[wink]
GRande abraço
Pedro Oliveira

AnteriorPróximo

Voltar para Motor

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes