Para que não queimem a colaça...

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Re: Para que não queimem a colaça...

Mensagem por cristiano » 14 ago 2009, 15:09

axo que a embalagem é de 200 ml e custa na ordem dos 18 €.... :okkk:
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Re: Para que não queimem a colaça...

Mensagem por lenhador » 14 ago 2009, 20:24

ricouto Escreveu:Boas lenhador!

Não conheces o tal ditado de que normalmente se complicam as coisas simples para depois se chegar à conclusão de que afinal não eram tão complicadas? [bigsmile]

A verdade é que eu quando vou para o monTTe gosto de poder confiar no que tenho para poder fazer o que faço. Como exemplo, tenho que confiar que os pneus estão bons e que vão agarrar em tal sítio pois, se não agarrarem, lá vai o painel contar uma árvore? Ou que o conjunto da suspensão tem que estar sempre revisionado pois, se ao fazer determinada picada com inclinação lateral e o choques de trás a varrer a pedra.. tenho que ter confiança que as molas aguentam, os brincos não vão partir, os amortecedores estão fiáveis, etc... pois senão é capotanço certo? Isto para mim é fundamental, o estado da pintura, se isto ou aquilo está mais bonito, são coisas secundárias. Afinal eu ando no monTTe muitas vezes e em primeiro vem o prático, SEGURO e funcional. :nod: :nod:

Quanto a funcionalidades, no motor gosto do mais simples, esquecer as centralinas, bombas electricas, etc... quanto mais simples melhor. :nod:

Eliminar o viscoso para mim é vantajoso pois para além de conseguir mais alguns cavalos, :eek: [bigsmile] [bigsmile] com as eléctricas tenho uma melhor dissipação de calor. A parte eléctrica é simples e permite-me um controlo automático e manual.

Juntando a isto o facto de poder colocar uma sonda numa abertura do radiador que tem o mesmo passo de rosca, fica uma coisa funcional, estéticamente agradável, com algum trabalho e baixo investimento monetário, que acima de tudo NÃO DEIXA O BIXO AQUECER :clapp: :clapp:

Portanto estamos de acordo em quase tudo, o que já é muito bom :clapp: :clapp: [clap] [clap]

Falta só o amigo Gonçalo F. dar-me os pormenores para dar andamento à coisa.

Mais uma vez obrigado. :okkk:

Abraço,

Ricardo



amigo , nao se pode acreditar em tudo o que se le... :D :D :D essa de eleminar o viscoso e meter eletricas. e ganhar mais uns cv...heheheh nem sempre é assim, pelo menos na minha opiniao..

na minha opiniao os ganhos sao minimos, nem se notam..pelo menos nos motores em que normalmente mexo... :okkk: tenho nas minhas boas graças o viscoso como a melhor opçao...etc um dia destes com mais tempo explico porque !!!

abraço LENHADOR

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Re: Para que não queimem a colaça...

Mensagem por ruidesousa » 14 ago 2009, 23:08

lenhador Escreveu:amigo , nao se pode acreditar em tudo o que se le... :D :D :D essa de eleminar o viscoso e meter eletricas. e ganhar mais uns cv...heheheh nem sempre é assim, pelo menos na minha opiniao..

na minha opiniao os ganhos sao minimos, nem se notam..pelo menos nos motores em que normalmente mexo... :okkk: tenho nas minhas boas graças o viscoso como a melhor opçao...etc um dia destes com mais tempo explico porque !!!

abraço LENHADOR


Eu estou com tempo para ler................ :unibrow: ,bebe lá uma mini e tecla a tua opinião do viscoso.

Abraço
Rui de Sousa
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Re: Para que não queimem a colaça...

Mensagem por Coyotte » 14 ago 2009, 23:23

Agrafado Escreveu:
lenhador Escreveu:amigo , nao se pode acreditar em tudo o que se le... :D :D :D essa de eleminar o viscoso e meter eletricas. e ganhar mais uns cv...heheheh nem sempre é assim, pelo menos na minha opiniao..

na minha opiniao os ganhos sao minimos, nem se notam..pelo menos nos motores em que normalmente mexo... :okkk: tenho nas minhas boas graças o viscoso como a melhor opçao...etc um dia destes com mais tempo explico porque !!!

abraço LENHADOR


Eu estou com tempo para ler................ :unibrow: ,bebe lá uma mini e tecla a tua opinião do viscoso.

Abraço
Rui de Sousa



Lenhador, na verdade também estou curioso sobre a tua opinião do viscoso...

Bebe outra mini e partilha o que pensas aqui com a malTTa :nod:

Abraço,

Ricardo

P.S. se para além de mim e do agrafado, mais alguém te disser para beberes outra mini, é bom que tenhas uma caixa à mão e deixares a explicação para amanhã [bigsmile] [bigsmile]


:friends: :friends: :friends: :friends: :friends:

 
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Re: Para que não queimem a colaça...

Mensagem por Gonçalo F. » 15 ago 2009, 00:05

ricouto Escreveu:
Agrafado Escreveu:
lenhador Escreveu:amigo , nao se pode acreditar em tudo o que se le... :D :D :D essa de eleminar o viscoso e meter eletricas. e ganhar mais uns cv...heheheh nem sempre é assim, pelo menos na minha opiniao..

na minha opiniao os ganhos sao minimos, nem se notam..pelo menos nos motores em que normalmente mexo... :okkk: tenho nas minhas boas graças o viscoso como a melhor opçao...etc um dia destes com mais tempo explico porque !!!

abraço LENHADOR


Eu estou com tempo para ler................ :unibrow: ,bebe lá uma mini e tecla a tua opinião do viscoso.

Abraço
Rui de Sousa



Lenhador, na verdade também estou curioso sobre a tua opinião do viscoso...

Bebe outra mini e partilha o que pensas aqui com a malTTa :nod:

Abraço,

Ricardo

P.S. se para além de mim e do agrafado, mais alguém te disser para beberes outra mini, é bom que tenhas uma caixa à mão e deixares a explicação para amanhã [bigsmile] [bigsmile]


:friends: :friends: :friends: :friends: :friends:




E não vale vires com teorias como:
"Alternador em carga eléctrica tambem rouba potência mecânica"; que a ventoinha de viscoso é mais fiável no OffRoad (à água, pó e lama); etc. etc. [:p] [:p] ou ainda que a ventoinha de viscoso tambem funciona como gerador de potência mecânica, pela acção do fluxo natural do ar (com a velocidade do carro).

Aguardemos... :unibrow:

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Re: Para que não queimem a colaça...

Mensagem por lenhador » 15 ago 2009, 20:15

Boas, as minhas teorias sao poucas, nao valem de muito em relaçao as suas...sr gonçalo

aliaz depois de ler as suas palavras, fiquei sem nenhumas para dizer !!

sou apenas um curioso que percebe pouco disto...mas gosto de aprender..!!

abraço lenhador :thumbsup:

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Re: Para que não queimem a colaça...

Mensagem por Coyotte » 15 ago 2009, 21:35

Boas!

Tenho um amigo que num Range tirou o viscoso e substitui-o por uma peça que tornou a ventoínha fixa (mas sempre a rodar)...

Além disso meteu-lhe duas ventoínhas eléctricas ligadas manualmente e com um bypass que fez no motor (não sei bem explicar mas é diferente do Patrol).

Portanto temos um exemplo de quem optou pelas duas soluções. Verdade que a máquina nunca mais aqueceu mas verdade também que quando ele abre o capôt com o motor a trabalhar, parece que se libertou um furacão lá de dentro. [}:)] [}:)] [}:)] [}:)]

Enquanto temos várias opções (e boas, funcionais) é porque a coisa vai bem... vai sim :okkk:

Abraço,

Ricardo

 
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Re: Para que não queimem a colaça...

Mensagem por Gonçalo F. » 16 ago 2009, 21:48

lenhador Escreveu:Boas, as minhas teorias sao poucas, nao valem de muito em relaçao as suas...sr gonçalo

aliaz depois de ler as suas palavras, fiquei sem nenhumas para dizer !!

sou apenas um curioso que percebe pouco disto...mas gosto de aprender..!!

abraço lenhador :thumbsup:


Continuamos a aguardar. Não se menospreze. Os que sabem tudo não perdem tempo nos fóruns como nós. :)

:thumbsup:

P.S.: Pode tratar-me só por Gonçalo; sem o "Sr." (mas entendi o significado que quis dar).

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Re: Para que não queimem a colaça...

Mensagem por Coyotte » 16 ago 2009, 22:12

Gonçalo F. Escreveu: Continuamos a aguardar. Não se menospreze. Os que sabem tudo não perdem tempo nos fóruns como nós. :)

:thumbsup:



Um momento; eu sei tudo e ando nos fóruns....

Sei tudo sim senhor :nod:

Sei tudo o que a malTTa por aqui publica e sei tudo aquilo que me vão ensinando/dizendo [bigsmile] [bigsmile]

Talvez por isso é que eu nunca decure uma opinião/tese/ideia/argumento, por muito contraditória que seja.

Isto é o que nos faz evoluir. Neste tópico em particular, estou a agir mais por prevenção pois ao eliminar (quase) todos os picos de temperatura, seguramente que ando mais sossegado e poupo mais o motor.

Se não fosse a malTTa a ajudar, seguramente que também teria arranjado outra solução mas com isso perderia mais tempo, a coisa poderia não correr tão bem, etc, etc.

Depois desta modificação, provavelmente alguém vai chegar e levar isto mais longe, servindo-se de uma plataforma já por ela alterada (ou mais evoluída) que é a alteração no sistema de refrigeração do motor indicado nos posts anteriores. Tendo como base essa plataforma, alguém ha-de chegar e alterar ainda mais, de forma a que se consiga ainda melhor. Não quero dizer que o exemplo só se aplique a esta situação, pois até pode ficar por aqui, mas a todas em geral, se é que me faço entender.

Dito isto e sem querer pressionar, também gostava de ouvir as teorias entre um sistema e outro.

CumprimenTTos,
Ricardo

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Re: Para que não queimem a colaça...

Mensagem por Coyotte » 16 ago 2009, 22:45

Feito até agora:

Saída de água no 6 cilindro com a tal peça feita pelo torneiro, colocada no lugar da rela.

Imagem

Famoso Y ou forquilha que, apesar do aspecto, todo o interior foi recondicionado para ter o mesmo caudal de água. Como um T não dava e já me vi à rasca para arranjar um Y, teve que ser mesmo este. Estava a ver que o torneiro também iria ter que me fazer 1. :angry: [bigsmile]

Imagem

Saída de água no 4 cilindro para o Y e entrada de água logo abaixo, vinda do Y ou seja, 4 e 6 cilindros. Aqueles “chumaços” :eek: estão meio à bruta mas assim evita o aquecimento quando em contacto com outros componentes, :rolleyes: :nod: :nod:

Imagem


CumprimenTTos,

Ricardo

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Re: Para que não queimem a colaça...

Mensagem por Coyotte » 16 ago 2009, 22:49

Gonçalo F. Escreveu:
ricouto Escreveu:
Gonçalo F. Escreveu:

Os radiadores dos 260 RD28T de 92 e 93 (pelo menos destes) têm um parafuso de polegada, na calha direita (do lado da saída da água) - portanto do lado mais "frio" do radiador.

É o melhor local, por tudo (mais frio e com pouco "lavoura"), para montar esse sensor-válvula das ventoinhas (montei uma da FAE); o passe e diametro de rosca é igual.

Foi aí que montei a minha válvula e "comanda" impecavelmente :thumbsup: o trabalho das ventoinhas - só liga mesmo quando a "refrigeração natural" é insuficiente.

:unibrow:

P.S.: posso colocar ou enviar fotos, se isso ajudar [wink]


Boas!

Isso é que era maravilha :nod:

Referes-te ao parafuso que tem no radiador, da parte de dentro em baixo que serve como purga para se tirar ao líquido de refrigeração? :rolleyes:

Já agora, eu ia utilizar uma sonda que tivesse lá pela oficina onde levo a minha máquina ao "Doutor" mas se tens aí o nome e referência da dita cuja, agradecia que mo dissesses. :nod:

Fotos é que era óptimo, pois são a melhor forma de se perceber o que se escreve. :leiam:

Abraço e obrigado pelo "help". :okkk:

Ricardo


Boas,

Não consigo chegar à referência (só consultando os catálogos da FAE), mas sei que:
Diâmetro: rosca M22
temperaturas de gestão:
98/93
90/85 (só uso esta gama, para ambas as ventoinhas)

Aqui ficam as fotos.
Imagem
Imagem

Interruptor no interior para ligar manualmente:
Imagem

Boa solução :thumbsup:


Amigo, o meu radiador é diferente...

Não tenho o tal parafuso que indicaste na foto.

Imagem

Tenho é um, do outro lado, mas aqui a temperatura da água vai estar sempre mais elevada.

Imagem

Estava a pensar numa solução deste género, aplicada no tubo de água que sai em baixo no radiador, contudo não sei se será viável.

Imagem

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Re: Para que não queimem a colaça...

Mensagem por lenhador » 17 ago 2009, 18:37

Boas, penso que num post mais atras alguem falou em algo parecido....

porque nao tirar o sangrador e meter uma sonda, ficam dois em um !!

abraço lenhador

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Re: Para que não queimem a colaça...

Mensagem por Coyotte » 17 ago 2009, 19:25

lenhador Escreveu:Boas, penso que num post mais atras alguem falou em algo parecido....

porque nao tirar o sangrador e meter uma sonda, ficam dois em um !!

abraço lenhador


Boas lenhador!

Sim, de facto essa é uma boa opção; :nod: contudo aqui a água passa a uma temperatura maior, pelo que faz disparar as ventoínhas mais cedo e durante mais tempo. A solução é colocar a sonda num dos sítios logo acima referidos no tópico ou colocar uma sonda com uma leitura ( e consequente disparo) superior, embora não seja tão fiável. :rolleyes: :nod:

Vou aguardar mais alguns dias para ver se existem mais opiniões aqui da malTTa e depois faço o trabalho. :leiam:

Como me magoei nas costas (ou no costado) [bigsmile] só mesmo daqui por alguns dias é que termino o serviço. :angry:

Abraço,

Ricardo

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Re: Para que não queimem a colaça...

Mensagem por lenhador » 17 ago 2009, 19:55

Boas, um ex, já reparaste que uma parte dos motores diesel ( antigos ) a sonda está no copo termostatico ou lá perto ?!! se bem que ela está lá apenas para a leitura, nao para disparar a ventoinha etc..

achas que as temperaturas dos copos termostaticos sao muito diferentes dessa ai ??!! entao qual é para ti a temperatura ideal ? ! achas que a leitura no radiador é a mais certa ?!! porque ?!! :thumbsup: sei que deves andar á porcura da resposta certa, e penso que do que já entendi deves andar a querer montar a sonda, para apenas usar 2 venoinhas eletricas dai procurando a temperatura mais acertada p o motor trabalhar sempre dentro da tem normal de funcionamento..etc...

na minha opiniao fazia assim, deixava o viscoso e montava um radiador de maior capacidade...nao sei se tens turbo.??!..se tiveres e o teu motor tiver muitas magicas etc mete ha frente do radidor mais 2 [bigsmile] [bigsmile] um conselho, caso tenhas interese em montar outro radiador, compra um das dynas 280 dos famosos 15bf-t pois alem da maior capacidade do mesmo, os favos dos mesmos teem uns truques ihihhihi brincadeira á parte, eles teem uma boa dicipaçao do calor etc etc etc...acho na pratica que os viscosos dao uma temperatura mais equilibrada e mantem melhor a mesma etc etc e com isso..melhor funcionamento, durabilidade e talvez menos desgastes etc etc....

abraço lenhador

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Re: Para que não queimem a colaça...

Mensagem por Coyotte » 17 ago 2009, 22:45

Boas lenhador :thumbsup:

Se eu soubesse atempadamente que o radiador das dynas 280 davam para a minha máquina, provavelmente teria estudado essa situação; o problema é que já mandei o meu radiador para varejar, limpar ou substituir o corpo (que pense ter sido este último caso) e custou-me cerca de 200€uros. Quando o radiador voltou, tratei logo de lhe fazer a saída de água no 6 cilindro, conforme as fotos. O passo seguinte e que deveria já estar concluído se não me tivesse magoado nas costas, era colocar duas ventoínhas electricas a disparar em automático e paralelamente em manual, eliminando o viscoso.
Ok, a configuração da minha máquina...
motor RD28 (sem turbo) 6 cilindros com a bomba "mexida" por um especialista.
Ar condicionado.
Radiador de origem e na frente do mesmo, radiador do ar condicionado
Ventoínha só tenho a de acopulamento viscoso.(não tenho nenhuma no A.C.)
Pneus 235-85 R16

Pretendia utilizar o que já foi dito neste tópico para NUNCA mais ter problemas com a temperatura. Neste momento estou a agir mais até por prevenção pois de futuro pretendo enfiar-lhe lá um turbo e de seguida, enfiar-lhe uns pneus 35 (terá que ser por esta ordem) [bigsmile] [bigsmile]

Obviamente que depende sempre dos €uros disponíveis e de não ter despesas inesperadas, como de vez em quando acontece. :rolleyes:

Neste momento, a minha maior dificuldade (para além das dores nas costas que me impossibilitam) :angry: é apenas o local para colocar a sonda que vai ler a temperatura e fazer disparar as ventoínhas. O que pretendia era fazer disparar as ventoínhas mais ao menos na altura em que o termostato começa a abrir. :nod:

Por tudo o que acima foi escrito, já sei que tenho várias opções acerca do sítio onde devo colocar a sonda.

Provavelmente pretendo o impossível, ou seja, encontar o ponto X (mais ou menos como o ponto G) [bigsmile] [bigsmile] do local da sonda.

Conforme já disse acima tive que adiar ligeiramente a parte prática, neste momento estou encalhado na parte teórica, o que me permite analisar os vários ângulos desta alteração. :leiam:

Penso que me fiz entender quanto a esta alteração que pretendo; será como um degrau para o próximo passo. :sabe:

claro que lhe podia enfiar lá um turbo primeiro, mas depois teria que resolver o arrefecimento, ou então meter-lhe já uns 35 mas teria o aquecimento a dar-me cabo do juízo e como tal...

Para além de que este procedimento fica com um custo reduzido e para o outro material vou precisar de mais Tempo :nod: e T€mpo :grrr: [bigsmile] [bigsmile] para o comprar.

Abraço e obrigado pelas dicas. :okkk:

Ricardo

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Re: Para que não queimem a colaça...

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 18 ago 2009, 07:29

Código: Selecionar todos
Pretendia utilizar o que já foi dito neste tópico para NUNCA mais ter problemas com a temperatura.


Para isso temos k mudar de jipe... ou pelo menos de motor... e mesmo assim so mudarias o "NUNCA" por provalvelmente :)

:king:

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Re: Para que não queimem a colaça...

Mensagem por joao trapol » 18 ago 2009, 11:44

MIGUEL BRAGA Escreveu:
Código: Selecionar todos
Pretendia utilizar o que já foi dito neste tópico para NUNCA mais ter problemas com a temperatura.


Para isso temos k mudar de jipe... ou pelo menos de motor... e mesmo assim so mudarias o "NUNCA" por provalvelmente :)

:king:


eu tb tou kase a convencer m disso..... infelizmente mas s bem k nao tenho stress´s com o akecimento s bem k inda tenho melhoramentos a fazer , mais ate por kausa da auxilaçao da temp....


abraço....

 
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Re: Para que não queimem a colaça...

Mensagem por Gonçalo F. » 18 ago 2009, 12:27

ricouto Escreveu:Boas lenhador :thumbsup:

Se eu soubesse atempadamente que o radiador das dynas 280 davam para a minha máquina, provavelmente teria estudado essa situação; o problema é que já mandei o meu radiador para varejar, limpar ou substituir o corpo (que pense ter sido este último caso) e custou-me cerca de 200€uros. Quando o radiador voltou, tratei logo de lhe fazer a saída de água no 6 cilindro, conforme as fotos. O passo seguinte e que deveria já estar concluído se não me tivesse magoado nas costas, era colocar duas ventoínhas electricas a disparar em automático e paralelamente em manual, eliminando o viscoso.
Ok, a configuração da minha máquina...
motor RD28 (sem turbo) 6 cilindros com a bomba "mexida" por um especialista.
Ar condicionado.
Radiador de origem e na frente do mesmo, radiador do ar condicionado
Ventoínha só tenho a de acopulamento viscoso.(não tenho nenhuma no A.C.)
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Pretendia utilizar o que já foi dito neste tópico para NUNCA mais ter problemas com a temperatura. Neste momento estou a agir mais até por prevenção pois de futuro pretendo enfiar-lhe lá um turbo e de seguida, enfiar-lhe uns pneus 35 (terá que ser por esta ordem) [bigsmile] [bigsmile]

Obviamente que depende sempre dos €uros disponíveis e de não ter despesas inesperadas, como de vez em quando acontece. :rolleyes:

Neste momento, a minha maior dificuldade (para além das dores nas costas que me impossibilitam) :angry: é apenas o local para colocar a sonda que vai ler a temperatura e fazer disparar as ventoínhas. O que pretendia era fazer disparar as ventoínhas mais ao menos na altura em que o termostato começa a abrir. :nod:

Por tudo o que acima foi escrito, já sei que tenho várias opções acerca do sítio onde devo colocar a sonda.

Provavelmente pretendo o impossível, ou seja, encontar o ponto X (mais ou menos como o ponto G) [bigsmile] [bigsmile] do local da sonda.

Conforme já disse acima tive que adiar ligeiramente a parte prática, neste momento estou encalhado na parte teórica, o que me permite analisar os vários ângulos desta alteração. :leiam:

Penso que me fiz entender quanto a esta alteração que pretendo; será como um degrau para o próximo passo. :sabe:

claro que lhe podia enfiar lá um turbo primeiro, mas depois teria que resolver o arrefecimento, ou então meter-lhe já uns 35 mas teria o aquecimento a dar-me cabo do juízo e como tal...

Para além de que este procedimento fica com um custo reduzido e para o outro material vou precisar de mais Tempo :nod: e T€mpo :grrr: [bigsmile] [bigsmile] para o comprar.

Abraço e obrigado pelas dicas. :okkk:

Ricardo



Referes que gastaste 200euros a transformar o teu Radiador; por pouco mais, de facto, compravas mesmo um radiador novo da Toyota BU 212 (Dyna 280, motor 15BFT)

Custa pouco mais de 250euros (+IVA) (na rede Toyota).

Se tambem optares pelo avental da ventoinha ajustado ao radiador (que é muito aconselhável usar), juntas mais cerca de 120euros (+IVA).

Por outro lado, se optares por ventoinhas eléctricas, deves montar a válvula-sensor a medir a água do radiador (e na zona mais fria deste) e nunca nos tubos ou na culassa (cabeça-motor), porque as ventoinhas arrefecem a água do radiador e é a temperatura deste que necessita (ou não) de ser arrefecida.

Basta ver que o tal avental entre os radiadores e a ventoinha, que é montado quando temos ventoinha mecânica (com viscoso), a sua função principal é conduzir o ar quente que passa no favo do radiador para a ventoinha, aquecendo o viscoso - para que este atraque, quando a água........precisar de ser arrefecida; obviamente que o avental tambem vai servir para que o ar sugado seja "todo" da frente do carro (mais fresco e que todo ultrapasse o radiador).

A ventoinha deve ligar, consoante a temperatura do radiador e não de um ponto medido no motor ou a meio (senão corre-se o risco das ventoinhas não se desligarem quando a água já estiver "fria" no radiador [wink]. Se as caixas laterais do teu radiador forem metálicas, manda abrir rosca para a válvula.

É a minha opinião/sugestão.
:thumbsup:

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Re: Para que não queimem a colaça...

Mensagem por lenhador » 18 ago 2009, 17:33

Gonçalo F. Escreveu:
ricouto Escreveu:Boas lenhador :thumbsup:

Se eu soubesse atempadamente que o radiador das dynas 280 davam para a minha máquina, provavelmente teria estudado essa situação; o problema é que já mandei o meu radiador para varejar, limpar ou substituir o corpo (que pense ter sido este último caso) e custou-me cerca de 200€uros. Quando o radiador voltou, tratei logo de lhe fazer a saída de água no 6 cilindro, conforme as fotos. O passo seguinte e que deveria já estar concluído se não me tivesse magoado nas costas, era colocar duas ventoínhas electricas a disparar em automático e paralelamente em manual, eliminando o viscoso.
Ok, a configuração da minha máquina...
motor RD28 (sem turbo) 6 cilindros com a bomba "mexida" por um especialista.
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Ventoínha só tenho a de acopulamento viscoso.(não tenho nenhuma no A.C.)
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Pretendia utilizar o que já foi dito neste tópico para NUNCA mais ter problemas com a temperatura. Neste momento estou a agir mais até por prevenção pois de futuro pretendo enfiar-lhe lá um turbo e de seguida, enfiar-lhe uns pneus 35 (terá que ser por esta ordem) [bigsmile] [bigsmile]

Obviamente que depende sempre dos €uros disponíveis e de não ter despesas inesperadas, como de vez em quando acontece. :rolleyes:

Neste momento, a minha maior dificuldade (para além das dores nas costas que me impossibilitam) :angry: é apenas o local para colocar a sonda que vai ler a temperatura e fazer disparar as ventoínhas. O que pretendia era fazer disparar as ventoínhas mais ao menos na altura em que o termostato começa a abrir. :nod:

Por tudo o que acima foi escrito, já sei que tenho várias opções acerca do sítio onde devo colocar a sonda.

Provavelmente pretendo o impossível, ou seja, encontar o ponto X (mais ou menos como o ponto G) [bigsmile] [bigsmile] do local da sonda.

Conforme já disse acima tive que adiar ligeiramente a parte prática, neste momento estou encalhado na parte teórica, o que me permite analisar os vários ângulos desta alteração. :leiam:

Penso que me fiz entender quanto a esta alteração que pretendo; será como um degrau para o próximo passo. :sabe:

claro que lhe podia enfiar lá um turbo primeiro, mas depois teria que resolver o arrefecimento, ou então meter-lhe já uns 35 mas teria o aquecimento a dar-me cabo do juízo e como tal...

Para além de que este procedimento fica com um custo reduzido e para o outro material vou precisar de mais Tempo :nod: e T€mpo :grrr: [bigsmile] [bigsmile] para o comprar.

Abraço e obrigado pelas dicas. :okkk:

Ricardo



Referes que gastaste 200euros a transformar o teu Radiador; por pouco mais, de facto, compravas mesmo um radiador novo da Toyota BU 212 (Dyna 280, motor 15BFT)

Custa pouco mais de 250euros (+IVA) (na rede Toyota).

Se tambem optares pelo avental da ventoinha ajustado ao radiador (que é muito aconselhável usar), juntas mais cerca de 120euros (+IVA).

Por outro lado, se optares por ventoinhas eléctricas, deves montar a válvula-sensor a medir a água do radiador (e na zona mais fria deste) e nunca nos tubos ou na culassa (cabeça-motor), porque as ventoinhas arrefecem a água do radiador e é a temperatura deste que necessita (ou não) de ser arrefecida.

Basta ver que o tal avental entre os radiadores e a ventoinha, que é montado quando temos ventoinha mecânica (com viscoso), a sua função principal é conduzir o ar quente que passa no favo do radiador para a ventoinha, aquecendo o viscoso - para que este atraque, quando a água........precisar de ser arrefecida; obviamente que o avental tambem vai servir para que o ar sugado seja "todo" da frente do carro (mais fresco e que todo ultrapasse o radiador).

A ventoinha deve ligar, consoante a temperatura do radiador e não de um ponto medido no motor ou a meio (senão corre-se o risco das ventoinhas não se desligarem quando a água já estiver "fria" no radiador [wink]. Se as caixas laterais do teu radiador forem metálicas, manda abrir rosca para a válvula.

É a minha opinião/sugestão.
:thumbsup:



Boas, belo coment, um aparte... basta ver que todos os motores de ventoinhas eletricas as valvulas estao no radiador...

Ricouto acho que depois destes coment todos, ficas com uma melhor visao das coisas...

eu nao conheço bem os rd28-t, tou a começar agora a entende-los melhor.. :thumbsup:

abraço lenhador
Editado pela última vez por lenhador em 18 ago 2009, 18:19, num total de 1 vez.

 
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Re: Para que não queimem a colaça...

Mensagem por Gonçalo F. » 18 ago 2009, 17:51

joao trapol Escreveu:
MIGUEL BRAGA Escreveu:
Código: Selecionar todos
Pretendia utilizar o que já foi dito neste tópico para NUNCA mais ter problemas com a temperatura.


Para isso temos k mudar de jipe... ou pelo menos de motor... e mesmo assim so mudarias o "NUNCA" por provalvelmente :)

:king:


eu tb tou kase a convencer m disso..... infelizmente mas s bem k nao tenho stress´s com o akecimento s bem k inda tenho melhoramentos a fazer , mais ate por kausa da auxilaçao da temp....


abraço....


óh Bomba, o melhor remédio nos Patrol para a variação/amplitude da temperatura do motor (que de facto é muita), é andar sempre a fundo.... vais ver que ela já não varia....... anda sempre lá em cima [:p] :D .

Abraço [wink]

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Re: Para que não queimem a colaça...

Mensagem por Coyotte » 18 ago 2009, 22:36

joao trapol Escreveu:
MIGUEL BRAGA Escreveu:
Código: Selecionar todos
Pretendia utilizar o que já foi dito neste tópico para NUNCA mais ter problemas com a temperatura.


Para isso temos k mudar de jipe... ou pelo menos de motor... e mesmo assim so mudarias o "NUNCA" por provalvelmente :)

:king:


eu tb tou kase a convencer m disso..... infelizmente mas s bem k nao tenho stress´s com o akecimento s bem k inda tenho melhoramentos a fazer , mais ate por kausa da auxilaçao da temp....


abraço....


Boas!

Não mudo de jipe ou de motor nem por nada. :cool:

Aceito a tua sugestão para:

"Pretendia utilizar o que já foi dito neste tópico para PROVAVELMENTE NUNCA mais ter problemas com a temperatura"
[:p] [clap] [clap] [clap] [clap]

:friends: :friends:

CumprimenTTos,

Ricardo

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Re: Para que não queimem a colaça...

Mensagem por Coyotte » 18 ago 2009, 22:52

lenhador Escreveu:
Gonçalo F. Escreveu:
ricouto Escreveu:Boas lenhador :thumbsup:

Se eu soubesse atempadamente que o radiador das dynas 280 davam para a minha máquina, provavelmente teria estudado essa situação; o problema é que já mandei o meu radiador para varejar, limpar ou substituir o corpo (que pense ter sido este último caso) e custou-me cerca de 200€uros. Quando o radiador voltou, tratei logo de lhe fazer a saída de água no 6 cilindro, conforme as fotos. O passo seguinte e que deveria já estar concluído se não me tivesse magoado nas costas, era colocar duas ventoínhas electricas a disparar em automático e paralelamente em manual, eliminando o viscoso.
Ok, a configuração da minha máquina...
motor RD28 (sem turbo) 6 cilindros com a bomba "mexida" por um especialista.
Ar condicionado.
Radiador de origem e na frente do mesmo, radiador do ar condicionado
Ventoínha só tenho a de acopulamento viscoso.(não tenho nenhuma no A.C.)
Pneus 235-85 R16

Pretendia utilizar o que já foi dito neste tópico para NUNCA mais ter problemas com a temperatura. Neste momento estou a agir mais até por prevenção pois de futuro pretendo enfiar-lhe lá um turbo e de seguida, enfiar-lhe uns pneus 35 (terá que ser por esta ordem) [bigsmile] [bigsmile]

Obviamente que depende sempre dos €uros disponíveis e de não ter despesas inesperadas, como de vez em quando acontece. :rolleyes:

Neste momento, a minha maior dificuldade (para além das dores nas costas que me impossibilitam) :angry: é apenas o local para colocar a sonda que vai ler a temperatura e fazer disparar as ventoínhas. O que pretendia era fazer disparar as ventoínhas mais ao menos na altura em que o termostato começa a abrir. :nod:

Por tudo o que acima foi escrito, já sei que tenho várias opções acerca do sítio onde devo colocar a sonda.

Provavelmente pretendo o impossível, ou seja, encontar o ponto X (mais ou menos como o ponto G) [bigsmile] [bigsmile] do local da sonda.

Conforme já disse acima tive que adiar ligeiramente a parte prática, neste momento estou encalhado na parte teórica, o que me permite analisar os vários ângulos desta alteração. :leiam:

Penso que me fiz entender quanto a esta alteração que pretendo; será como um degrau para o próximo passo. :sabe:

claro que lhe podia enfiar lá um turbo primeiro, mas depois teria que resolver o arrefecimento, ou então meter-lhe já uns 35 mas teria o aquecimento a dar-me cabo do juízo e como tal...

Para além de que este procedimento fica com um custo reduzido e para o outro material vou precisar de mais Tempo :nod: e T€mpo :grrr: [bigsmile] [bigsmile] para o comprar.

Abraço e obrigado pelas dicas. :okkk:

Ricardo



Referes que gastaste 200euros a transformar o teu Radiador; por pouco mais, de facto, compravas mesmo um radiador novo da Toyota BU 212 (Dyna 280, motor 15BFT)

Custa pouco mais de 250euros (+IVA) (na rede Toyota).

Se tambem optares pelo avental da ventoinha ajustado ao radiador (que é muito aconselhável usar), juntas mais cerca de 120euros (+IVA).

Por outro lado, se optares por ventoinhas eléctricas, deves montar a válvula-sensor a medir a água do radiador (e na zona mais fria deste) e nunca nos tubos ou na culassa (cabeça-motor), porque as ventoinhas arrefecem a água do radiador e é a temperatura deste que necessita (ou não) de ser arrefecida.

Basta ver que o tal avental entre os radiadores e a ventoinha, que é montado quando temos ventoinha mecânica (com viscoso), a sua função principal é conduzir o ar quente que passa no favo do radiador para a ventoinha, aquecendo o viscoso - para que este atraque, quando a água........precisar de ser arrefecida; obviamente que o avental tambem vai servir para que o ar sugado seja "todo" da frente do carro (mais fresco e que todo ultrapasse o radiador).

A ventoinha deve ligar, consoante a temperatura do radiador e não de um ponto medido no motor ou a meio (senão corre-se o risco das ventoinhas não se desligarem quando a água já estiver "fria" no radiador [wink]. Se as caixas laterais do teu radiador forem metálicas, manda abrir rosca para a válvula.

É a minha opinião/sugestão.
:thumbsup:



Boas, belo coment, um aparte... basta ver que todos os motores de ventoinhas eletricas as valvulas estao no radiador...

Ricouto acho que depois destes coment todos, ficas com uma melhor visao das coisas...

eu nao conheço bem os rd28-t, tou a começar agora a entende-los melhor.. :thumbsup:

abraço lenhador


Boas Gonçalo!

Conforme disse, se soubesse dessa hipótese do radiador da Toyota, o mais certo era ter feito essa opção; teria que ver o material versus o preço. A questão é que já arranjei o radiador e como tal esta informação serve para a malTTa futuramente estar informada. :leiam:

Já decidi que vou eliminar o viscoso e respectiva ventoinha, bem como aplicar-lhe lá duas eléctricas que não necessitam do avental (presumo que avental seja aquela estrutura plástica que agrupa o ar “sugado” e canalize o mesmo para a ventoínha mecânica com maior caudal e diâmetro inferior)

Finalmente, a sonda vai ser mesmo colocada no radiador. As caixas laterais são de metal e tenho lá uma purga (conforme a foto acima) que dá para lhe meter uma sonda. O problema é que esse lado do radiador é exactamente onde está a água mais quente que ainda não circulou no seu interior. Isto se não estiver em erro.

Abraço e obrigado pela ajuda. :okkk:

Ricardo

Boas lenhador (desculpa fundir os tópicos)

De facto tens razão e já tenho uma ideia bem clara da coisa.

Com toda esta excelente informação só um “nabo” é que não conseguiria fazer as coisas bem. [bigsmile]

O meu radiador pertence a um RD28 (sem o T) :crybaby: mas penso que são todos iguais, se forem do mesmo ano de fabrico.

Abraço, :okkk:

Ricardo

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Re: Para que não queimem a colaça...

Mensagem por Coyotte » 18 ago 2009, 22:55

Gonçalo F. Escreveu:óh Bomba, o melhor remédio nos Patrol para a variação/amplitude da temperatura do motor (que de facto é muita), é andar sempre a fundo.... vais ver que ela já não varia....... anda sempre lá em cima [:p] :D .

Abraço [wink]


[clap] [clap] [clap] [clap] [clap] [clap]

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Re: Para que não queimem a colaça...

Mensagem por Eduardo » 18 ago 2009, 23:13

Boas

Recuso-me a acreditar que não seja possivel "curar" definitivamente os calores do RD28T.....
Se tudo estiver em bom estado, nem é preciso "inventar" acho que basta aplicar as soluções que já foram apresentadas aqui pelo forum para resolver o mal definitivamente....
BoaSorTTe

 
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Re: Para que não queimem a colaça...

Mensagem por sergio matias » 18 ago 2009, 23:40

Eduardo Escreveu:Boas

Recuso-me a acreditar que não seja possivel "curar" definitivamente os calores do RD28T.....
Se tudo estiver em bom estado, nem é preciso "inventar" acho que basta aplicar as soluções que já foram apresentadas aqui pelo forum para resolver o mal definitivamente....





provavelmente andar na dinamarca ou na filandia :flush: :flush: :flush: :flush:

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