
ricouto Escreveu:Boas lenhador!
Não conheces o tal ditado de que normalmente se complicam as coisas simples para depois se chegar à conclusão de que afinal não eram tão complicadas?![]()
A verdade é que eu quando vou para o monTTe gosto de poder confiar no que tenho para poder fazer o que faço. Como exemplo, tenho que confiar que os pneus estão bons e que vão agarrar em tal sítio pois, se não agarrarem, lá vai o painel contar uma árvore? Ou que o conjunto da suspensão tem que estar sempre revisionado pois, se ao fazer determinada picada com inclinação lateral e o choques de trás a varrer a pedra.. tenho que ter confiança que as molas aguentam, os brincos não vão partir, os amortecedores estão fiáveis, etc... pois senão é capotanço certo? Isto para mim é fundamental, o estado da pintura, se isto ou aquilo está mais bonito, são coisas secundárias. Afinal eu ando no monTTe muitas vezes e em primeiro vem o prático, SEGURO e funcional.![]()
![]()
Quanto a funcionalidades, no motor gosto do mais simples, esquecer as centralinas, bombas electricas, etc... quanto mais simples melhor.![]()
Eliminar o viscoso para mim é vantajoso pois para além de conseguir mais alguns cavalos,![]()
![]()
com as eléctricas tenho uma melhor dissipação de calor. A parte eléctrica é simples e permite-me um controlo automático e manual.
Juntando a isto o facto de poder colocar uma sonda numa abertura do radiador que tem o mesmo passo de rosca, fica uma coisa funcional, estéticamente agradável, com algum trabalho e baixo investimento monetário, que acima de tudo NÃO DEIXA O BIXO AQUECER![]()
![]()
Portanto estamos de acordo em quase tudo, o que já é muito bom![]()
![]()
![]()
![]()
Falta só o amigo Gonçalo F. dar-me os pormenores para dar andamento à coisa.
Mais uma vez obrigado.![]()
Abraço,
Ricardo
lenhador Escreveu:amigo , nao se pode acreditar em tudo o que se le...![]()
![]()
essa de eleminar o viscoso e meter eletricas. e ganhar mais uns cv...heheheh nem sempre é assim, pelo menos na minha opiniao..
na minha opiniao os ganhos sao minimos, nem se notam..pelo menos nos motores em que normalmente mexo...tenho nas minhas boas graças o viscoso como a melhor opçao...etc um dia destes com mais tempo explico porque !!!
abraço LENHADOR
Agrafado Escreveu:lenhador Escreveu:amigo , nao se pode acreditar em tudo o que se le...![]()
![]()
essa de eleminar o viscoso e meter eletricas. e ganhar mais uns cv...heheheh nem sempre é assim, pelo menos na minha opiniao..
na minha opiniao os ganhos sao minimos, nem se notam..pelo menos nos motores em que normalmente mexo...tenho nas minhas boas graças o viscoso como a melhor opçao...etc um dia destes com mais tempo explico porque !!!
abraço LENHADOR
Eu estou com tempo para ler................,bebe lá uma mini e tecla a tua opinião do viscoso.
Abraço
Rui de Sousa
ricouto Escreveu:Agrafado Escreveu:lenhador Escreveu:amigo , nao se pode acreditar em tudo o que se le...![]()
![]()
essa de eleminar o viscoso e meter eletricas. e ganhar mais uns cv...heheheh nem sempre é assim, pelo menos na minha opiniao..
na minha opiniao os ganhos sao minimos, nem se notam..pelo menos nos motores em que normalmente mexo...tenho nas minhas boas graças o viscoso como a melhor opçao...etc um dia destes com mais tempo explico porque !!!
abraço LENHADOR
Eu estou com tempo para ler................,bebe lá uma mini e tecla a tua opinião do viscoso.
Abraço
Rui de Sousa
Lenhador, na verdade também estou curioso sobre a tua opinião do viscoso...
Bebe outra mini e partilha o que pensas aqui com a malTTa![]()
Abraço,
Ricardo
P.S. se para além de mim e do agrafado, mais alguém te disser para beberes outra mini, é bom que tenhas uma caixa à mão e deixares a explicação para amanhã![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
lenhador Escreveu:Boas, as minhas teorias sao poucas, nao valem de muito em relaçao as suas...sr gonçalo
aliaz depois de ler as suas palavras, fiquei sem nenhumas para dizer !!
sou apenas um curioso que percebe pouco disto...mas gosto de aprender..!!
abraço lenhador
Gonçalo F. Escreveu: Continuamos a aguardar. Não se menospreze. Os que sabem tudo não perdem tempo nos fóruns como nós.![]()
![]()
Gonçalo F. Escreveu:ricouto Escreveu:Gonçalo F. Escreveu:
Os radiadores dos 260 RD28T de 92 e 93 (pelo menos destes) têm um parafuso de polegada, na calha direita (do lado da saída da água) - portanto do lado mais "frio" do radiador.
É o melhor local, por tudo (mais frio e com pouco "lavoura"), para montar esse sensor-válvula das ventoinhas (montei uma da FAE); o passe e diametro de rosca é igual.
Foi aí que montei a minha válvula e "comanda" impecavelmenteo trabalho das ventoinhas - só liga mesmo quando a "refrigeração natural" é insuficiente.
![]()
P.S.: posso colocar ou enviar fotos, se isso ajudar
Boas!
Isso é que era maravilha![]()
Referes-te ao parafuso que tem no radiador, da parte de dentro em baixo que serve como purga para se tirar ao líquido de refrigeração?![]()
Já agora, eu ia utilizar uma sonda que tivesse lá pela oficina onde levo a minha máquina ao "Doutor" mas se tens aí o nome e referência da dita cuja, agradecia que mo dissesses.![]()
Fotos é que era óptimo, pois são a melhor forma de se perceber o que se escreve.![]()
Abraço e obrigado pelo "help".![]()
Ricardo
Boas,
Não consigo chegar à referência (só consultando os catálogos da FAE), mas sei que:
Diâmetro: rosca M22
temperaturas de gestão:
98/93
90/85 (só uso esta gama, para ambas as ventoinhas)
Aqui ficam as fotos.
Interruptor no interior para ligar manualmente:
Boa solução
lenhador Escreveu:Boas, penso que num post mais atras alguem falou em algo parecido....
porque nao tirar o sangrador e meter uma sonda, ficam dois em um !!
abraço lenhador
Pretendia utilizar o que já foi dito neste tópico para NUNCA mais ter problemas com a temperatura.
MIGUEL BRAGA Escreveu:
- Código: Selecionar todos
Pretendia utilizar o que já foi dito neste tópico para NUNCA mais ter problemas com a temperatura.
Para isso temos k mudar de jipe... ou pelo menos de motor... e mesmo assim so mudarias o "NUNCA" por provalvelmente
ricouto Escreveu:Boas lenhador![]()
Se eu soubesse atempadamente que o radiador das dynas 280 davam para a minha máquina, provavelmente teria estudado essa situação; o problema é que já mandei o meu radiador para varejar, limpar ou substituir o corpo (que pense ter sido este último caso) e custou-me cerca de 200€uros. Quando o radiador voltou, tratei logo de lhe fazer a saída de água no 6 cilindro, conforme as fotos. O passo seguinte e que deveria já estar concluído se não me tivesse magoado nas costas, era colocar duas ventoínhas electricas a disparar em automático e paralelamente em manual, eliminando o viscoso.
Ok, a configuração da minha máquina...
motor RD28 (sem turbo) 6 cilindros com a bomba "mexida" por um especialista.
Ar condicionado.
Radiador de origem e na frente do mesmo, radiador do ar condicionado
Ventoínha só tenho a de acopulamento viscoso.(não tenho nenhuma no A.C.)
Pneus 235-85 R16
Pretendia utilizar o que já foi dito neste tópico para NUNCA mais ter problemas com a temperatura. Neste momento estou a agir mais até por prevenção pois de futuro pretendo enfiar-lhe lá um turbo e de seguida, enfiar-lhe uns pneus 35 (terá que ser por esta ordem)![]()
![]()
Obviamente que depende sempre dos €uros disponíveis e de não ter despesas inesperadas, como de vez em quando acontece.![]()
Neste momento, a minha maior dificuldade (para além das dores nas costas que me impossibilitam)é apenas o local para colocar a sonda que vai ler a temperatura e fazer disparar as ventoínhas. O que pretendia era fazer disparar as ventoínhas mais ao menos na altura em que o termostato começa a abrir.
![]()
Por tudo o que acima foi escrito, já sei que tenho várias opções acerca do sítio onde devo colocar a sonda.
Provavelmente pretendo o impossível, ou seja, encontar o ponto X (mais ou menos como o ponto G)![]()
do local da sonda.
Conforme já disse acima tive que adiar ligeiramente a parte prática, neste momento estou encalhado na parte teórica, o que me permite analisar os vários ângulos desta alteração.![]()
Penso que me fiz entender quanto a esta alteração que pretendo; será como um degrau para o próximo passo.![]()
claro que lhe podia enfiar lá um turbo primeiro, mas depois teria que resolver o arrefecimento, ou então meter-lhe já uns 35 mas teria o aquecimento a dar-me cabo do juízo e como tal...
Para além de que este procedimento fica com um custo reduzido e para o outro material vou precisar de mais Tempoe T€mpo
![]()
![]()
para o comprar.
Abraço e obrigado pelas dicas.![]()
Ricardo
Gonçalo F. Escreveu:ricouto Escreveu:Boas lenhador![]()
Se eu soubesse atempadamente que o radiador das dynas 280 davam para a minha máquina, provavelmente teria estudado essa situação; o problema é que já mandei o meu radiador para varejar, limpar ou substituir o corpo (que pense ter sido este último caso) e custou-me cerca de 200€uros. Quando o radiador voltou, tratei logo de lhe fazer a saída de água no 6 cilindro, conforme as fotos. O passo seguinte e que deveria já estar concluído se não me tivesse magoado nas costas, era colocar duas ventoínhas electricas a disparar em automático e paralelamente em manual, eliminando o viscoso.
Ok, a configuração da minha máquina...
motor RD28 (sem turbo) 6 cilindros com a bomba "mexida" por um especialista.
Ar condicionado.
Radiador de origem e na frente do mesmo, radiador do ar condicionado
Ventoínha só tenho a de acopulamento viscoso.(não tenho nenhuma no A.C.)
Pneus 235-85 R16
Pretendia utilizar o que já foi dito neste tópico para NUNCA mais ter problemas com a temperatura. Neste momento estou a agir mais até por prevenção pois de futuro pretendo enfiar-lhe lá um turbo e de seguida, enfiar-lhe uns pneus 35 (terá que ser por esta ordem)![]()
![]()
Obviamente que depende sempre dos €uros disponíveis e de não ter despesas inesperadas, como de vez em quando acontece.![]()
Neste momento, a minha maior dificuldade (para além das dores nas costas que me impossibilitam)é apenas o local para colocar a sonda que vai ler a temperatura e fazer disparar as ventoínhas. O que pretendia era fazer disparar as ventoínhas mais ao menos na altura em que o termostato começa a abrir.
![]()
Por tudo o que acima foi escrito, já sei que tenho várias opções acerca do sítio onde devo colocar a sonda.
Provavelmente pretendo o impossível, ou seja, encontar o ponto X (mais ou menos como o ponto G)![]()
do local da sonda.
Conforme já disse acima tive que adiar ligeiramente a parte prática, neste momento estou encalhado na parte teórica, o que me permite analisar os vários ângulos desta alteração.![]()
Penso que me fiz entender quanto a esta alteração que pretendo; será como um degrau para o próximo passo.![]()
claro que lhe podia enfiar lá um turbo primeiro, mas depois teria que resolver o arrefecimento, ou então meter-lhe já uns 35 mas teria o aquecimento a dar-me cabo do juízo e como tal...
Para além de que este procedimento fica com um custo reduzido e para o outro material vou precisar de mais Tempoe T€mpo
![]()
![]()
para o comprar.
Abraço e obrigado pelas dicas.![]()
Ricardo
Referes que gastaste 200euros a transformar o teu Radiador; por pouco mais, de facto, compravas mesmo um radiador novo da Toyota BU 212 (Dyna 280, motor 15BFT)
Custa pouco mais de 250euros (+IVA) (na rede Toyota).
Se tambem optares pelo avental da ventoinha ajustado ao radiador (que é muito aconselhável usar), juntas mais cerca de 120euros (+IVA).
Por outro lado, se optares por ventoinhas eléctricas, deves montar a válvula-sensor a medir a água do radiador (e na zona mais fria deste) e nunca nos tubos ou na culassa (cabeça-motor), porque as ventoinhas arrefecem a água do radiador e é a temperatura deste que necessita (ou não) de ser arrefecida.
Basta ver que o tal avental entre os radiadores e a ventoinha, que é montado quando temos ventoinha mecânica (com viscoso), a sua função principal é conduzir o ar quente que passa no favo do radiador para a ventoinha, aquecendo o viscoso - para que este atraque, quando a água........precisar de ser arrefecida; obviamente que o avental tambem vai servir para que o ar sugado seja "todo" da frente do carro (mais fresco e que todo ultrapasse o radiador).
A ventoinha deve ligar, consoante a temperatura do radiador e não de um ponto medido no motor ou a meio (senão corre-se o risco das ventoinhas não se desligarem quando a água já estiver "fria" no radiador. Se as caixas laterais do teu radiador forem metálicas, manda abrir rosca para a válvula.
É a minha opinião/sugestão.
joao trapol Escreveu:MIGUEL BRAGA Escreveu:
- Código: Selecionar todos
Pretendia utilizar o que já foi dito neste tópico para NUNCA mais ter problemas com a temperatura.
Para isso temos k mudar de jipe... ou pelo menos de motor... e mesmo assim so mudarias o "NUNCA" por provalvelmente
eu tb tou kase a convencer m disso..... infelizmente mas s bem k nao tenho stress´s com o akecimento s bem k inda tenho melhoramentos a fazer , mais ate por kausa da auxilaçao da temp....
abraço....
joao trapol Escreveu:MIGUEL BRAGA Escreveu:
- Código: Selecionar todos
Pretendia utilizar o que já foi dito neste tópico para NUNCA mais ter problemas com a temperatura.
Para isso temos k mudar de jipe... ou pelo menos de motor... e mesmo assim so mudarias o "NUNCA" por provalvelmente
eu tb tou kase a convencer m disso..... infelizmente mas s bem k nao tenho stress´s com o akecimento s bem k inda tenho melhoramentos a fazer , mais ate por kausa da auxilaçao da temp....
abraço....
lenhador Escreveu:Gonçalo F. Escreveu:ricouto Escreveu:Boas lenhador![]()
Se eu soubesse atempadamente que o radiador das dynas 280 davam para a minha máquina, provavelmente teria estudado essa situação; o problema é que já mandei o meu radiador para varejar, limpar ou substituir o corpo (que pense ter sido este último caso) e custou-me cerca de 200€uros. Quando o radiador voltou, tratei logo de lhe fazer a saída de água no 6 cilindro, conforme as fotos. O passo seguinte e que deveria já estar concluído se não me tivesse magoado nas costas, era colocar duas ventoínhas electricas a disparar em automático e paralelamente em manual, eliminando o viscoso.
Ok, a configuração da minha máquina...
motor RD28 (sem turbo) 6 cilindros com a bomba "mexida" por um especialista.
Ar condicionado.
Radiador de origem e na frente do mesmo, radiador do ar condicionado
Ventoínha só tenho a de acopulamento viscoso.(não tenho nenhuma no A.C.)
Pneus 235-85 R16
Pretendia utilizar o que já foi dito neste tópico para NUNCA mais ter problemas com a temperatura. Neste momento estou a agir mais até por prevenção pois de futuro pretendo enfiar-lhe lá um turbo e de seguida, enfiar-lhe uns pneus 35 (terá que ser por esta ordem)![]()
![]()
Obviamente que depende sempre dos €uros disponíveis e de não ter despesas inesperadas, como de vez em quando acontece.![]()
Neste momento, a minha maior dificuldade (para além das dores nas costas que me impossibilitam)é apenas o local para colocar a sonda que vai ler a temperatura e fazer disparar as ventoínhas. O que pretendia era fazer disparar as ventoínhas mais ao menos na altura em que o termostato começa a abrir.
![]()
Por tudo o que acima foi escrito, já sei que tenho várias opções acerca do sítio onde devo colocar a sonda.
Provavelmente pretendo o impossível, ou seja, encontar o ponto X (mais ou menos como o ponto G)![]()
do local da sonda.
Conforme já disse acima tive que adiar ligeiramente a parte prática, neste momento estou encalhado na parte teórica, o que me permite analisar os vários ângulos desta alteração.![]()
Penso que me fiz entender quanto a esta alteração que pretendo; será como um degrau para o próximo passo.![]()
claro que lhe podia enfiar lá um turbo primeiro, mas depois teria que resolver o arrefecimento, ou então meter-lhe já uns 35 mas teria o aquecimento a dar-me cabo do juízo e como tal...
Para além de que este procedimento fica com um custo reduzido e para o outro material vou precisar de mais Tempoe T€mpo
![]()
![]()
para o comprar.
Abraço e obrigado pelas dicas.![]()
Ricardo
Referes que gastaste 200euros a transformar o teu Radiador; por pouco mais, de facto, compravas mesmo um radiador novo da Toyota BU 212 (Dyna 280, motor 15BFT)
Custa pouco mais de 250euros (+IVA) (na rede Toyota).
Se tambem optares pelo avental da ventoinha ajustado ao radiador (que é muito aconselhável usar), juntas mais cerca de 120euros (+IVA).
Por outro lado, se optares por ventoinhas eléctricas, deves montar a válvula-sensor a medir a água do radiador (e na zona mais fria deste) e nunca nos tubos ou na culassa (cabeça-motor), porque as ventoinhas arrefecem a água do radiador e é a temperatura deste que necessita (ou não) de ser arrefecida.
Basta ver que o tal avental entre os radiadores e a ventoinha, que é montado quando temos ventoinha mecânica (com viscoso), a sua função principal é conduzir o ar quente que passa no favo do radiador para a ventoinha, aquecendo o viscoso - para que este atraque, quando a água........precisar de ser arrefecida; obviamente que o avental tambem vai servir para que o ar sugado seja "todo" da frente do carro (mais fresco e que todo ultrapasse o radiador).
A ventoinha deve ligar, consoante a temperatura do radiador e não de um ponto medido no motor ou a meio (senão corre-se o risco das ventoinhas não se desligarem quando a água já estiver "fria" no radiador. Se as caixas laterais do teu radiador forem metálicas, manda abrir rosca para a válvula.
É a minha opinião/sugestão.
Boas, belo coment, um aparte... basta ver que todos os motores de ventoinhas eletricas as valvulas estao no radiador...
Ricouto acho que depois destes coment todos, ficas com uma melhor visao das coisas...
eu nao conheço bem os rd28-t, tou a começar agora a entende-los melhor..![]()
abraço lenhador
Gonçalo F. Escreveu:óh Bomba, o melhor remédio nos Patrol para a variação/amplitude da temperatura do motor (que de facto é muita), é andar sempre a fundo.... vais ver que ela já não varia....... anda sempre lá em cima![]()
.
Abraço
Eduardo Escreveu:Boas
Recuso-me a acreditar que não seja possivel "curar" definitivamente os calores do RD28T.....
Se tudo estiver em bom estado, nem é preciso "inventar" acho que basta aplicar as soluções que já foram apresentadas aqui pelo forum para resolver o mal definitivamente....
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes