![wink [wink]](./images/smilies/icon_smile_wink.gif)

sotero Escreveu:e ha disso para o rd28t?qual o preço?e a agua vem de onde?desculpa la as perguntas,mas tambem nao me respondeste quanto ao IC ar/ar para debaixo do capot...abraço Sotero
Gonçalo F. Escreveu:sotero Escreveu:e ha disso para o rd28t?qual o preço?e a agua vem de onde?desculpa la as perguntas,mas tambem nao me respondeste quanto ao IC ar/ar para debaixo do capot...abraço Sotero
Atenção que os sistemas de IC`s ar/água, não são só maravilhas.
Em boa verdade, são sistemas ar/água/ar, pois ainda não ouvi ninguem salientar que estes circuitos precisam de mais um radiador na frente do carro para voltar a arrefecer a água (para além do próprio intercooler) e de uma bomba de água, etc, etc.
Num Patrol com motor RD28T (260 ou Y60), que tenha Radiador de óleo e radiador de AC, gostava de ver onde é encaixado na frente o do IC.
Mais, nos motores RD28T, que já são problemáticos na refrigeração, com mias um radiador a libertar calor para o o radiador do motor, tambem será interessante saber como será o comportamento da temperatura do motor.
Tendo em conta os custos envolvidos, peças + Mão-de-obra do sistema ar/água (que de certeza ultrapassam em muito os 1000euros), não sei se compensa em relação a um sistema ar/ar - quando este é bem bem montado. É bem mais simples e muito mais barato.
A minha opinião, para os motores RD28T, é sem dúvida o sistema ar/ar, montado na cabeça do motor, com entrada ar no capot e ventilador.
sotero Escreveu:e ha disso para o rd28t?qual o preço?e a agua vem de onde?desculpa la as perguntas,mas tambem nao me respondeste quanto ao IC ar/ar para debaixo do capot...abraço Sotero
stonebumble*rider Escreveu:Mais logo postarei um video do pullgas e entrar numa rampa em 2ª e a chegar ao cimo em 4ª...![]()
Um abraço,
Alexandre Leite
Na boaCaro Eduardo, nao me leve a mal...nada do que estou a dizer é para o enfrentar ou gerar confusao...
Eu quando falei em fugas no sistema estava-me a referir a corrosão a longo prazo, provocada pela "agua"...Um IC ar/ar pode muito facilmente rebentar com altas pressoes...
stonebumble*rider Escreveu:Viva Eduardo...
Eu nao disse que o Sr. Gonçalo nao tem um ponto de vista...eu sei que tem, e se acham que ar/ar é melhor por mim tudo bem e se quiserem a PWR tambem tem IC's ar/ar...
Mas depois nao podem afirmar que so faz efeito na estrada...pois para efeitos de TT existe um tipo de IC ar/agua!
Eu considero um investimento..e como sabe, a qualidade tem um preço...
Os tais cavalitos que o Eduardo refere, nao sao quaisqueres cavalitos...Sao cavalitos fiaveis!![]()
Se tiver um motor stock e lhe fizer alteraçoes a nivel de bomba, turbo e etc possivelmente terá problemas com arrefecimento do motor...e posteriormente pode vir a ter problemas com turbos, valvulas, pistons e etc. Verdade?
Ganhou cerca de 15/20cv's
Pegando no mesmo motor e instalar um IC terá ganhos maiores sem ter que mexer em pressoes nem tempos de combustao...e a fiabilidade mantem-se ou melhor ainda pode até tornar-se mais fiavel...
Sei que pode custar a acreditar e eu sou suspeito para falar...mas se nao acreditam vejam as bibliografias que deixei no post anterior e verifiquem...
Quanto ás temperaturas de motor continuo a dizer fundamentadamente que o carro vai ter menos problemas com aquecimento...verifiquei isso com o meu e informei-me devidamente nesse campo!
Visto que a combustao tem uma temperatura inicial mais baixa, a temperatura apos a combustao vai ser igualmente mais baixa...
Quanto a IC ar/agua VS. ar/ar digo:
Ar/ar--» Estrada!
Ar/agua--» Fora de estrada!
Agora depende do uso que cada um faz do seu carro...
Um abraço,
Alexandre Leite
Gonçalo F. Escreveu:stonebumble*rider Escreveu:Viva Eduardo...
Eu nao disse que o Sr. Gonçalo nao tem um ponto de vista...eu sei que tem, e se acham que ar/ar é melhor por mim tudo bem e se quiserem a PWR tambem tem IC's ar/ar...
Mas depois nao podem afirmar que so faz efeito na estrada...pois para efeitos de TT existe um tipo de IC ar/agua!
Eu considero um investimento..e como sabe, a qualidade tem um preço...
Os tais cavalitos que o Eduardo refere, nao sao quaisqueres cavalitos...Sao cavalitos fiaveis!![]()
Se tiver um motor stock e lhe fizer alteraçoes a nivel de bomba, turbo e etc possivelmente terá problemas com arrefecimento do motor...e posteriormente pode vir a ter problemas com turbos, valvulas, pistons e etc. Verdade?
Ganhou cerca de 15/20cv's
Pegando no mesmo motor e instalar um IC terá ganhos maiores sem ter que mexer em pressoes nem tempos de combustao...e a fiabilidade mantem-se ou melhor ainda pode até tornar-se mais fiavel...
Sei que pode custar a acreditar e eu sou suspeito para falar...mas se nao acreditam vejam as bibliografias que deixei no post anterior e verifiquem...
Quanto ás temperaturas de motor continuo a dizer fundamentadamente que o carro vai ter menos problemas com aquecimento...verifiquei isso com o meu e informei-me devidamente nesse campo!
Visto que a combustao tem uma temperatura inicial mais baixa, a temperatura apos a combustao vai ser igualmente mais baixa...
Quanto a IC ar/agua VS. ar/ar digo:
Ar/ar--» Estrada!
Ar/agua--» Fora de estrada!
Agora depende do uso que cada um faz do seu carro...
Um abraço,
Alexandre Leite
Aqui volto para realçar um outro aspecto:
A eficácia de um IC ar/água, à medida que vamos puxando pelo motor, ao fim de uma hora de "mato", decai, aproximando-se de um ar/ar.
Sim porque, ao fim de algum tempo, a água no circuito acaba por aquecer, porque afinal ela é arrefecida pelo fluxo de ar deslocado pela velocidade do jipe. E esta é baixa, na prática do TT.
Sei que o KIT ar/água vem com ventilador no radiador, mas isso também o Ar/ar tem um ventilador.
Ou seja, no limite médio de utilização, porque a água tambem é arrefecida pelo ar, este acaba por não ter capacidade de refrescar a água do circuito do IC ar/água.
Pelo menos no Norte, quando se vai para o mato, é às tardes e sempre a puxar.... ao fim de dois corta-fogo, IC Ar/ar ou ar/água, vai dar ao mesmo.... já vai tudo "muuuunnnto" quente.
joao trapol Escreveu:boas meus amigos claro k eu tb gosto d mandar 1as bicuradas portanto aki vai..hehehehe
pra k tanta discuçao imagens e filmes ...é claro k este ic ar/agua funciona ponto final paragrafo tudo bem k tudo tem e deve ser discutido, agora passar a vida a dizer o mesmo d formas direfentes...
este tipo de ic já é utilizado na competiçao á very long time ago... e nao sera por acaso..
em relaçao aos ic ar/ar na minha opiniao, para andar na bouça nao faz sentido, como concordei com o rocha nos post k ele colocou numa das paginas anteriores..
como diz o gonsalo nao justifica o valor do insvestimento para obter mais alguns cavalos, para mim só nao justifica pk tenho outras prioridades a fazer no carro por...
na minha opiniao para kem tem 1 rd28t k nao akeça, com tuches mecanicas,1 turbo xpto,e motor afinadinho,(sao estas as prioridades) este ic ar/agua é a cereja em cima do bolo, e mai nadixxxx......
em relaçao ao akecimento tenho k admitir k kando se ker exigir mais de 1 motor (no caso cav.) ele tem k estar fiavel a todos os niveis principalmente no akecimento 1 problema dos rd28t mas k da para resolver..
agora pergunto eu sera k o carro faria mais dificuldades só por ter mais 20 cv? ou faria as dificuldades e o pessoal dizia este carro é k tá a andar, ou seja investir para fazer botituuuuuuu.....
Sr aleksander ja anda algum rd28t por ai a bombar com este ic ar/agua?
abraço e é caso pa dizer bons negocios
É que quando se levanta o pé o turbo deixa de funcionar logo o ar deixa de aquecer mas o IC continua a fazer o trabalho dele e a arrefecer a agua! Esta bomba debita 23 litros por minuto, logo deve estar a imaginar a velocidade com que a agua arrefece...
Viva Joao,
20cv faz muita muita diferença...e nao é apenas os 20cv's porque estamos a falar de ganhos superiores a isso, até porque os rd28t normalmente andam com pressoes de turbo maiores, logo maiores ganhos!
E nao é apenas a potencia que importa, estamos a falar de ganhos de binario nas mesmas percentagens! O pullgas está neste momento com 360nm (torque) testados em MAHA!
Ainda nao há nenhum rd28t com um IC da PWR montado, mas vai haver!
Abraço,
Alexandre Leite
Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante