Intercooler...

Melhoramentos, correcções e Afinações, está tudo aqui.

Registado: 21 set 2007, 16:49

Mensagem por sotero » 13 jun 2008, 14:42

sem comflitos,e opinioes diferentes,estavamos ainda a procura do fogo,ou da roda.... [wink] :D sem discissao nao ha evoluçao,ficamos com a mania que sabemos tudo. :thumbsup: parvoeira,e que nao... :D abraço :D

Registado: 19 fev 2007, 21:05

Mensagem por stonebumble*rider » 13 jun 2008, 14:57

Viva Sotero, nao foi isso que quiz dizer...

Concordo perfeitamente com a sua opiniao...Quando disse conflito, referia-me a querer arranjar confusao e gerar atitudes menos positivas! Quiz simplesmente dizer que esta é a minha opiniao...é aquilo que concluo depois de toda a pesquisa que fiz..

De resto, tudo na paz :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

Abraço,

Alexandre Leite
há os 4x4 e dpois há os 2x1, de futuro um 4x4 ;)

Mensagem por sotero » 13 jun 2008, 15:09

...falem mal,mas falem de mim....velho ditado chines :D nao posso concordar com aquilo que nao acho correcto,mas posso admitir que nao estou certo... :D e ja agora ,quebrando o black-out...e desafiando a censura,esse IC que tens na mao,e o que?usa-se onde?... :confused: e muito bonito :D abraço Sotero censurado :D

Mensagem por stonebumble*rider » 13 jun 2008, 17:25

Temos filosofo [wink] :thumbsup: :thumbsup:
O IC que tenho na mao é um IC ar/agua que é aplicavel entre o turbo e admissao e serve para arrefecer o ar que sai do turbo para entrar frio para os cilindros!
O IC ar/agua tem a particularidade de poder ser montado num sitio diferente dos IC ar/ar e tem altas performances em baixas velocidades...ao contrario dos ar/ar...

Um abraço,

Alexandre Leite

Mensagem por sotero » 14 jun 2008, 01:04

e ha disso para o rd28t?qual o preço?e a agua vem de onde?desculpa la as perguntas,mas tambem nao me respondeste quanto ao IC ar/ar para debaixo do capot... :D abraço Sotero :D

Registado: 15 jan 2006, 14:16

Mensagem por Gonçalo F. » 14 jun 2008, 12:23

sotero Escreveu:e ha disso para o rd28t?qual o preço?e a agua vem de onde?desculpa la as perguntas,mas tambem nao me respondeste quanto ao IC ar/ar para debaixo do capot... :D abraço Sotero :D

Atenção que os sistemas de IC`s ar/água, não são só maravilhas.

Em boa verdade, são sistemas ar/água/ar, pois ainda não ouvi ninguem salientar que estes circuitos precisam de mais um radiador na frente do carro para voltar a arrefecer a água (para além do próprio intercooler) e de uma bomba de água, etc, etc.

Num Patrol com motor RD28T (260 ou Y60), que tenha Radiador de óleo e radiador de AC, gostava de ver onde é encaixado na frente o do IC.

Mais, nos motores RD28T, que já são problemáticos na refrigeração, com mias um radiador a libertar calor para o o radiador do motor, tambem será interessante saber como será o comportamento da temperatura do motor.

Tendo em conta os custos envolvidos, peças + Mão-de-obra do sistema ar/água (que de certeza ultrapassam em muito os 1000euros), não sei se compensa em relação a um sistema ar/ar - quando este é bem bem montado. É bem mais simples e muito mais barato.

A minha opinião, para os motores RD28T, é sem dúvida o sistema ar/ar, montado na cabeça do motor, com entrada ar no capot e ventilador.

Mensagem por sotero » 14 jun 2008, 14:04

[

A minha opinião, para os motores RD28T, é sem dúvida o sistema ar/ar, montado na cabeça do motor, com entrada ar no capot e ventilador .......sim concordo contigo quanto a isso,mas penso que aquele redondo,podera ser uma coisa interessante,pelo menos de investigar... :D

Mensagem por stonebumble*rider » 14 jun 2008, 15:25

Gonçalo F. Escreveu:
sotero Escreveu:e ha disso para o rd28t?qual o preço?e a agua vem de onde?desculpa la as perguntas,mas tambem nao me respondeste quanto ao IC ar/ar para debaixo do capot... :D abraço Sotero :D

Atenção que os sistemas de IC`s ar/água, não são só maravilhas.

Em boa verdade, são sistemas ar/água/ar, pois ainda não ouvi ninguem salientar que estes circuitos precisam de mais um radiador na frente do carro para voltar a arrefecer a água (para além do próprio intercooler) e de uma bomba de água, etc, etc.

Num Patrol com motor RD28T (260 ou Y60), que tenha Radiador de óleo e radiador de AC, gostava de ver onde é encaixado na frente o do IC.

Mais, nos motores RD28T, que já são problemáticos na refrigeração, com mias um radiador a libertar calor para o o radiador do motor, tambem será interessante saber como será o comportamento da temperatura do motor.

Tendo em conta os custos envolvidos, peças + Mão-de-obra do sistema ar/água (que de certeza ultrapassam em muito os 1000euros), não sei se compensa em relação a um sistema ar/ar - quando este é bem bem montado. É bem mais simples e muito mais barato.

A minha opinião, para os motores RD28T, é sem dúvida o sistema ar/ar, montado na cabeça do motor, com entrada ar no capot e ventilador.

Viva,

O radiador de agua esta incluido no kit...
O problema de fixaçao do radiador nao tenho conhecimento, mas de certeza que se arranja uma soluçao...
Quanto ao problema de aquecimento pode estar descansado pois a ventuinha acoplada ao radiador de agua vai empurrar ar frio para o radiador da agua do motor e fazer com que o mesmo arrefeça melhor...
Isto verifica-se com o meu VX!

Depois da montagem do IC ele demora mais a aquecer...o ar que passa pelo radiador do intercooler nao aquece muito visto que a agua do IC raramente sobe dos 40ºc...tenho um manometro montado no circuito... e temos tambem que fazer as contas ao ar que entra para os cilindros mais frio logo melhor refrigeraçao....

E ainda mais eficiente pois o ar arrefece os cilindros por dentro (que é o que importa) enquanto a agua anda nas camaras de refrigeraçao que se localizam no exterior dos mesmos e consequentemente demora mais tempo a arrefecer...

O caso de o ar passar quente pelo radiador e o motor aquecer põe se com os IC's ar/ar visto que ele trabalham com temperaturas acima dos 80ºc...Como ja foi dito o radiador do IC raramente chega aos 40ºc...logo, com a ventoinha acoplada só vai trazer vantagens para a refrigeraçao!

Ficam algumas fotos para apreciaçao de resultados da montagem do IC:

Imagem

Imagem

Um abraço,

Alexandre Leite

Mensagem por stonebumble*rider » 14 jun 2008, 15:32

Viva Sotero,

Este kit é universal e aplicavel em qualquer motor com turbo!
O kit está dotado de um sitema de refrigeraçao totalmente independente...constituido pelo permutador (barril) um radiador de agua de 9"x9", uma bomba de agua que debita 23lt/min e uma ventuinha...ainda oferecemos na compra do kit o Inline filler...peça para encher o circuito da agua fexado! este sistema funciona em fechado logo dispensa o uso de deposito...

A PWR tambem tem IC's ar/ar para o seu carro... Em estrada podem obter performances mais elevadas do que os ar/agua...mas nas trialeiras garanto que nao há nada como um ar/agua...agora tudo depende do tipo de uso que o carro tem e o orçamento do proprietario claro [wink]

Enviar-lhe-ei os preços por PM...

Um abraço,

Alexandre Leite

Mensagem por Gonçalo F. » 14 jun 2008, 16:09

"...o ar mais fresco nos cilindros, refrescam-nos por dentro??????" :rolleyes:

Como é possível dizer-se uma coisa destas????

Se o ar entra mais fresco nas câmaras, e para se gerar então mais potência, aquela que faz aquele VX fazer "pó na lama" [bigsmile] , terá que entrar mais gasóleo, sendo este todo queimado, dado entrar "esse" ar mais fresco pelo IC (ar mais denso).

MAS DE TUDO ISSO, continua a resultar TEMPERATURA SEMELHANTE dentros das câmaras, comparativamente à de um motor sem intercooler, contudo, este último, debitando menos potência e esta é a grande diferença.

A temperatura de queima do gasóleo dentro das câmaras, tem de ser semelhante entre todos os motores Diesel, senão nem todo o combustível seria devidamente queimado, os motores "grilavam", os segmentos não trabalhavam à temperatura adequada de estaquicidade, os consumos eram superiores, etc, etc

Mas, Sr. Alexandre, ajudo-o na promoção desses intercooler`s:

Um IC ar/água, é ainda mais eficiente, para viaturas TT, porque estas se deslocam a baixas velocidades e a rotações de motor elevadas e aí um IC ar/ar não tem uma das "ferramentes" para funcionar - movimentação de ar fresco (pela deslocação da viatura), mesmo com o ventilador.

A velocidade de circulação do ar na admissão, é tão mais rápida que o ar que arrefece o intercooler, não tendo este o "tempo" nem massa, para que haja transferência de calor pretendida.

Por outro lado e este é o princípio do IC ar/água:

Para se entender, uso o exemplo de uma panela com água.

Numa panela fechada, com metade do volume ocupado com água, o ar que ocupa a outra metade do espaço interior da panela, aquece muito mais rapidamente que........ a água.
Quanto calor a mais é necessário para aquecer o mesmo volume de água até ela se evaporar??? E isso porque a água para o mesmo espaço tem muito mais massa (muito mais densa).

Agora, para mim, tendo em conta os custos e complexidade dos sistemas IC ar/água, não compensa.

Mensagem por stonebumble*rider » 14 jun 2008, 16:29

Nao compensa para a estrada....mesmo com um ventilador no IC ar/ar, nunca vai conseguir tirar o mesmo partido do que de um ar/agua...

Nao diga que nao compensa [wink] Veja o pullgas...As rampas que lhe custava fazer em 2ª, agora faz em 3ª e se nao se corta gás a rotaçao chega ao limite e o motor corta...
Quando aos problemas de aquecimento os resultados estao á vista! A ventoinha ajuda e o motor refrigera melhor.

Este sistema nao é novo... e para quem diz que nao compensa, este sistema é muito utilizado no estrangeiro mesmo para carros de circuito! Por exemplo o Mitsubishi mais rapido do mundo tem um destes montado...
De certeza que o proprietario nao iria montar se nao compensa-se...digo eu [wink]

No entanto, concordo com tudo o resto que disse acerca deste sistema! :nod:

E já agora, quanto ao ar entrar mais freco nos cilindros e provocar melhor arrefecimento, eu sei bem o que disse [wink] [wink]

Um abraço,

Alexandre Leite

Mensagem por stonebumble*rider » 14 jun 2008, 16:46

Boas, desculpem lá estar a responder de novo...

"Compressing gasses by nature creates heat, and it is no different with a supercharger. To compensate for the heat generated in the forced induction process, it is mandatory to cool the intake charge considerably. Reducing the intake charge temperature with an intercooler has several benefits:

-Increases the density of the intake charge resulting in a more powerful combustion.
-More complete combustion with lower temperatures creating more power.
-Reduces the need for the ECU to retard timing and increase fuel delivery, minimizing this power-reducing ‘preservation mode’.
-Reduction of engine operating temperature increases longevity of the engine."
Aqui está uma lista de Beneficios do uso de um intercooler...
Se quiser ler tudo, aqui esta:
http://new.minimania.com/web/SCatagory/ ... ticleV.cfm

Outro exemplo:

" Although forced induction engines usually produce far less heat than comparable naturally aspirated high compression engines, the cylinder temperatures in intercooled engines are radically cooler yet. It is rarely boost that causes detonation, just unnecessary heat. An intercooler is such a natural solution for forced induction, that in almost every OEM application, intercooling is part of the package."

http://www.procharger.com/intercooled.shtml

Sr. Gonçalo, nao pretendo de qualquer forma enfrenta-lo nem criar qualquer tipo de confusão, mas aqui está!
Eu quando digo as coisas, estas sao devidamente fundamentadas...este é so um exemplo que vem confirmar aquilo que eu disse...

Abraço,

Alexandre Leite

Mensagem por Gonçalo F. » 14 jun 2008, 22:16

[quote="stonebumble*rider"]Boas, desculpem lá estar a responder de novo...

"Compressing gasses by nature creates heat, and it is no different with a supercharger. To compensate for the heat generated in the forced induction process, it is mandatory to cool the intake charge considerably. Reducing the intake charge temperature with an intercooler has several benefits:

-Increases the density of the intake charge resulting in a more powerful combustion.
-More complete combustion with lower temperatures creating more power.
-Reduces the need for the ECU to retard timing and increase fuel delivery, minimizing this power-reducing ‘preservation mode’.
-Reduction of engine operating temperature increases longevity of the engine."
Aqui está uma lista de Beneficios do uso de um intercooler...
Se quiser ler tudo, aqui esta:
http://new.minimania.com/web/SCatagory/ ... ticleV.cfm

Outro exemplo:

" Although forced induction engines usually produce far less heat than comparable naturally aspirated high compression engines, the cylinder temperatures in intercooled engines are radically cooler yet. It is rarely boost that causes detonation, just unnecessary heat. An intercooler is such a natural solution for forced induction, that in almost every OEM application, intercooling is part of the package."

http://www.procharger.com/intercooled.shtml

Sr. Gonçalo, nao pretendo de qualquer forma enfrenta-lo nem criar qualquer tipo de confusão, mas aqui está!
Eu quando digo as coisas, estas sao devidamente fundamentadas...este é so um exemplo que vem confirmar aquilo que eu disse...

Abraço,

Mais uma vez, repetindo-me:

O sistema ar/água, pelos custos muito superiores que têm, comparativamente com um IC ar/ar, se bem montado e dimensionado, não compensa.

A lista de benefícios que apresenta acima, que para mim não são novidade, são generalistas e representam qualquer intercooler, seja ele ar/ ar, seja ar/água.

Sim porque, mais ou menos, um IC ar/ar tambem tem capacidade de arrefecer o ar que é comprimido pelo Turbo.

Concluo dizendo, como no meu primeiro post, sobre esta matéria, um IC ar/água, pela sua maior complexidade de montagem, funcionamento e acima de tudo, custos muito altos, não compensa. Um bom ar/ar chega!!!

:thumbsup:
Cumprimentos.

Mensagem por stonebumble*rider » 15 jun 2008, 12:38

Um ar/ar so tem elevada capacidade de arrefecimento do ar se houver um fluxo de ar de uma ordem muito elevada! Como quando se circula a uma velocidade de 100km/h, por exemplo!

Gostava de ver um ventilador a provocar uma situaçao identica...
Já para nao falar de turboLAG que é muito superior dado que é necessario mais ar para encher um IC ar/ar do que um sistema ar/agua....mesmo que este esteja montado por cima do motor...já para nao falar que o IC vai suportar a alta temperatura que sobe do motor anulando assim qualquer efeito positivo de um possivel ventilador!

O Sr. Gonçalo está a falar como se ja tivesse montado este IC e tivesse tido maus resultados :) Os resultados do IC estao a vista e podem ser verificados por qualquer membro que o queira constatar...

Mais logo postarei um video do pullgas e entrar numa rampa em 2ª e a chegar ao cimo em 4ª... [wink]

Um abraço,

Alexandre Leite

Registado: 05 dez 2005, 21:14

Mensagem por Pedrowolf » 15 jun 2008, 13:09

stonebumble*rider Escreveu:Mais logo postarei um video do pullgas e entrar numa rampa em 2ª e a chegar ao cimo em 4ª... [wink]

Um abraço,

Alexandre Leite

Oh Alexandre desculpe lá a brincadeira, mas o Pullgas daqui a nada não precisa dos ARB´s, ou "vocês" ligam os botões e é gás na tábua à mesma? [:p] [:p] é que fazer subidas em 4ª em acelaração vai lá vai (tb. depende muito da subida [wink] qd. fala em subidas deve ser de terra solta só, caso contrário e daquelas (muitas) que temos na n/ zona chega ao cimo com as 4 rodas no ar :D )

Mas com este comentário não coloco em questão a fiabilidade dos Ic´s que representa [wink]

:thumbsup: :thumbsup:

PR

Registado: 23 ago 2005, 21:05

Mensagem por Eduardo » 15 jun 2008, 13:19

Boas

Caro Eduardo, nao me leve a mal...nada do que estou a dizer é para o enfrentar ou gerar confusao...
Na boa :) :thumbsup: ....

Mas acho que á aki alguma confusão....
Stone....ninguem duvida da superior eficáçia desses intercooler's espeçialmente a baixa rotação, mas o Gonçalo tambem tem um ponto de vista a ter em conta...

Por ex. para quem pondera montar um dos dois sistemas (ar/ar ou ar/agua), analisando bem a coisa realmente pode chegar á conclusão que a diferença de performançes entre os dois sistemas, n compensa devido á elevada diferença de preços e complexidade do sistema ar/agua...

mas por outro lado "compensar" ou não, é uma questão já um pouco refinada [bigsmile]..... porque se formos por essa lógica então n compensa montar intercooler nenhum, pois vais dar um dinheirão por meia duzia de cv's.....

Um IC ar/ar pode muito facilmente rebentar com altas pressoes...
Eu quando falei em fugas no sistema estava-me a referir a corrosão a longo prazo, provocada pela "agua"...
1Bar não são altas pressões, nem nada que se pareça [bigsmile]

Essa situação de baixar a temperaturo do motor é que acho muito estranho :confused: , para mim e apesar de estar escrito em inglês e tudo, usar intercoolers até deve mas é aumentar a temp. do motor, ora vejamos....
Intercooler-> arrefeçe o ar-> ar frio tem menos volume ->entra mais ar na admissão-> mais ar = maior/melhor combustão -> maior combustão = maior temperatura.......ou estou enganado??

PensoEuDeQue...

BoaSorTTe
BoaSorTTe

Mensagem por stonebumble*rider » 15 jun 2008, 15:00

Viva Eduardo...

Eu nao disse que o Sr. Gonçalo nao tem um ponto de vista...eu sei que tem, e se acham que ar/ar é melhor por mim tudo bem e se quiserem a PWR tambem tem IC's ar/ar...
Mas depois nao podem afirmar que so faz efeito na estrada...pois para efeitos de TT existe um tipo de IC ar/agua!

Eu considero um investimento..e como sabe, a qualidade tem um preço...
Os tais cavalitos que o Eduardo refere, nao sao quaisqueres cavalitos...Sao cavalitos fiaveis! [wink]
Se tiver um motor stock e lhe fizer alteraçoes a nivel de bomba, turbo e etc possivelmente terá problemas com arrefecimento do motor...e posteriormente pode vir a ter problemas com turbos, valvulas, pistons e etc. Verdade?

Ganhou cerca de 15/20cv's

Pegando no mesmo motor e instalar um IC terá ganhos maiores sem ter que mexer em pressoes nem tempos de combustao...e a fiabilidade mantem-se ou melhor ainda pode até tornar-se mais fiavel...

Sei que pode custar a acreditar e eu sou suspeito para falar...mas se nao acreditam vejam as bibliografias que deixei no post anterior e verifiquem...

Quanto ás temperaturas de motor continuo a dizer fundamentadamente que o carro vai ter menos problemas com aquecimento...verifiquei isso com o meu e informei-me devidamente nesse campo!
Visto que a combustao tem uma temperatura inicial mais baixa, a temperatura apos a combustao vai ser igualmente mais baixa...

Quanto a IC ar/agua VS. ar/ar digo:

Ar/ar--» Estrada!
Ar/agua--» Fora de estrada!

Agora depende do uso que cada um faz do seu carro...

Um abraço,

Alexandre Leite

Mensagem por stonebumble*rider » 15 jun 2008, 15:45

Como prometido:

Imagem

Abraço,

Alexandre Leite

Mensagem por Gonçalo F. » 15 jun 2008, 22:55

stonebumble*rider Escreveu:Viva Eduardo...

Eu nao disse que o Sr. Gonçalo nao tem um ponto de vista...eu sei que tem, e se acham que ar/ar é melhor por mim tudo bem e se quiserem a PWR tambem tem IC's ar/ar...
Mas depois nao podem afirmar que so faz efeito na estrada...pois para efeitos de TT existe um tipo de IC ar/agua!

Os tais cavalitos que o Eduardo refere, nao sao quaisqueres cavalitos...Sao cavalitos fiaveis! [wink]
Se tiver um motor stock e lhe fizer alteraçoes a nivel de bomba, turbo e etc possivelmente terá problemas com arrefecimento do motor...e posteriormente pode vir a ter problemas com turbos, valvulas, pistons e etc. Verdade?

Pegando no mesmo motor e instalar um IC terá ganhos maiores sem ter que mexer em pressoes nem tempos de combustao...e a fiabilidade mantem-se ou melhor ainda pode até tornar-se mais fiavel...

Sei que pode custar a acreditar e eu sou suspeito para falar...mas se nao acreditam vejam as bibliografias que deixei no post anterior e verifiquem...

Quanto ás temperaturas de motor continuo a dizer fundamentadamente que o carro vai ter menos problemas com aquecimento...verifiquei isso com o meu e informei-me devidamente nesse campo!
Visto que a combustao tem uma temperatura inicial mais baixa, a temperatura apos a combustao vai ser igualmente mais baixa...

Ar/ar--» Estrada!

Um abraço,

Alexandre Leite

Aqui volto para realçar um outro aspecto:

A eficácia de um IC ar/água, à medida que vamos puxando pelo motor, ao fim de uma hora de "mato", decai, aproximando-se de um ar/ar.

Sim porque, ao fim de algum tempo, a água no circuito acaba por aquecer, porque afinal ela é arrefecida pelo fluxo de ar deslocado pela velocidade do jipe. E esta é baixa, na prática do TT.
Sei que o KIT ar/água vem com ventilador no radiador, mas isso também o Ar/ar tem um ventilador.

Ou seja, no limite médio de utilização, porque a água tambem é arrefecida pelo ar, este acaba por não ter capacidade de refrescar a água do circuito do IC ar/água.

Pelo menos no Norte, quando se vai para o mato, é às tardes e sempre a puxar.... ao fim de dois corta-fogo, IC Ar/ar ou ar/água, vai dar ao mesmo.... já vai tudo "muuuunnnto" quente.

Registado: 13 jan 2006, 21:36

Mensagem por joao trapol » 16 jun 2008, 01:05

boas meus amigos claro k eu tb gosto d mandar 1as bicuradas portanto aki vai..hehehehe

pra k tanta discuçao imagens e filmes ...é claro k este ic ar/agua funciona ponto final paragrafo tudo bem k tudo tem e deve ser discutido, agora passar a vida a dizer o mesmo d formas direfentes...

este tipo de ic já é utilizado na competiçao á very long time ago... e nao sera por acaso..

em relaçao aos ic ar/ar na minha opiniao, para andar na bouça nao faz sentido, como concordei com o rocha nos post k ele colocou numa das paginas anteriores..

como diz o gonsalo nao justifica o valor do insvestimento para obter mais alguns cavalos, para mim só nao justifica pk tenho outras prioridades a fazer no carro por...

na minha opiniao para kem tem 1 rd28t k nao akeça, com tuches mecanicas,1 turbo xpto,e motor afinadinho,(sao estas as prioridades) este ic ar/agua é a cereja em cima do bolo, e mai nadixxxx......

em relaçao ao akecimento tenho k admitir k kando se ker exigir mais de 1 motor (no caso cav.) ele tem k estar fiavel a todos os niveis principalmente no akecimento 1 problema dos rd28t mas k da para resolver..

agora pergunto eu sera k o carro faria mais dificuldades só por ter mais 20 cv? ou faria as dificuldades e o pessoal dizia este carro é k tá a andar, ou seja investir para fazer botituuuuuuu.....

Sr aleksander ja anda algum rd28t por ai a bombar com este ic ar/agua?

abraço e é caso pa dizer bons negocios [wink]

Mensagem por stonebumble*rider » 16 jun 2008, 12:40

Gonçalo F. Escreveu:
stonebumble*rider Escreveu:Viva Eduardo...

Ar/ar--» Estrada!

Um abraço,

Alexandre Leite

Aqui volto para realçar um outro aspecto:

A eficácia de um IC ar/água, à medida que vamos puxando pelo motor, ao fim de uma hora de "mato", decai, aproximando-se de um ar/ar.

Sim porque, ao fim de algum tempo, a água no circuito acaba por aquecer, porque afinal ela é arrefecida pelo fluxo de ar deslocado pela velocidade do jipe. E esta é baixa, na prática do TT.
Sei que o KIT ar/água vem com ventilador no radiador, mas isso também o Ar/ar tem um ventilador.

Ou seja, no limite médio de utilização, porque a água tambem é arrefecida pelo ar, este acaba por não ter capacidade de refrescar a água do circuito do IC ar/água.

Pelo menos no Norte, quando se vai para o mato, é às tardes e sempre a puxar.... ao fim de dois corta-fogo, IC Ar/ar ou ar/água, vai dar ao mesmo.... já vai tudo "muuuunnnto" quente.

Viva Sr gonçalo,

O sr. fala como se tivesse um IC ar/agua á muito tempo...
Eu ja disse que tenho um sensor de temperatura da agua, e garanto que nao aquece!

Está convidado para passar um domingo no monte no lugar do passageiro do pullgas e ficar a olhar para a temperatura da agua do IC o tempo todo!
Posso lhe dizer que a unica vez que aquele ponteiro levantou dos 40ºc foi na estrada quando se puxa a fundo! E foi uma vez que isso me aconteceu...`

É que quando se levanta o pé o turbo deixa de funcionar logo o ar deixa de aquecer mas o IC continua a fazer o trabalho dele e a arrefecer a agua! Esta bomba debita 23 litros por minuto, logo deve estar a imaginar a velocidade com que a agua arrefece... [wink] [wink]

Um abraço,

Alexandre Leite

Mensagem por stonebumble*rider » 16 jun 2008, 12:47

joao trapol Escreveu:boas meus amigos claro k eu tb gosto d mandar 1as bicuradas portanto aki vai..hehehehe

pra k tanta discuçao imagens e filmes ...é claro k este ic ar/agua funciona ponto final paragrafo tudo bem k tudo tem e deve ser discutido, agora passar a vida a dizer o mesmo d formas direfentes...

este tipo de ic já é utilizado na competiçao á very long time ago... e nao sera por acaso..

em relaçao aos ic ar/ar na minha opiniao, para andar na bouça nao faz sentido, como concordei com o rocha nos post k ele colocou numa das paginas anteriores..

como diz o gonsalo nao justifica o valor do insvestimento para obter mais alguns cavalos, para mim só nao justifica pk tenho outras prioridades a fazer no carro por...

na minha opiniao para kem tem 1 rd28t k nao akeça, com tuches mecanicas,1 turbo xpto,e motor afinadinho,(sao estas as prioridades) este ic ar/agua é a cereja em cima do bolo, e mai nadixxxx......

em relaçao ao akecimento tenho k admitir k kando se ker exigir mais de 1 motor (no caso cav.) ele tem k estar fiavel a todos os niveis principalmente no akecimento 1 problema dos rd28t mas k da para resolver..

agora pergunto eu sera k o carro faria mais dificuldades só por ter mais 20 cv? ou faria as dificuldades e o pessoal dizia este carro é k tá a andar, ou seja investir para fazer botituuuuuuu.....

Sr aleksander ja anda algum rd28t por ai a bombar com este ic ar/agua?

abraço e é caso pa dizer bons negocios [wink]

Viva Joao,

20cv faz muita muita diferença...e nao é apenas os 20cv's porque estamos a falar de ganhos superiores a isso, até porque os rd28t normalmente andam com pressoes de turbo maiores, logo maiores ganhos!

E nao é apenas a potencia que importa, estamos a falar de ganhos de binario nas mesmas percentagens! O pullgas está neste momento com 360nm (torque) testados em MAHA!

Ainda nao há nenhum rd28t com um IC da PWR montado, mas vai haver! :thumbsup: :thumbsup:

Abraço,

Alexandre Leite

Mensagem por joao trapol » 16 jun 2008, 12:50

É que quando se levanta o pé o turbo deixa de funcionar logo o ar deixa de aquecer mas o IC continua a fazer o trabalho dele e a arrefecer a agua! Esta bomba debita 23 litros por minuto, logo deve estar a imaginar a velocidade com que a agua arrefece...

boas esse circuito de agua tem reservatorio??

é k em teoria para melhor arrefecimento da agua num radiador (modo geral) a passagem da agua deve ser lenta...para ter tempo de arrefecer nao kerendo por em causa a eficácia desse sistema k funciona na perfeiçao segundo ta comprovado

abraço

Mensagem por joao trapol » 16 jun 2008, 12:54

Viva Joao,

20cv faz muita muita diferença...e nao é apenas os 20cv's porque estamos a falar de ganhos superiores a isso, até porque os rd28t normalmente andam com pressoes de turbo maiores, logo maiores ganhos!

E nao é apenas a potencia que importa, estamos a falar de ganhos de binario nas mesmas percentagens! O pullgas está neste momento com 360nm (torque) testados em MAHA!

Ainda nao há nenhum rd28t com um IC da PWR montado, mas vai haver!

Abraço,

Alexandre Leite

alexandre é como disse em cima nao vale a pena tar praki sempre a dizer o mesmo ...

mas ja k fala em pressoes kal a pressao de origem do vx?

abraçuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

Mensagem por stonebumble*rider » 16 jun 2008, 13:06

Viva,

0.6 BAR...

Apenas 0.6....

AnteriorPróximo

Voltar para Motor

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante