soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

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Re: soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Mensagem por Bruno Coelho » 14 set 2012, 23:54

cristiano Escreveu:coloquei o meu a saida do turbo...uns 15 cm...
tou a ver se arranjo o fuel cut defender para as pressoes poderem andar nos 1,7 / 1,8 bar sem cortar....
dps boto info....


Sim o meu tambem esta assim mas mandei fazer um dow-pipe em inox de 67mm i ficou muito porreiro.

agora nao precebo porque que queres fazer pressoes de 1.7 1.8, o teu jipe tem gasoleo suficiente para essas pressoes?

mas que seja assim, até estou curioso para ver o teu maquinão andar, nao precisas de comprar o tal fuel cut do defender por a umas sondas a venda no ebay para enganar as pressoes da centralina, a nossa se nao estou em erro funciona 0 a 4.2 volts por isso só tens de comprar uma sonda que trabalhe dentro dessa vol mas que o entrevalo seja de por exemplo de 1bar para 0 volts e 4.2volts para 3 bar assim nunca mais te corta.
pode e estourar o intercooler.
depois manda noticias quero ver esse 3.0 di a roncar.

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Re: soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Mensagem por cristiano » 15 set 2012, 08:51

boas bruno gasoleo tem na boa...na posiçao 4 bota fumaça nem é bom faz 1.6 / 1.7 mas em 3 e 4 vel. corta logo as vezes em 2 tb..... portanto sem cortar com uma 4 vel. faz essa pressao na boa....alias nas australias andam com essas pressoes...
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Re: soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Mensagem por Bruno Coelho » 15 set 2012, 23:12

cristiano Escreveu:boas bruno gasoleo tem na boa...na posiçao 4 bota fumaça nem é bom faz 1.6 / 1.7 mas em 3 e 4 vel. corta logo as vezes em 2 tb..... portanto sem cortar com uma 4 vel. faz essa pressao na boa....alias nas australias andam com essas pressoes...


Se tu o dizes :ave:

Agora o turbo aguenta muito tempo assim? o motor tambem?

Parece que vou ter que ir a tua oficina para ver isso andar!!!

 
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Re: soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Mensagem por jorgenog » 10 out 2012, 01:54

Boas,

Conforme prometido vou postar (tentar) as fotos da instalação do intercooler.

[img]http://imageshack.us/photo/my-images/835/20120322203945.jpg/][IMG]http://imageshack.us/a/img835/5281/20120322203945.th.jpg[/img]

[img]http://imageshack.us/photo/my-images/696/20120322203856.jpg/][IMG]http://imageshack.us/a/img696/347/20120322203856.th.jpg[/img]

[img]http://imageshack.us/photo/my-images/202/20120322203847.jpg/][IMG]http://imageshack.us/a/img202/958/20120322203847.th.jpg[/img]

[img]http://imageshack.us/photo/my-images/841/20120322203838.jpg/][IMG]http://imageshack.us/a/img841/327/20120322203838.th.jpg[/img]

Atenção à entrada de ar no capô pois se não houver um bom encaminhamento do ar para a area do intercooler de pouco serve este upgrade.

Cumps.

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Re: soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Mensagem por McM » 10 out 2012, 08:11

Vais ter que serrar o capot vais, com um mostro deste tamanho.

Assim já se devem ver logo as pics.

jorgenog Escreveu:Boas,

Conforme prometido vou postar (tentar) as fotos da instalação do intercooler.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Atenção à entrada de ar no capô pois se não houver um bom encaminhamento do ar para a area do intercooler de pouco serve este upgrade.

Cumps.

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Re: soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Mensagem por jorgenog » 10 out 2012, 10:59

Boas,

Obrigado pela ajuda com as fotos "McM" , deu-me quase tanto trabalho colocar as fotos (e mesmo assim não consegui) do que aplicar o Intercooler [bigsmile] [bigsmile] .

Tens razão em relação ao capô, mas o problema não foi cortar pois essa operação foi facil, um bom disco de inox e mão certinha e já está, o complicado e trabalhoso foi a alteração à entrada de ar em fibra pois tive que fazer molde e acrescentar o pretendido para manter a configuração de origem para não ficar um "taparuwer" "fatela" em cima do capô, assim que puder coloco umas fotos de como ficou.

Agora o resultado isso sim compensa o trabalho, e de que maneira, pois vê as leituras de EGT que rondavam os 300º/350º a rolar na casa dos 100/120 Km/h passaram a ser de 150º/200º nas mesmas condições, para não falar em consumos mais baixos (pouco, claro que não há milagres) e uma melhor resposta ao acelaredor. Aconselho vivamente, um upgrade bastante importante para motores que sofrem (principalmente) de temp. de combustão elevadas.

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Re: soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Mensagem por Bruno Coelho » 10 out 2012, 17:56

Boas Jorge

está muito boa a tua montagem :clapp: :clapp:

Podes dar as medidas do teu intercooler para eu começar a procurar um.

Abraços

Bruno Coelho

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Re: soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Mensagem por cristiano » 10 out 2012, 21:42

bom trabalho....optei por por entrada e saida do mesmo lado para evitar aumento de tubos...alias ate vao ficar mais curtos do que origem....tenho a certeza que vai melhorar em relaçao a origem...dps boto fotos
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Re: soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Mensagem por jorgenog » 11 out 2012, 11:48

Bruno Coelho Escreveu:Boas Jorge

está muito boa a tua montagem :clapp: :clapp:

Podes dar as medidas do teu intercooler para eu começar a procurar um.

Abraços

Bruno Coelho



Boas Bruno,

O meu mandei-o vir com 630x300x65, pareceu-me na altura uma medida boa e sim foi uma boa aposta, se cubicarmos tem mais do triplo da capacidade do de origem, para quem queira dar calor com vontade anda descansado com as EGT, depois dispensa a instalação de ventilador para arrefecimento do ar, mesmo que andes no mato em pouca velocidade tens sempre uma grande area de dissipação de calor para menteres temp's razoaveis.
Vai a "Santerchips" no Google, entras na secção de intercooler's e é só escolheres, têm preços bons e os radiadores têm a vantagem de não terem cravamentos como o de origem, estes são soldados.

Cumps.

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Re: soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Mensagem por jorgenog » 11 out 2012, 11:54

cristiano Escreveu:bom trabalho....optei por por entrada e saida do mesmo lado para evitar aumento de tubos...alias ate vao ficar mais curtos do que origem....tenho a certeza que vai melhorar em relaçao a origem...dps boto fotos



Boas Cristiano,

Obrigado. Sim, a entrada/saida do mesmo lado sem duvida que é melhor, eu como na altura não encontrei nada com essa configuração tive que optar pelo radiador convencional de grelha e resolvi esse problema com tubo inox de 63. Depois dos testes, e como só ficaram as curvas em borracha, não tenho qualquer problemas com dilatações de tubos.

Boa sorte com o teu projeto.

Cumps.

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Re: soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Mensagem por onix » 11 out 2012, 15:47

jorgenog Escreveu:
Bruno Coelho Escreveu:Boas Jorge

está muito boa a tua montagem :clapp: :clapp:

Podes dar as medidas do teu intercooler para eu começar a procurar um.

Abraços

Bruno Coelho



Boas Bruno,

O meu mandei-o vir com 630x300x65, pareceu-me na altura uma medida boa e sim foi uma boa aposta, se cubicarmos tem mais do triplo da capacidade do de origem, para quem queira dar calor com vontade anda descansado com as EGT, depois dispensa a instalação de ventilador para arrefecimento do ar, mesmo que andes no mato em pouca velocidade tens sempre uma grande area de dissipação de calor para menteres temp's razoaveis.
Vai a "Santerchips" no Google, entras na secção de intercooler's e é só escolheres, têm preços bons e os radiadores têm a vantagem de não terem cravamentos como o de origem, estes são soldados.

Cumps.

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boas pessoal,

na santerchips tambem tem com os bocais do mesmo lado, e é do mesmo tamanho do teu...

http://www.santerchips.pt/index.php?rou ... duct_id=81


tou seriamente tentado a mandar vir um... pois o meu IC já se baba um pouco...

:cool:

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Re: soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Mensagem por Bruno Coelho » 11 out 2012, 17:36

onix Escreveu:
jorgenog Escreveu:
Bruno Coelho Escreveu:Boas Jorge

está muito boa a tua montagem :clapp: :clapp:

Podes dar as medidas do teu intercooler para eu começar a procurar um.

Abraços

Bruno Coelho



Boas Bruno,

O meu mandei-o vir com 630x300x65, pareceu-me na altura uma medida boa e sim foi uma boa aposta, se cubicarmos tem mais do triplo da capacidade do de origem, para quem queira dar calor com vontade anda descansado com as EGT, depois dispensa a instalação de ventilador para arrefecimento do ar, mesmo que andes no mato em pouca velocidade tens sempre uma grande area de dissipação de calor para menteres temp's razoaveis.
Vai a "Santerchips" no Google, entras na secção de intercooler's e é só escolheres, têm preços bons e os radiadores têm a vantagem de não terem cravamentos como o de origem, estes são soldados.

Cumps.

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boas pessoal,

na santerchips tambem tem com os bocais do mesmo lado, e é do mesmo tamanho do teu...

http://www.santerchips.pt/index.php?rou ... duct_id=81


tou seriamente tentado a mandar vir um... pois o meu IC já se baba um pouco...

:cool:


Estive a ver mas nao me parece que caiba la porque a configuração tem de ser parecido com os do seat. acho que aplicação do Jorge esta prefeita porque parece que nem se gasta curvas .

 
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Re: soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Mensagem por jorgenog » 12 out 2012, 01:12

onix Escreveu:
jorgenog Escreveu:
Bruno Coelho Escreveu:Boas Jorge

está muito boa a tua montagem :clapp: :clapp:

Podes dar as medidas do teu intercooler para eu começar a procurar um.

Abraços

Bruno Coelho



Boas Bruno,

O meu mandei-o vir com 630x300x65, pareceu-me na altura uma medida boa e sim foi uma boa aposta, se cubicarmos tem mais do triplo da capacidade do de origem, para quem queira dar calor com vontade anda descansado com as EGT, depois dispensa a instalação de ventilador para arrefecimento do ar, mesmo que andes no mato em pouca velocidade tens sempre uma grande area de dissipação de calor para menteres temp's razoaveis.
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Cumps.

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boas pessoal,

na santerchips tambem tem com os bocais do mesmo lado, e é do mesmo tamanho do teu...

http://www.santerchips.pt/index.php?rou ... duct_id=81


tou seriamente tentado a mandar vir um... pois o meu IC já se baba um pouco...

:cool:



Boas,

Sim eu sei que existe esse modelo, e já na altura que fiz este upgrade (2 anos) existia por encomenda, mas experimenta o seguinte antes de encomendar (foi o que eu fiz), agarras e levantas o capô, pegas numa fita metrica e num bocado de cartão e cortas com as medidas do IC e depois tenta lá colocar esse modelo com as entradas/saidas com essa configuração, duvido que depois consigas ter acesso a ver o nivel de oleo, tampão da tampa das valvulas e mesmo turbo sem teres que retirar o IC. Analisa o local com um molde primeiro para não haver dissabores depois da compra feita.

Boa sorte.

Cumps.

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Re: soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Mensagem por cmoliveira » 14 out 2012, 12:56

Boas,tirem me uma divida!!

O motor do terrano 3.0di não é igual ao do y61 3.0di!!

é que se for o porqué da malta que tem terrano com esse motor

não tem o stress que a malta dos y61?!!

conheço uma pessoa que tem um terrano 3.0 di de 2004 e só diz

maravilhas daquilo :hummm: :hummm:
cumprimenTTos

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Re: soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Mensagem por jorgenog » 14 out 2012, 23:33

cmoliveira Escreveu:Boas,tirem me uma divida!!

O motor do terrano 3.0di não é igual ao do y61 3.0di!!

é que se for o porqué da malta que tem terrano com esse motor

não tem o stress que a malta dos y61?!!

conheço uma pessoa que tem um terrano 3.0 di de 2004 e só diz

maravilhas daquilo :hummm: :hummm:



Boas,

Escreveste duas palavras chave no teu Post "Terrano" e "ano 2004". Ora vamos por fases, o Terrano pesa menos 1 tonelada (na versão que te referes que é o curto e comercial) e em 2004 tambem o motor ZD30 DDTI já tinha corrigido os defeitos que vieram com o seu nascimento (ano 2000), tanto que os GR Y61 de 2003 para a frente já não traziam problemas (tão graves), certo é que eu não conheço ninguem que tenha GR que não sejam do ano 2000 (obviamente que deve have-los), em 2005 veio a nova versão ainda com o motor ZD30 DDTI mas com uma gestão diferente e com injeção Common Rail entre outras alterações.

Isto de forma muito resumida pois os entendidos sabem de muitos outros pormenores e talvez me corrijam ou acrescentem algo.

Cumps.

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Re: soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Mensagem por cmoliveira » 15 out 2012, 12:59

jorgenog Escreveu:
cmoliveira Escreveu:Boas,tirem me uma divida!!

O motor do terrano 3.0di não é igual ao do y61 3.0di!!

é que se for o porqué da malta que tem terrano com esse motor

não tem o stress que a malta dos y61?!!

conheço uma pessoa que tem um terrano 3.0 di de 2004 e só diz

maravilhas daquilo :hummm: :hummm:



Boas,

Escreveste duas palavras chave no teu Post "Terrano" e "ano 2004". Ora vamos por fases, o Terrano pesa menos 1 tonelada (na versão que te referes que é o curto e comercial) e em 2004 tambem o motor ZD30 DDTI já tinha corrigido os defeitos que vieram com o seu nascimento (ano 2000), tanto que os GR Y61 de 2003 para a frente já não traziam problemas (tão graves), certo é que eu não conheço ninguem que tenha GR que não sejam do ano 2000 (obviamente que deve have-los), em 2005 veio a nova versão ainda com o motor ZD30 DDTI mas com uma gestão diferente e com injeção Common Rail entre outras alterações.

Isto de forma muito resumida pois os entendidos sabem de muitos outros pormenores e talvez me corrijam ou acrescentem algo.

Cumps.

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Boas,é que eu ando com ideias em vender o y61td6 curto para comprar o y61 3.0di longo :ler: :ler:
mas não quero trocar e depois me arrepender é que eu nunca tive stress com o que tenho!!
disseram me que assim que exprimentar um 3.0 di nunca mais quero outra coisa pois sei
que tem um binario e consumos mais agradavel!!já agora voçes que tem 3.0di longo qual
a media que faz um bixo desses!!Pois esse é um dos pontos em que me leva a trocar para o
motor 3.0di!!
cumprimenTTos

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Re: soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Mensagem por cristiano » 15 out 2012, 19:30

Bem para info do pessoal o
Meu motor conta já perto de 150.000 kms e nao foi trocado o motor... A única coisa em garantia foi a vareta do
Óleo mais curta para levar mais óleo.
Fica aqui a foto do ic seat sport menos egt e com box a entrar mais cedo em safe pois mais ar denso mais pressão de turbo lol

Imagem
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Re: soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Mensagem por Night Wolf » 23 out 2012, 01:02

jorgenog Escreveu:
cristiano Escreveu:bom trabalho....optei por por entrada e saida do mesmo lado para evitar aumento de tubos...alias ate vao ficar mais curtos do que origem....tenho a certeza que vai melhorar em relaçao a origem...dps boto fotos



Boas Cristiano,

Obrigado. Sim, a entrada/saida do mesmo lado sem duvida que é melhor, eu como na altura não encontrei nada com essa configuração tive que optar pelo radiador convencional de grelha e resolvi esse problema com tubo inox de 63. Depois dos testes, e como só ficaram as curvas em borracha, não tenho qualquer problemas com dilatações de tubos.

Boa sorte com o teu projeto.

Cumps.





Jorge Nogueira.


Boas Malta.
Gostaria de saber o que fizeram ao Boost Sensor? Anularam-no ou recolocaram noutro local do IC novo? :help:
Cumprimentos
"AbraTTos"
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Re: soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Mensagem por Night Wolf » 23 out 2012, 01:26

jorgenog Escreveu:
Bruno Coelho Escreveu:Boas Jorge

está muito boa a tua montagem :clapp: :clapp:

Podes dar as medidas do teu intercooler para eu começar a procurar um.

Abraços

Bruno Coelho



Boas Bruno,

O meu mandei-o vir com 630x300x65, pareceu-me na altura uma medida boa e sim foi uma boa aposta, se cubicarmos tem mais do triplo da capacidade do de origem, para quem queira dar calor com vontade anda descansado com as EGT, depois dispensa a instalação de ventilador para arrefecimento do ar, mesmo que andes no mato em pouca velocidade tens sempre uma grande area de dissipação de calor para menteres temp's razoaveis.
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Boas malta.

Por acaso já alguém adaptou FMIC? Estou a pensar em faze-lo, acho ser a mais vantajosa em termos de rendimento/dissipação de calor. Já estou com o projecto em mãos, mas ainda não comprei o IC, embora já tenha alguns em vista :)
"AbraTTos"
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Re: soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Mensagem por rs2 » 09 nov 2012, 20:27

Bruno Coelho Escreveu:Hoje decidi ver o estado das minhas velas mas nunca pensei que era preciso desmontar meio jipe :stupid:

[url=http://imageshack.us/photo/my-images/267/dsc05600k.jpg/][img]


boas bruno
vou trocar as minhas velas e queria aproveitar para limpar (caso esteja sujas) as passagens de ar dos componentes que se desmontam ou que possam ser desmontados na altura.

queria perguntar se depois para montar é preciso comprar juntas novas (e ja agora se souberem-me dizer quais) ou se se usa algum tipo de junta de silicon ou se nao se usa nada... nao sei se sao daquelas q se reaproveitam.


obrigado
Vitor

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Re: soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Mensagem por Night Wolf » 09 nov 2012, 20:31

jorgenog Escreveu:
Bruno Coelho Escreveu:Boas Jorge

está muito boa a tua montagem :clapp: :clapp:

Podes dar as medidas do teu intercooler para eu começar a procurar um.

Abraços

Bruno Coelho



Boas Bruno,

O meu mandei-o vir com 630x300x65, pareceu-me na altura uma medida boa e sim foi uma boa aposta, se cubicarmos tem mais do triplo da capacidade do de origem, para quem queira dar calor com vontade anda descansado com as EGT, depois dispensa a instalação de ventilador para arrefecimento do ar, mesmo que andes no mato em pouca velocidade tens sempre uma grande area de dissipação de calor para menteres temp's razoaveis.
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Foi um desses que mandei vir para o meu, mas não vai ficar montado ai ..... :unibrow:
"AbraTTos"
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Re: soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Mensagem por cristiano » 10 fev 2013, 11:19

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Re: soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Mensagem por Bruno Coelho » 12 fev 2013, 23:53

cristiano Escreveu:https://patrolaventura.pt/forum/viewtopic.php?f=82&t=27727


Boas

Pois é meus amigos mais um 3.0 di que partiu desta vez a rifa calhou a mim. :stupid:

Eu ia a circular devagar e o motor começou a deitar uma fumarada que até assustava quem passava, por momentos pensei que tinha partido o turbo mas depois de se tirar os tubos do intercooler se soube que o problema esta dentro do motor. Acho que nem me vou dar ao trabalho de abrir , como devem saber vou ter de colocar outro motor.(cabstar)

Mas uma coisa é certa a pé nao fiquei, um patrol nunca deixa ninguem a meio do caminho, veio até casa com tres cilindros e a cuspir oleo pelo escape.

Por isso aceito concelhos quanto a aplicação. :leiam:

Por isso cuidado com os vossos motores

 
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Re: soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Mensagem por andremota77 » 13 fev 2013, 13:13

se queres manter o jipe original procura um motor igual mas de um ano mais recente, já deixaram de dar esse problemas.

se queres mudar de motor, depende do uso que queres dar.

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Re: soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Mensagem por Bruno Coelho » 13 fev 2013, 16:10

andremota77 Escreveu:se queres manter o jipe original procura um motor igual mas de um ano mais recente, já deixaram de dar esse problemas.

se queres mudar de motor, depende do uso que queres dar.


Pois é amigo mas já viste os preços dos motores zd30???

E os motores mais fiaveis já nao sao iguais ao que eu tenho como tal a eletronica nao é igual.

Para que complicar se o bd30 é fiavel e muito bom.

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