Problemas de aquecimento do motor

Melhoramentos, correcções e Afinações, está tudo aqui.

Registado: 26 set 2007, 22:53

Re: Problemas de aquecimento do motor

Mensagem por GGinó_PAJERO » 17 jun 2009, 19:21

sergio matias Escreveu:por acazo ja reparas-te se o radiador nao esta com lama por fora no ninho

O radiador esta limpo por detro por fora. tudo.
Cumprimenttos

Mensagem por GGinó_PAJERO » 17 jun 2009, 19:22

TiagoFerreira Escreveu:Tenho aqui um amigo craque nisso que só mexe em GR. Envia o carro para cá se quiseres. Reboque do seguro.
967833909

OK!! Amanha ligo para ver o que ele diz!! Ja agora qual é o nome!??
Cumprimenttos

Mensagem por GGinó_PAJERO » 18 jun 2009, 20:19

Hoje fui a Nissan, pedi para falar com o chefe de oficina, e expliquei lhe o meu problema, ao qual ele me respondeu, que provavelmente o problema é do termostato, inclusive, mostrou me um manual do GR, em que dizia que o termostato deve abrir ao 82 graus, e no maximo aos 90 graus... :confused:
Cumprimenttos

Registado: 23 out 2007, 20:26

Mensagem por Mario Duarte » 18 jun 2009, 21:05

Foi o que eu te tinha dito "vê o termoestato" isso é uma coisa barata. Olha tens mais debito de gasolio??? E que pressão de turbo tens??? :thumbsup:
...não basta ser Patrol, tem de ser GR

Registado: 22 dez 2005, 11:00

Mensagem por cristiano » 18 jun 2009, 21:07

GGinó_PAJERO Escreveu:Hoje fui a Nissan, pedi para falar com o chefe de oficina, e expliquei lhe o meu problema, ao qual ele me respondeu, que provavelmente o problema é do termostato, inclusive, mostrou me um manual do GR, em que dizia que o termostato deve abrir ao 82 graus, e no maximo aos 90 graus... :confused:

o teu deve estar a abrir tarde , mas abrindo tem de baixar a temperatura, como disses-te que o radiador estava quente é pq ele abriu. e a temperatura manteve-se alta na mesma...
viewtopic.php?f=1&t=7231&st=0&sk=t&sd=a&start=575 »»»»O INICIO««««

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Mensagem por GGinó_PAJERO » 18 jun 2009, 21:10

Mario Duarte Escreveu:Foi o que eu te tinha dito "vê o termoestato" isso é uma coisa barata. Olha tens mais debito de gasolio??? E que pressão de turbo tens??? :thumbsup:

O meu motor está de origem, nem bomba mexida nem turbo,
Cumprimenttos

Mensagem por GGinó_PAJERO » 18 jun 2009, 21:11

cristiano Escreveu:
GGinó_PAJERO Escreveu:Hoje fui a Nissan, pedi para falar com o chefe de oficina, e expliquei lhe o meu problema, ao qual ele me respondeu, que provavelmente o problema é do termostato, inclusive, mostrou me um manual do GR, em que dizia que o termostato deve abrir ao 82 graus, e no maximo aos 90 graus... :confused:

o teu deve estar a abrir tarde , mas abrindo tem de baixar a temperatura, como disses-te que o radiador estava quente é pq ele abriu. e a temperatura manteve-se alta na mesma...

Pois realmente tens razao :confused: :confused: :confused:
Cumprimenttos

Registado: 15 out 2008, 20:15

Mensagem por rddr » 19 jun 2009, 02:42

Caro amigo se o motor ainda nao parou acho que esta na altura de mudar a junta de cabeça antes que a cabeça de o estoiro se e que ja nao deu. E um conselho para depois nao sair ainda mais caro.

Abraços

Registado: 22 dez 2005, 11:00

Mensagem por cristiano » 19 jun 2009, 13:14

TiagoFerreira Escreveu:
cristiano Escreveu:entao o termoestato esta bom so se abrir aos 100 º ou coisa do genero...isso é a cabeça junta com fissura.... nao vejo outra hipotese....mas deus queira q esteja errado...boa sortte

É a junta da cabeça :thumbsup:

:okkk:
viewtopic.php?f=1&t=7231&st=0&sk=t&sd=a&start=575 »»»»O INICIO««««

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Registado: 15 jan 2006, 14:16

Mensagem por Gonçalo F. » 27 jun 2009, 01:34

MIGUEL BRAGA Escreveu:
Houve quem me assegurasse que: Bloco faceado, cabeça testada, junta nova, radiador limpo, viscoso da ventoinha a funcionar a 100%, o jipe não aquece.. isso é 100% garantido porque já vi jipes sem extra nenhum de arrefecimento com as alterações normais que todos fazem e não aquecem...

Ai sim? entao eu tenho uma outra perspectiva...

Pega num kk 6 cilindros novo... espeta lhe uns 37" a 1 bar... e vai lhe dar palhete como deve ser e depressa mudas a teoria :)

o problema é pneu... +potencia (maior temperatura de combustao)... e o facto de o motor ser MAL construido. Algo k com os pneumaticos de origem se disfarca...

abraço

Caros colegas de Fórum,

Houve quem escrevesse lá para as "páginas de trás" deste tópico (e bem) que, alguem substitui o turbo e o problema de aquecimento ficou resolvido ou minimizado... ou algo parecido com: "turbo enfraquecido = motor aquece mais e, depois de substituido, motor aquece menos". Obviamente, ISSO faz TODO O SENTIDO!!! Achei estranho é alguns foristas, reconhecidos como "entendidos na matéria", discordarem claramente.

Um turbo danificado/desgastado, em que deixou de debitar a pressão adequada a um determinado n.º de RPM do motor e, consequentemente, um menor caudal/massa de ar a introduzir na admissão, faz com que, para a mesma potência pretendida (de um motor com turbo em bom estado), haja uma quantidade de gasóleo nas câmaras desajustado e, exponencialmente, uma geração muito maior de calor no motor (e fumos, etc)

E isso é tao verdade que, tal como alguem tambem disse (julgo que o Tiago Ferreira), a adopção de um IC diminui muito os problemas de arrefecimento. ISSO TAMBEM É VERDADE. Diminui mesmo - resulta mesmo.

E porquê? Porque, tal como todos sabemos, o IC "ajuda" o Turbo a introduzir mais oxigénio (ou, se preferirmos, ar "arrefecido", portanto, mais denso) nas câmaras do motor; e isso permitirá o motor ter uma queima mais eficaz (ou mesmo total) do gasóleo injectado e o calor produzido é mais equilibrado e proporcional ao desempenho, logo, temos menos temperatura gerada, do que antes sem o IC; para a mesma a posição do acelerador.
Consequentemente, na prática, acontecerá que para o Patrol andar o mesmo que outro sem IC, não vamos precisar de tanto gasóleo nas câmaras, porque todo ele é "melhor" queimado, gerando a mesma potência.

Mas mais, É AINDA VERDADE que o motor do Patrol, com Turbo de geometria variável, para a mesma potência debitada, nesse instante, gera menos calor, que um motor com turbo sem pás de incidência (s/ geometria). As razões são ainda as mesma: os TGV`s, para a mesma rotação do motor e posição de acelerador (mesmos débitos), conseguem intruzir mais ar na admissão, que o turbo normal, havendo uma queima mais eficiente, melhor relação ar/combustível. E se temos mais potência, para o mesmo combustível, não precisamos de tanto débito de gasóleo para potência equivalente entre ambos os motores.
Menos gasóleo, menos calor.

Mas áparte a questão acima, em minha opinião, os nossos motores nunca terão uma solução para o aqueceimento (mais ou menos, todos aquecerão sempre) e porquê? Porque se trata de um problema de base de construção destes motores - os canais internos de refrigeração, nos regimes de potência e esforço maior, não têm caudal suficiente para movimentar a água necessária, entre o radiador e os pontos no motor mais distantes daquele.
Daí que, por vezes (em determinadas circunstânicas), a rotações mais altas, os RD28T, aquecem menos que a rotações baixas, devido à maior rotação da bomba de água e capacidade de bombagem. Façam esse teste.

Tudo o que fizermos e, se bem feito, apenas minimizará/atenuará o problema.

:thumbsup:

Registado: 14 abr 2008, 13:23

Mensagem por Raul Costa » 27 jun 2009, 19:43

Imagem

Mensagem por Mario Duarte » 28 jun 2009, 11:32

Sim senhor, não altero nem uma virgula, Só um aparte de tudo o que foi escrito se tem muito o problema do aquecimento experimentem fazer 2 furinhos no termoestato "simples, barato e eficaz" [clap] [clap] [clap] [clap] e depois digam algo acerca do resultado. :thumbsup: :thumbsup:

Registado: 23 ago 2005, 21:05

Mensagem por Eduardo » 28 jun 2009, 15:01

Boas

Ó Gonçalo, muito bem dizido sim senhor, finalmente apareçe alguem com argumentos lógicos e com sentido, claro que temos que dar o desconto aos "profissionais" da area que estão carecas de saber disto mas que não podem revelar os truques todos, né?? :rolleyes:

Realmente a EGT (Exaust Gas Temperature) é um factor fundamental na boa preparação de um motor,
ficam aqui umas palavrinhas, e um link para onde se pode saber mais alguma coisita sobre isso...

"We mentioned earlier that excessive EGTs are due to a rich air/fuel mixture, which can be caused by too much fuel. Too much fuel is typically the result of modifying a turbo-diesel for more power. Not all diesels are modified for speed or maximum pulling power; some diesels are modified for better towing and passing performance. There are many products on the market that claim to increase diesel power, but almost all of them increase fuel delivery at full power with little regard for EGT.

So why is EGT important? EGT is an indication of how hot the combustion process is in the cylinders, and the amount of "afterburning" that is occurring in the exhaust manifold. EGT is also directly related to the air/fuel ratio. The richer the air/fuel ratio in a diesel, the higher the EGT will be. Two things can create a rich mixture under heavy loads or at full throttle: the first is too much fuel, and the second is not enough air. That seems simple enough, but it's the second part, not enough air, that could get a stock, unmodified truck or motorhome in trouble. Anything that restricts intake airflow, or intake air density, limits the air mass that gets to the cylinders. Think of it as the amount of oxygen getting to the cylinders to support the combustion of fuel. This could include: a dirty or restrictive air cleaner, a partially blocked air intake, high outside air temperature, high altitude, restricted airflow to or through the radiator or intercooler, and high water temperature. The vehicle's water temperature gauge will provide a warning of a cooling system problem, but the other problems aren't likely to be noticed without a pyrometer unless the driver notices excessive exhaust smoke. A pyrometer also reacts more quickly than the water temperature gauge, so it allows the driver to spot a problem sooner and avoid engine damage. A restrictive exhaust system can also reduce the airflow through the engine, resulting in a rich condition. Any of the above conditions can result in excessive EGT if the vehicle is working hard, such as pulling a heavy load, running at sustained high speed, subjected to climbing a long grade, etc.

Excessive EGT can cause engine damage or turbocharger damage, but let's get more specific. Which parts will fail first is a matter of the design and materials used in the various parts of the turbo-diesel, but usually it starts with the turbocharger. Under sustained excessive EGT, the square corners at the outer ends of the vanes, where the material is thinnest on the turbine wheel, can become incandescent and then melt, resulting in a rounding off of the square corners. If you or your mechanic finds this indication before anything more serious happens, consider yourself very lucky, because shortly after the tips melt, the turbine wheel goes out of balance and wipes out the turbocharger bearings, which may or may not result in shaft failure and destruction of the turbine and compressor wheels. Excessive EGT can also erode or crack the turbine housing. In extreme cases, high EGT can drive the turbocharger into an overspeed condition that exceeds the designed operating speed due to the additional heat energy. When this happens, either the turbine wheel or the compressor wheel may burst. If the turbo doesn't go first, excessive EGT, if sustained, will damage the pistons. Such damage can include piston deformation, melting, burning, holes, cracking, etc. This damage is cumulative, so if you slightly burn a piston top, the engine may continue to run without problems, but the next time you run excessive EGT more damage may be done, and so on, until failure occurs. Piston failure can be catastrophic -- that means very expensive. At a minimum, an engine overhaul will be required, and that too is expensive. Excessive EGT can also cause exhaust manifold and cylinder head cracking. Exhaust valves can fail from high EGT as well. Among the first engine parts to suffer damage will be those made of aluminum since aluminum has a lower softening and melting temperature than steel or cast iron. Diesel pistons are aluminum, and a growing number of diesels also use aluminum cylinder heads."

http://bankspower.com/techarticles/show/25-Why-EGT-is-Important :leiam:
É só teoria, mas para mim fáz todo o sentido do mundo, sempre achei extranho nunca ver um GR desses todos XPTTO com pirometero montado, secalhar é por isso que tantos dão o pifo :flush:
BoaSorTTe

Mensagem por GGinó_PAJERO » 20 jul 2009, 20:18

Boas pessoal!! Este fim de semana, reparei que tinha o tubo que vai para o vaso de espansao dobrado, mal passava agua!! Será dai que o motor me andava a aquecer demais!?!? :confused: Ou isso nao tem influencia!?!? :confused: :confused:
Cumprimenttos

Registado: 14 abr 2008, 13:23

Mensagem por Raul Costa » 05 ago 2009, 14:19

Não me parece...

Registado: 10 abr 2006, 19:48

Mensagem por PJHO » 05 nov 2009, 16:06

Gonçalo, nunca mais deste novidades sobre o problema de aquecimento.
Como está isso?
GRande abraço
Pedro Oliveira

Apresentação PA: viewtopic.php?f=1&t=1864&start=0

NÃO IMPORTA O TT QUE TENS, MAS O TT QUE PRATICAS!

Petição para o Dia Nacional do TT:
http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N2258

Registado: 10 abr 2006, 19:48

Mensagem por PJHO » 06 nov 2009, 18:29

No GR de Angola acabei de limpar o radiador e o circuito. A bomba está ok. Meti o termostato (não tinha).
Esteve ali uma meia hora entre as 3.000 e as 3.500 RPM e o ponteiro da temperatura não chega a meio e está constante.
À partida acredito que o problema está resolvido.
No teu caso Gonçalo, tens o Radiador limpo, ok, mas olha que eu também pensava que tinha e quando fui ver...
Se puderes vê isso novamente...
Boa sorte.
GRande abraço
Pedro Oliveira

Apresentação PA: viewtopic.php?f=1&t=1864&start=0

NÃO IMPORTA O TT QUE TENS, MAS O TT QUE PRATICAS!

Petição para o Dia Nacional do TT:
http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N2258

Mensagem por GGinó_PAJERO » 06 nov 2009, 22:52

PJHO Escreveu:Gonçalo, nunca mais deste novidades sobre o problema de aquecimento.
Como está isso?

Boas! Ainda nao resolvi. Inclusive ja meti ventoinhas electricas, aquece um pouco menos, mas passa sempre de meio, quando se pisa o pé a fundo algum tempo. :crybaby:
Cumprimenttos

Mensagem por Mario Duarte » 07 nov 2009, 00:32

Bota aí fotos das ventuinhas que aplicas-te companheiro... [clap] [clap] [clap] [clap] [clap] [clap]

Registado: 25 abr 2006, 20:56

Mensagem por TiagoFerreira » 07 nov 2009, 18:49

Não terás a junta da cabeça queimada??? Tens de ter de certeza.. :leiam:
Tiago Ferreira - EriceiraTT

Mensagem por GGinó_PAJERO » 10 nov 2009, 22:45

TiagoFerreira Escreveu:Não terás a junta da cabeça queimada??? Tens de ter de certeza.. :leiam:

Acho que nao, eu chego a ter o ponteiro da temperatura a meio, tiro a tampa do radiador, e depois acelero, e a agua esta ali, que nao sai, nem sequer faz bolhas... :confused:
Cumprimenttos

Registado: 27 set 2007, 15:34

Mensagem por jonny » 11 nov 2009, 19:36

Boas!

Eu ca esse problema do meu aquecer tambem foi resolvido com umacabeca nova tubos novos e termostato novinho e uma boa afinadela e acabaram-se esses problemas todos :D

Registado: 20 fev 2007, 00:36

Mensagem por atravessado » 19 nov 2009, 23:18

Não kerendo denegrir ninguém, venho apoiar as sabias palavras proferidas pelo Gonçalo F....mtos Parabéns...eu sou mecânico e tenho com mto gosto um Patrol RD28T e de facto tal como o Gonçalo disse, já constatei à muito k o meu bitxo kdo vai a alta rotação aquece menos do k na sua maravilhosa 5ªvelocidade sem stress...mas ate esta semana sempre pensei k o problema fosse a bomba d'agua danificada...tirei-a esta semana juntamente com a distribuição e vedantes, havia 1 k melava 1 pco...e constatei k a bomba d'agua esta nova como à 5anos kdo a coloquei....mas estava a pensar em fazer 1 nova Poli pra bomba d'agua com menos 1cm de diâmetro, ja alguém o fez ou sabe de algum contra eu o fazer????...pk o meu RD28T tem a bomba e o turbo virgens e apesar de ter andado sempre com 33x12.5R15 nunca vi necessidade em o abrir...mas agora como tou a pensar em passa-lo pra jante 16 com um pneu +alto kero passar o turbo para 1 bar de pressão e dar 1pco +de débito à bomba...mas ñ kero andar com a temperatura a 3/4...tenho 1 radeador maior, tubagens tdas novas, junta nova, ventoinhas electricas de 1peugeot 205 1.9Gti a dispararem manualmente e ventoinha original com 1 viscoso aplicado+denso...nunca tive stresses com a temp....so na piãosada é k as vzs subia...por isso lhe coloquei as ditas ventoinhas electricas!!!Mas façam atenção ao k o Gonçalo diz...pk é a +pura realidade....o meu turbo é novo...nunca andei com ele degradado...mas tem tda a lógica!!!Pensem bem...Abraço e bons TTrilhos [clap]

Mensagem por GGinó_PAJERO » 20 nov 2009, 00:27

Eu agora só ja me preocupo com a temperatura do meu, quando passa de 3/4 de ponteiro... Pois o normal que ele anda sempre é a meio... :confused:
Cumprimenttos

Registado: 22 fev 2008, 14:49

Mensagem por PG » 20 nov 2009, 12:53

GGinó_PAJERO Escreveu:Eu agora só ja me preocupo com a temperatura do meu, quando passa de 3/4 de ponteiro... Pois o normal que ele anda sempre é a meio... :confused:

Poe um manometro adicional para que tenhas certeza das temperaturas que está a fazer...

O meu a meio no manometro faz 70graus...
Abraço

PG

AnteriorPróximo

Voltar para Motor

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes