Para que não queimem a colaça...

Melhoramentos, correcções e Afinações, está tudo aqui.

Registado: 28 mai 2007, 18:27

Re: Para que não queimem a colaça...

Mensagem por Coyotte » 08 ago 2009, 20:10

Boas!

Esqueci-me de dizer que no meu caso a máquina não aquecia no monte mas sim em estrada. :eek: :nod:

Das 3 vezes que aqueceu no monte foi porque eu levei a insistência da minha pessoa ao máximo :rolleyes: :stupid: para fazer determinado obstáculo. Parando 5 minutos ou nem isso, com o motor apenas ligado, a temperatura descia ao valor normal. :nod:

Já em estrada, a coisa não é bem assim e a ir em direcção a vila real, A4 por exemplo, e com o velocímetro nos 100, o que dá real 120km/h, a temperatura era como uma ferbre repentina :angry: e depois tinha que descer para os 60 no velocímetro e entrava em modo "pastelão" :grrr: por lá fora. Este é o principal motivo para fazer estas excelentes alterações. :nod:

De notar que o meu não é o turbo, :crybaby: por isso (e se estiver errado corrijam-me) o esforço sobre o material não é tão grande, à mesma temperatura que um motor turbo. Já sei que depende das situações, :rolleyes: mas regra geral penso ser assim que funciona. :leiam:

Dito isto e depois de eliminar o viscoso e colocar as respectivas dissipadoras de calor com alimentação eléctrica [bigsmile] comento como se porta a máquina. :nod:

CumprimenTTos,

Ricardo

Mensagem por Coyotte » 11 ago 2009, 22:35

MIGUEL BRAGA Escreveu:

Imagem

esta é a melhor configuração. pois se colocares a sonda do lado direito, vais evitar que as ventoinhas estejam kuase sempre ligadas. pois a agua ao sair do motor, percorre o radiador, e se este for suficiente para baixar a tempera as ventoinhas nem ligam, ja do outro lado, a agua sai sempre kente do motor, logo as ventoinhas vao estar kuase sempre ligadas ou pelo menos por um longo tempo.

Boas!

Miguel, um probleminha... :rolleyes:

A sonda que utilizaste foi das de encosto? Por exemplo, encostada/aparafusada ao radiador e por transferência térmica, o contacto da sonda com o contacto do metal do radiador faz a leitura,

ou:

Sonda em contacto com a água, nalgum ponto/taco desse local do radiador, ou mesmo fazer um furo para lhe aplicar lá a sonda?

Agradecia que me alucidasses, caso disponhas desta informação.
Obrigado :okkk:

Abraço,

Ricardo

Registado: 10 ago 2005, 20:07

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 12 ago 2009, 06:09

Mandas furar o radiador, abrir rosca e apertar a sonda. ela fica em contacto com a agua. kk casa de radiador sabe como fazer.
abraço

Mensagem por Coyotte » 12 ago 2009, 08:35

Eh lá...

pensei que isso podia ser feito "home made" mas já vi que está complicado. :rolleyes: :rolleyes: :D

Já vou ter que tirar o radiador (novamente) fora para lhe aplicar os apoios com as respectivas ventoínhas e assim aproveito e mando fazer esse procedimento. :nod:

obrigado pela rápida informação. :okkk:

Abraço,

Ricardo

Registado: 16 abr 2008, 00:03

Mensagem por lenhador » 12 ago 2009, 19:59

Boas, nao precisa ser no radiador, basta na tubagem tipo by pass...etc corta-se o tubo e aplica-se o termo num tubo que fará uniao entre motor e radiador etc etc etc
o resto já sabem...

abraços tt lenhador

Mensagem por Coyotte » 12 ago 2009, 21:49

Boas lenhador!

Já que te "chegaste à frente", :D tens alguma idéia do sítio? :confused: Isto para o caso de teres este sistema montado. :nod:

No radiador eu sei que fica melhor, mais profissional, :leiam: mas pensando no que disseste, de facto, tem ali um local onde se pode fazer um furo e meter a sonda no metal, neste caso é o taco de cima, mesmo encostado ao radiador, que tem uma mini estrutura em metal e que vai aparafusar no radiador (parte de cima, lado direito, quem olha de frente, na direcção do motor).

Que te parece esta solução, caso não tenhas este sistema no teu? :rolleyes:

Abraço, :okkk:

Ricardo

Mensagem por lenhador » 12 ago 2009, 22:25

Boas, vou tentar explicar melhor, o tubo que vai do radiador ao motor corta-se, falo por ex do de cima !!! depois a forma de o unir

por ex é com outro tubo metalico, nesse mesmo tubo metalico ( aço inox ) abre-se um buraco com a largura da sonda, abre-se rosca no mesmo, aparafusando a sonda, assim fica em contacto com a (agua ) do motor ...

no meu nao tenho, mas noutro que já tive estava assim...etc...a ventilhaçao era do clio diesel..etc se a sonda avariar fica mesmo á mao de trocar....

abraço lenhador

p.s realmente no radiador fica melhor, e com outro acabamento.. :okkk:

Registado: 15 jan 2006, 14:16

Mensagem por Gonçalo F. » 12 ago 2009, 23:15

ricouto Escreveu:Boas lenhador!

Já que te "chegaste à frente", :D tens alguma idéia do sítio? :confused: Isto para o caso de teres este sistema montado. :nod:

No radiador eu sei que fica melhor, mais profissional, :leiam: mas pensando no que disseste, de facto, tem ali um local onde se pode fazer um furo e meter a sonda no metal, neste caso é o taco de cima, mesmo encostado ao radiador, que tem uma mini estrutura em metal e que vai aparafusar no radiador (parte de cima, lado direito, quem olha de frente, na direcção do motor).

Ricardo

Os radiadores dos 260 RD28T de 92 e 93 (pelo menos destes) têm um parafuso de polegada, na calha direita (do lado da saída da água) - portanto do lado mais "frio" do radiador.

É o melhor local, por tudo (mais frio e com pouco "lavoura"), para montar esse sensor-válvula das ventoinhas (montei uma da FAE); o passe e diametro de rosca é igual.

Foi aí que montei a minha válvula e "comanda" impecavelmente :thumbsup: o trabalho das ventoinhas - só liga mesmo quando a "refrigeração natural" é insuficiente.

:unibrow:

P.S.: posso colocar ou enviar fotos, se isso ajudar [wink]

Mensagem por Coyotte » 12 ago 2009, 23:20

Boas lenhador!

Quanto ao tubo para colocar a sonda já percebi. E sempre se pode dar um "acabamento" com alguma qualidade; contudo no radiador ficará sempre melhor, nisso estamos de acordo.

Agora desculpa ser insistente (persistente ou chato, depende do ponto de vista) [bigsmile] mas eu de início era para colocar a ventoínha do Clio a diesel, que é "grande" mas apenas uma e como vou elimnar a ventoinha de origem (viscoso), olhei para a ventoínha do Clio e pensei...

hum.. é grande de facto mas é só uma. Não sei se a "tiragem de ar" será suficiente... :confused:

Então lá se arranjaram 2 ventoínhas na oficina (separadas, incluindo cabos e ligações) e serão essas que estou a pensar em colocar. :nod:

Contudo, se me disseres que sem a ventoínha de origem e com uma eléctrica do clio a diesel a coisa fica a funcionar 5 estrelas, então meto essa. Assim tenho menos trabalho, quer a nivel de ligações, quer a nível de suportes/apoios e fica meio caminho andado. :nod:

P.S. Como fiz uma distenção muscular, :( estou um bocado atrasado em relação a esta (e outra) modificação, mas mal eu tenha isso pronto, coloco aqui as fotos para mostrar como ficou. :thumbsup:

P.S.2 Se indicares que a ventoínha do Clio serve e se depois de tudo montado a máquina ainda aquecer, vou pedir à bruxa para te rogar uma praga... :grrr: :grrr:
[}:)] [}:)] [}:)] [}:)]

Abraço,

Ricardo

Mensagem por Coyotte » 12 ago 2009, 23:27

Gonçalo F. Escreveu:

Ricardo

Os radiadores dos 260 RD28T de 92 e 93 (pelo menos destes) têm um parafuso de polegada, na calha direita (do lado da saída da água) - portanto do lado mais "frio" do radiador.

É o melhor local, por tudo (mais frio e com pouco "lavoura"), para montar esse sensor-válvula das ventoinhas (montei uma da FAE); o passe e diametro de rosca é igual.

Foi aí que montei a minha válvula e "comanda" impecavelmente :thumbsup: o trabalho das ventoinhas - só liga mesmo quando a "refrigeração natural" é insuficiente.

Boas!

Isso é que era maravilha :nod:

Referes-te ao parafuso que tem no radiador, da parte de dentro em baixo que serve como purga para se tirar ao líquido de refrigeração? :rolleyes:

Já agora, eu ia utilizar uma sonda que tivesse lá pela oficina onde levo a minha máquina ao "Doutor" mas se tens aí o nome e referência da dita cuja, agradecia que mo dissesses. :nod:

Fotos é que era óptimo, pois são a melhor forma de se perceber o que se escreve. :leiam:

Abraço e obrigado pelo "help". :okkk:

Ricardo

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 12 ago 2009, 23:48

Aconcelho duas ventoinhas... ate podem ligar em temperaturas diferentes... o k tb aconcelho. no entanto duas é sempre melhor... se uma pifar... ta la outra :thumbsup: :king:

Mensagem por lenhador » 13 ago 2009, 21:04

Quanto ao tubo para colocar a sonda já percebi. E sempre se pode dar um "acabamento" com alguma qualidade; contudo no radiador ficará sempre melhor, nisso estamos de acordo.

Agora desculpa ser insistente (persistente ou chato, depende do ponto de vista) [bigsmile] mas eu de início era para colocar a ventoínha do Clio a diesel, que é "grande" mas apenas uma e como vou elimnar a ventoinha de origem (viscoso), olhei para a ventoínha do Clio e pensei...

hum.. é grande de facto mas é só uma. Não sei se a "tiragem de ar" será suficiente... :confused:

Então lá se arranjaram 2 ventoínhas na oficina (separadas, incluindo cabos e ligações) e serão essas que estou a pensar em colocar. :nod:

Contudo, se me disseres que sem a ventoínha de origem e com uma eléctrica do clio a diesel a coisa fica a funcionar 5 estrelas, então meto essa. Assim tenho menos trabalho, quer a nivel de ligações, quer a nível de suportes/apoios e fica meio caminho andado. :nod:

P.S. Como fiz uma distenção muscular, :( estou um bocado atrasado em relação a esta (e outra) modificação, mas mal eu tenha isso pronto, coloco aqui as fotos para mostrar como ficou. :thumbsup:

P.S.2 Se indicares que a ventoínha do Clio serve e se depois de tudo montado a máquina ainda aquecer, vou pedir à bruxa para te rogar uma praga... :grrr: :grrr:
[}:)] [}:)] [}:)] [}:)]

Abraço,

Ricardo

Boas, sou da opiniao das 2 ventoinhas, só nao falei nisso pois nao achei necessario....pelo tamanho do radiador tem que ser 2 :okkk:

eu fui e sou a favor de
bons acabamentos, se bem que já á algum tempo para cá dou mais valor a coisas praticas e funcionais...
sem muitos trabalhos e nicotices, pois tempo é dinheiro, e em 4x4 que andam no monte..heheheh queremos é o mateiral á mao :thumbsup: se reparares as vezes andamos mais preocupados em ter as maquinas bonitas, e andamos a mexer mais nelas do-que as cavalgar :D :D :D :D espero que tenhas percebido o meu coment [wink] nao te posso dar conselhos gerais sobre patrois, pois nao sao bem meus

conhecidos apezar de ter um GR, eu nao gosto de ventoinhas eletricas, burrice minha talvez, eu para min quero viscosos...tambem na verdade nao ando muito em lama...mais pedra...dai nao haver risco de partir

ventoinhas RESUMO quero é simplicidade....nao gosto de fios [wink] ... [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile]

abraço lenhador

P.S existem soluçoes baratas, faceis e praticas de fazer muita coisa, as vezes estao mesmo á nossa frente..
nao vale a pena complicar ...

Mensagem por Coyotte » 13 ago 2009, 22:49

Boas lenhador!

Não conheces o tal ditado de que normalmente se complicam as coisas simples para depois se chegar à conclusão de que afinal não eram tão complicadas? [bigsmile]

A verdade é que eu quando vou para o monTTe gosto de poder confiar no que tenho para poder fazer o que faço. Como exemplo, tenho que confiar que os pneus estão bons e que vão agarrar em tal sítio pois, se não agarrarem, lá vai o painel contar uma árvore? Ou que o conjunto da suspensão tem que estar sempre revisionado pois, se ao fazer determinada picada com inclinação lateral e o choques de trás a varrer a pedra.. tenho que ter confiança que as molas aguentam, os brincos não vão partir, os amortecedores estão fiáveis, etc... pois senão é capotanço certo? Isto para mim é fundamental, o estado da pintura, se isto ou aquilo está mais bonito, são coisas secundárias. Afinal eu ando no monTTe muitas vezes e em primeiro vem o prático, SEGURO e funcional. :nod: :nod:

Quanto a funcionalidades, no motor gosto do mais simples, esquecer as centralinas, bombas electricas, etc... quanto mais simples melhor. :nod:

Eliminar o viscoso para mim é vantajoso pois para além de conseguir mais alguns cavalos, :eek: [bigsmile] [bigsmile] com as eléctricas tenho uma melhor dissipação de calor. A parte eléctrica é simples e permite-me um controlo automático e manual.

Juntando a isto o facto de poder colocar uma sonda numa abertura do radiador que tem o mesmo passo de rosca, fica uma coisa funcional, estéticamente agradável, com algum trabalho e baixo investimento monetário, que acima de tudo NÃO DEIXA O BIXO AQUECER :clapp: :clapp:

Portanto estamos de acordo em quase tudo, o que já é muito bom :clapp: :clapp: [clap] [clap]

Falta só o amigo Gonçalo F. dar-me os pormenores para dar andamento à coisa.

Mais uma vez obrigado. :okkk:

Abraço,

Ricardo

Registado: 22 dez 2005, 11:00

Mensagem por cristiano » 14 ago 2009, 08:57

para a semana vou por no meu um produto novo que nao deixa a agua ferver , ou ferve mais tarde...dissipa o calor da agua do radiadaor entre 15 a 30 % salvo o erro....fizeram testes e resulta....segunda ja o devo ter nas maos....
viewtopic.php?f=1&t=7231&st=0&sk=t&sd=a&start=575 »»»»O INICIO««««

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Registado: 26 mai 2007, 22:34

Mensagem por ruidesousa » 14 ago 2009, 09:57

cristiano Escreveu:para a semana vou por no meu um produto novo que nao deixa a agua ferver , ou ferve mais tarde...dissipa o calor da agua do radiadaor entre 15 a 30 % salvo o erro....fizeram testes e resulta....segunda ja o devo ter nas maos....

A utilização de um bom anti-congelante já atrasa bastante o ponto de ebulição.
Fiquei curioso em relação a esse produto, qual é nome e marca?

Abraço
Rui de Sousa
Imagem

Registado: 07 mai 2009, 22:50

Mensagem por JFM » 14 ago 2009, 10:59

cristiano Escreveu:para a semana vou por no meu um produto novo que nao deixa a agua ferver , ou ferve mais tarde...dissipa o calor da agua do radiadaor entre 15 a 30 % salvo o erro....fizeram testes e resulta....segunda ja o devo ter nas maos....

Ora viva.
Se não for pedir muito podias de dizer o nome desse produto.

Registado: 23 ago 2005, 21:05

Mensagem por Eduardo » 14 ago 2009, 12:44

Boas

Ó Cristiano, no teu caso (nos outros mais "normais" talvez n justifique) já pensaste em cobrir os colectores de escape, o caracol da turbina e o restante escape até perto do flexivel com isolador termico?? existem varios produtos disponiveis para esse fim, fibras ceramicas, fita termica, etc...

N tenho nenhuma experiençia prática em automoveis com isto, mas a nivel industrial já vi algumas vezes e sei que há quem use em carros, expeçialmente carros a gazolina turbinados, no teu caso e seguindo apenas a lógica/intuição lesses componentes devem atingir temperaturas bem mais elevadas que o habitual, pelo que devido á proximidade que têm com a linha de admissão devem aqueçer bastante tudo o que está á volta e o próprio compartimento do motor....

Para alem de impedir que o calor desses componentes "contamine" o que os rodeia, pareçe que uma manter uma temperatura alta dos gazes ao longo do escape tambem ajuda a sua exaustão, e tens ainda a vantagem de poder entrar na agua mais descançado pois o bloqueio térmico funçiona tambem em sentido contrario, impedindo que a agua fria faça um choque termico nesses componentes

Isso e umas "gelras" no rebordo do capot e deves ficar bem mais ao fresco :D :thumbsup:
BoaSorTTe

Registado: 15 jan 2006, 14:16

Mensagem por Gonçalo F. » 14 ago 2009, 14:30

ricouto Escreveu:
Gonçalo F. Escreveu:

Ricardo

Boas!

Isso é que era maravilha :nod:

Referes-te ao parafuso que tem no radiador, da parte de dentro em baixo que serve como purga para se tirar ao líquido de refrigeração? :rolleyes:

Já agora, eu ia utilizar uma sonda que tivesse lá pela oficina onde levo a minha máquina ao "Doutor" mas se tens aí o nome e referência da dita cuja, agradecia que mo dissesses. :nod:

Fotos é que era óptimo, pois são a melhor forma de se perceber o que se escreve. :leiam:

Abraço e obrigado pelo "help". :okkk:

Ricardo

Boas,

Não consigo chegar à referência (só consultando os catálogos da FAE), mas sei que:
Diâmetro: rosca M22
temperaturas de gestão:
98/93
90/85 (só uso esta gama, para ambas as ventoinhas)

Aqui ficam as fotos.
Imagem
Imagem

Interruptor no interior para ligar manualmente:
Imagem

Boa solução :thumbsup:

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 14 ago 2009, 14:31

Eduardo Escreveu:Boas

Ó Cristiano, no teu caso (nos outros mais "normais" talvez n justifique) já pensaste em cobrir os colectores de escape, o caracol da turbina e o restante escape até perto do flexivel com isolador termico?? existem varios produtos disponiveis para esse fim, fibras ceramicas, fita termica, etc...

N tenho nenhuma experiençia prática em automoveis com isto, mas a nivel industrial já vi algumas vezes e sei que há quem use em carros, expeçialmente carros a gazolina turbinados, no teu caso e seguindo apenas a lógica/intuição lesses componentes devem atingir temperaturas bem mais elevadas que o habitual, pelo que devido á proximidade que têm com a linha de admissão devem aqueçer bastante tudo o que está á volta e o próprio compartimento do motor....

Para alem de impedir que o calor desses componentes "contamine" o que os rodeia, pareçe que uma manter uma temperatura alta dos gazes ao longo do escape tambem ajuda a sua exaustão, e tens ainda a vantagem de poder entrar na agua mais descançado pois o bloqueio térmico funçiona tambem em sentido contrario, impedindo que a agua fria faça um choque termico nesses componentes

Isso e umas "gelras" no rebordo do capot e deves ficar bem mais ao fresco :D :thumbsup:

Eduardo tenho essa fita/manta termica no wrangler com motor 6.0L a gasolina e de facto é impressionante a capacidade dakilo. podes tocar nos colectores com a mao.

mas num diesel nao vejo temperatura para isso valer a pena...axo eu k nao domino bem o tema :ups: nem nunca li nada sobre o tema

Mensagem por Coyotte » 14 ago 2009, 14:35

Gonçalo,

obrigado pela info e pelo trabalho de postares as fotos aqui :okkk:

Abraço,

Ricardo

Mensagem por cristiano » 14 ago 2009, 14:39

sei que é MOTUL salvo o erro.... segunda ja o devo ter.... :okkk:

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 14 ago 2009, 14:46

Nao te vao enganar e meter uma barrela :) pois isso vende se bastante barato, e existem dezenas de marcas que vendem disso. que vao dos 15% ao 50% de ganhos em termos de energia termica... mas nao baixa a temperatura.

olha aki:

http://www.jegs.com/p/Red-Line-Oil/Red-Line-Diesel-Water-Wetter-Supercoolant/1225490/10002/-1

http://www.jegs.com/p/Red-Line-Oil/Red-Line-Water-Wetter-Supercoolant/752191/10002/-1

http://www.jegs.com/p/Be-Cool-Radiators/Be-Cool-Be-Coolant-Engine-Coolant/1223163/10002/-1

O melhor quanto a mim:
http://www.jegs.com/i/Royal+Purple/831/01600/10002/-1
http://www.royalpurple.com

Fica a dica do cristiano para os k andam smepre com as psicoses de akecimento

Outra hipotese k tb ajuda é colocarem coolante 100% e nao a 10,15 ou 20% como se vendem, pois nao sao puros. á casas k os teem a 100%... mas xeira a alho para caracas :P

Mensagem por cristiano » 14 ago 2009, 14:48

http://www.redlineoil.com/products_cool ... antFlash=1 ve aqui o teste, agora se resulta LOL..... eu nao procurei o produto, um amigo comprou para o dele e eu como tenho psicose de andar sempre com tratamentos pedi para me trazer um....he he assim ja durmo mais descansado.....LOL

Registado: 26 mai 2007, 22:34

Mensagem por ruidesousa » 14 ago 2009, 14:55

cristiano Escreveu:sei que é MOTUL salvo o erro.... segunda ja o devo ter.... :okkk:

Deve ser este:

Imagem

a ficha técnica:

Aplicações

Para todos os circuitos de refrigeração de Motocicletas, Automóveis de turismo, em regime de super aquecimento ou em competição, para reduzir a temperatura de operação do motor.
ATENÇÃO: Algumas regulamentações de competição impõem a utilização de água pura como refrigerante. Confirmar com a organização a permissão para utilizar aditivos como Motul MoCool. A Motul exime-se de toda responsabilidade por eventual desclassificação pelo uso indevido de aditivos não permitidos pelo regulamento.
Motul MoCool não protege contra o congelamento do fluido refrigerante.

Especificações:

Redução da temperatura de operação em 15ºC (30ºF): Melhora a troca térmica e a eficácia do circuito de refrigeração.
Ótima proteção contra a corrosão.
Recomendado para circuitos com materiais de ligas de Magnésio, Alumínio, para blocos fundidos bem como para metais amarelos como latão, bronze e cobre.
Excelente proteção contra os efeitos de cavitação na bomba. Propriedades anti-corrosivas resistentes às elevadas temperaturas assim como excelente estabilidade contra o envelhecimento. Longa duração de seus efeitos anti-corrosivos.
Compatibilidade com todos os materiais de juntas e conduções.

Conselhos de utilização

Motul MoCool é um fluido de refrigeração concentrado, misturar com água destilada para uso imediato.
Proporção da mistura: 5% (20:1)
Não usar o produto puro.
Pode ser misturado com a maior parte dos fluidos refrigerantes à base de Monoetilenoglicol.

Características técnicas

Isento de Nitirtos / Aminas / Fosfatos / Boratos / Silicatosb>

Cor Visual Violeta
Densidade a 20°C/68°F ASTM D1122 1.058
pH ASTM D1187 9.4

Embalagens
Frasco: 1L

Abraço
Rui de Sousa
Imagem

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 14 ago 2009, 14:56

cristiano Escreveu:http://www.redlineoil.com/products_coolant.asp?productID=53&coolantFlash=1 ve aqui o teste, agora se resulta LOL..... eu nao procurei o produto, um amigo comprou para o dele e eu como tenho psicose de andar sempre com tratamentos pedi para me trazer um....he he assim ja durmo mais descansado.....LOL

se nao faz bem... mal tb nao faz eheheheh

AnteriorPróximo

Voltar para Motor

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes