soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Melhoramentos, correcções e Afinações, está tudo aqui.

Registado: 16 nov 2009, 17:54

Re: soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Mensagem por Bruno Coelho » 24 mai 2012, 17:18

Bruno Coelho Escreveu:
Sotnas Escreveu:Olá a todos!
Eu comprei a minha aqui:
http://www.ebay.co.uk/itm/NISSAN-MAXIMA-PATROL-22680-4M500-MASS-AIR-FLOW-SENSOR-MAF-/250962944130?pt=UK_CarsParts_Vehicles_CarParts_SM&fits=Car+Make%3ANissan|Model%3APatrol+Gr&hash=item3a6e8ea082

Foi colocada pelo Carnaval e ja foi bem testada, ate agora tudo normal!
Nuno Santos

Bem arrisquei mais uma vez mandei vir uma espero que corra tudo bem..

Assim que chegar digo se valeu a pena..

Já chegou a minha encomenda!!!

Adivinhem :hummm:

Trocada já vou ter de me chatear :grrr: :grrr:

Não percebo dizem que dá para todos e afinal não dá para nada!!!

Condition:
New: A brand-new, unused, unopened and undamaged item in original retail packaging (where packaging is ... Read more
Part Manufacturer: 22680 AA290 2W200 4M500 4M501 6N210 AD200 AD201
Other Part Number: 22680-AA290, 22680-4M501, 22680AD200, 22680AD201 Manufacturer: All Manufacturers
Type: Air & Fuel Delivery Manufacturer Part Number: 22680-AA290, 22680-4M501, 22680AD200, 22680AD201
Subtype: Air Mass Flow Meter Interchange Part Number: 226804M500, 22680-2W200
Intended Use: Replacement Part

Mensagem por Bruno Coelho » 16 jun 2012, 16:10

Boas amigos patroleiros

Já algum tempo que não dava novidades mas tenho andado ocupado. Já montei um temporizador de velas parecido com a do nosso amigo Edu e ficou porreiro. Parece que agora já vou ter a maf encomendei na espress 24 num site espanhol de material eléctrico que parece muito porreiro.

Mas agora tenho uma duvida e gostava da vossa opinião, eu normalmente só ando cerca de 5 a 6000 km por ano no jipe e mudo o óleo quando faz um ano porque não atinjo o limite de km uma vez que coloco 10w40 (que normalmente estes óleos dão para 10000km) será que posso colocar 15w40 e mudar em cada 5000km???

Aguardo comentários.

Bruno Coelho

Registado: 22 dez 2005, 11:00

Mensagem por cristiano » 16 jun 2012, 23:50

Mete 5w40 usa o que a marca indica .
viewtopic.php?f=1&t=7231&st=0&sk=t&sd=a&start=575 »»»»O INICIO««««

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Mensagem por Bruno Coelho » 17 jun 2012, 13:41

cristiano Escreveu:Mete 5w40 usa o que a marca indica .

Ok até ai tudo bem mas o meu problema continua e se colocar o 5w40 ainda me fica mais caro e continuo a deitar oleo fora :stupid:

Registado: 08 set 2008, 12:37

Mensagem por jorgenog » 21 jun 2012, 20:19

Boas as todos,

Para este motor nesse ano as especificações indicam um oleo 10w40, embora um 5w40 tambem seja um bom oleo mas devido a sua viscosidade o motor consome-o um pouco mais, e se a saude já não estiver muito boa este consumo torna-se exagerado.

Outro fator é o preço do 5w40, na minha opinião torna-se muito dispendioso tendo em conta uma utilização normal, para quem ande sempre no pico a conversa já é outra, quanto melhor o oleo melhor o desempenho e a lubrificação.

Eu o meu leva 10w40 e quando apanho uma promoção de oleo e esteja na altura de mudar vai logo mudança com filtro novo.

Cumps.

Jorge Nogueira.
EX. PATROL 3.3 DV, DUAS TONELADAS DE PURO PRAZER.
PATROL GR 3.0 DI, DUAS TONELADAS E MEIA DE PURO PRAZER

Mensagem por Bruno Coelho » 22 jun 2012, 06:14

jorgenog Escreveu:

Boas as todos,

Para este motor nesse ano as especificações indicam um oleo 10w40, embora um 5w40 tambem seja um bom oleo mas devido a sua viscosidade o motor consome-o um pouco mais, e se a saude já não estiver muito boa este consumo torna-se exagerado.

Outro fator é o preço do 5w40, na minha opinião torna-se muito dispendioso tendo em conta uma utilização normal, para quem ande sempre no pico a conversa já é outra, quanto melhor o oleo melhor o desempenho e a lubrificação.

Eu o meu leva 10w40 e quando apanho uma promoção de oleo e esteja na altura de mudar vai logo mudança com filtro novo.

Cumps.

Jorge Nogueira.

Boas Jorge

Já agora quantos km fazes com o 10w40??

Será má ideia fazer 5000km com o 15w40? Assim pelo menos tinha sempre o oleo novo

Cump

Bruno Coelho

Registado: 05 dez 2005, 21:14

Mensagem por Pedrowolf » 22 jun 2012, 06:51

Bruno Coelho Escreveu:Já agora quantos km fazes com o 10w40??

Será má ideia fazer 5000km com o 15w40? Assim pelo menos tinha sempre o oleo novo

Cump

Bruno Coelho

Bruno o 10W40, nos dias que correm já se arranja bastante em conta e para esse motor é melhor que o 15W40. Na estrada de Vila Verde em direcção ao Porto tens a Auto Fonte da Bica (224 639 019) que tem sempre grande preço em tudo o que comercializa, para além de tudo isto já quase ninguém usa 15W40 (eu por acaso sou um dos que usam mas nos motores do DID e GR RD28t).

10W40 é um óleo super equilibrado: muito bom e preço/qualidade do melhor [wink]

Espero ter ajudado :okkk:

Mensagem por jorgenog » 22 jun 2012, 14:49

Boas,

Bruno em relação a questão dos km's é para onde me dá, como te disse quando apanho uma promoção de oleo 10w40 quer seja BP, Castrol, Elf, Shell e até mesmo Galp (este as vezes quase que o oferecem) mudo independentemente dos Km's que tenha feito, assim que chega à altura de 1 ano e tenha um pouco de tempo livre vai logo, às vezes nem 3.000 tem pois como este jipe anda muito pouco troco sempre o oleo pelo tempo. Tem anos que quando apanho promoção de 5w40 tambem o leva pois de inverno tem um melhor desempenho uma vez que faço muito poucos km's de seguida e neste caso como o oleo fica em condições de lubrificação ideais mais cedo funciona melhor.

Sobre o assunto da tua MAF e da possibilidade de os teus cortes estarem associados com o excesso de voltagem à saida, da uma vista de olhos no link que aqui vou postar, pode ser uma solução mas já requer alguma habilidade de eletronica.

http://www.kipanderson.net/rs/fce.htm

Cumps.

Jorge Nogueira.

Mensagem por Bruno Coelho » 26 jun 2012, 12:52

jorgenog Escreveu:Boas,

Bruno em relação a questão dos km's é para onde me dá, como te disse quando apanho uma promoção de oleo 10w40 quer seja BP, Castrol, Elf, Shell e até mesmo Galp (este as vezes quase que o oferecem) mudo independentemente dos Km's que tenha feito, assim que chega à altura de 1 ano e tenha um pouco de tempo livre vai logo, às vezes nem 3.000 tem pois como este jipe anda muito pouco troco sempre o oleo pelo tempo. Tem anos que quando apanho promoção de 5w40 tambem o leva pois de inverno tem um melhor desempenho uma vez que faço muito poucos km's de seguida e neste caso como o oleo fica em condições de lubrificação ideais mais cedo funciona melhor.

Sobre o assunto da tua MAF e da possibilidade de os teus cortes estarem associados com o excesso de voltagem à saida, da uma vista de olhos no link que aqui vou postar, pode ser uma solução mas já requer alguma habilidade de eletronica.

http://www.kipanderson.net/rs/fce.htm

Cumps.

Jorge Nogueira.

Boas Jorge

Eu em relação ao óleo queria aproveitar dois bidões que tenho em casa que o meu pai comprou por engano, mas pelo menos vou meter no motor nem que seja para lavar. Vou andar com ele uns três mil km, eu tenho um manómetro de pressão de óleo e vou andar atento.

Estive a ler o link e já tinha ouvido falar disso e parece que deve resolver os nossos problemas, segundo esse esquema temos que encontrar a posição certa para tirar todo o proveito do motor, ou colocar um potenciómetro dentro para ir controlando o desempenho.

Vamos aguardando ideias porque parece um bom projecto para resolver mais uma dor de cabeça.

Isto aos poucos vai lá. :D

Bruno Coelho

Mensagem por jorgenog » 28 jun 2012, 00:44

Boas Bruno,

Se esses bidons que falas são do oleo 15w40 com que inicias-te esta questão dos oleos, toma atenção ao turbo pois a maioria dos oleos com esta viscosidade não estão preparados nem aditivados para motores turbo que requerem sempre uma boa lubrificação principalmente quando já estão mexidos, lembra-te da maxima que diz "às vezes o barato sai caro".

Em relação ao meu turbo nunca mais cortou, tenho a dawes a fazer 1.2 Bar seguido e em esforço e nunca mais tive problemas, misterio...

Cumps.

Jorge Nogueira.

Mensagem por Bruno Coelho » 28 jun 2012, 10:59

jorgenog Escreveu:Boas Bruno,

Se esses bidons que falas são do oleo 15w40 com que inicias-te esta questão dos oleos, toma atenção ao turbo pois a maioria dos oleos com esta viscosidade não estão preparados nem aditivados para motores turbo que requerem sempre uma boa lubrificação principalmente quando já estão mexidos, lembra-te da maxima que diz "às vezes o barato sai caro".

Em relação ao meu turbo nunca mais cortou, tenho a dawes a fazer 1.2 Bar seguido e em esforço e nunca mais tive problemas, misterio...

Cumps.

Jorge Nogueira.

Boas

Mas afinal o que fizeste para o teu turbo não cortar???

Eu já vou na segunda maf e o turbo corta sempre, se colocar a de origem não tenho problemas mas não puxa nem metade. :stupid:

Registado: 20 jan 2009, 23:25

Mensagem por McM » 28 jun 2012, 11:10

Devagar devagarinho, parado!

Mensagem por Bruno Coelho » 28 jun 2012, 13:13

McM Escreveu:Patrol ZD30 TDi Manual Boost Controller:

http://www.chaz.yellowfoot.org/Manual%20Boost%20Controller.htm

Boas

Foi com esse documento que eu alterei o meu jipe e posso dizer que ficou espectacular mas tenho um corte de injecção que nao estou a conseguir resolver!!

Já trocei duas maf e nada continua só andar com a de origem.

Mensagem por McM » 28 jun 2012, 14:03

Já agora, retirar a panela central, afectará a fiabilidade?
Em termos de ruído aumenta bastante ou mantém o conforto?

No meu caso seria com o objectivo concreto de ganhar espaço.

Mensagem por Bruno Coelho » 28 jun 2012, 14:10

McM Escreveu:Já agora, retirar a panela central, afectará a fiabilidade?
Em termos de ruído aumenta bastante ou mantém o conforto?

No meu caso seria com o objectivo concreto de ganhar espaço.

Nao MCM no meu tirei tudo (catalisador e panela ) e o barulho e quase o mesmo e o jipe fica a responder melhor.

Se tirares o catalisador manda fazer o tubo em inox de 70 mm!!!

Mensagem por Bruno Coelho » 28 jun 2012, 17:12

Boas

Encontrei isto e deve dar alguma ajuda!!!!

http://www.patrol4x4.com/forum/members/ ... 68/albums/

Mensagem por jorgenog » 06 ago 2012, 02:00

Boas Bruno,

Então como vai essa eletronica, já experimentastes o limitador de voltagem à MAF???
O meu deu-lhe a "macacua" outra vez, acima de 1 Bar corta, estou seriamente a pensar evançar com um EcuTalk para ver e controlar melhor as leituras.
Estive a dar uma vista de olhos no Patrol 4x4 e parece que por lá existem muitos membros com este problema, sinseramente não cheguei a conclusão nenhuma, mas estou atento para ver se existe alguma novidade.

Cumps.

Jorge Nogueira.

Mensagem por Bruno Coelho » 06 ago 2012, 06:21

jorgenog Escreveu:Boas Bruno,

Então como vai essa eletronica, já experimentastes o limitador de voltagem à MAF???
O meu deu-lhe a "macacua" outra vez, acima de 1 Bar corta, estou seriamente a pensar evançar com um EcuTalk para ver e controlar melhor as leituras.
Estive a dar uma vista de olhos no Patrol 4x4 e parece que por lá existem muitos membros com este problema, sinseramente não cheguei a conclusão nenhuma, mas estou atento para ver se existe alguma novidade.

Cumps.

Jorge Nogueira.

Boas Jorge

O meu jipe já me deu vontade de dar lhe uma martelada porque já comprei duas maf em sites diferentes e nenhuma aprovou. Ando com a de origem embora não corte puxa menos.
Ja estive a pesquisar e na minha opinião será mesmo essa a solução electrónica para os nossos motores embora não saiba qual será a melhor para comprar.
Andei a pesquisar e temos preços de 200 a 50 euros e até estive tentado a fazer uma parecida com a que se usa para o limitador da pressão do turbo mas estive de ferias e ainda não tive tempo.
Temos de testar primeiro a voltagem com o jipe em andamento e já agora se souberes os valores envia me os valores normais da voltagem da maf. Penso que o máximo anda nos 4.2 volt mas não tenho a certeza.

Cump

Bruno Coelho

Registado: 26 ago 2005, 16:44

Mensagem por rs2 » 09 set 2012, 15:33

jorgenog Escreveu: pode ser de 600º/700º com segurança no limite do esforço. O meu fazia isso depois coloquei-lhe um interccooler do 320d e comecei a fazer menos 100º em media ou seja ar mais fresco temp. de combustão mais baixa.

Agora que começam a haver bases para começar a discursão deste motor aqui no forum, pois vejo que finalmente ha mais pessoal a queimar as penstanas em Inglês, deixo a questão, que temperaturas fazem os vossos e onde têm o piro instalado?

Cumps.

Jorge Nogueira.

boas
para tens fotos da instalacao do intercooler? onde o colocaste?

Mensagem por jorgenog » 10 set 2012, 00:16

rs2 Escreveu:
jorgenog Escreveu: pode ser de 600º/700º com segurança no limite do esforço. O meu fazia isso depois coloquei-lhe um interccooler do 320d e comecei a fazer menos 100º em media ou seja ar mais fresco temp. de combustão mais baixa.

Agora que começam a haver bases para começar a discursão deste motor aqui no forum, pois vejo que finalmente ha mais pessoal a queimar as penstanas em Inglês, deixo a questão, que temperaturas fazem os vossos e onde têm o piro instalado?

Cumps.

Jorge Nogueira.

boas
para tens fotos da instalacao do intercooler? onde o colocaste?

Boas,

Coloquei-o no lugar do original mas o ideal seria à frente mas como tenho o guincho... é preciso um pouco de bricolagem pois este radiador tem o triplo da capacidade do de origem, medições e até alteração de capô, assim que possa coloco fotos.

Cumps.

Jorge Nogueira.

Mensagem por McM » 10 set 2012, 08:50

O meu termopar do EGT está ligado depois do lugar do catalisador.
A gama de temperaturas varia muito do regime que se anda. Em velocidade de cruzeiro em recta consigo rondar os 330ºC mas se puxar bem pela assim acida das 3000 e numa subida tenho picos de 600ºC.
Tenho um alarme definido acima dos 550ºC em que evito pois tenho há um valor ao qual me assusta que dos 660ºC, o ponto de fusão do alumínio.

Intercooler tenho o de origem ainda. Não sei se vale a pena um maior e o que implica para tirar proveito do mesmo.

Tenho primeiro que resolver o problema de aquecimento, pois a porcaria do AFN tapa muito a circulação de ar.

Registado: 21 ago 2011, 20:30

Mensagem por rs patrol » 10 set 2012, 21:45

Desculpem esta pergunta,mas por acaso ja alguem colocou a hipotese de ser a propria instalaçao do motor com pontos de massa fracos? ou ate mesmo unioes na propria instalaçao do motor que precisem de ser reforçadas com novas soldas? Atençao isto é apenas mais uma ideia e nada de certezas ok. : :D

Mensagem por Bruno Coelho » 11 set 2012, 23:41

McM Escreveu:O meu termopar do EGT está ligado depois do lugar do catalisador.
A gama de temperaturas varia muito do regime que se anda. Em velocidade de cruzeiro em recta consigo rondar os 330ºC mas se puxar bem pela assim acida das 3000 e numa subida tenho picos de 600ºC.
Tenho um alarme definido acima dos 550ºC em que evito pois tenho há um valor ao qual me assusta que dos 660ºC, o ponto de fusão do alumínio.

Intercooler tenho o de origem ainda. Não sei se vale a pena um maior e o que implica para tirar proveito do mesmo.

Tenho primeiro que resolver o problema de aquecimento, pois a porcaria do AFN tapa muito a circulação de ar.

Boas

Amigo MCM nunca te esqueças que se colocas te seguir do catalizador e normal essas temperaturas.

O catalizador trabalha dentro dessas temperaturas, um concelho que te dou ou tiras e fica muito melhor ou colocas antes.

Mensagem por McM » 12 set 2012, 08:36

Bruno Coelho Escreveu:
McM Escreveu:O meu termopar do EGT está ligado depois do lugar do catalisador.

Boas

Amigo MCM nunca te esqueças que se colocas te seguir do catalizador e normal essas temperaturas.

O catalizador trabalha dentro dessas temperaturas, um concelho que te dou ou tiras e fica muito melhor ou colocas antes.

Viva Bruno,

Depois do lugar do catalisador, só lá está a carcaça [wink] . Não quis dobrar a sonda e o fabricante aconselha a instalar de 15 a 30 cms do bloco do motor daí estar onde está.

Registado: 22 dez 2005, 11:00

Mensagem por cristiano » 12 set 2012, 15:12

coloquei o meu a saida do turbo...uns 15 cm...
tou a ver se arranjo o fuel cut defender para as pressoes poderem andar nos 1,7 / 1,8 bar sem cortar....
dps boto info....
viewtopic.php?f=1&t=7231&st=0&sk=t&sd=a&start=575 »»»»O INICIO««««

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

AnteriorPróximo

Voltar para Motor

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes