Consumo de oleo

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Consumo de oleo

Mensagem por Helder Branco » 12 nov 2006, 18:25

Boas...
Tenho a impressao que o meu 3.3. Turbo consome um pouco de oleo mas ainda não tive oportunidade de verificar a quantidade em promenor.
Gostava que me dessem alguns dados relativamente à quantidade de oleo (quantos litros) que os vosssos patrois consomem para comparar com o meu.
Ja agora o consumo de oleo deve significar que os segmentos estão a ir a vida não?????

Obrigado!

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Mensagem por tuaregue » 12 nov 2006, 19:35

Por experiência própria os 2.8 n gastam uma pinga de óleo q é impressionante, agora os 3.3 n sei
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Mensagem por comman » 12 nov 2006, 20:24

o meu é um 3.3 e não gasta oleo nenhum...

Amigo, provavelmente estás com problemas de segumentos.
Suponho q o teu jipe faça muito fumo...?

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Mensagem por Helder Branco » 12 nov 2006, 20:41

Sim o meu jipe faz um pouco de fumo mas nada por aí além.

 
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Mensagem por ruixugo » 12 nov 2006, 22:33

boas pessoal,nao fiques a pensar que ta a precisar de segmentos nem pensar,ja tive dois 3300 t no sabado comprei outro e todos consomem 1 litro de oleo em 10 000 km nada de alarmes e olha que tavam com uma alma.... :D

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Mensagem por Helder Branco » 12 nov 2006, 22:37

Mas os teus jipes deitavam fumo?
O meu deita um pouco de fumo azul isso deve indicar consumo de oleo.
Ja me falaram daqueles aditivos tipo slick 50, dizem que ajudam a reduzir o consumo, será que resolve?

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Mensagem por Buda » 12 nov 2006, 22:41

Ajuda a resolver um pouco, mas não reparam se for necessário [wink]
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Mensagem por ruixugo » 12 nov 2006, 22:44

epa helder fumo azul nao :confused:
isso pra mim ja nao e muito bom sinal....
o meu fazia fumo preto :unibrow:
mas olha que o slik 50 ajuda e muito vou meter no meu e nos outros meti sempre.... :D

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Mensagem por R.viola » 13 nov 2006, 02:58

boas..

é a essa cena do fumo azul é mta marado... :confused:

qto a consumos de óleo.. n sei se é assim "normal" o meu n gasta nem uma gota de óleo :rolleyes: .....
e n faz fumo azul... e fumo preto é só qdo se acelera um bocado...(queimar gásoleo).. [wink]

mas mto siceramente tb n acho a seja nada alarmante, o meu primo tem um Y61 e tb faz fumo azul e dps branco etc :eek: :confused: :rolleyes: ..

e anda assim á uns anos.. :D

até ver ainda n partiu.... [bigsmile] [wink]

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Mensagem por Mr Guerra » 13 nov 2006, 09:06

Boas

Cá para mim deves ter falta de potência acossiado, caso não saibas se sim ou se não ,te digo:

Fumo azul---------- óleo
Fumo preto---------Falta de ar
Fumo branco--------ar ou água no gasoil

Agora analisa
Se acelerares em vazio acima de 3000 rpm fizer fumo tipo azulado em desaceleração ===Consumo óleo nota que podes estar a precisar de rever a vedação do turbo.
Se acelerarares de repente e vires fumo preto não te preocupes ,não podes ver é ao acelerares normalmente com calma ,se vires 1.º substitui o filtro.
Se em funcionamento vires sair bafuradas de fumo azul cilclicamete poderás ter falha de injector.
Se em funcionamento vires fumo esbranquiçado constante tens concerteza água no gasoil ou ar no sistema ou em ultima analise junta da cabeça na quinta.

Xau [wink]

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Mensagem por Helder Branco » 13 nov 2006, 09:33

Obrigado pela ajuda, vou fazer esse teste e depois digo qualquer coisa.

 
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Mensagem por Gonçalo F. » 13 nov 2006, 17:32

Olá Hélder,

É minha opinião, que muito antes de pensares em segmentos, deves verificar:

- fuga de óleo (junta de cárter; cárter com pequeno "rasgo"; vedantes de cambota e árvores de cames;
- Sinais (baba) de óleo no turbo;
-Sinais de óleo no filtro e caixa de ar/tubo de admissão de ar;
- Verificar ligações devidas do tubo de respiro do óleo;
- Verificar existência de (muitos) salpicos de óleo, pelo canal da vareta, quer no momento em que colocas o motor em funcionamento, quer com ele já está trabalhar (será preocupante se exitirem A FRIO, pois aí os segmentos, já não estarão grande coisa.

Contudo, no limite e antes de substituir os segmentos, deves substituir vedantes de válvulas; pois é muito normal estes ressequirem e deixarem de desempenhar as suas funções (gerando consumo do óleo. Nesta situação, tem deverá existir fumo azul).


Abraço ;)
Gonçalo.

 
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Mensagem por Matrix » 13 nov 2006, 21:15

Mr Guerra,
e se for um 2.8D, gastar ,5 l de oleo por cad 10000 e fizer muito fumo branco a frio....o que poderá ser???

:cool:
Pedro Freire
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Mensagem por Gonçalo F. » 14 nov 2006, 00:30

Esse fumo branco a frio, não tem nada a ver com consumo de óleo, água no gasóleo ou falta de ar (como escrevia o Mr Guerra), mas sim INJECTORES.

Os INJECTORES, quando apresentam um desgaste/uso avançado, no início do funcionamento após imobilizado algum tempo (vulgo, a frio), OS BICOS não pulvorizam o gasóleo devidamente nos cilindros, o que associado ainda às baixas temperaturas das câmaras de detonação e alguma velhice das VELAS DE INCANDESCÊNCIA, há uma quantidade "grande" de gasóleo que não é, pura simplesmente, queimada devidamente.

O mesmo princípio/causa:
Os rastos de fumo branco, tão característicos nos festivais aérios, não são mais do que o resultado de grandes quantidades de gasóleo pulvorizado nos escapes dos motores da aeronave e, como as condições de queima não são as ideias para a quantidade de líquido solto, dá origem a fumo branco; igual ao criado pelo teu Patrol (que tambem é um avião)


Solução:

Revisão aos Injectores (troca dos bicos) e/ou Substituição das velas de incandescência.



Saudações Patroleiras

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Mensagem por Mr Guerra » 14 nov 2006, 16:19

Boas pessoal :cool:

Estranharam a minha ausência ou nem por isso? é que a maq. do tempo teve que ser reposta de origem ,coisas dos tempos modernos, mas felizmente conseguiu-se safar o rigido baril , vamos lá:

Parece-me existirem aqui algumas dúvidas em relação ás cores da mãe natura vamos lá esclarecer:

O fuminho "BRANQUINHO" que eu penso que se fala a frio é aquele fuminho derivado talvez da falta de:
-velas pré-aquecimento
-mau estado de junta cabeça
-mau estado de pureza do gasoil
-mau funcionamento do comando da distribuição
-estado de compressão débil
-falha de sistema de injecção
-falta de pressão de óleo
-mau estado da cabeça do motor
-mau estado de sitema de alimentação
-etc..etc..etc..
ou seja gasóleo sem condições de queimar

Depois á aquele fuminho muita tóxico "AZUL" que incomoda que não é mais do que "ÓLEO" misturado na queima não interessa o meio como lá chegou já se apresentaram aqui todas as hipóteses
e finalmente a bufarada que já todos sabem "PRETA" falta de ar.

E agora pergunto:
-Se têm falta de ar então não terá gasóleo a mais?

Resposta incontestada:
-Em princípio sim.

E então pergunto:
E neste caso não é branca porquê?

Ora segundo algumas opiniões que já aqui li fumo branco é gasóleo em quantidades fora do normal e que não conseguem queimar só não consigo perceber nesse caso é como aumentado o débito da bomba o motor fica sempre a fazer fumo "PRETO".

Ou eu não sei ou alguém não sabe.... :D :D :D

 
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Mensagem por Matrix » 14 nov 2006, 22:41

E se:
as velas forem novas (nissan)
ter as valvulas todas a vedar (substitui uma e rodei as outras todas)
junta da cabeça nova e apertadinha segundo as indicações
não gastar oleo nem água

é bruxedo?!?!?!?!!?

as velas podem queimar de imediato se tivermos algum problema electrico (relés) ou demoram algum tempo????

ter a luz da resistência a piscar durante algum tempo (até aquecer) pode provocar isto?

há relé sem ser da nissan??? (os da nissan são caros comó.....caraças)

e mais esta:
gastei 150€ num especialista em bombas injectoras que me disse que estava tudo ok na bomba e nos injectores, mas um cilindro na altura não tinha compressão nenhuma, daí que lhe abri o coração e fiz o trabalho descrito em cima...

como não tenho pais ricos nem me saiu a lotaria ando á procura de uma explicação mais ou menos lógica para não levar o belo barrete....

:thumbsup: :cool:
Pedro Freire
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Mensagem por Mr Guerra » 15 nov 2006, 09:59

Boas Matrix :cool:
Ter Nov 14, 2006 12:30 am

Mr Guerra,
e se for um 2.8D, gastar ,5 l de oleo por cad 10000 e fizer muito fumo branco a frio....o que poderá ser???


Ter Nov 14, 2006 10:41 pm

E se:
as velas forem novas (nissan) ................não gastar oleo nem água

é bruxedo?!?!?!?!!?


Desculpa lá mas o teu tão depressa faz fumo azul como branco.

Como resolver o problema do fumo AZUL:

Escuta uma coisa se o teu motor realmente consome 5lt óleo em 10000km ou tens o "filtro mal apertado"(entenda-se perdes óleo á ganância) ou então vai pensando em por segmentos !!!! Se o o teu motor tá bom da cabeça para cima então vê da cabeça para baixo.

Como resolver o problema do fumo BRANCO:

Luz a piscar já se sabe.
Tira as velas que tens 1,2,3 ou até mesmo 4 no cara...o!!!!

A solução pó teu problema:

como não tenho pais ricos nem me saiu a lotaria ando á procura de uma explicação mais ou menos lógica para não levar o belo barrete....

Não conheces ninguém capaz de te resolver o problema honestamente? Nunca ouviste dizer que "O Barato Sai Caro"
Então ,se já começas-te a comer a carne agora só tens que comer os ossos ,não me digas que já o fizes-te senão sou obrigado a dizer que os comeste mal.

Motor a gasóleo é Fo...do não fazes bem vai de entrar com €€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€

Cumpts :thumbsup:

 
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Mensagem por Matrix » 15 nov 2006, 12:37

não são 5 litros...é apenas meio litro em cada 10000, o que me parece insignificante para o motor em causa..


e não fui eu que falei em fumo azul. o meu só faz fumo branco..a frio...depois o fumo que faz é insignificante e só faz preto em situações extremas...

Pedro
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Mensagem por Matrix » 15 nov 2006, 12:44

Para acrescentar,
acompanhei a reparação, e garanto que da cabeça para baixo está um mimo...sem riscos nos cilindros e segmentos com a folga bem medida....
e como já trabalhei em cunhos e cortantes sei bem que um décimo de milimetro não tem nem mais nem menos um centésimo...

e meio litro de oleo penso que não deixa margem para duvida..


agora.....será da cabeça????? tb me custa acreditar....se fosse os consumos de água e oleo iam subir e o fumo seria constante, certo?

até podia ser ( e talvez seja esse o final) que eu me passe e meta aquilo na Nissan e faça o restauro completo como é minha intenção mais cedo ou mais tarde......mas azar dos azares.....gosto de mecânica e sou um curioso do caraças.....

[wink]
Pedro Freire
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Mensagem por Mr Guerra » 15 nov 2006, 15:07

Haaaa meio Lt ....

Isso não é nada.... :cool:

Agora o fuminho branco cabeça até pode ser mas não me cheira...Vê as velas ou todo o sistema de relès , acho que acompanhas-te o tópico será melhor teres a certeza de que estam em condições :thumbsup: :thumbsup:

Cumpts

 
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Mensagem por Gonçalo F. » 15 nov 2006, 15:15

CARO Mr. Guerra:


Para a próxima quando te quiseres referir a algo que tenha afirmado, podes enuncoiar o meu nome, ok? ;)


Agora, sobre o tema "fumo branco":

Tal como disse, repito:

Por vezes, no (apenas no INICIO) (primeiros instantes) de funcionamento do motor, apartir de frio, se houver algum problema com o motor e/ou componentes (como refiro no meu post acima), algum gasóleo não é queimado (existem mesmo particulas líquidas nas condutas de escape).

E isto não entra em contradição com as razões de existência de fumo preto.

Ora, julgando que devas entender alguma coisa de mecânica (atendendo aos teus post`s), o FUMO PRETO, deve-se a gasóleo em excesso, comparativamente com o ar admitido; mas, ainda assim é queimado nas câmaras de compressão dos cilindros - NÃO SE TRATANDO DE PARTÍCULAS LÍQUIDAS (como no caso de "fumo branco")

A saber que, por exemplo, se dermos mais pressão ao turbo, os fumos pretos podem atenuar e até desaparecer e, mesmo assim, a frio apareceria o fumo BRANCO.


Resumo para facilitar:

FUMO BRANCO - só a frio e devido a partículas de gasóleo líquido nas condutas de escape

FUMO PRETO - quantidade de gasóleo (ainda que queimado) mas despropocional à quantidade de ar admitida (em conjunto com a deficiente pulvurização dos injectores).


Abraço

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Mensagem por Mr Guerra » 15 nov 2006, 18:10

Boas :cool:

Grande amigo Gonçalo F.

Gostei da explicação [clap] [clap] [clap] [clap] [clap] [clap] no entanto gostaria de saber a sua opinião se souber e já agora qual é o resultado, no caso de haver água no gasóleo e ou entrada de ar no circuito de injecção (pelos bicos de injector por exemplo,não suportando a pressão de compressão)qual será o sintoma do fumo?
Branco,Preto,Azul, ou outra cor aqui não descrita?

Caso não saiba pode sempre experimentar.

Obrigado
Grande Abraço :thumbsup:

 
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Mensagem por Gonçalo F. » 15 nov 2006, 21:30

Caro Mr. Guerra,


Se estivernos a falar de motores diesel nova geração (injecção direct de common-rail ou injector-bomba), será dificil, com água no gasóleo estes trabalhar durante muitos segundos....
...depois a compressão vencer a estaquicidade dos bicos dos injectores é impossível, quer devido às pressões "astronómicas" a que estão submetidas as condutas de alimentação do gasóleo (desde a bomba de pressão), quer devido à forma interna dos injectores (principalmente os novos piezoeléctricos).

Mas se estivermos a falar dos motores dos nossos Jipes Patrol (de injecção indirecta), se houver água no gasóleo, poderemos ter fumo BRANCO, mas isto ao longo de todo o funcionamento (quer a frio, quer a quente); contudo alguem disse que o motor do seu Patrol, apenas fazia fumo branco, nos primeiros instantes de funcionamento (apartir de frio).


Quando exixte ar nas condutas de alimentação, devido ao retorno do gasóleo provocado pela compressão dos cilindros, o motor falha (trabalhar intermitente)...


;) Abraço

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Mensagem por furtas » 15 nov 2006, 23:22

e impressão minha ou anda aqui alguem picado... :unibrow:
mas por mim podem continuar, desde que se continue a dar aulas de mecânica ...deixem se estar e continuem com força que eu agradeço.
Portem se bem.

Aquele abraço
Nuno Furtado
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Aquele abraço
Nuno Furtado (91 743 74 67)

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Mensagem por Mr Guerra » 16 nov 2006, 12:22

Boas Gonçalo F. :cool:

Só vou transcever o que escreves-te:

1.º
Esse fumo branco a frio, não tem nada a ver com consumo de óleo, água no gasóleo ou falta de ar (como escrevia o Mr Guerra), mas sim INJECTORES.


depois
Mas se estivermos a falar dos motores dos nossos Jipes Patrol (de injecção indirecta), se houver água no gasóleo, poderemos ter fumo BRANCO


e finalmente
Quando exixte ar nas condutas de alimentação, devido ao retorno do gasóleo provocado pela compressão dos cilindros,o motor falha


como não conluiste eu concluo por ti
e faz fumo branco


Quem nunca deixou acabar o gasóleo? O que se observa no escape? Será o que se vê falta de gasóleo ou consequência de entrada de ar no sistema?
[clap] [clap] [clap] [clap] [clap] :thumbsup:

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