Necessito de uma ajuda muito específica que se prende com a troca de radiador de origem do Patrol GR Y60, por um outro de maiores dimensões.
Se fosse para o GR de Portugal, não haveria problema. Aliás neste momento está a ser feito o aumento da capacidade do radiador do GR de Portugal.
O problema é que pretendo fazer essa alteração ao GR de Angola. Tanto quanto sei em Luanda não há à partida casas de radiadores com experiência de fazer o aumento dos radiadores de origem. Assim sendo, resta-me descobrir um radiador maior que dê para adaptar no GR Y60 de forma relativamente simples.
O que se passa é que aqui no pico do calor, mesmo depois de ter mudado a junta da cabeça, após uma ou duas centenas de kms em estrada a 110-130 Km/h, ou até mais em situações pontuais, com o AC sempre ligado, às vezes a temperatura tende a subir um pouco mais do que seria desejável. Em breve vou colocar uma ventoinha eléctrica à frente do radiador de AC para ver se ajuda um pouco. Aqui é comum haver esse sistema.
Este GR tem pneus BFGoodrich 33"x12.5R15 Mud-Terrain (um exagero para aqui, mas foi birra minha...).
Nestas viagens vai carregado com pelo menos 3 pessoas, 40 L de gasóleo extra em bidons (ou mais), malas, mantimentos e tralha diversa para o fim-de-semana.
Habitualmente está limitado a 0,8 Bar de pressão de turbo, mas pontualmente circula com pressões de 1 a 1,5 Bar.
Já tenho o by-pass para o 6.º cilindro, junta de cabeça trocada, radiador limpo e vou novamente sangrar o circuito de refrigeração.
Recordo que o GR Y60 tem radiador de óleo e radiador de ar condicionado.
Para estes climas, pelo que vou percebendo, o melhor é mesmo aumentar a capacidade de arrefecimento do circuito de refrigeração. Devia ter feito isso ainda em Portugal, antes de o enviar para Angola...

Alguém conhece efectivamente algum radiador com maior capacidade que caiba lá ou que dê para adaptar?
Desde já vos agradeço por toda a ajuda que me possam dar.