Fumo Branco no Y61 TD6

Melhoramentos, correcções e Afinações, está tudo aqui.

Registado: 02 jan 2009, 21:51

Fumo Branco no Y61 TD6

Mensagem por MiguelGomes » 18 abr 2009, 21:32

O meu Y61, está com uns sintomas muito esquisitos. :crybaby:
Começou por gastar um pouquinho de água, tipo de 8 em 8 dias gastava um bocadinho de água, depois começou a gastar mais um pouco, e agora gasta muito mais, mas o que me intriga é que essa agua não cai para o chão, nem passa para o óleo. Agora começou a fazer muito fumo branco quando está quente e o paro +/- 10 minutos, quando o ponho a trabalhar deixo de ver o sol...E´ mesmo, mas não tem cheiro, o fumo é branco, sem cheiro, nem a gasóleo, nem a óleo, nada, tem o cheiro normal da combustão.

De salientar que o motor nunca aqueceu, continua a andar bem 160 170 em recta nas calmas, não deita a água fora pelo vaso de expansão, e o nível de óleo do motor continua inalterado.

Agora como é que aparece esta água no escape?

Se a junta estivesse queimada, a compressão passava-se para o circuito de água, mas não acontece.

Se a fuga for antes da câmara de combustão, tipo na admissão, quando o Turbo metia pressão, deitava a água fora, certo?

Agora o que é certo é que aparece vapor de água no escape, e a água desaparece do circuito de refrigeração.

O que é que será que o meu menino tem.

Tenho que o ir pôr numa oficina da zona de Oeiras, aceita-se sugestões de um medico de confiança e conhecedor destes meninos.

Os melhores cumprimenTTos
Miguel Gomes

Registado: 08 set 2008, 12:37

Re: Fumo Branco no Y61 TD6

Mensagem por jorgenog » 19 abr 2009, 00:04

Boas, uma dica, analisa se o turbo é refrigerado com o circuito de agua, se sim esse pode ser o problema.Os y61 3.0 DI inicialmente vinham com circuito de agua/oleo, actualmente já só são lubrificados com oleo e os primeiros do ano 2000 que entretanto partiram turbo tambem, pois a Garrett modificou o sistema derivado a defeitos nos 1º modelos de turbos. Quanto ao Y61 2.8 T não conheço o sistema mas se procurares aqui no forum de certeza que já se falou sobre o assunto.
Boa sorte.

Cumps.

Jorge Nogueira.
EX. PATROL 3.3 DV, DUAS TONELADAS DE PURO PRAZER.
PATROL GR 3.0 DI, DUAS TONELADAS E MEIA DE PURO PRAZER

Registado: 13 nov 2007, 21:29

Mensagem por joao carlos » 21 abr 2009, 22:08

boas,já me apareceu uma cabeça rachada na parte a seguir á valvula de escape.os sintomas eram os mesmos. manda pôr o circuito á pressao.

Mensagem por MiguelGomes » 22 abr 2009, 21:36

Boas a TTodos

Primeiro diagnostico :(

Turbo impecável, nada de folgas, sem óleos,, nada está impecável, mas depois de pôr o circuito de refrigeração em pressão...a água lá ia desaparecendo.
Deu-se à chave, motor trancado. :eek:
Velas fora, o 6º cilindro cheio de água.

Agora, cabeça para fora, mas ainda não foi hoje, tem montes de coisas para desmontar, amanhã o motor irá ser aberto com 144.000 KM's

O mecânico estava a desmontar o motor e murmurou (até dá pena parece que está tudo novo, nem um fuga de óleo).

Será normal tão cedo uma cabeça estalada? 144 000km? Nunca aqueceu, maximo cuidado tipo depois de andar na auto estrada deixar arrefecer antes de desligar o motor, de manhã deixar aquecer senpre um pouco antes de arrancar. Enfim só mimos, e não valeu a pena.

Por acaso alguem tem alguma ideia de custos caso seja a cabeça, já não digo uma cabeça nova, mas uma reconstruída?

Bom, lá vai o IRS e vamos ver se chega. :stupid:

CumprimenTTos
Miguel Gomes

Registado: 10 ago 2005, 20:07

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 22 abr 2009, 21:58

Isso arranja se em bom preço. e estava mais do k visto k devia ser esse o sintoma devido ao 6º cilindro. no entanto nao é uma coisa por ai alem. em ultimo caso compra nova de concorrencia.

kuando montares compra tudo de origem, principalmente juntas e afins. nao vas na cantiga de alguns.

abraço e boa sorte.

PS: em espanha a nissan é mt mais barata.

Registado: 14 jan 2008, 18:06

Mensagem por Daniel Suzano » 23 abr 2009, 00:08

@Miguel Braga,
Qual é a opinião do material da euro4x4parts ? Cabeça de motor, juntas etc...

@Miguel Gomes,
Precisas de uma cabeça de motor do TD6? Os preços que vi rondam os 1000€, nova de origem nissan :eek:

Poderás ponderar mandar rectificar essa.

Nissan Patrol 2.8 TDI Y61 TD6 SE 2000 Cabeça Motor TDI RD28ETI

É este o teu motor? Se sim amanhã arranjo-te preço para uma usada.

Vê junto do teu mecânico(e da tua carteira) qual a melhor opção: nova, usada ou mandar rectificar essa

Registado: 10 ago 2005, 20:07

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 23 abr 2009, 07:04

O material da europartes nao o conheco na totalidade, pois apenas lhes comprei jntas homocineticas na altura (3) e como eram fracas... deixei de lhes comprar. Mas o material e k tinha razao.

kto a cabeças de motor (ou colaças ou todos os nomes pk é conhecido :) ) eu nao arriscaria numa usada, kem me garante k ja nao levou uma akecidela? pk esta ela fora do motor? por estar nova? :) eu optaria por uma nova de concorrencia, por cerca de 600€ ja se encontram, e tudo o resto mandava vir de origem. pois teem uma kualidade superior.

Mas isto é apenas a minha opiniao, o k para muitos faz cólicas :) para outros é útil, depende de kem lê. no entanto é valida como kk outra.

se o teu mecanico for de confianca, e estiver habituado a estas cenas, ouve bem o k ele diz, pois ele é k deve te aconcelhar.

abraço

Registado: 13 nov 2007, 21:29

Mensagem por joao carlos » 23 abr 2009, 21:17

boas ,a junta da cabeça deves pôr de origem,assim como as outras juntas e retentores. quanto á cabeça,tem atençao com essas cabeças da concorrençia,por serem compridas,ás vezes veem com ligeiros empenos na face,o que se vai reflectir no futuro.se os euros nao fosse problema ,a origem´era preferivél. [wink]

Mensagem por MiguelGomes » 23 abr 2009, 21:29

Boas a Cabeça já está fora....e parece que se confirma, a junta está boa, o 6º cilindro estava cheio de água, tudo indica que é a cabeça, amanhã vai para o torneiro fazer teste de estanquicidade, só para confirmar, mas segundo o mecânico é a cabeça.

Agora, montar cabeças usadas não, nunca se sabe de onde vieram se já levaram algum aquecimento, por isso não.

Daniel, 1000 euros nova na Nissan? É um bom preço acho eu. Estive a ver uma reconstruída da PROMAC, vem da Holanda e querem 980 mais iva, tem 2 anos de Garantia ou 100mil Km. Mas se realmente for esse o preço na Nissan, é muito bom. Vou ver então na origem.

Obrigado.

Registado: 25 abr 2006, 20:56

Mensagem por TiagoFerreira » 23 abr 2009, 21:57

Mete TUDO de origem. Os japoneses é que sabem!
Tiago Ferreira - EriceiraTT

Registado: 14 jan 2008, 18:06

Mensagem por Daniel Suzano » 24 abr 2009, 00:17

Miguel,

Segundo o fornecedor é de origem

http://www.euro4x4parts.com/parts/mcu1111-1262_cylinder_head.html

e tem garantia.

Se estás a pensar em meter nova, vê na Nissan Portugal, Nissan Espanha, na euro4x4parts (o link que te deixei), estes ultimos fazem-me desconto em algum material vou ver se compensa ou se o preço é o mesmo. [wink]

Faz uma lista do que precisares, se puder ajudar melhor

Mensagem por MiguelGomes » 28 abr 2009, 19:01

E experiencia com cabeças soldadas, alguem tem?

É que o torneiro onde a cabeça fez o teste de estanquecidade, disse que a soldava e que ficava boa, mas nunca soube de ningem que o tivesse feito...

MiguelGomes

Registado: 27 abr 2008, 08:33

Mensagem por SamSpeed » 28 abr 2009, 19:15

Boas

Quando comprei o meu patrol tive de subestituir a cabeça pois tinha o mesmo problema e digo por experiencia propria compra uma nova na concorrencia fica-te +- por 700€ e ficam impecaveis, foi comprada e montada por um mecanico da nissan ficou como novo!!!!
Se precisares diz que arranjo-te o contacto da casa de peças que vende s cabeças.
Se está estalada não vale a pena soldar ...........

Bons trilhos

Mensagem por MiguelGomes » 29 abr 2009, 23:08

700 Euros :eek:

Onde?
Das-me o contacto?

MiguelGomes

Registado: 22 dez 2005, 11:00

Mensagem por cristiano » 30 abr 2009, 11:10

o meu y60 tem a cabeça do y61 por ser de 1997 qual a diferença das cabeças de um e outro ??? alguem me sabe dizer??? desculpem off topic...
viewtopic.php?f=1&t=7231&st=0&sk=t&sd=a&start=575 »»»»O INICIO««««

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Registado: 28 fev 2006, 11:58

Mensagem por A.Silva » 02 mai 2009, 11:04

a unica diferença é na bomba do depressor travoes
y61 tem um canal oleo para lubrificar bomba depressor que fica em cima tampa valbulas
y 60 depressor é de lado
não dá para trocar.

Registado: 29 jan 2006, 13:53

Mensagem por 6 cilindros » 03 mai 2009, 20:31

MiguelGomes Escreveu:E experiencia com cabeças soldadas, alguem tem?

É que o torneiro onde a cabeça fez o teste de estanquecidade, disse que a soldava e que ficava boa, mas nunca soube de ningem que o tivesse feito...

MiguelGomes

boas tenho um 318 tds que em dezembro ultimo teve o mesmo problema.
como a cabeca custava em numeros redondos 1800 euros(ainda dizem que a dos patrois e cara)optei por mandar soldar.
ate agora fiz a volta de seis mil km e para ja esta como um relogio

cumprimentos MIGUEL FERNANDES

Registado: 09 nov 2007, 22:32

Mensagem por rafael » 04 mai 2009, 14:56

boas,

pois olha eu tenho um y61 longo e aos 220 000 aconteceu o mesmo....soluçao meti um a cabeça nova que rondou os 800 euros nao me lembro da marca, logo vou perguntar ao meu mecanico e digo-te. o que tenho certeza é que a nova ja vinha com refrigeraçao ao 6º cilindro.
até doi gastar dinheiro numa maquina assim.....abraço

Mensagem por MiguelGomes » 06 mai 2009, 09:10

Pois, etá doi, quando se tem um orçamento de 1800€ para uma reparação....

Estive com o torneiro que está a soldar a cabeça e ele mostrou-me o que está a fazer, parece-me um bom trabalho, o homem dá garantia da reparação, diz que pelo 6º cilindro não volto a ter problemas, vai fazer a saída de agua do 6 cil. e garante que por ali não volta a dar problemas. E leva 360€ pelo trabalho, o resto é juntas parafusos, distribuição mão de obra etc.
Enfim lá vai o IRS. :crybaby:

CumprimenTTos
MiguelGomes

Mensagem por MiguelGomes » 15 mai 2009, 21:49

Finalmente em casa.... :dance: :dance:
O rapaz já está de volta a casa, agora é esperar que tudo corra bem mas parace que ficou bom. :thumbsup:

Fiz-lhe o baypass, na parte de traz da cabeça com o tal Y no circuito de agua, o esquema que está no forum francês, vamos ver se realmente vale a pena.

Agora uma coisa é certa Nissan é Nissan, o resto está tudo impecavel, o motor por dentro está impec. nada de calo, camisas 5 estrelas quase sem desgaste, agora com as valvulas afinadinhas, parece um relógio.

Um abraço
Miguel Gomes

Mensagem por cristiano » 16 mai 2009, 18:35

:okkk: :okkk:

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Mensagem por MiguelGomes » 05 jun 2009, 22:20

3000km's feitos, está 5* :dance: , mas a alteração da saída da agua da cabeça não está como eu acho que deve estar, liguei conforme os franceses indicam, mas acho que a ligação não deve ser no tudo que sai da cabeça para a choufagem mas sim no tubo que entra no bloco já depois de passar pela choufagem, é que quando a choufagem está fechada não circula água pelo tubo e se estiver no outro tubo mesmo fechado a água circula.

Também desliguei a válvula EGR :nhnhn: (apenas desliguei o tubo do vácuo e tapei-o mantendo lá a válvula.) e aí sim nota-se uma grande diferença em regimes baixos e médios, em alta não noto diferença, também tirei a panela grande, e fiz um tubo directo, com esta alteração não tenho certezas mas acho que apenas fica com um cantar bem mais giro :yesss: , agora rendimento...acho que não :( .

Próxima alteração, Box Rapid. :okkk: Vamos ver como vai ser.

CumprimenTTos
Miguel Gomes

Mensagem por cristiano » 15 jun 2009, 20:40

:okkk: :okkk: :okkk: depois bota fotos e ou vids....

Mensagem por MiguelGomes » 04 out 2009, 22:42

+/-8000km depois.... :stupid: :stupid: :stupid: :stupid: :stupid: :stupid: Outra vez treta.
Os sintomas são os mesmos a água voltou a desaparecer, fumo branco, motor a falhar.....
Não aqueceu, nada de rotações elevadas, não gasta óleo, puxava bem, tinha o by pass feito atrás da cabeça, enfim, tenho que o voltar a pôr no mecânico, e cabeça para fora novamente. :crybaby: :crybaby:

Mas desta vez cabeça nova, não quero saber, era isso que devia ter sido feito logo, mas acreditei no torneiro e deu treta.

lá vou ter de destrocar a nota outra vez.

CumprimenTTos
Miguel Gomes

Registado: 21 ago 2005, 20:54

Mensagem por José M Barateiro » 06 out 2009, 08:58

MiguelGomes Escreveu:+/-8000km depois.... :stupid: :stupid: :stupid: :stupid: :stupid: :stupid: Outra vez treta.
Os sintomas são os mesmos a água voltou a desaparecer, fumo branco, motor a falhar.....
Não aqueceu, nada de rotações elevadas, não gasta óleo, puxava bem, tinha o by pass feito atrás da cabeça, enfim, tenho que o voltar a pôr no mecânico, e cabeça para fora novamente. :crybaby: :crybaby:

Mas desta vez cabeça nova, não quero saber, era isso que devia ter sido feito logo, mas acreditei no torneiro e deu treta.

lá vou ter de destrocar a nota outra vez.

CumprimenTTos
Miguel Gomes

Isso é que é mau :( e uma palavrinha ao torneiro ??? era merecido

Próximo

Voltar para Motor

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante