ZD30 entra em safe errano 3.0

Melhoramentos, correcções e Afinações, está tudo aqui.

Registado: 24 nov 2014, 21:53

ZD30 entra em safe errano 3.0

Mensagem por Tha_King » 06 jul 2016, 22:24

Viva pessoal,

Tenho um terrano 3.0di que de à uns tempos para cá me anda a dar uns problemas... Se me puderem ajudar...

Então é o seguinte, comprei o jipe e logo de seguida ele começou a entrar em safe quando esmagada a fundo, tendo D tirar pé e voltar a carregar para ele responder de novo, num diagnóstico rápido vi que a Maf já não fazia a variação de voltagem que deveria.

Troquei a Maf por uma vinda do UK, e porreiro, andou bem 2 dias. ;$ após isso estava em safe constante, só fumava e não puxava. Medii a voltagem da Maf e está ok, inclusive se calcar mais um bocado ele começa a fazer fumaça só que super lento, e sou obrigado a tirar pé para não furar um piston claro...

Então volta aos testes e medições e resolvi desligar o mão e ele há puxa em condições, ligo o map e safe de novo... Meço o map e ele lê a pressão indicada a 1bar tal como a Nissan específica! Pelo sim pelo não arranjei um map para testar e, =....
Monto um sensor de pressão de turbo para ver se o problema é de pressão a +, 1.7bar.... :)
Vou ver e o antigo dono tinha andado a mexer no actuador da geometria, testar actuador e tal, ajustar para fazer no Max 1.5bar e testar, =...
Ajusto um bocado o actuador mínimo da geometria para ganhar pressão + tarde, testo =....
Desligo o map e já rola em condições...

Já estou a ficar um bocado stressado com esta situação pois o tempo é pouco para fazer o diagnóstico e não estou a dar com o gato. Já aconteceu a alguém?

De salientar que o jipe está já reprogramado e pela indicação que tenho dos manuais da Nissan o sensor map é apenas para medição de excesso de pressão, não é utilizado na medição do caudal ar/gasóleo.

Obrigado desde já a todos.

Abraço e bons trilhos

Re: ZD30 entra em safe Terrano 3.0

Mensagem por Tha_King » 07 jul 2016, 12:36

Tha_King Escreveu:Viva pessoal,

Tenho um terrano 3.0di que de à uns tempos para cá cá me anda a dar uns problemas... Se me puderem ajudar...

Então é o seguinte, comprei o jipe e logo de seguida ele começou a entrar em safe quando esmagava a fundo, tendo D tirar pé e voltar a carregar para ele responder de novo, num diagnóstico rápido vi que a Maf já não fazia a variação de voltagem que deveria.

Troquei a Maf por uma vinda do UK, e porreiro, andou bem 2 dias. ;$ após isso estava em safe constante, só fumava e não puxava. Medii a voltagem da Maf e está ok, inclusive se calcar mais um bocado ele começa a fazer fumaça só que super lento, e sou obrigado a tirar pé para não furar um piston claro...

Então volta aos testes e medições e resolvi desligar o mão e ele há puxa em condições, ligo o map e safe de novo... Meço o map e ele lê a pressão indicada a 1bar tal como a Nissan específica! Pelo sim pelo não arranjei um map para testar e, =....
Monto um sensor de pressão de turbo para ver se o problema é de pressão a +, 1.7bar.... :)
Vou ver e o antigo dono tinha andado a mexer no actuador da geometria, testar actuador e tal, ajustar para fazer no Max 1.5bar e testar, =...
Ajusto um bocado o actuador mínimo da geometria para ganhar pressão + tarde, testo =....
Desligo o map e já rola em condições...

Já estou a ficar um bocado stressado com esta situação pois o tempo é pouco para fazer o diagnóstico e não estou a dar com o gato. Já aconteceu a alguém?

De salientar que o jipe está já reprogramado e pela indicação que tenho dos manuais da Nissan o sensor map é apenas para medição de excesso de pressão, não é utilizado na medição do caudal ar/gasóleo.

Obrigado desde já a todos.

Abraço e bons trilhos

Registado: 07 out 2013, 19:00

Re: ZD30 entra em safe errano 3.0

Mensagem por Batou » 08 jul 2016, 21:58

Boas Tha_King,

Pela descrição, eu arrisco dizer que o teu MAF está a ler muito ar. Eu explico: se tens alterações na admissão ou no turbo é possivel que estejas a puxar mais ar. Significa que, quando puxas pela máquina, o teu MAF vai ler mais voltagem porque passa lá mais ar.
Ora, a centralina não é burra. Ao ler mais que um determinado valor (no Y61 será para cima de 4.5V) a centralina considera o valor irreal ou errado, colocando o motor em Safe Mode (no Y61 não acende a luz do motor). Ao levantar o pé, a voltagem do MAF baixa e a centralina sai de Safe Mode.

A solução é manter a voltagem maxima do MAF dentro dos parâmetros que a centralina acha reais. O valor do ZD30 não sei qual é.

É só uma ideia [wink]
Batou
Y61 2.8TD6

Re: ZD30 entra em safe errano 3.0

Mensagem por Tha_King » 10 jul 2016, 12:47

Viva batou.
A tua suposição é de considerar contudo a Maf é nova, já a medi e faz a variação que a Nissan estipula, e em todo o caso,
quando o carro entra em safe ele tira o vácuo ao actuador da geometria que por sua vez esta fica toda aberta e tira a pressão de turbo, mas não tira o gasóleo pois quando isto acontece se acelerar mais forte ele faz uma Fumaça!
E além disso se desligar o sensor map ele já vai a ganhar pressão normalmente..

Inicialmente também estava inclinado para a Maf considerando que a tinha montado à dias, contudo pelos sintomas exclui essa opção mas também nunca consegui arranjar uma para testar

Voltar para Motor

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes