jorgenog Escreveu:nmhc Escreveu:Olá,
O meu é de 12/2000 (3.0Di) e hoje fui fazer a revisão dos 105.000 mas até chegar à oficina andei cerca de 01H30 entre os 120 e 140km/h. O turbo entrava entre as 1800 até às 2200 r.p.m. antes de chegar à oficina. Na oficina pedi para limparemn o sensor de massa de ar (foi limpo com liquido de limpeza dos travoes, um solvente) e a partir dessa altura o motor só responde a partir das 3000r.p.m..![]()
Fiquei na duvida se teve que ver com a rotação do motor durante a viagem até à ofocina ou a limpeza do sensor... Favor ajudem com a vossa experência de forma a tentar identificar a origem do problema e decidir se devo adquirir um novo sensor de massa de ar realizar outros testes. Como posso medir a pressão do turbo ou verificar o seu funcionamento (geometria a funcionar ok ou nao)?
Obrigado, abraço.
Boas, penso que o seu problema é mesmo o MAF, pois não se limpa com "liquido de limpeza dos travoes", mas sim com spray de limpeza de componentes electrónicos, de qualquer forma como cada um tem a sua teoria (esta é a minha) aconselho-o a passar na NISSAN dizer que necessita limpar o MAF e tente saber que produto eles utilizam.
Outra nota, se por acaso foi mesmo o sensor MAF que foi para a "sucata" e o Turbo só está a entrar as 3000 RPM, atenção pois está a disparar o EGT e posteriormente a isso o motor vai entrar em colapso.
Cumps.
Jorge Nogueira.
Boas, apenas voltei a este topico agora. Apenas para informar que o problema era de facto o MAF. Apos este ser trocado (apenas o sensor) ficou impecavel. Obrigado em todo o caso pelo feedback.
P.S. A limpeza na altura foi realizada numa oficina Nissan.