Para que não queimem a colaça...

Melhoramentos, correcções e Afinações, está tudo aqui.

Registado: 28 mai 2007, 18:27

Re: Para que não queimem a colaça...

Mensagem por Coyotte » 16 out 2009, 20:13

RSPORT_RAC Escreveu:Boa tarde companheiro

Por favor partilha connosco as tuas conclusões.

Eu tenho um RD28T completamente de origem no que toca a refrigeração e a verdade é que até ao momento não tive problemas. Tenho naturalmente alguns cuidados, mudo-lhe o anti-congelante todos os anos, assim como limpo o circuito ( mas sem produtos desses muito bonitos pois já tive um experiencia muito má com TAPA-FUGAS de radiadores).

Estou sobretudo curioso quanto á alteração (pôr um "Y") no 6ºcilindro.

Gostaria que alguem se pronunciasse e fosse concreto:

Antes de fazer (apenas esta alteração) ia a 130 em AE e o ponteiro marcava X
Depois de fazer esta alteração vai a 130 em Ae e o ponteiro marca Y

alguém confirma apenas isto?

Obrigado e desculpem lá a insistencia , bem sei que já foi dito muita coisa................

Boas!

"Antes de fazer (apenas esta alteração) ia a 130 em AE e o ponteiro marcava X"
"Depois de fazer esta alteração vai a 130 em Ae e o ponteiro marca Y"

Pela experiência que tenho até ao momento e sem ainda lhe ter metido as ventoínhas esláctricas o que noto é o seguinte:

Depois de lhe meter mais uma saída de água no 6º cilindro, noto que a temperatura continua a marcar X menos um bocadinho que quase nem se nota. Não passou para Y. O que noto e de que maneira é que o ponteiro manda-se para o meio e para voltar a temperatura ao normal é muito mais rápido, imagina a 130km/h com o ponteiro a meio, passo para os 100km/h e o ponteiro demora no máximo 10 segundos a indicar-me a "normal" temperatura de serviço. Como o meu viscoso já não está a 100% e como ainda não lhe meti os termoventiladores,( fui-lhe metendo outras coisas mais urgentes ) :( só te posso dar o feedback até este ponto. Para a semana já lhe vou fazer a alteração das ventoínhas e depois também digo como ficou.

Atenção que eu não tinha verdadeiramente problemas com o aquecimento mas se mais tarde lhe enfiar lá um turbo, já levo algum caminho feito.

Espero ter ajudado.

CumprimenTTos,

Ricardo

Mensagem por Coyotte » 16 out 2009, 20:17

cristiano Escreveu:pelo que andei a estudar LOL as melhores venuinhas sao da flex a lite vejam no site tem para todos os gostos...

Boas!

Amigo, eu por mim já estou servido com 2 ventoínhas da clio a diesel. Uma deu-me um amigo, a outra comprei-a na sucata.

Agora se puderes coloca aqui o link para o site de que falas; serve para a malTTa ver e também para eu saber caso necessite de alguma coisa. Informação (boa informação) nunca é demais. :okkk:

Abraço,

Ricardo

Registado: 27 ago 2007, 20:28

Mensagem por RSPORT_RAC » 16 out 2009, 21:31

Ricardo

Obrigado pela resposta. Creio que vou avançar.

Um abraço

RSPORT_RAC

Mensagem por Coyotte » 16 out 2009, 21:48

Ok.

qualquer dúvida dispõe, no que puder ajudar...

para a semana já comento sobre os termoventiladores.

Abraço e boas bricolages :okkk:

Ricardo

Mensagem por Coyotte » 21 out 2009, 00:09

Ok, ontem lá meti mãos à obra.

Desmontei radiador e saquei fora o viscoso.

Tirei o parafuso de purga, na lateral em baixo do radiador e respectivas medidas para fazer a aranha.

No sítio do parafuso de purga vai lá levar a sonda da temperatura,com o mesmo diâmetro e tipo de rosca, com três contactos para numa fase inicial fazer disparar uma ventoinha e se o aquecimento ainda continuar, disparar a outra também.

Pedi ao Carlos (Vicava) para me arranjar a sonda e dois relés NA mais cabos e interruptor para fazer as ligações. Neste momento estou com dificuldades em fazer a aranha pois, por muito que encoste ao radiador (quinando parte dos suportes da aranha) o motor da ventoinha ficará com uma distância de 0.5cm à polia solidária com o compressor de AC.

A aranha fixa no radiador com duas barras horizontais no topo e base e destas saem 4 verticais para prender as ventoinhas. ficará assim... I_II_I (com outra barra por cima.)

Não sei se alguém já construiu uma aranha deste género mas se houver por aí alguma opinião sobre este assunto, agradecia as dicas. De salientar que ainda tenho o radiador do AC e pelo que percebi "puxar" o radiador da água para fora dá para ser feito mas envolverá muito trabalho.

Fica algum feedback e pedido de opinião.

CumprimenTTos,

Ricardo

Mensagem por Coyotte » 25 out 2009, 01:43

Ok!!!!

Terminei agora a aplicação dos electroventiladores. [clap] [clap] [clap]

Testei só ainda na garagem e já dispara um deles ainda dentro da temperatura de serviço. :nod: Para variar correu tudo bem e amanhã vou tentar perceber as diferenças. Como não estamos no Verão, fica mais complicado. :rolleyes:

coisas ainda vão ser alteradas:

A sonda da temperatura, que só lê numa posição, vai ser alterada para duas (tenho duas ventoinhas). :)

Os bornes da bateria vão ser alterados (neste caso as "abraçadeiras") para a ligação poder ficar 5 estrelas. :)

Como os relés não protegem dos CC introduzir fusíveis de 30 ou 60 amperes. :leiam: :eek: :)

Muito importante é ter um amigo que por acaso é mecânico :) e me foi ajudando bastante. Conhecer um bom torneiro com bons preços e estilo perfeccionista. (posso dar o contacto se alguém precisar) :unibrow:

O radiador teve que ser furado na frente e aplicada a sonda. :leiam:

Uma ventoinha dispara em automático e a outra em manual, que no futuro será alterado. :( [bigsmile]

De facto, as 2 ventoinhas a bombar em simultâneo dá um pico de corrente forte. No futuro, vou testar a teoria de que a ventoinha que dispara mais tarde raramente o vai fazer e será sempre por um periodo curto. A ver vamos. Ficou um trabalho impecavel.

[clap] [clap] [clap] [clap]

Depois coloco fotos e dou o feedback do comportamento no geral e do ponteiro. [wink]

CumprimenTTos,

Ricardo

Mensagem por Coyotte » 29 out 2009, 02:16

Boas!

Alguém me sabe dizer a que temperaturas funciona a electrovalvula termica que faz disparar as ventoinhas?

É que tenho o catálogo da FAE, já experimentei duas e não consigo acertar com a coisa senão vejamos:

O termostato começa a abrir aos 82º e fica completamente aberto aos 90º

A primeira valvula que lhe meti (só para testar) abria a ventoinha aos 82º e fechava aos 65º (só ligava uma ventoinha mas accionava mais ao menos certo.

Meti-lhe uma a disparar 82º76º/88º79º (se não estou em erro) para accionar as duas ventoinhas. Acontece que se a primeira dispara mais ou menos no ponto, a segunda nem para lá caminha. Como há por aqui malTTa que já passou por isto, agradecia a informação das temperaturas da dita válvula.

CumprimenTTos,

Ricardo

Registado: 27 ago 2007, 20:28

Mensagem por RSPORT_RAC » 01 nov 2009, 19:57

Parabéns pelo projecto!

relativamente ás válvulas , não te consigo ajudar, mas pelo menos destaco o tópico novamente....

Aguardamos por fotos e por resultados concretos/explicitos quando a alteração estiver a 100%.

Força , Continua e abraço.

Mensagem por Coyotte » 01 nov 2009, 20:26

RSPORT_RAC Escreveu:Parabéns pelo projecto!

relativamente ás válvulas , não te consigo ajudar, mas pelo menos destaco o tópico novamente....

Aguardamos por fotos e por resultados concretos/explicitos quando a alteração estiver a 100%.

Boas!

já arranjei a electrovalvula que precisava, está tudo montado e agora está na fase de testes. Hoje foi ao monte e portou-se bem. Aquece um bocadinho em AE, (menos do que antes) mas como o tempo agora também está chuvoso e a temperatura do ar não é alta, não dá para ter uma ideia exacta.

No monte porta-se bem, sem aquecer e com as ventoinhas a disparar na hora certa, como um relógio. Apesar de ter controlo manual das ventoinhas não tive que o utilizar. O down side é que puxa pela bateria/alternador como o caraças. Com luzes ligadas, escovas limpa-vidros, cb, radio cd e o motor a trabalhar sem acelerar, tipo à espera (e a desesperar) que outra máquina fizesse a picada (a ventoinha lá vai disparando de vez em quando) a carga da bateria desce bastante.

Noto sem sombra de dúvida, embora digam que não, que a máquina ficou com mais power. Quando os ventiladores ligam (dependendo da temperatura só liga um e depois liga o outro também caso a temperatura suba) e neste caso é que noto um pouco de perda no power do motor.

Mais alguns dias a andar com ele e já coloco aqui algumas fotos, bem como um feedback mais preciso.
De notar que refiz o trabalho, ou seja, inicialmente um dos ventiladores ficou a 0.5cm da polia e com a oscilação do motor nos apoios, a polia encostava ao motor do termoventilador e "comia" o plástico.

Resolvido esse problema e o da valvula, agora é rolar e ver se está nos conformes.

Abraço,

Ricardo

Registado: 09 out 2005, 20:13

Mensagem por Fernando » 02 nov 2009, 13:24

Este homem é um livro aberto :thumbsup: [clap] [clap] [clap]

Abraço
Fernando
Bons TTrilhos
917566679

Registado: 23 jan 2007, 20:16

Mensagem por rui pedro » 02 nov 2009, 19:01

hum parece bem pensado mas sera que so isso resulta nao creio.
a unica soluçao que conheço nos motores de 6 cilindros e trabalhando a a propia culaça com algumas saidas
de agua e fazendo uma ligaçao ao tubo superior do radiador

Mensagem por Coyotte » 02 nov 2009, 19:39

Fernando Escreveu:Este homem é um livro aberto :thumbsup: [clap] [clap] [clap]

Abraço
Fernando

Olá Fernado! Andas desaparecido [bigsmile]

Normalmente a malTTa da velha guarda é que não partilha aquilo que sabe. Cada vez mais tende a desaparecer essa mentalidade e a surgir uma outra de partilhar e discutir as ideias e intervenções, tanto na mecânica como no resto. A única excepção que faço é no que respeita a preços, tanto de material como de mão de obra. Não porque seja mecãnico, conforme sabes, mas porque cada um sabe o trabalho que tem e como o faz, onde arranja o material novo/usado, etc...

A única coisa que ainda muita malTTa não sabe é o trabalho que algumas coisas dão. Por vezes não é só tirar a peça velha e meter a nova. Já vi a desmontar uma frente completa para lhe meter uma peça que custava pouco mais de 20 aérios, simplesmente porque era impossível lá chegar. Também vi uma substituição de caixa em que 2 parafusos resolveram chatear. Um porque estava tão oxidado que se desfez e outro que tinha levado pancada e disse adeus à cabeça... [bigsmile] O trabalho que deu para tirar os pernos fora foi quase tanto como mudar a caixa :eek: :nod:

Ainda presenciei uma situação mais caricata num carro que tinha o radiador furado. Chegou sem água (circuito sob pressão) e depois de lhe colocarem lá água, viu-se bem onde era a fuga no radiador. Mandaram vir radiador novo, reviram todas as tubagens e meteram radiador ao sítio. Ao experimentar, começou a pingar água... por uma rela! Ou seja, para além do buraco no radiador, a rela também resolveu acompanhar o fado na guitarra. Por uma questão de trabalho bem feito e excluindo a hipótese de tapar a coisa com massa/silicone/etc..., desmontaram uma porrada de coisas até chegar à dita-cuja. Substituída a rela (peça a custar 20 ou 30 cêntimos) há que montar tudo e experimentar o circuito. Depois de trabalhar por algum tempo e verificado tudo novamente, a máquina ficou a funcionar muito bem. Obviamente que o dono do carro nem por sombras deve imaginar o trabalho que aquilo deu...

Quando falamos em adaptações e/ou modificações, é multiplicar o trabalho normal vezes 6 ou 7 vezes e isto com sorte.

Infelizmente esta ideia ainda não passou para a malTTa e eu próprio estava incluído até ter oportunidade de ver o trabalho que as coisas davam. Obviamente que vi por mim, no meu Patrol e ao mesmo tempo vi noutras máquinas. (enquanto trabalhava no Patrol) :nod:

Antes que me digam que este assunto é para "off-topic", deixa comentar que a adaptação das ventoinhas ficou boa, anda em fase de testes e com sorte não vou ter que mexer em mais nada. :nhnhn:

Abraço,

Ricardo

:friends: :friends: :friends:

Mensagem por Coyotte » 02 nov 2009, 19:48

rui pedro Escreveu:hum parece bem pensado mas sera que so isso resulta nao creio.
a unica soluçao que conheço nos motores de 6 cilindros e trabalhando a a propia culaça com algumas saidas

Boas!

Segui o tópico e fiz as alterações indicadas. Segundo a malTTa :leiam: a coisa funciona e até ver também penso que sim :nod:

Obviamente e como atrás também foi dito, para nunca mais ter problemas com aquecimento a intervenção que sugeres será talvez a ideal; no entanto já se trata de uma intervenção de fundo com todas as despesas e afins e neste momento não me posso estar a meter nisso.

Fiquei sem saber se já fizeste isso no teu; se sim, a coisa ficou boa ou excelente?

CumprimenTTos,

Ricardo

Mensagem por Coyotte » 13 nov 2009, 02:38

Ok,

testado e aprovadissimo [clap] [clap]

Ficam as fotos, embora a coisa não se veja muito bem... :confused:

A saída de água no sexto cilindro:

Imagem

Electovalvula térmica que faz disparar uma e outra ventoinha, conforme:

Imagem

As ventoinhas ou ventiladores.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

CumprimenTTos,

Ricardo

Registado: 17 mar 2006, 15:59

Mensagem por _InSaNe_ » 13 nov 2009, 08:57

Parece ter ficado muito bem feito.

Parabens.

Mensagem por Coyotte » 13 nov 2009, 16:27

_InSaNe_ Escreveu:Parece ter ficado muito bem feito.

Parabens.

Obrigado Jorge!

Melhor que bom ou mau aspecto (nem lavei as ventoinhas quando as meti) :ups: é que a máquina arrefece muito bem e fiquei com mais um bocadinho de power devido a ter eliminado o viscoso. Há quem diga que não é assim, :rolleyes: mas eu senti logo, especialmente a arrancar e em 2ª e 3ª velocidade. :nod:

E que é feito de ti? Quando vens dar uma volta com a malTTa? No teu maquinão ou como co-piloto tens de aparecer. Estás a faltar aos treinos. :leiam: :nod:

Abraço, :okkk:

Ricardo

Registado: 09 out 2005, 20:13

Mensagem por Fernando » 13 nov 2009, 18:01

O Ricardo, com esse power todo a fazer frio já se pode dispensar a geleira :friends: :friends: :friends:

Sempre a evoluir [clap] [clap] [clap]

Abraço
Fernando
Bons TTrilhos
917566679

Mensagem por Coyotte » 13 nov 2009, 20:39

Fernando Escreveu:O Ricardo, com esse power todo a fazer frio já se pode dispensar a geleira :friends: :friends: :friends:

Sempre a evoluir [clap] [clap] [clap]

Abraço
Fernando

Pois, já pensei em lhe tirar o filtro de ar e meter lá umas minis a arrefecer. O problema é que depois teria que alterar a linha e tomada de ar e isso dá muito trabalho... :rolleyes: [bigsmile] [bigsmile]
Posso é abrir espaço para lhe meter lá um barril de 5lt e quando for para gelar, ligo as ventoinhas manualmente. :nhnhn: Claro que a máquina de tirar finos é 220V mas ele há por aí uns adaptadores do LIDL que pelo que ouvi dizer funcionam bem. :nod:

Que te parece a ideia? :clapp:

Grande abraço e vai dando notícias :okkk:

Ricardo
:friends: :friends: :friends: :friends: :friends: :friends:

Mensagem por Coyotte » 18 nov 2009, 00:51

ricouto Escreveu:
rui pedro Escreveu:hum parece bem pensado mas sera que so isso resulta nao creio.

Boas!

Segui o tópico e fiz as alterações indicadas. Segundo a malTTa :leiam: a coisa funciona e até ver também penso que sim :nod:

Obviamente e como atrás também foi dito, para nunca mais ter problemas com aquecimento a intervenção que sugeres será talvez a ideal; no entanto já se trata de uma intervenção de fundo com todas as despesas e afins e neste momento não me posso estar a meter nisso.

Fiquei sem saber se já fizeste isso no teu; se sim, a coisa ficou boa ou excelente?

CumprimenTTos,

Ricardo

Parece que vou ficar sentado à espera da resposta... :grrr: :grrr:

[bigsmile] [bigsmile] [bigsmile]

CumprimenTTos,

Ricardo

Mensagem por Coyotte » 18 nov 2009, 00:55

RSPORT_RAC Escreveu:Parabéns pelo projecto!

Qualquer dúvida dispõe. :okkk:

Pensa também na solução B que é manter o viscoso e aplicar as ventoinhas na frente, a empurrar o ar de fora para dentro (viradas para o motor).

CumprimenTTos,

Ricardo

Registado: 13 abr 2009, 16:35

Mensagem por goncalofonseca » 29 dez 2009, 16:41

Boas,

Aqui vai a alteração feita no meu 260 pelo meu "médico".

viewtopic.php?t=13945#p234710
Gonçalo P Fonseca

Ex's:
VX
BJ40

Mensagem por Coyotte » 29 dez 2009, 20:00

goncalofonseca Escreveu:Boas,

Aqui vai a alteração feita no meu 260 pelo meu "médico".

viewtopic.php?t=13945#p234710

[clap] [clap] [clap] [clap]

Para já e pela alteração que fiz, só posso apontar vantagens.

Estou a ver que estás com um maquinão à maneira :okkk:

CumprimenTTos,

Ricardo

Registado: 18 jul 2011, 10:56

Mensagem por R.Trindade » 01 jan 2013, 16:16

Boas,
alguém me pode explicar uma situação,
estou a ver que a maioria quando faz a aplicação da refrigeração auxiliar ao 6c,
adaptando a rela, deixa também a saida original do 4c, haverá vantagens em ter as duas saidas da cabeça,
ou podemos tapar a saida do 4c ficando apenas a do 6cilindro..... :rolleyes:

Se deixarmos apenas a do 6cylindro não vamos conseguir uma circulação de agua mais eficiente pela cabeça?

Registado: 29 ago 2012, 13:26

Mensagem por Hugo Alves » 08 jan 2013, 23:10

Olá belo tópico as ventoinhas puxam o ar de fora para dentro
ou de dentro para fora???Eu pouco percebo disto mas estou a
pençar fazer o mesmo que tu

Registado: 11 nov 2014, 12:29

Mensagem por Emmanuel » 11 fev 2015, 22:04

boa noite pessoal
queria vos pedir ajuda, o meu patrol rd28t tem a junta da culaça ligada ficando com pressao no circuito e deita a agua fora, so espero nao ter a culaça estalada.
visto que queria fazer eu esta reparação queria saber se me podiam dizer como é que faço para por o motor no ponto outra vez, visto que vou ter de tirar a correia de distruibuição.
agradeço a ajuda
cumprimentos

Anterior

Voltar para Motor

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante