Já não é a primeira vez que coloco esta questão, no entanto não consegui encontrar as respostas com as moradas no histórico aqui dos posts...
Preciso urgentemente de levar o GR a alguém realmente com experiência ou com sapiência para analisar e não ter medo/vergonha de consultar um manual técnico.
Passo a explicar: depois de ter ponderado onde resolver o problema de uma junta que deixava sair agua do motor - do qual este teria de ser removido - optei por levar a uma pessoa conhecida minha de confiança que tem um oficina "à séria" toda xpto. Ele trabalha bem e é idóneo nestas coisas no entanto nunca la tinha apanhado um GR com ZD30, delegou a um mecânico (funcionário da oficina) que durante umas semana foi fazendo o trabalho.
tudo com material original Nissan a meu pedido, aproveitei mudei retentores da cambota e tmb os apoios do motor são novos.
resultado, o problema foi resolvido de forma excepcional e o motor parece ter saído da fábrica. No entanto o GR ficou com uma vibração estranha (algo na montagem ou acoplagem q não ficou la muito certo), mudei os apoios do motor por novos (caros!) e abafou um pouco mas entre as 1000-1300 continua lá... diariamente torna-se desagradável. Também por vezes em baixa rotação tipo em transito lá acende a luz do motor (código 77: P7-F/INJ TIMG FB... qq coisa a ver com a bomba injectora e pelo que li na maioria das vezes é ar q entra no sistema. Mudei o filtro por um original, mas aqui pondero ser aqueles tubos do gasoleo q estão acamados e a braçadeira não consegue apertar, no entanto não percebo é pq em alta rotação tipo 3000 não acontece...
A vibração é o meu receio, temo q tenham montado mal o volante do motor por exemplo - geralmente convám coloca-lo exatamente da mesma forma.
Na oficina nao percebem o que possa ser que foi tudo montado como deve ser, e nem me pareceram muito interessados em querer resolver, eu aí perco a confiança em me solucionarem a questão (pois não quero ninguém a trabalhar no carro contrariado) e estou a pensar ir a outro lado. Quero ver se algum experiente nestas maquinas me possa resolver/descobrir isto. Senão tenho de levar a Nissan... :-(
Ah... removi tmb o interior do catalizador (eu sei fui burro pq o carro anda o mesmo, so cheira mais mal), na casa q fizeram esse trabalho fui la para comprar um cat universal mas o sr. jurou-me que a vibração não tem nada a ver com aquilo. De qq forma tenho la um usado para limpar e montar (comprei ao "father").
...help!