Y61 3.0di: radiador Nissens ou Valeo?

Melhoramentos, correcções e Afinações, está tudo aqui.

Registado: 26 ago 2005, 16:44

Y61 3.0di: radiador Nissens ou Valeo?

Mensagem por rs2 » 02 mar 2013, 18:51

Boas,
Vou trocar o radiador do meu GR Y61 3.0Di, o que la tenho ja nao é de origem, era ate maior (cobre) na altura um da nissan parecia-me muito caro e mandei reconstruir, utilizaram das partes de plastico originais mas agrafaram um ninho novo... no fim ficou-me quase ao preço do novo. Agora passados ja uns 70.000km quando puxo mais pelo GR comeca a perder liquido pelos grampos.

tenho os seguintes preços:

- Valeo 260 e qq coisa ja com iva e entrega
- Nissens compro aqui numa casa de material, cerca de 250 euros ja com iva
- Nissan 407 ja com IVA

A Nissens q tem um bom preço andava a procura de opinioes, eu desconhecia a marca, até pensava que era uma coisa tipo linha branca de material nissan... alguem aqui ja utilizou estes radiadores?

Ja agora para alem do radiador devo comprar algum tipo de consumiveis (para alem do liquido claro) é q vou fazer isto ao fim de semana.

orbigado
Vitor

Registado: 16 nov 2009, 17:54

Re: Y61 3.0di: radiador Nissens ou Valeo?

Mensagem por Bruno Coelho » 03 mar 2013, 06:52

rs2 Escreveu:Boas,
Vou trocar o radiador do meu GR Y61 3.0Di, o que la tenho ja nao é de origem, era ate maior (cobre) na altura um da nissan parecia-me muito caro e mandei reconstruir, utilizaram das partes de plastico originais mas agrafaram um ninho novo... no fim ficou-me quase ao preço do novo. Agora passados ja uns 70.000km quando puxo mais pelo GR comeca a perder liquido pelos grampos.

tenho os seguintes preços:

- Valeo 260 e qq coisa ja com iva e entrega
- Nissens compro aqui numa casa de material, cerca de 250 euros ja com iva
- Nissan 407 ja com IVA

A Nissens q tem um bom preço andava a procura de opinioes, eu desconhecia a marca, até pensava que era uma coisa tipo linha branca de material nissan... alguem aqui ja utilizou estes radiadores?

Ja agora para alem do radiador devo comprar algum tipo de consumiveis (para alem do liquido claro) é q vou fazer isto ao fim de semana.

orbigado
Vitor

Eu só conheço a valeo mas tenta saber se alguma dessas marcas faz o radiador totalmente em alumínio sempre ficavas melhor servido. Claro tendo em conta o preço. :okkk:

Mensagem por rs2 » 03 mar 2013, 13:35

Pelo site deles e por meia dúzia de reviews que li de aplicações em ligeiros nao me parecem maus. No site eles até fazem destaque a radiadores de 5mm de distancia de condutas nos favos q fabricam. Pela indicação q tenho é em alumínio.

Registado: 27 jul 2009, 10:14

Mensagem por Edu » 06 mar 2013, 22:44

Posse-te dar a minha opinião/experiência da Nissens. Em Setembro de 2011 coloquei um no meu Patrol e até agora não tenho queixa. Em aspecto é praticamente igual ao original (ninho em alumínio e tanques laterais em plástico), a única diferença é que em vez de ter um bujão de esvaziamento ao meio tem mais 2 nos lados.

Já vinha incluída a tampa do radiador mas coloquei a original da Nissan que por sinal é nova. Aliás se nunca mudas-te as tampas do radiador e do vaso de expansão então aconselho que verifiques se vedam bem. No início quando comprei o jipe tinha fuga pela tampa do radiador porque a borracha da tampa já estava muito deteriorada e quando apertava mais com o motor deixava passar liquido para fora.

Como não tirei o liquido anticongelante do bloco do motor completamente optei por meter anticongelante original da Nissan, embora fique muito mais caro do que os que se compram na concorrência, preferi assim para evitar problemas de misturar anticongelantes diferentes.

Uma coisa que tens que ter muita atenção é a sangrar o circuito de refrigeração. Os nossos motores não têm purga para tirar o ar e há tendência para o mesmo ficar preso na parte de trás da cabeça do motor (se reparares é a parte mais alta do circuito). Conforme me indicaram no forum australiano deve-se elevar a parte da frente do jipe ou coloca-lo numa subida e encher o circuito lentamente, depois coloca-se o motor em funcionamento durante alguns segundos para a bomba fazer circulação e desliga-se (não deixar aquecer porque senão o liquido expande-se). Verificar o nível no vaso de expansão e acrescentar se necessário. Repetir esta operação várias vezes até não aparecer mais ar. Vigiar nos dias seguintes se se o nível do vaso de expansão desce e ir sempre acrescentando liquido se for necessário. A razão pela qual insisto neste cuidado é que já muito pessoal teve chatices por bolhas de ar alojadas na cabeça e sei que a Nissan na versão common rail do zd30 acrescentou uma purga na parte de trás da cabeça do motor. Outra possibilidade é fazer o enchimento e sangrar por vacuo se o mecânico tiver esse equipamento.

Mensagem por rs2 » 07 mar 2013, 15:42

Edu Escreveu:Uma coisa que tens que ter muita atenção é a sangrar o circuito de refrigeração. Os nossos motores não têm purga para tirar o ar e há tendência para o mesmo ficar preso na parte de trás da cabeça do motor (se reparares é a parte mais alta do circuito). Conforme me indicaram no forum australiano deve-se elevar a parte da frente do jipe ou coloca-lo numa subida e encher o circuito lentamente, depois coloca-se o motor em funcionamento durante alguns segundos para a bomba fazer circulação e desliga-se (não deixar aquecer porque senão o liquido expande-se). Verificar o nível no vaso de expansão e acrescentar se necessário. Repetir esta operação várias vezes até não aparecer mais ar. Vigiar nos dias seguintes se se o nível do vaso de expansão desce e ir sempre acrescentando liquido se for necessário. A razão pela qual insisto neste cuidado é que já muito pessoal teve chatices por bolhas de ar alojadas na cabeça e sei que a Nissan na versão common rail do zd30 acrescentou uma purga na parte de trás da cabeça do motor. Outra possibilidade é fazer o enchimento e sangrar por vacuo se o mecânico tiver esse equipamento.

obrigado pelas dicas
achas que um macaco a frente é suficiente? tenho uma pequena rampa na garagem tamb...

Mensagem por rs2 » 07 mar 2013, 19:12

Estou piúrso!
Fui levantar o radiador que encomendei, já mentalizado com a NISSENS, e dão-me uma caixa com fitacola Nissens mas um radiador FRS e um pouco mal tratado, tendo em conta que era novo os ninhos ja com toques... depois vi que nem era Nissens, era FRS - nao conheco parece-me marca branca ou assim, pelo aspecto da embalagem era caixa reutilizada e o radiador nem embalado em plastico vinha nem os orifícios protegidos.
agora amanha é sexta e ja percebi q nao vou ter radiador para o fim de semana montar... com so tenho fins de semana de 15 em 15 dias... tou danado.

Mensagem por Edu » 07 mar 2013, 21:16

rs2 Escreveu:Estou piúrso!
Fui levantar o radiador que encomendei, já mentalizado com a NISSENS, e dão-me uma caixa com fitacola Nissens mas um radiador FRS e um pouco mal tratado, tendo em conta que era novo os ninhos ja com toques... depois vi que nem era Nissens, era FRS - nao conheco parece-me marca branca ou assim, pelo aspecto da embalagem era caixa reutilizada e o radiador nem embalado em plastico vinha nem os orifícios protegidos.
agora amanha é sexta e ja percebi q nao vou ter radiador para o fim de semana montar... com so tenho fins de semana de 15 em 15 dias... tou danado.

Boas,

O melhor é devolveres o radiador e ou te mandam um numa caixa fechada ou compra noutro lado. O meu vinha numa caixa nova (a caixa trazia o logótipo da Nissens impresso no cartão e uma etiqueta com a marca/modelo), selada com 2 cintas brancas (tipo fita de cintar paletes) e o radiador vinha encaixado em 2 calços de esferovite e não tinha sequer uma arranhadela.

Podes usar um macaco para elevar a frente, foi o que usei no meu.

Mensagem por rs2 » 07 mar 2013, 21:25

Edu Escreveu:
rs2 Escreveu:Estou piúrso!

Boas,

O melhor é devolveres o radiador e ou te mandam um numa caixa fechada ou compra noutro lado. O meu vinha numa caixa nova (a caixa trazia o logótipo da Nissens impresso no cartão e uma etiqueta com a marca/modelo), selada com 2 cintas brancas (tipo fita de cintar paletes) e o radiador vinha encaixado em 2 calços de esferovite e não tinha sequer uma arranhadela.

Podes usar um macaco para elevar a frente, foi o que usei no meu.

nem o trouxe, eu abri e vi la... nao sei o que pensar. sempre que compro material q nao é nissan compro lá, tipo Lucas, sensores sei lá. custa-me a acreditar que me quisessem enrolar, penso que da parte deles apenas pediram ao fornecedor e segundo o vendedor mandou vir o mais barato, nao tinha percebido que queria nissens... mas o estranho é q no dia da encomenda me deu um papel com o numero e desenho nissens. depois vem uma caixa meia amassada, com fitacola nissens, mas ao abrir aquilo (por dentro uns sacos de esferovite a segurar e o radiador com o ninho com bocados amassados... só fiquei lixado pq queria este fim de semana mudar aquilo.
como sou eu a fazer na garagem gosto de fazer com cuidado e paciencia (no UMM e no Patrol 260 cheguei tmb a mudar) e só o posso fazer aos fs de 15 em 15 dias :-(
amanha ligo para a nissens em lisboa se nao tiverem mando vir da Valeo ou da Nissens daqui: http://www.pecasautoviaweb.com estao com bom preço... pelo menos o Valeo 260 ja com portes e iva

eu depois de ver o site da Nissens e ver que sao dinamarqueses fiquei com uma certa confianca no produto.

obrigado pelas dicas, espero um dia poder contribuir tmb...

Mensagem por rs2 » 08 mar 2013, 10:05

Edu Escreveu:Posse-te dar a minha opinião/experiência da Nissens. Em Setembro de 2011 coloquei um no meu Patrol e até agora não tenho queixa. Em aspecto é praticamente igual ao original (ninho em alumínio e tanques laterais em plástico), a única diferença é que em vez de ter um bujão de esvaziamento ao meio tem mais 2 nos lados.

Olá
Onde compraste o teu Nissens?
Comigo está-se a passar algo bizarro nesta compra que passou a ser uma "epopeia":
as vezes andamos a procura do mais barato para desenrascar mas neste caso estava interessado num Nissens (ou Valeo) como alternativa ao original Nissan, e so me aparece a frente o mais barato :rolleyes: (isto da vontade de rir)

liguei hoje para a Nissens-Portugal (lisboa) deram-me a cotacao de 119 + Iva e tinham para entrega, achei muito barato, depois perguntei: "Mas é Nissens?" responderam "não, este é um que temos em stock mais barato". Por acaso em conversa disse-me que era FRS, é da marca que ontem me iam entregar la na casa de peças onde fiz inicialmente a encomenda, ou seja percebi que o fornecedor era o mesmo. O sr. explicou-me que o radiador era tao bom como o Nissens, e ai eu expliquei o produto nao me deu confiança, desde a apresentação ao embalamento deficiente e o ninho ja com mossas... (sacos de apoio a apoiar no próprio ninho nao dao protecao)... argumentou que as vezes basta pegar no ninho que amassa... LOL, eu afinei: "eu proprio que nao estou a vender esse produto ao cliente, pego dos lados ou por cima, evito tocar no ninho bolas!" para mim isto faz-me impressão.
agora estou na duvida, eles encomenda-me um NISSENS (148+IVA) o preço continua-me a parecer muito bom, mas fico com medo que esta representacao em portugal seja meio "pirata", no site http://www.pecasautoviaweb.com por 260,00€ tenho ca um VALEO ou 341,00 um Nissens...

uma vez que ja só sou mudar o radiador daqui a 15 dias dá-me tempo para decidir...

Registado: 17 ago 2007, 00:03

Mensagem por bnascimentomelo » 08 mar 2013, 15:14

rs2 Escreveu:
Edu Escreveu:Posse-te dar a minha opinião/experiência da Nissens. Em Setembro de 2011 coloquei um no meu Patrol e até agora não tenho queixa. Em aspecto é praticamente igual ao original (ninho em alumínio e tanques laterais em plástico), a única diferença é que em vez de ter um bujão de esvaziamento ao meio tem mais 2 nos lados.

Olá
Onde compraste o teu Nissens?
Comigo está-se a passar algo bizarro nesta compra que passou a ser uma "epopeia":
as vezes andamos a procura do mais barato para desenrascar mas neste caso estava interessado num Nissens (ou Valeo) como alternativa ao original Nissan, e so me aparece a frente o mais barato :rolleyes: (isto da vontade de rir)

liguei hoje para a Nissens-Portugal (lisboa) deram-me a cotacao de 119 + Iva e tinham para entrega, achei muito barato, depois perguntei: "Mas é Nissens?" responderam "não, este é um que temos em stock mais barato". Por acaso em conversa disse-me que era FRS, é da marca que ontem me iam entregar la na casa de peças onde fiz inicialmente a encomenda, ou seja percebi que o fornecedor era o mesmo. O sr. explicou-me que o radiador era tao bom como o Nissens, e ai eu expliquei o produto nao me deu confiança, desde a apresentação ao embalamento deficiente e o ninho ja com mossas... (sacos de apoio a apoiar no próprio ninho nao dao protecao)... argumentou que as vezes basta pegar no ninho que amassa... LOL, eu afinei: "eu proprio que nao estou a vender esse produto ao cliente, pego dos lados ou por cima, evito tocar no ninho bolas!" para mim isto faz-me impressão.
agora estou na duvida, eles encomenda-me um NISSENS (148+IVA) o preço continua-me a parecer muito bom, mas fico com medo que esta representacao em portugal seja meio "pirata", no site http://www.pecasautoviaweb.com por 260,00€ tenho ca um VALEO ou 341,00 um Nissens...

uma vez que ja só sou mudar o radiador daqui a 15 dias dá-me tempo para decidir...

Amigo Rs2... olha que isso é um radiador. Não é um foguetão nem é para ir à lua...

e... reparares o teu? está fora de questão? por algum motivo em particular? é que até podes aproveitar para melhorar o teu...

Espero não ter complicado.

1 abraço
Bruno
Y61 TD6 de 1998
Frontera A VM2.5 de 1998

Mensagem por Edu » 08 mar 2013, 16:02

Comprei em http://www.pecasautoviaweb.com/

Quanto a reparações vou contar o que aconteceu com o meu.
Um dia estava a trabalhar no motor e ao apoiar a barriga no radiador parti o pescoço de plástico onde entra o tubo que vai ao vaso de expansão. Depois de pesquisar vi que havia mais pessoas a quem tinha acontecido o mesmo. Havia até uma caso ou dois em que o tanque de plástico superior tinha rachado por fadiga do material. A Nissan vende os tanques superior e inferior e também as juntas de vedação, mas pus-me a pensar para quê mandar reparar um radiador que já vai com 176000km e que depois de levar tanques novos pode dar problemas no ninho?

Mensagem por rs2 » 08 mar 2013, 20:06

olá Bruno, eu sei q não é um foguetão... utilizo o meu GR para tudo e portanto dependo da fiabilidade dele. prefiro pagar mais 100 e ter a certeza que nao fico empanado num sitio qq as tantas da noite (como ja me aconteceu por causa de uma bateria da treta q "era" melhor q as de origem)... é que ter garantia de 2 ou 3 anos nestas situacoes nao me adianta. Alem disso custa-me estar a comprar gato por lebre.

O radiador q removi, nasceu do original que vinha no patrol q aos 120.000km acabei por ser eu a descobrir um defeito de fabrico que so quando estava muito quente e se desligava o motor escapava liquido pelo ninho... enfim, ja fora da garantia optei por numa casa de radiadores "reconstruir" isto é arranjaram-me um ninho novo e utilizaram os "cabecotes" (nao sei se é assim o nome). o radiador era até mais grosso o que fez com que o resguardo nem encaixasse bem... a brincadeira ficou-me em 300 e tal euros (sem recibo) ou seja quase o preco de um novo Nissan
enfim, agora os grampos q "agarram" o radiador comecaram a dar de sí, ja com 215.000km penso que nao é grave, mas como o cabecote de cima ja se partiu la um apoio, prefiro comprar um e acabou-se.
agora nao quero arriscar gato por lebre, venderem-me um Nissen e nao ser, vir mal embalado, e alias aquilo ate podia la ter um rato dentro que nao se sabia, nao vinha nada protegido... etc. nao me deu confianca o produto.

eu ao longo dos 12 anos q tive e tenho GR(s) - tive 2 - percebi que ha coisas q da marca ficamos mais descansados... comprar um HDJ80 ou um GR mas q so viu peças de origem durante a garantia, deixa de fazer sentido dizer q sao maquinas q fazem muitos kms. passa a ser um aglomerado de invencoes.
claro q ha muitos q acertam e ate melhoram mas ha por ai muitas queixas destes motores sem sentido. acontece a todos mas so ouvimos falar dos males e parece q sao todos maus...

ex: tenho acompanhado um tema de que da a sensação de se pegar mal e se nao for das velas ja é um sintoma q vai partir o motor ou la o que é... pois recentemente tive uma experiencia disso, e afinal era um problema no tubo de vacuo que controla a borboleta que fecha para quando se desliga o motor este nao sacudir muito. resolveu-se o problema e pega a primeira.

mas obrigado pela dica amigo

Voltar para Motor

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes