Bruno Ferreira Escreveu:Bem, eu acho que não é uma nem outra. No Y60 e no 260 a válvula de descarga fica no colector de admissão e chama-se "Dump valve" e serve para descarregar exesso de pressão no colector para o exterior nas trocas de mudanças e desacelarações.
Atingindo X pressão ela abre para o exterior.
Este já não tem a valvula, mas sim um tampão.
Penso que a "Dump Valve" que referes é a que eu chamo de segunda valvula de segurança e que no Y60, efectivamente está no colector de admissão superior.
Já tive um Y60 e o certo é que a tal segunda valvula, com o motor a altos regimes e ao fim de alguns segundos andava sempre a disparar. Levei-o a uma casa especializada e verificou-se que a Wastegate estava toda enferrujada (o que não era de admirar, pois o anterior dono vivia à beira mar), pelo que se encontrava "presa" e não estava a actuar. Depois de uma lubrificadela, ficou a funcionar na perfeição e a "segunda" deixou de fazer pfff.
Efectivamente o Y61 não tem esta segunda valvula, mas sim um tampão. Até aqui parece estarmos de acordo e se não é uma nem outra de que valvula está a falar o Mário Guedes ?
pedro simoes Escreveu:eu não sei,vou inventar um bocado ,mas penso que a centralina não controla a pressão do turbo ou a sua descarga, apenas tem um sensor da temperatura do ar na admição para calcular o combustivel a injectar que tambem detecta quando a pressão passa um certo limite e informa a centralina ,ou uma especie de maf na admição
Que a centralina do Y61 2.8 td6, não controla directamente a pressão do turbo, já eu referi. Mas de algum modo indirecto o deve fazer e poderá ser como sugeres. Insisto neste ponto porque quando ensaiei um kit potência da NTDD no meu Y61 2.8 td6, 2 das curvas programadas faziam com que o Patrol parecesse um Ferrari, mas quando chegava às 3000 rpm, a centralina de origem cortava totalmente a injecção (o motor ia abaixo) e apontava um erro qq de diagnostico que agora não me lembro.
Ora se a Wastegate deixar de funcionar no Y61 como já me aconteceu no Y60 ou como o amigo do Mario Guedes fez, não percebo porque refere que só pode andar 4/ 5 km a fundo, pois a centralina deveria actuar de algum modo a proteger o motor.