Água que desaparece no Y61

Melhoramentos, correcções e Afinações, está tudo aqui.

Registado: 11 mar 2008, 22:23

Água que desaparece no Y61

Mensagem por tiagoremo » 07 jan 2011, 08:03

Boas

Como diz no tópico tenho um Y61 com motor 2.8td6 e a água do circuito de refrigeração vai desaparecendo. Em termos de aquecimento o carro só aquece se for na autoestrada e passados alguns kms a fundo, e quando aquece tem um comportamento estranho: o manometro da temperatura sobe rápidamente, eu obviamente tiro o pé, e o maometro desce rápidamente, e vai ficando oscilante até que estabiliza no sitio normal e mantem-se.
Em termos de comportamento do carro não noto nada de estranho: puxa o normal dele, não faz fumo branco, não custa a pegar em frio, nada.
A água essa é que vai desaparecendo.

Será que já alguém teve algum problema parecido?

Cumprimentos

Registado: 02 jan 2009, 21:51

Re: Água que desaparece no Y61

Mensagem por MiguelGomes » 08 jan 2011, 00:10

Começa por ler este tópico.
viewtopic.php?f=4&t=13823

CumprimenTTos
Miguel Gomes

Mensagem por MiguelGomes » 08 jan 2011, 00:13

Depois podes ler este...

viewtopic.php?f=4&t=20402

Miguel Gomes

Registado: 05 fev 2006, 20:47

Mensagem por apereir » 08 jan 2011, 23:50

O meu ja sofreu do mesmo, so aquecia a subir ou se apertasse muito com ele, troquei radiador, termostato e afinal era o Viscoso pifado, viscoso da ventuinha novo e ficou 5 estrelas

O teu podera ter uma situação identica , começa pelo mais barato

Boa sorte
Melhor que 1 Nissan Patrol só 2 Nissans Patrol

Mensagem por tiagoremo » 10 jan 2011, 15:19

Pois, em principio deverá ser ou radiador ou termostato.

Daquilo que conseguimos verificar após fazer uns kms com o carro só a parte superior do radiador é que estava quente. Tanto a parte inferior como o tubo que liga o radiador ao motor na sua parte inferior estavam frios levando a crer que o radiador esteja entupido e a água não circula.

Hoje o radiador vai ser testado e logo saberemos.

Mensagem por tiagoremo » 11 jan 2011, 11:59

apereir Escreveu:O meu ja sofreu do mesmo, so aquecia a subir ou se apertasse muito com ele, troquei radiador, termostato e afinal era o Viscoso pifado, viscoso da ventuinha novo e ficou 5 estrelas

O teu podera ter uma situação identica , começa pelo mais barato

Boa sorte

Boas

Já agora diz-me uma coisa. E a água, no teu caso, também ida desaparecendo?

Abraço

Registado: 05 fev 2006, 20:47

Mensagem por apereir » 11 jan 2011, 22:51

No meu caso a agua desaparecia, sempre que aquecia + que o normal, por exemplo uma subida longa e acentuada em que puxava.
ou seja em esforço tinha defiocite de refregeração, numa 1 fase como limpei radiador e meti termostato novo, passou a aguantar-se mais tempo sem aquecer, mas so qundo mudei o viscoso é que ficou bom,ate hoje nada a dizer
Melhor que 1 Nissan Patrol só 2 Nissans Patrol

Mensagem por tiagoremo » 12 jan 2011, 08:20

apereir Escreveu:No meu caso a agua desaparecia, sempre que aquecia + que o normal, por exemplo uma subida longa e acentuada em que puxava.
ou seja em esforço tinha defiocite de refregeração, numa 1 fase como limpei radiador e meti termostato novo, passou a aguantar-se mais tempo sem aquecer, mas so qundo mudei o viscoso é que ficou bom,ate hoje nada a dizer

Aparentemente é também o que me acontece, se bem que temo que no meu caso seja mais grave. Já mudei o termostato e mandei limpar o radiador, no entanto a água continua desaparecer. E sai pelo deposito de reserva a seguir ao vaso de expansão, o que leva a crer que está a passar-se compressão para o circuito de água.
E no meu caso ele só aquece depois de perder a água até lá a temperatura mantem-se bem estável.

Mensagem por MiguelGomes » 12 jan 2011, 18:10

Pois é...cabeça fora.

Mas antes podes fazer o teste da contaminação do liquido de arrefecimento com uma pastilhas proprias para o efeito que são postas destro do liquido. Fala com o teu mecanico sobre isto.

CumprimenTTos
Miguel Gomes

Registado: 14 jun 2007, 16:09

Mensagem por midnightlimb » 14 jan 2011, 16:20

tiagoremo Escreveu:
apereir Escreveu:No meu caso a agua desaparecia, sempre que aquecia + que o normal, por exemplo uma subida longa e acentuada em que puxava.

Aparentemente é também o que me acontece, se bem que temo que no meu caso seja mais grave. Já mudei o termostato e mandei limpar o radiador, no entanto a água continua desaparecer. E sai pelo deposito de reserva a seguir ao vaso de expansão, o que leva a crer que está a passar-se compressão para o circuito de água.
E no meu caso ele só aquece depois de perder a água até lá a temperatura mantem-se bem estável.

não quero ser o profeta da desgraça mas conheço bem esses sintomas... infelizmente! experimenta fazer o teste como disse o camarada mas pensa numa cabeça porque essa já deve ter ido... coragem!

Mensagem por tiagoremo » 15 jan 2011, 20:32

Pois em principio dever ser a cabeça, ou outra coisa qualquer no motor que esteja a passar compressão para o circuito de água.

Como comprei o carro há pouco tempo, ainda pouco andei. Ele também não aquece, só quando lhe falta a água. De modo que vou fazer uns passeios até maio e depois toca a desmanchar. Se até lá aquilo queimar mesmo, olha, vai motor novo. Logo se vê.

Registado: 02 nov 2009, 12:01

Mensagem por Gil » 18 jan 2011, 12:03

és corajoso...
sou do Vitória até morrer!

Mensagem por MiguelGomes » 18 jan 2011, 13:14

É mesmo coragem, assim é que se fala. se agora gastavas no máximo 1500€ com cabeça nova, depois gastas 3 ou 4 mil euros a reparar o motor, ou então metes um motor novo, aí os valores são totalmente diferentes. Mas cada um sabe de si.

Mas uma coisa é certa se for efectivamente cabeça, também não vais fazer muito passeios, no meu caso chegou uma altura que gastava tanta agua que até chegou a encher um cilindro de agua de forma a trancar o motor. e quando o motor tranca, se forçares acaba por empenar um biela ou pior ainda, parte a cambota.

CumprimenTTos
MiguelGomes

Mensagem por tiagoremo » 18 jan 2011, 14:41

MiguelGomes Escreveu:É mesmo coragem, assim é que se fala. se agora gastavas no máximo 1500€ com cabeça nova, depois gastas 3 ou 4 mil euros a reparar o motor, ou então metes um motor novo, aí os valores são totalmente diferentes. Mas cada um sabe de si.

Mas uma coisa é certa se for efectivamente cabeça, também não vais fazer muito passeios, no meu caso chegou uma altura que gastava tanta agua que até chegou a encher um cilindro de agua de forma a trancar o motor. e quando o motor tranca, se forçares acaba por empenar um biela ou pior ainda, parte a cambota.

CumprimenTTos
MiguelGomes

Pois é Miguel talvez tenhas razão. Ainda assim acho muito dificil que no meu caso aconteça aquilo que dizes visto que não tenho água misturada no oleo do motor, e a água sai pelo vaso de reserva. Quando fiz o teste de pressão ao circuito de água mais uma vez ela sai vez pelo vaso de reserva e não entra para dentro do motor.

Além disso, desde que isto me aconteceu a primeira vez o jipe já fez 1500kms e continua a andar e puxar sem problemas, só tenho que ir adicionando água.

Cumprimentos

Mensagem por MiguelGomes » 18 jan 2011, 17:39

Tens PM

Registado: 14 jun 2007, 16:09

Mensagem por midnightlimb » 18 jan 2011, 20:52

tiagoremo Escreveu:
MiguelGomes Escreveu:É mesmo coragem, assim é que se fala. se agora gastavas no máximo 1500€ com cabeça nova, depois gastas 3 ou 4 mil euros a reparar o motor, ou então metes um motor novo, aí os valores são totalmente diferentes. Mas cada um sabe de si.

CumprimenTTos
MiguelGomes

Pois é Miguel talvez tenhas razão. Ainda assim acho muito dificil que no meu caso aconteça aquilo que dizes visto que não tenho água misturada no oleo do motor, e a água sai pelo vaso de reserva. Quando fiz o teste de pressão ao circuito de água mais uma vez ela sai vez pelo vaso de reserva e não entra para dentro do motor.

Além disso, desde que isto me aconteceu a primeira vez o jipe já fez 1500kms e continua a andar e puxar sem problemas, só tenho que ir adicionando água.

Cumprimentos

É uma questão de tempo... se a água desaparece (e tiraste a dúvidas relativamente ao sistema do radiador) é porque a cabeça tá rachada!... agora a fissura é pequena e a localização não causa a passagem de água pró óleo mas é o suficiente para a água entrar em contacto com a temperatura do motor e evaporar... Com os quilómetros e em passeios vais piorar muito até começar a passar água pró óleo... também tive isso e chegou a trancar o motor mas depois pegava novamente e puxava... Estes carros aguentam o inferno!

Tu não vais saber quando a água começar a passar mas quando aí chegar vai começar a passar no turbo e a lixar tudo! vai encarecer o arranjo...

Uma outra coisa: não ponhas cabeças reparadas ou soldadas mesmo que te garantam!

Voltar para Motor

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante