Raul Costa Escreveu:Com os €'s que se gasta a colocar TGV dá para montar um motor Toyota na maquina.
Nem pensar nisso, meu amigo...
O carro deixa de ser legal nesse mesmo instante, sem hipótese de salvação, a não ser que se queira pagar as diferenças de IA, etc... E isso fica ainda mais caro.
Penso que a aplicação de um TGV para ser no mínimo bem feita, implica um investimento considerável.
Sem falar em mão de obra, no mínimo dos mínimos, é indispensável um bom radiador (alumínio com mais 30% de água e com 40mm de espessura) rondará os 600€?
Se mesmo assim não ficar a 100% em termos de arrefecimento, há que experimentar umas boas ventoinhas eléctricas. Aconselho procurar as de marcas da especialidade, tipo Kenlowe. Uns bons 250€ hão de ser (2x13" ou 2 x 14"). Não sou fã das ventoinhas eléctricas por questões de robustez e fiabilidade, mas se tiver que ser...
As tuxes mecânicas, andarão às volta de 150, 200€...
A alteração da bomba injectora (êmbolo de 12 mm), mais uns 500 a 600€. (não há consenso absoluto sobre a dicotomia ganhos vs fiabilidade)
Embraiagem reforçada? No meu caso estou a acabar de derreter a de origem e depois logo meto a reforçada, pelo que penso não ser necessário meter logo uma embraiagem se a que lá estiver ainda tiver funcionalidade, mas quando mudares serão o quê, uns 500€???
A brincar, a brincar, já se ultrapassou os 2000€ (sem mão de obra)
Se for para um uso nas areias e/ou para dar pasta em estrada, a isto ainda tens que somar um IC. Eu optei por não colocar, face ao tipo de TT que pratico. A muito baixa rotação e em termos de resposta instantânea o IC introduz perdas (a física não engana).
Entre outras coisas mais e... pergunto eu... justifica? "Facilmente" (€€€), se se optar pelo pacote completo, derretem-se 3500/4000€, ou mais ainda, para a coisa ficar mesmo a sério.
A fiabilidade, no entanto, fica reduzida. Quanto a isso não tenho qualquer dúvida. Para a maioria das coisas o motor de origem, bem mexido, com cabeça e pés assentes no chão, fica uma máquina diabólica e mais do que suficiente para o TT amador que a maioria de nós pratica (sem stress, nem competições).
Em alternativa a este investimento, para um TT mais lento e mais a doer, eu
sugiro uns grupos cónicos reduzidos e um bloqueio à frente (as duas alterações ficarão nuns 2500€). Se se tiver um pouco de calma e controlo na máquina, fazem-se coisas que deixam muita gente de boca aberta. Desta forma posso garantir que a máquina ficará muito mais fiável.
Eu tenho um TGV no meu. Meti-o porque o meu turbo de origem estava pifado e porque por outro igual ou semelhante (geometria fixa) queriam mais do que um de geometria variável.
Se soubesse o que sei hoje não o tinha montado. Não faço mais hoje do que fazia na altura. Faço de maneira diferente, é verdade, mas isso não me justificou o pseudo-investimento, nem as dores de cabeça que tenho tido.
Eu não gosto de ir em receitas. Prefiro pensar pela minha cabeça, ouvir opiniões, "estudar" e no fim tomar as minhas decisões. O TGV é a actual moda. Já tenho tido conhecimento de casos em que a moda durou pouco...
Não nos podemos esquecer que estamos a falar de motores com muitos anos, bastantes quilómetros e que de origem têm alguns problemas de sub-dimensionamento do sistema de arrefecimento... O ponteiro da temperatura pode até estar "controlado", mas o esforço está lá na mesma e mais tarde ou mais cedo, isso tem as suas consequências...
Não aconselho TGV + Grupos Cónicos muito reduzidos... O TGV empurra, e os GCs reduzidos "travam"... É um bocado um contra-senso, mesmo que se opte por um TGV mais pequeno.
É a minha opinião.
É para isso que os fóruns servem, certo?