Alteração para Turbo Geometria Variável

Melhoramentos, correcções e Afinações, está tudo aqui.

Registado: 04 jan 2007, 20:41

Alteração para Turbo Geometria Variável

Mensagem por nbytes » 10 ago 2010, 12:59

Olá a todos, tenho um Patrol GR de 91 gostaria de colocar um turbo de geometria variavel talvez um garrete GT22, intercooler e uma linha de escape completamente novo. Assim venho perguntar aos mais entendidos o que é necessário alterar, adquirir e material mais indicado.

Obrigado!!

Registado: 22 dez 2005, 11:00

Re: Alteração para Turbo Geometria Variável

Mensagem por cristiano » 10 ago 2010, 13:11

nbytes Escreveu:Olá a todos, tenho um Patrol GR de 91 gostaria de colocar um turbo de geometria variavel talvez um garrete GT22, intercooler e uma linha de escape completamente novo. Assim venho perguntar aos mais entendidos o que é necessário alterar, adquirir e material mais indicado.

Obrigado!!

em 1º lugar tens de alterar a bomba injectora para 12 mm, só depois te vale a pena botar tgv, escape, intercooler e uma embraiagem reforçada...tens de ter tuxes se nao vais andar sempre a mancar....pede um orçamento ao luis da lm4 nao é dos mais baratos mas é tudo material de 1ª e o mais importante fica fiavel...

www.lm4tt.net

abç
viewtopic.php?f=1&t=7231&st=0&sk=t&sd=a&start=575 »»»»O INICIO««««

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Registado: 10 ago 2010, 11:05

Mensagem por Dirt Freak » 10 ago 2010, 13:46

É como diz aqui o cristiano. :relax:
As tuches ja nao podem ser hidraulicas, têm de ser mecânicas. A embraiagem tem que ser reforçada obrigatóriamente e nao convém que seja bimassa.
Tb é importante ajustar a bomba injectora...
Como em 91 os patrol's ainda tinham mts problemas de aquecimento, ha probabilidade de teres que mudar o radiador ou até teres que alterar o circuito da água na colaça...
Quem trata bem disso, com eficiencia é o roger... Na trofa. "ROGER AUTO TT"

abraço...

Mensagem por nbytes » 10 ago 2010, 21:21

Estou a ver que é preciso alterar muito para por o bicho a bombar!!!!

Aqui na minha zona ando a ser comido por Defender's... tenho de arranjar uma solução para lhes mostrar o que são verdadeiras bombas!!!! :bangg: :bangg: :bangg:

:D :D :D :D :D :D :D

Registado: 13 jan 2006, 21:36

Mensagem por joao trapol » 10 ago 2010, 23:59

nbytes Escreveu:Estou a ver que é preciso alterar muito para por o bicho a bombar!!!!

Aqui na minha zona ando a ser comido por Defender's... tenho de arranjar uma solução para lhes mostrar o que são verdadeiras bombas!!!! :bangg: :bangg: :bangg:

a ser comido pelos defender??? onde no monte ou na estrada..?? s for na estrada mais vale comprares 1 rasteirinho melkor k os rasteirinhos deles e fazem corridas na estrada agora s for no monte nao sei nao mas isso pode ter outras soluçoes para alem da cavalagem ...

abraço...

Registado: 15 mar 2006, 18:45

Mensagem por pepo29 » 11 ago 2010, 09:31

nbytes Escreveu:Estou a ver que é preciso alterar muito para por o bicho a bombar!!!!

duvido que com esse carro sejas comido por um defender no habitat habitual desses carros :nod: [wink]
todo tipo de acessorios 4X4 : http://www.fracing4x4.com

facebook : http://www.facebook.com/Fracing4x4

Registado: 31 dez 2007, 13:18

Mensagem por CarlosDias » 11 ago 2010, 12:06

vagos é zona de areia..logo penso k se perceba o pk..

Mensagem por nbytes » 11 ago 2010, 12:08

mas não pode... apesar de ser mais pesado tenho de conseguir mais power :P

Registado: 22 dez 2005, 11:00

Mensagem por cristiano » 11 ago 2010, 13:02

nbytes Escreveu:mas não pode... apesar de ser mais pesado tenho de conseguir mais power :P

e consegues...basta quereres....
viewtopic.php?f=1&t=7231&st=0&sk=t&sd=a&start=575 »»»»O INICIO««««

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Registado: 31 dez 2007, 13:18

Mensagem por CarlosDias » 11 ago 2010, 13:27

cristiano Escreveu:
nbytes Escreveu:mas não pode... apesar de ser mais pesado tenho de conseguir mais power :P

e consegues...basta qu€r€r€s....

:unibrow: :lotlol:

Registado: 08 jun 2009, 23:08

Mensagem por andremota77 » 11 ago 2010, 13:32

cristiano Escreveu:

e consegues...basta quereres....

:lotlol: :lotlol: :lotlol:

Registado: 10 abr 2006, 19:48

Mensagem por PJHO » 11 ago 2010, 14:20

Uns bitaites de quem nada sabe...

Queres o "animal" bruto para andar na areia?
TGV grande + IC, preparação "a la" LM4

Queres o "animal" bruto para trilhos duros à séria, para se fazerem devagar, mas a doer e muito?
Turbo original chega, ou então TGV pequeno s/ IC.
Ou mantendo o turbo de origem + Grupos cónicos reduzidos (redução a sério) + Bloqueio da frente.
Num Y60, com esta "fórmula" comecei a fazer ao ralenti o que antes fazia a esgaravatar de prego a fundo. Num Y61, não sei bem se resultará da mesma forma. Num Y60 ficas com um tractor fiável. Em estrada esquece grandes velocidades... 120/140 no máximo dos máximos.

Recordo que é só um bitaite de quem nada sabe...
:okkk:
GRande abraço
Pedro Oliveira

Apresentação PA: viewtopic.php?f=1&t=1864&start=0

NÃO IMPORTA O TT QUE TENS, MAS O TT QUE PRATICAS!

Petição para o Dia Nacional do TT:
http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N2258

Registado: 16 out 2008, 19:31

Mensagem por Cruiser_29 » 12 ago 2010, 09:37

Fala quem sabe disto...PJHO e companhia!!

Um GR ser comido na areia, por um LR, é obra!! :loool:

Amigo, como já mencionaram, para um TGV, GT22 ou similar, e IC, podes dirigir-te ao Luis da LM4, como disse o Cristiano, mas fica no Ribatejo, a caminho de Lisboa!!

Se fosses do Oeste, podia te dizer um amigo que te colocava isso como deve ser, mas és de Aveiro, deve haver um rapaz que te faz isso, o Ricardo, do Jipes Gang ou o Jipes e Companhia, alteram jipes para TT :cool:

Mensagem por PJHO » 12 ago 2010, 10:26

Cruiser_29 Escreveu:Fala quem sabe disto...PJHO e companhia!!
(...)

Eu?
Tadinho de mim...
Só mando bitaites.
Em todo o caso, aconselho a consulta do site da Garrett. Está em Inglês, mas clarifica muitas dúvidas quanto a TGVs e nomeadamente em relação ao tamanho a aplicar.
GRande abraço
Pedro Oliveira

Registado: 14 abr 2008, 13:23

Mensagem por Raul Costa » 06 set 2010, 23:16

Com os €'s que se gasta a colocar TGV dá para montar um motor Toyota na maquina.

Mensagem por PJHO » 13 nov 2010, 21:25

Raul Costa Escreveu:Com os €'s que se gasta a colocar TGV dá para montar um motor Toyota na maquina.

Nem pensar nisso, meu amigo...
O carro deixa de ser legal nesse mesmo instante, sem hipótese de salvação, a não ser que se queira pagar as diferenças de IA, etc... E isso fica ainda mais caro.

Penso que a aplicação de um TGV para ser no mínimo bem feita, implica um investimento considerável.
Sem falar em mão de obra, no mínimo dos mínimos, é indispensável um bom radiador (alumínio com mais 30% de água e com 40mm de espessura) rondará os 600€?
Se mesmo assim não ficar a 100% em termos de arrefecimento, há que experimentar umas boas ventoinhas eléctricas. Aconselho procurar as de marcas da especialidade, tipo Kenlowe. Uns bons 250€ hão de ser (2x13" ou 2 x 14"). Não sou fã das ventoinhas eléctricas por questões de robustez e fiabilidade, mas se tiver que ser...
As tuxes mecânicas, andarão às volta de 150, 200€...
A alteração da bomba injectora (êmbolo de 12 mm), mais uns 500 a 600€. (não há consenso absoluto sobre a dicotomia ganhos vs fiabilidade)
Embraiagem reforçada? No meu caso estou a acabar de derreter a de origem e depois logo meto a reforçada, pelo que penso não ser necessário meter logo uma embraiagem se a que lá estiver ainda tiver funcionalidade, mas quando mudares serão o quê, uns 500€???
A brincar, a brincar, já se ultrapassou os 2000€ (sem mão de obra)
Se for para um uso nas areias e/ou para dar pasta em estrada, a isto ainda tens que somar um IC. Eu optei por não colocar, face ao tipo de TT que pratico. A muito baixa rotação e em termos de resposta instantânea o IC introduz perdas (a física não engana).
Entre outras coisas mais e... pergunto eu... justifica? "Facilmente" (€€€), se se optar pelo pacote completo, derretem-se 3500/4000€, ou mais ainda, para a coisa ficar mesmo a sério.
A fiabilidade, no entanto, fica reduzida. Quanto a isso não tenho qualquer dúvida. Para a maioria das coisas o motor de origem, bem mexido, com cabeça e pés assentes no chão, fica uma máquina diabólica e mais do que suficiente para o TT amador que a maioria de nós pratica (sem stress, nem competições).

Em alternativa a este investimento, para um TT mais lento e mais a doer, eu sugiro uns grupos cónicos reduzidos e um bloqueio à frente (as duas alterações ficarão nuns 2500€). Se se tiver um pouco de calma e controlo na máquina, fazem-se coisas que deixam muita gente de boca aberta. Desta forma posso garantir que a máquina ficará muito mais fiável.

Eu tenho um TGV no meu. Meti-o porque o meu turbo de origem estava pifado e porque por outro igual ou semelhante (geometria fixa) queriam mais do que um de geometria variável.
Se soubesse o que sei hoje não o tinha montado. Não faço mais hoje do que fazia na altura. Faço de maneira diferente, é verdade, mas isso não me justificou o pseudo-investimento, nem as dores de cabeça que tenho tido.
Eu não gosto de ir em receitas. Prefiro pensar pela minha cabeça, ouvir opiniões, "estudar" e no fim tomar as minhas decisões. O TGV é a actual moda. Já tenho tido conhecimento de casos em que a moda durou pouco...
Não nos podemos esquecer que estamos a falar de motores com muitos anos, bastantes quilómetros e que de origem têm alguns problemas de sub-dimensionamento do sistema de arrefecimento... O ponteiro da temperatura pode até estar "controlado", mas o esforço está lá na mesma e mais tarde ou mais cedo, isso tem as suas consequências...

Não aconselho TGV + Grupos Cónicos muito reduzidos... O TGV empurra, e os GCs reduzidos "travam"... É um bocado um contra-senso, mesmo que se opte por um TGV mais pequeno.

É a minha opinião.
É para isso que os fóruns servem, certo?
GRande abraço
Pedro Oliveira

Registado: 13 jan 2010, 15:34

Mensagem por Santana do Mato » 14 nov 2010, 17:38

É com este tipo de opiniões que se aprende e que faz deste fórum um "escola" para quem pouco percebe disto, como eu. :ler: :ler: :ler:

:king: :okkk:
Nissan Patrol 260 atmósturbo.

Mensagem por PJHO » 14 nov 2010, 17:50

Santana do Mato Escreveu:É com este tipo de opiniões que se aprende e que faz deste fórum um "escola" para quem pouco percebe disto, como eu. :ler: :ler: :ler:

:king: :okkk:

Eu também percebo pouco. Normalmente só me costumo pronunciar quando tenho algum conhecimento de causa.
E aí, o que eu souber, partilho sem qualquer problema. Acho que a maioria de nós é assim.
Neste caso em particular, tenho dedicado algum tempo a analisar esta questão, acompanhado desenvolvimentos na prática e tenho tirado as minhas conclusões que já vão sendo conhecidas, apesar de nem sempre haver acordo, mas é a minha opinião. Posso não saber apertar um parafuso, mas há alguns conceitos mínimos que já vou pescando.
A partilha é uma mais valia deste fórum. Tenho aprendido muito por aqui!
GRande abraço
Pedro Oliveira

Registado: 30 set 2005, 10:36

Mensagem por terleira » 14 nov 2010, 22:02

O povo e os turbos...

Tanto extra bom para comprar ... :respct: :respct: :respct:
Evitem criar tópicos desnecessários. Procurem antes de Postar.
Utilizem o SUPORTE.
Má educação e comportamento abusivo sem tolerância.
Ler não é falar. Cuidado com a má interpretação.

Forum PATROL AVENTURA o maior de todo-o-terreno em Portugal.

Mensagem por PJHO » 15 nov 2010, 08:58

terleira Escreveu:O povo e os turbos...

Tanto extra bom para comprar ... :respct: :respct: :respct:

Concordo...
Nomeadamente uma super-redutora, ou 2ª redutora...
Ui ui ui!
:D

Eu, se soubesse o que sei hoje, tinha-me deixado ficar pelos grupos cónicos reduzidos e pelo bloqueio da frente!!!
Foi um salto abismal em termos de prestação TT. Muito mais do que após montar o TGV.
E isso, (GC +ARB à frente) aprendi aqui com o pessoal "old school" lá mais do Norte! :sabe:
GRande abraço
Pedro Oliveira

Registado: 16 out 2008, 19:31

Mensagem por Cruiser_29 » 15 nov 2010, 19:33

A malta, incluindo eu, só não aprende se não quiser ler os tópicos do fórum até ao fim, está tudo á vista e devidamente explicado

Lá vou ter de me deslocar um dia destes a S. João da Talha :fiuu: :loool:

Voltar para Motor

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 3 visitantes