Patrol RD28T Y61 7Seat - Falta de Potência Uphill em 2H

Melhoramentos, correcções e Afinações, está tudo aqui.

Registado: 31 ago 2008, 21:47

Patrol RD28T Y61 7Seat - Falta de Potência Uphill em 2H

Mensagem por marine » 05 jan 2009, 01:28

Boa noite comunidade.

Eu tenho um Patrol RD28T Y61 (longo), e em certas situacoes o jipe da a sensação de falta de forca indo ao extremo de ir abaixo. Estas situacoes podem resumir-se a arrancar de uma posicao imobilizada para iniciar uma subida ou em marcha-atras tambem a subir. Normalmente para resolver a situação tenho sempre que engrenar 4L, o que resolve o problema. E suposto o jipe nao conseguir em 2H subir inclinacoes que 1 carro faz facilmente?
Falaram-me que o facto da bomba injectora ser electronica tem influencia nesta situacao.

Obrigado desde ja
Editado pela última vez por marine em 05 jan 2009, 11:18, num total de 2 vezes.
Patrol RD28TD6 Y61 SE 7Seat

Registado: 21 ago 2005, 20:54

Re: Falta de Potência

Mensagem por José M Barateiro » 05 jan 2009, 09:12

É assim mesmo, tenho um igual e arrancar numa subida bastante inclinada é dificil, se a viatura estiver carregada é quase impossivel :nod:

Registado: 08 set 2008, 12:37

Re: Falta de Potência

Mensagem por jorgenog » 07 jan 2009, 02:11

José M Barateiro Escreveu:É assim mesmo, tenho um igual e arrancar numa subida bastante inclinada é dificil, se a viatura estiver carregada é quase impossivel :nod:

Boas, como é que é??? :confused: Estou para comprar um Y61 TD6 longo e fico preocupado com essa observação, o que está aqui a ser considerado como "subida bastante inclinada" ?? um corta fogo a 45º ou por exemplo a subida A5/Monsanto??? Essa situação é mesmo normal como afirma ou será algum problema de potencia ou cansaço ??

Caso possivel agradecia alguma ajuda para ponderar entre TD6 ou 3.0 DI (mesmo com os problemas crónicos habituais).

Cumps.

Jorge Nogueira.
EX. PATROL 3.3 DV, DUAS TONELADAS DE PURO PRAZER.
PATROL GR 3.0 DI, DUAS TONELADAS E MEIA DE PURO PRAZER

Registado: 21 ago 2005, 20:54

Re: Patrol RD28T Y61 7Seat - Falta de Potência Uphill em 2H

Mensagem por José M Barateiro » 07 jan 2009, 09:30

corta foga a 45º é baixas e já está :D
Já me aconteceu estar numa garagem com uma saída em rampa bastante acentuada, viatura carregada mais seis pessoas tive que para a meio para activar a abertura do portão e para arancar nicles só em baixas :D

Registado: 12 set 2008, 10:48

Mensagem por fabioquerido » 07 jan 2009, 22:04

Boas,

eu no meu sinto que o carro tem força em baixas, nem é preciso acelerar, mas é o curto 3.0Di..
axo essa situação pouco normal!
mas não sou grande entendedor do assunto.

Fábio Querido

Registado: 31 ago 2008, 21:47

Mensagem por marine » 07 jan 2009, 23:18

fabioquerido Escreveu:Boas,

eu no meu sinto que o carro tem força em baixas, nem é preciso acelerar, mas é o curto 3.0Di..

Fábio Querido

estou a falar em 2H (altas traccao traseira), em baixo nao ha qualquer problema
Patrol RD28TD6 Y61 SE 7Seat

Registado: 12 set 2008, 10:48

Mensagem por fabioquerido » 07 jan 2009, 23:42

desculpa, eu fiz entender-me mal, claro que é em 2H, mas eu queria dizer era em baixa rotação..
consigo subir uma subida razoável, e mal toco no acelerador, até julgo nem ser preciso por pé para arrancar.

abraço

Mensagem por jorgenog » 08 jan 2009, 02:19

fabioquerido Escreveu:Boas,

Fábio Querido

Boas, pois.... é natural que isso aconteça, e essa é a grande diferença entre o 3.0 DI e o TD6, mais binario (disponivel desde muito cedo) e mais "burritos", em contrapartida existe a questão da fiabilidade, volta meia volta um motorzito para quem é mais "pésudo".

José M Barateiro Escreveu:corta foga a 45º é baixas e já está :D
Já me aconteceu estar numa garagem com uma saída em rampa bastante acentuada, viatura carregada mais seis pessoas tive que para a meio para activar a abertura do portão e para arancar nicles só em baixas :D

Caro José, eu em tempos tive um RR DSE que tambem tinha esses sintomas, mas como disse era um RR agora um Nissan... acho estranho; o meu actual jipe é um 3.3 D de 89 com mecanica de origem, calçando ele uns belos 33 MUD, até arranca alcatrão a subir e em altas (acho que não é necessario falar em baixas), no entanto nesta minha busca do Y61 TD6 longo de facto os que tenho experimentado sem duvida que são um pouco lentos e verdade seja dita que com o proprietario ao lado não estamos à vontade para o levar a extremos, mas continuo a achar estranho o carro não arrancar em altas em declives acentuados :confused: , mas o proximo que experimentar vou tirar essa duvida :unibrow: .

Cumps.

Jorge Nogueira.

Registado: 27 ago 2007, 11:14

Mensagem por Tiago Mendes » 16 jan 2009, 10:06

A falta de potência deve se à bomba injectora ser comandada electricamente, no meu acontecia isso numa subida acentuada tinha que passar para 4l. meti lhe um filtro de ar K&N tapei lh e a EGR mas nao resolveu nada. são assim. o ideal é alterar a bomba injectora para a de um Y60.

Registado: 27 out 2008, 22:30

Mensagem por jeep » 03 fev 2009, 22:31

Boas a todos
Tenho um Y61 e quando atrelava a roulott dos cavalos acontecia o mesmo.
Fiz uma limpeza completa ao sistema de combustivel inclusive ao deposito e resolvi o problema.
Vejam bem os parafusos de entrada na bomba injectora as vezes tapam com o lixo do gasoleo.
Um abraço :yesss:

Registado: 19 abr 2010, 19:51

Mensagem por Diogao Coelhomen » 13 jun 2010, 22:36

mete lhe uma powerbox e problema resolvido. . . . nada de mexer nessa bomba que o carro fica te a mancar. . . . tapa a EGR e xipa isso. . . e fica a botar a homem :matrix: [bigsmile]

Registado: 02 jan 2009, 21:51

Mensagem por MiguelGomes » 14 jun 2010, 11:09

Esse problema não é normal nos TD6, o meu mesmo com o barco a tráz (1200Kg) arranca bem a subir, muitos vezes tiro o barco da agua nas rampas das marinas e não se passa nada, mesmo com os 285 montados, acho que deve haver algum problema com essas unidades, mas se montares uma Box ou Rapid, é claro que a coisa melhora e muito.

CumprimenTTos
MiguelGomes

Registado: 22 dez 2005, 11:00

Mensagem por cristiano » 15 jun 2010, 12:40

Diogao Coelhomen Escreveu:mete lhe uma powerbox e problema resolvido. . . . nada de mexer nessa bomba que o carro fica te a mancar. . . . tapa a EGR e xipa isso. . . e fica a botar a homem :matrix: [bigsmile]

a mancar??? bem feito nao manca....
viewtopic.php?f=1&t=7231&st=0&sk=t&sd=a&start=575 »»»»O INICIO««««

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Registado: 14 jun 2007, 16:09

Mensagem por midnightlimb » 03 jul 2010, 19:45

Oi amigo:

também tenho um y61 2.8 e sei do que falas mas atenção: há que saber conduzir este carro! É preciso, em certas situações como subidas íngremes ou de terra, subir um pouco o regime do motor para o carro arrancar em condições. Não penses que tens carro para largar a embraiagem em subida e ele começar a trepar (pelo menos com um 2.8 de origem). Tem de fazer um bom ponto de embraiagem, dar-lhe uma ou duas bombadas de acelerador para subir a rotação e às vezes ajudas com o travão de mão para compensar.

A bomba injectora electrónica também não lida muito bem com acelerações muito bruscas do tipo " Pôr prego ao fundo" assim de chapa com uma primeira engatada. A aceleração do TD6 é progressiva.

Pode-se andar no mato em picadas e subidas a baixas com mudanças altas mas tem de se saber e apanhar o feeling do carro.

Já tive um chip... ajuda um pouco mas não resolve! Ficas com cerca de 150/155 cv... é pouco para um longo!

Sabemos que este motor não é perfeito mas se se souber usá-lo ajuda muito.

Eu aprendi a usá-lo fazendo uns obstáculos de terra com uns ângulos manhosos que tenho perto de casa. No princípio deixava um cheiro a embraiagem que não te digo... Hoje faço aquilo a brincar e limpinho. Tens de gastar tempo para aprender a usar este carro que é muito bom e faz coisas fantásticas mesmo de origem.

Mas olha, se queres isso a bombar arranja uns euritos e vai ao Luís...

PS - deixa o 3.0 da mão se queres puxar pelo carro e ter noites descansadas. Tem um turbo de geometria que melhora as baixas bastante relativamente ao 2.8, acelera melhor mas anda o mesmo em velocidade de ponta e os 30 cv de diferença têm muitas chatices atrás. Não conheço ninguém que compita e use esse motor mas o 2.8 sendo trabalhado é uma boa base. Estala umas cabeças de houver uso muito abusivo mas...

Registado: 18 ago 2005, 05:03

Mensagem por Mário Guedes » 16 jul 2010, 00:46

midnightlimb Escreveu:Oi amigo:

também tenho um y61 2.8 e sei do que falas mas atenção: há que saber conduzir este carro! É preciso, em certas situações como subidas íngremes ou de terra, subir um pouco o regime do motor para o carro arrancar em condições. Não penses que tens carro para largar a embraiagem em subida e ele começar a trepar (pelo menos com um 2.8 de origem). Tem de fazer um bom ponto de embraiagem, dar-lhe uma ou duas bombadas de acelerador para subir a rotação e às vezes ajudas com o travão de mão para compensar.

A bomba injectora electrónica também não lida muito bem com acelerações muito bruscas do tipo " Pôr prego ao fundo" assim de chapa com uma primeira engatada. A aceleração do TD6 é progressiva.

Pode-se andar no mato em picadas e subidas a baixas com mudanças altas mas tem de se saber e apanhar o feeling do carro.

Já tive um chip... ajuda um pouco mas não resolve! Ficas com cerca de 150/155 cv... é pouco para um longo!

Eu aprendi a usá-lo fazendo uns obstáculos de terra com uns ângulos manhosos que tenho perto de casa. No princípio deixava um cheiro a embraiagem que não te digo... Hoje faço aquilo a brincar e limpinho. Tens de gastar tempo para aprender a usar este carro que é muito bom e faz coisas fantásticas mesmo de origem.

PS - deixa o 3.0 da mão se queres puxar pelo carro e ter noites descansadas. Tem um turbo de geometria que melhora as baixas bastante relativamente ao 2.8, acelera melhor mas anda o mesmo em velocidade de ponta e os 30 cv de diferença têm muitas chatices atrás. Não conheço ninguém que compita e use esse motor mas o 2.8 sendo trabalhado é uma boa base. Estala umas cabeças de houver uso muito abusivo mas...

500% de acordo......
MJGuedes

Mensagem por jorgenog » 17 jul 2010, 00:27

midnightlimb Escreveu:Oi amigo:

Boas,
Não pude deixar de reparar neste "Post Script" e não deixar a minha opinião, pois não concordo muito (nada) com ela, é um facto que o 3.0 DI tem problemas de fiabilidade, disso já todos sabemos, tambem o 2.8 tem, agora dizer que a unica diferença é um TGV, uns cavalitos a mais e tem mais baixas, isso é um resumo muito incompleto, que tal um consumo de 10/11l aos 100, que tal um binario que numa subida banal não se tenha que mexer na caixa de vel., que tal recuperações mais rapidas, que tal ter uma saida de gases de escape que não parece a "chaminé da CUF"...

Quanto à competição tambem não concordo, pois não são poucos os Patroleiros com Y60 e Y61 a montar o motor da Cabstar, fica sabendo que o motor é o mesmo que equipa o 3.0 DI só a B. Inj. é diferente.

Eu tenho um 3.0 DI (já te deves ter aprecebido) e com algumas alterações basicas o motor é muito fiavél, acontece que eu dediquei muitas horas a ler estudos e teorias (com uma grande filtragem, claro) de pessoas que tiveram muitos dissabores com estes motores e tantaram fazer alguma coisa para os resolver/atenuar pois a Nissan sempre deu para trás, ao ponto de andar a chamar clientes para trocarem motores e a unica coisa que fazia (nos que ainda não estavam nas ultimas) era trocar a vareta no nivél de oleo por uma mais curta e adicionar mais 2.7 litros de oleo ao motor, ora os motores continuavam a partir, e ainda mais cedo, pois como deves saber o efeito de Blow-By fazia "cuspir" o oleo a mais para o intercooler que por sua vez fazia "papa" de carvão com os gases da EGR a recircularem e blá, blá, blá, blá....... chega de conversa fiada tanto que não sou mecanico nem precebo nada disso, só fui "obrigado" a ter que perceber do 3.0 DI para não ficar com a ideia dos 3.0 DI que tu tens.

Cumps.

Jorge Nogueira.

Mensagem por midnightlimb » 17 jul 2010, 11:06

Caro amigo:

não pretendia ofendê-lo de forma nenhuma e se o fiz peço desculpa. A minha observação nasce da experiência que tenho tido e do contacto com mecânicos (inclusivé da nissan, e são vários) que conhecem muito bem ambos os carros.

Claro que em termos de prestações puras e simples o 3.0 representa uma evolução... Ninguém duvida disso ou põe em causa.... no entanto, o que quero dizer é que essa evolução não é suficiente e verdadeiramente fiável. Repare a evolução dos toyota para a nissan em termos de motor. Não podemos esquecer que os y61 são carros muito pesados e que precisavam de mais do que aquilo que os TD6 ou mesmo os 3.0 oferecem de origem!

Claro que ao dizer que o seu carro tem mais uns cavalos e binários estou a dizer que tem melhores prestações como é óbvio e não o desminto nisso, nem poderia. Claro que há certas subidas onde o binário superior e TGV se notam mas, por exemplo, a velocidade de ponta mantém-se inalterada e isso mostra (não sendo isto carros de corrida ou velocidade) que a evolução do 3.0 acrescenta conforto de condução e alguma força mas sem ser determinante. Falo na velocidade de ponta porque é onde se vê a extensão total do motor em rpm e força.

Claro que o seu carro é ligeiramente mais económico e digo ligeiramente porque é mesmo muito ligeiramente. Faço médias com o meu TD6 longo de 11.8 l/100 km e no dia a dia, em cidade praticamente, ando com pneus 35" e não ultrapasso os 12,8 l aos 100 KM. No outro dia, vim de Lx com o meu cunhado que tem um 3.0 longo e as médias pouco fugiram das minhas e no dia-a-dia são muito similares.

Não desminto que as suas emissões de gases são inferiores e ainda bem... mas a fiabilidade dos 3.0 é mesmo um problema. Abuse do seu carro com umas trialadas e depois diga se tenho ou não razão.

Depois veja o custo das reparações... uma cabeça pró TD6 custa 500 € e uma pró ZD3DD custa uns 1000€, estou errado?...

Uma última coisa... a malta troca o motor 2.8 pelo cabstar pelo binário de baixas... é uma questão de utilização do carro que geralmente fica melhor para trial mas há muita gente a competir com o 2.8.
Desconheço as verdadeiras diferenças entre o 3.0 da cabstar e o 3.0 do patrol logo não vou falar sobre o que não sei mas são algumas e aprova está na fiabilidade.

O 3.0 é uma grande máquina de qualquer maneira, e por pouco não tive essa opção, mas estou satisfeito com o meu TD6 trabalhado na LM4 e garanto-te que o 3.0 de origem do meu cunhado nem o cheira em qualquer terreno, subida ou estrada... faço é mais fumo.

Um grande abraço camarada jorge e não te zangues porque é só uma opinião... Gosto de ouvir as dos outros também. Patrol é Patrol!

Mensagem por jorgenog » 18 jul 2010, 01:26

Boas,

Caro "midnightlimb", nunca e em qualquer altura me senti ofendido com o seu Post, pura e simplesmente discordei da sua opinião em relação ao ZD30, obviamente que assim funciona a sociedade, existem opiniões diferentes sobre o mesmo assunto, e ainda mais aqui no Forum essa não é politica usual mas sim a troca de ideias, ajudar e ser ajudado.

É um facto que a Nissan não tenha aconpanhado a Toyota na evolução do segmente deste tipo de veiculos, mas lamentavelmente assim aconteceu... , aparentemente em 2005 com o "face lift" tambem resolveram o problema do motor (deficiente e insuficiente circulação de oleo entre outras) esse é o principal motivo pelo qual o ZD30 entra em colapso.

Deixo um conselho, se tem um familiar que tem um 3.0 DI, para ajudar à longevidade do motor retirem-lhe o calor, linha de escape directa (deixar panelas e kat mas ocas por causa do IPO) e tapar EGR, depois afinar a VNT do turbo pois ao direccionar os gases todos para o escape a pressão vai disparar e colocar a ECU em "safe mode", antes disto instalar um manometro de pressão de turbo e um de EGT, para poder controlar as leituras e fazer as afinações, notar que o turbo não pode fazer mais que 1.2 Bar constante senão o MAP corta o turbo e o EGT dispara para temperaturas perigosas, o EGT situa-se na casa dos 220º/280º em plano na casa dos 100 K/h , isto com a sonda fixada na panela do Kat (dê uma "saltada" a www.patrol4x4.com que lá vem bem ilustrado e como fazer).

Cumps.

Jorge Nogueira.

Mensagem por midnightlimb » 18 jul 2010, 09:04

Obrigado Jorge... vou falar com ele e fazer essas alterações!

Voltar para Motor

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante