Ora ai está,
Bem, então aqui para o pessoal das tostadeiras vai uma ideia que apliquei no meu e posso dizer que muito possivelmente não parti a cabeça do motor graças a isso.
Todos nós sabemos que os manómetros de temperatura no que diz respeito à precisão deixa um pouco a desejar, muitos de nós temos um manómetro à parte por isso mesmo.
Já fiz o teste com sondas exteriores ao bloco e posterior medição a lazer e conclui a afirmação feita anteriormente.
Agora o problema é quantas vezes olhamos para esses manómetros, quando acabamos de apanhar um susto andamos sempre com o olho no manómetro, ao fim de um mês já olhamos quando puxamos pelo carro, ao final de 6 meses já só olhamos quando não temos mais nada para onde olhar.
Um motor parte por aquecimento quando????... quando lhe damos um tratamento à séria, quanto o termostato tranca e nós até vamos descontraídos a 60km/h e pensamos, puxa, a esta velocidade o carro não vai aquecer, por norma a essa velocidade nem pensamos nisso e acabamos por prestar menos atenção à temperatura do carro.
O ideal seria ter um olho na estrada e um olho no manómetro a tempo inteiro, mas todos sabemos que não é possível, então, "apliquei" uma sonda termoeléctrica no bloco do motor, mais precisamente na zona do 6.º cilindro uma vez que é a zona mais quente do motor.
Essa sonda e sempre que o motor chega aos 92º faz disparar umas luzes todas maricas que montei no tablier do carro e acoplei um "besouro" que faz uma barulheira infernal.
Com isto reduzi a praticamente 0 as probabilidades do motor aquecer sem eu dar por isso, testei e comprovei que resulta a 100%.
Próximo passo, vou montar mais umas sondas para o mesmo efeito em locais diferentes.
Acreditem, sai muito barato, a sonda não deve custar 15€, o besouro custa +-5€ e com 20€ ficam com um sistema de segurança fantástico.