Manda água fora

Melhoramentos, correcções e Afinações, está tudo aqui.

Registado: 26 fev 2009, 13:41

Manda água fora

Mensagem por gaduarte » 18 mar 2009, 00:13

Boa Noite,

Ainda não tive oportunidade de me apresentar, mas irei fazê-lo oportunamente só que comprei o GR no sábado e ainda não tive tempo.

Fui buscar o jipe a Coimbra e vim com ele a andar até à Venda do Pinheiro por auto-estrada sempre a 90-100 e o jipe nunca aqueceu mais de 1/3.

Só que quando cheguei o radiador não tinha agua e o reservatorio estava cheio.

Sei que o jipe não tem termostato, mas acho estranho o jipe não ter aquecido, não ter cheirado a queimado, não ter agua no oleo do motor e continuar a funcionar certinho.

Não percebo muito destes motores e sempre tive muito receio deles, só que acho tudo isto estranho.

Se me puderem algumas dicas agradeço.

Obrigado,
Gonçalo Duarte

Registado: 22 dez 2005, 11:00

Re: Manda água fora

Mensagem por cristiano » 18 mar 2009, 09:27

isso cheira a junta queimada...ve se os tubos de agua tem muita pressao...poe a trabalhar qd tiver frio e tira o tampo do radiador ve se borbulha e se ganha logo pressao nos tubos...ele ao tirar o termoestato ta sempre a refrigerar ....
viewtopic.php?f=1&t=7231&st=0&sk=t&sd=a&start=575 »»»»O INICIO««««

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Registado: 17 ago 2007, 00:03

Mensagem por bnascimentomelo » 18 mar 2009, 12:52

Nem tanto. A tampa do radiador não é a adequada/está danificada. Se tal não fosse, a água teria descido do reservatório de expansão. Creio que o carro perdeu a água pela tampa do radiador sob forma de vapor.

Recomendo a substituição desta tampa por uma APROPRIADA (atenção à pressão do sistema) - não tenho de cor o valor... vê na marca (20 euros).

Cumprimentos
Bruno
Y61 TD6 de 1998
Frontera A VM2.5 de 1998

Mensagem por gaduarte » 21 mar 2009, 19:32

Boas,

Agradeço a vossa ajuda, pois não percebo muito destes motores.

Fiz o teste que me sugeriram e continuou a mandar àgua fora.... mandei tirar a cabeça fora e o diagnóstico foi cabeça partida em vários sítios e três camisas completamente riscadas e um piston com uma falha...

Já tenho outro motor e para a semana já deve estar a bombar, espero por essa altura para tirar umas fotos e fazer uma apresentação como deve de ser.

Abraço,
Gonçalo

Registado: 14 abr 2008, 13:23

Mensagem por Raul Costa » 24 mar 2009, 14:02

Bem vindo,

Quanto ao teu problema... não podia ser outra coisa... o meu tinha os mesmos sintomas, mas tive um pouco mais de sorte, foi apenas a junta da cabeça uma vez que a cabeça estava completamente nova, o carro só tem 130.000km., e apesar do azar ainda demos com uma junta que era rara, saíram em muito poucos carros e que não valiam nada, mas também, não deixavam partir a cabeça, junta em amianto.

Está neste momento a ser acabado, optou-se por montar já as tuches mecânicas, arrefecimento ao 6º cilindro e remontagem de alarmes de temperatura (meia invenção minha) [bigsmile] e fica pronto entre hoje e amanhã.

Parece-me que juntas de cabeça e cabeças são um problema crónico nos GR's

Mensagem por gaduarte » 24 mar 2009, 18:43

Obrigado Raul,

Pois é, eu sempre disse que este é a grande incógnita dos GR's e como não podia deixar de ser calhou-me, só não esperava é que fosse tão cedo...

Relativamente às alterações que referes parecem-me bem mas por agora vou deixar-me ficar tranquilo.

Conto com tê-lo como deve de ser para te apresentar a máquina no passeio da casinha....

Abraço

Registado: 04 fev 2009, 19:41

Mensagem por Francisco » 24 mar 2009, 18:49

gaduarte Escreveu:Boas,

Agradeço a vossa ajuda, pois não percebo muito destes motores.

Fiz o teste que me sugeriram e continuou a mandar àgua fora.... mandei tirar a cabeça fora e o diagnóstico foi cabeça partida em vários sítios e três camisas completamente riscadas e um piston com uma falha...

Já tenho outro motor e para a semana já deve estar a bombar, espero por essa altura para tirar umas fotos e fazer uma apresentação como deve de ser.

Abraço,
Gonçalo

Deverias de ter ido mas era ter com quem to vendeu :sabe: :sabe: O artista sabia muito bem porque o tinha à venda :sabe: :sabe: :okkk: :okkk:

Mensagem por Francisco » 24 mar 2009, 18:54

Raul Costa Escreveu:Parece-me que juntas de cabeça e cabeças são um problema crónico nos GR's

Resolves isso bem e de forma económica :dance: :dance: :dance: :yesss: :yesss: :yesss:

Pões um taco de madeira por baixo do acelerador [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile] :dance: :yesss: :dance: :yesss: :dance: :clapp: :clapp: :clapp: :clapp:

Mensagem por gaduarte » 24 mar 2009, 20:00

Uma vez que isso me aconteceu logo que o trouxe, falei com ele e vai contribuir para a resolução do problema.

Apesar do sucedido teve uma atitude correcta, em todo o caso vou sempre fazer um gasto significativo com o qual não contava...

Mensagem por Francisco » 24 mar 2009, 21:15

gaduarte Escreveu:Uma vez que isso me aconteceu logo que o trouxe, falei com ele e vai contribuir para a resolução do problema.

Apesar do sucedido teve uma atitude correcta, em todo o caso vou sempre fazer um gasto significativo com o qual não contava...

Contribuir, não é a atitude correcta, o correcto seria reparar o dano na sua totalidade, no caso de não o querer fazer, pode sempre pedir a resolução do contrato, que implica a devolução do veículo e restituição do valor pago pelo mesmo :sabe: :sabe: :sabe: :okkk: :okkk:

Registado: 23 ago 2005, 21:05

Mensagem por Eduardo » 24 mar 2009, 22:04

Boas

Isso é um problema crónico desse motor, mas pronto...uma vez mudado sempre aguenta mais 200.000 não é uma coisa tipo semi-eixo que nunca sabes quando vai dar o pifo :nhnhn: :nhnhn:
BoaSorTTe

Mensagem por Raul Costa » 25 mar 2009, 11:29

Ora ai está, :D

Bem, então aqui para o pessoal das tostadeiras vai uma ideia que apliquei no meu e posso dizer que muito possivelmente não parti a cabeça do motor graças a isso.

Todos nós sabemos que os manómetros de temperatura no que diz respeito à precisão deixa um pouco a desejar, muitos de nós temos um manómetro à parte por isso mesmo.

Já fiz o teste com sondas exteriores ao bloco e posterior medição a lazer e conclui a afirmação feita anteriormente.

Agora o problema é quantas vezes olhamos para esses manómetros, quando acabamos de apanhar um susto andamos sempre com o olho no manómetro, ao fim de um mês já olhamos quando puxamos pelo carro, ao final de 6 meses já só olhamos quando não temos mais nada para onde olhar.

Um motor parte por aquecimento quando????... quando lhe damos um tratamento à séria, quanto o termostato tranca e nós até vamos descontraídos a 60km/h e pensamos, puxa, a esta velocidade o carro não vai aquecer, por norma a essa velocidade nem pensamos nisso e acabamos por prestar menos atenção à temperatura do carro.

O ideal seria ter um olho na estrada e um olho no manómetro a tempo inteiro, mas todos sabemos que não é possível, então, "apliquei" uma sonda termoeléctrica no bloco do motor, mais precisamente na zona do 6.º cilindro uma vez que é a zona mais quente do motor.

Essa sonda e sempre que o motor chega aos 92º faz disparar umas luzes todas maricas que montei no tablier do carro e acoplei um "besouro" que faz uma barulheira infernal.

Com isto reduzi a praticamente 0 as probabilidades do motor aquecer sem eu dar por isso, testei e comprovei que resulta a 100%.

Próximo passo, vou montar mais umas sondas para o mesmo efeito em locais diferentes.

Acreditem, sai muito barato, a sonda não deve custar 15€, o besouro custa +-5€ e com 20€ ficam com um sistema de segurança fantástico.

Registado: 22 out 2008, 00:53

Mensagem por RMBF » 25 mar 2009, 22:25

BOM BOM ERA FOTOS DESSE TAL SISTEMA.... :unibrow:

Registado: 23 ago 2005, 21:05

Mensagem por Eduardo » 25 mar 2009, 23:07

Boas

Olha que eu n quero ser alarmista, mas.....dizem as más linguas que o mal está na liga de aluminio usada na manufactora das cabeças destes motores em determinada epoca...pareçe que essa liga n era a mais apropriada pois com o ciclo aqueçe/arrefeçe que todos os motores sofrem o aluminio ia ganhando pequenos poros e tornando-se gradualmente mais fraco até um dia inevitavelmente estalar....

Isso pelo que tenho visto costuma aconteçer entre os 150.000 e os 250.000 conforme o motor tenha sido mais ou menos estimado.....
atençao que isto n é comprovado, nem nada do genero, foi apenas uma conversa que tive e alguem disse isto....

P.S. “No creo en brujas, pero que las hay, las hay” :D
BoaSorTTe

Mensagem por Raul Costa » 26 mar 2009, 10:31

Eu acho que o problema é mesmo o que nós fazemos aos carros.

Os Gr's foram adoptados à relativamente pouco tempo pelos amantes do TT, até ai, não se ouvia falar de problemas nestes carros.

A partir do momento que descobriram que o carro era capaz de fazer coisas engraçada, começar a dar gasóleo, avançar as bombas, mudar os turbos, situações estas para as quais o resto do material não estava preparado.

Agora tem-se estado a adaptar às actuais exigências.

Quanto às fotos, não serão necessário se não vais ver apenas um fio :D

Voltar para Motor

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante