Boas.
Recomendo o download e leitura deste documento do post 9894:
viewtopic.php?f=9&t=9894Relativamente a EGR por exemplo, tira as conclusões depois de leres os artigos (no Patrol4x4.com ha boas discussoes disso, umas ate bem tecnicas).
No meu caso era defensor tmb de nao tapar, neste momento tenho tapada - ate pq foi o meu mecanico (Nuno de Bucelas) que o fez - para despistar alguns problemas.
O turbo fica a "encher" muito mais linearmente, nao esquecer que quando a EGR abre o turbo tem de deixar de fazer pressao para os gases poderem vencer a admissao, dai que quem tem manomentros verifica que as pressoes variam durante o andamento. E se estiver bloqueada enche/sobe a medida que se acelera.
Mas claro ha outras cosias a ter atencao, convem diminuir a pressao pois com a EGR blqueada o turbo fica com mais pressao e pode provocar um erro na ECU de overboost, caso fique muito tempo em overboost.
Por outro lado ha uma situacao com a EGR original sem estar mexida, que explica algumas falhas nos pistons (mais precisamente no pessoal australiano) onde quando ha uma avaria na MAF. Isto é com a MAF a informar mal do combustivel a utilizar e a EGR a recircular gases provoca misturas demasiado ricas e sobreaquece os cilindros, mais precisamente o 3 e 4. gerando problemas de cabeca ou pistons furados. o mesmo acontece se a EGR nao vedar bem pois nao gera codigo de erro...
mas isto é resumido, ainda a pouco estive a ler muita informacao sobre esta situacao no forum patrol4x4.com
dai que ha pros e contras entre tapar ou nao a EGR. eu prefiro normal (destapada) relativamente ao paoluicao pois dentro da garagem nota-se com o trabalhar de manha, com a EGR tapada temos o tipico cheiro a gasoleo tipo UMM (heheh , lembro-me) mesmo nao fazendo fumo. Com ela tapada ha um cheiro "mais limpo" que eu associo como cheiro a gás.
EGR tapada também tem vantagem no oleo por exemplo, alguem comentava que com 4.000km de oleo mudado ainda mantinha a cor.
outra coisa que me lembrei de ter lido é que na Nissan la na Australia recomendavam mudar a EGR de 80.000 em 80.000kms.
de qq forma recomendo a leitura do doc acima e pelo menos manter em vista o estado de saude da MAF