3.0Di ZD30

Melhoramentos, correcções e Afinações, está tudo aqui.

Registado: 14 out 2008, 19:42

3.0Di ZD30

Mensagem por RUIMTFERNANDES » 29 jan 2009, 09:31

Boas a todos.
acabei de adquirir um patrol com este motor.
Já ouvi gente a dizer mal e vi muitos relatos relacionados com isso, mas tambem o contrario...
Já vi aqui no forum pessoal a dizer que à algumas modificações que permitem que o motor dure ou aguente mais, só que (apesar de ler tudo) nao consegui perceber o que é preciso fazer.
Preciso de conselhos e sugestões.
Obrigado
A aventura começa quando a estrada acaba
Rui Fernandes

Registado: 22 dez 2005, 11:00

Re: 3.0Di ZD30

Mensagem por cristiano » 29 jan 2009, 09:39

apresenta a tua maquina no forum....la falaremos do que queres...

abç
viewtopic.php?f=1&t=7231&st=0&sk=t&sd=a&start=575 »»»»O INICIO««««

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Registado: 06 jan 2009, 15:21

Mensagem por kreator » 29 jan 2009, 09:59

Sempre ficas-te com este? :unibrow:

RUIMTFERNANDES Escreveu:vamos ver se é desta:
Imagem
kreator

i'm the kind of guy that you're mother warned you abouTT

Mensagem por RUIMTFERNANDES » 29 jan 2009, 11:43

Fiquei..tá novo :D
kreator Escreveu:Sempre ficas-te com este? :unibrow:

RUIMTFERNANDES Escreveu:vamos ver se é desta:
Imagem
Rui Fernandes

Registado: 06 jan 2009, 15:21

Mensagem por kreator » 29 jan 2009, 12:58

os meus parabens! :okkk:

agora toca a postar umas fotos do bixo em accão [wink]
kreator

i'm the kind of guy that you're mother warned you abouTT

Mensagem por RUIMTFERNANDES » 09 fev 2009, 19:53

Boas.
Aconselharam-me a tirar o caralizador e egr para nao recircular os gases já queimados uma vez que este motor é um cadito esquesito :D , por isso quanto menos sujidade la para dentro melhor.
Vou-lhe colocar um manometro de pressão do turbo e temperatura do oleo...
Mais sugestões??
Cumprimentos
Rui
Rui Fernandes

Registado: 28 ago 2008, 22:37

Mensagem por Canais » 12 fev 2009, 20:47

ola
pois é sempre assim
tambem tenho um com esse motor
quando o comprei informei-me era o melhor
tenho um primo dum amigo que e amigido de outro que tem 400ml nunca lhe deu problemas(isto antes)
depois de o ter
epa isso nao presta para nada paste isto aquilo e acolotro

porra para isso
tenho um pagero de 91 comprei com 120mil a mesma historia o melhor no fim (epa isso parte as cabeças e mais problemas )
neste momento tem 270mil nao tenho nada a dizer
aqui para nos acho que dispara mais que o patrol
mas o meu e o longo

conclusao
se nos andarmos com calma na casa das 3000rpm temos maquina para fazer km (mas isto e em todos os jipes
vejo que sao um pouco sensiveis (ja tem alguma electronica
tem a doença da moda MAF
ja pensei em egr catalizador turbos mas ele e tao sensivel que ate tenho medo

ja agora boa sorte com a maquina e igualzinho ao meu mas em curto com o aumento da familia teve que ser o longo
tenho aqui uma duvida como se distinge os luxuri os sport e acho que o outro e o comfort
Joao Canais
Vila Cha de Ourique
http://terraclubevco.blogspot.com/

Registado: 05 mar 2006, 08:51

Mensagem por Navegador » 17 fev 2009, 19:29

Ora aí está uma máquina pronta a sofrer alterações.
Quanto ao motor esquece o que ouviste dizer. Se não andares na auto-estrada a fundo (convém não exceder por muito tempo as 3500 rpm) tens aí motor para durar com as revisões em dia- em especial o óleo.

Quanto a alterações aconselho retirar o catalizador (fica com mais força em baixas). Quanto a enganar a EGR não fazia isso. Já fiz num que tive e os resultados não foram nada bons. O turbo, como é de geometria variável, não fica a funcionar como devia e neste é melhor nem mexer. Já tive três 3.0 Di e nenhum problema. Este último que tenho é o que está melhor, anda que se farta, e só retirei o catalizador e posteriormente a panela central.

Quanto à MAF as versões iniciais davam problemas. Agora a Nissan tem uma nova versão que, para já, não tem dado chatices.

Quanto às versões do GR já tive as três. O Sport é o mais despido, com ar condicionado manual, s/ ABS e pouco mais. O Luxury já tem ar condicionado automático, tecto de abrir eléctrico, bússola e ABS. Na versão Elegance acresce a isto os bancos em pele aquecidos e a caixa de cds.
Navegador / Luis Menezes

Registado: 26 ago 2005, 16:44

Mensagem por rs2 » 27 fev 2009, 16:06

Boas.
Recomendo o download e leitura deste documento do post 9894:
viewtopic.php?f=9&t=9894

Relativamente a EGR por exemplo, tira as conclusões depois de leres os artigos (no Patrol4x4.com ha boas discussoes disso, umas ate bem tecnicas).
No meu caso era defensor tmb de nao tapar, neste momento tenho tapada - ate pq foi o meu mecanico (Nuno de Bucelas) que o fez - para despistar alguns problemas.
O turbo fica a "encher" muito mais linearmente, nao esquecer que quando a EGR abre o turbo tem de deixar de fazer pressao para os gases poderem vencer a admissao, dai que quem tem manomentros verifica que as pressoes variam durante o andamento. E se estiver bloqueada enche/sobe a medida que se acelera.
Mas claro ha outras cosias a ter atencao, convem diminuir a pressao pois com a EGR blqueada o turbo fica com mais pressao e pode provocar um erro na ECU de overboost, caso fique muito tempo em overboost.

Por outro lado ha uma situacao com a EGR original sem estar mexida, que explica algumas falhas nos pistons (mais precisamente no pessoal australiano) onde quando ha uma avaria na MAF. Isto é com a MAF a informar mal do combustivel a utilizar e a EGR a recircular gases provoca misturas demasiado ricas e sobreaquece os cilindros, mais precisamente o 3 e 4. gerando problemas de cabeca ou pistons furados. o mesmo acontece se a EGR nao vedar bem pois nao gera codigo de erro...
mas isto é resumido, ainda a pouco estive a ler muita informacao sobre esta situacao no forum patrol4x4.com

dai que ha pros e contras entre tapar ou nao a EGR. eu prefiro normal (destapada) relativamente ao paoluicao pois dentro da garagem nota-se com o trabalhar de manha, com a EGR tapada temos o tipico cheiro a gasoleo tipo UMM (heheh , lembro-me) mesmo nao fazendo fumo. Com ela tapada ha um cheiro "mais limpo" que eu associo como cheiro a gás.
EGR tapada também tem vantagem no oleo por exemplo, alguem comentava que com 4.000km de oleo mudado ainda mantinha a cor.
outra coisa que me lembrei de ter lido é que na Nissan la na Australia recomendavam mudar a EGR de 80.000 em 80.000kms.

de qq forma recomendo a leitura do doc acima e pelo menos manter em vista o estado de saude da MAF

Voltar para Motor

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante