Mas até que enfim
Uma explicação sem ironias, sarcasmo metáforas e afins.....
E logo agora que eu estava a entrar no espirito do forúm
Mas vamos ao que interessa
O primeiro motor a diesel que vou 'mexendo' é o da minha máquina. Já desmontei mais dois motores mas eram a gasolina, um do meu panda, há muitos anos e outro da minha ZZR 600 de 16 válvulas.
Tirando as ligeiras dificuldades nos processos, tipo um parafuso que não quer sair e do género... onde é que eu deixei a m**** da peça, a coisa sempre correu bem.
Mesmo antes de ter uma participação activa aqui no forúm

ia lendo os post e já muito aprendi. Tenho este RD28 há 3 anos e sempre a rolar todos os dias.
Normalmente quando não entendo algo, ou pergunto (por vezes levo tanga até mais não e depois lá vem uma resposta mais elucidativa) ou então utilizo o google, para pequenas e grandes coisas.
Neste caso, ou eu não estou a perceber ou a peça (?) de que falamos é conhecida por outro nome.
Tenho os esquemas do patrol, graças à mulinha e mesmo assim não dou com a coisa
Durante a semana vou perguntar a quem sabe disto para ficar definitivamente dentro do assunto.
Quanto à fumaça que acima referi, a explicação é simples, fruto empirico do conhecimento.....
Durante a semana circulo devagar, entre os 40 e 90 kapa emes por horita. Como tal, e devido à elevada kilometragem do bicho, desde as velas, até às cabeças dos pistões e superficies relacionadas, vão-se acumulando residuos, incluindo as 'pontas' dos injectores. Se o meter numa auto-estrada e o puxar, a fumaça desaparece, assim como qualquer engasgamento. E depois volta a rolar direitinho. Provavelmente no pensamento racional a coisa será outra mas enquanto os empiristas não me estragarem a alegria
Para terminar, gostaria de agradeçer ao Engº (provavelmente nipónico) por facilitar a forma de aperto e inverso dos maravilhosos parafusos que se não vão de bocas, vão de estrelas
Abraço (e penso que o s testamentos não são tão longos)
Ricardo (virgem em motores a diesel)