Motor falha as 3000 Rotações

Melhoramentos, correcções e Afinações, está tudo aqui.

Registado: 21 jan 2007, 10:39

Mensagem por ralm » 09 fev 2008, 21:42

ora bem, pois o problema não é só as afamadas tuxes, mas as valvulas e consequentemente também as tuxes...

o motor foi rectificado, levou segmentos novos, por sinal as valvulas ficaram muito justas levando a este problema de às 3000 rotações se cortar engasgando-se e fumegando...

um amigo de Fornos de Algodre e expert em patrois garantiu ser isso e que vai afinar as valvulas e garante q fica de gategoria, só é pena nao ter ja disponibilidade para o fazer! mas dentro de uma semana ou duas trata do animal!

espero ter ajudado

cumprimenttos

Registado: 28 mai 2007, 18:27

Mensagem por Coyotte » 09 fev 2008, 22:48

Olá!

depois de ler todos os post deste tópico (e de muito me rir) :D fiquei com a mais básica das dúvidas.......

Afinal o que é (ou são) tuxes? ou tuches..... :eek:

Agradecia explicação.

A propósito, o meu também engasga aí pelas 3000 rpm mas depois de o puxar bem, o fumo torna-se menos visivel e fica mais 'solto'. Chamo a isto tirar o carvão dos pistões [bigsmile]

Mensagem por ralm » 10 fev 2008, 13:37

As tuches, em francês touches são carregadas com oleo e servem para "amortecer" o bater das valvulas.

Mensagem por Coyotte » 10 fev 2008, 20:23

Mas até que enfim :nod:
Uma explicação sem ironias, sarcasmo metáforas e afins..... :D
E logo agora que eu estava a entrar no espirito do forúm :crybaby:

Mas vamos ao que interessa :nod:

O primeiro motor a diesel que vou 'mexendo' é o da minha máquina. Já desmontei mais dois motores mas eram a gasolina, um do meu panda, há muitos anos e outro da minha ZZR 600 de 16 válvulas.

Tirando as ligeiras dificuldades nos processos, tipo um parafuso que não quer sair e do género... onde é que eu deixei a m**** da peça, a coisa sempre correu bem. [bigsmile]

Mesmo antes de ter uma participação activa aqui no forúm :eek: ia lendo os post e já muito aprendi. Tenho este RD28 há 3 anos e sempre a rolar todos os dias.

Normalmente quando não entendo algo, ou pergunto (por vezes levo tanga até mais não e depois lá vem uma resposta mais elucidativa) ou então utilizo o google, para pequenas e grandes coisas.

Neste caso, ou eu não estou a perceber ou a peça (?) de que falamos é conhecida por outro nome.

Tenho os esquemas do patrol, graças à mulinha e mesmo assim não dou com a coisa :grrr:

Durante a semana vou perguntar a quem sabe disto para ficar definitivamente dentro do assunto.

Quanto à fumaça que acima referi, a explicação é simples, fruto empirico do conhecimento..... :unibrow:

Durante a semana circulo devagar, entre os 40 e 90 kapa emes por horita. Como tal, e devido à elevada kilometragem do bicho, desde as velas, até às cabeças dos pistões e superficies relacionadas, vão-se acumulando residuos, incluindo as 'pontas' dos injectores. Se o meter numa auto-estrada e o puxar, a fumaça desaparece, assim como qualquer engasgamento. E depois volta a rolar direitinho. Provavelmente no pensamento racional a coisa será outra mas enquanto os empiristas não me estragarem a alegria [clap]

Para terminar, gostaria de agradeçer ao Engº (provavelmente nipónico) por facilitar a forma de aperto e inverso dos maravilhosos parafusos que se não vão de bocas, vão de estrelas [:p]

Abraço (e penso que o s testamentos não são tão longos) [}:)]

Ricardo (virgem em motores a diesel) :crybaby:

Registado: 23 ago 2005, 21:05

Mensagem por Eduardo » 10 fev 2008, 23:01

Boas

Afinal o que é (ou são) tuxes? ou tuches.....

Bem...se estivermos todos a falar do mesmo são os "elevadores" das valvulas...

Já que gostas do Google procura por "Lash Adjusters" ou "Hydraulic valve Lifters" [wink] ....

BoaSorTTe
BoaSorTTe

Mensagem por Coyotte » 11 fev 2008, 04:40

Boas!

Afinal já me informei com o google e depois de algumas páginas, lá percebi o que são as tuches, assim como para que servem, os problemas que dão, preços, etc etc....... :nod:

"as tuches estão ligadas as válvulas e é onde a arvore de cames toca, ou seja é um amortecedor hidráulico" :nod:

Assim sendo, fico mais sápio (ou seja, menos sapo :D ) e mais elucidado.

Tanto mais que em muito depende do óleo utilizado, respectiva bomba e afinação de válvulas, visto que as tuches hidráulicas não têm afinação.

Agradecendo ao ralm e ao Eduardo, abraço a TTodos,

Ricardo

Registado: 15 mar 2006, 18:45

Mensagem por pepo29 » 11 fev 2008, 05:05

ricouto Escreveu:Boas!

Afinal já me informei com o google e depois de algumas páginas, lá percebi o que são as tuches, assim como para que servem, os problemas que dão, preços, etc etc....... :nod:

"as tuches estão ligadas as válvulas e é onde a arvore de cames toca, ou seja é um amortecedor hidráulico" :nod:

Assim sendo, fico mais sápio (ou seja, menos sapo :D ) e mais elucidado.

Tanto mais que em muito depende do óleo utilizado, respectiva bomba e afinação de válvulas, visto que as tuches hidráulicas não têm afinação.

Agradecendo ao ralm e ao Eduardo, abraço a TTodos,

Ricardo

andas aprender umas coisinhas aki no PA :unibrow: :unibrow: :unibrow:
agora podes virar a pagina para touches mecanicas [bigsmile] [bigsmile]

brincadeira [wink]
Editado pela última vez por pepo29 em 11 fev 2008, 20:27, num total de 1 vez.
todo tipo de acessorios 4X4 : http://www.fracing4x4.com

facebook : http://www.facebook.com/Fracing4x4

Registado: 19 mai 2006, 13:47

Mensagem por motopi22 » 11 fev 2008, 12:20

mas ve as molas de valvula no meu tinha molas com - 2mm de comprimento e ja estava sem força

Registado: 01 abr 2006, 17:12

Mensagem por Wolfman » 19 fev 2008, 14:50

Boas pessoal.
O meu cunhado resolveu depressa o problema do Y60 dele.
Substituio aas tuches hidraulicas por manuais e até a data 5*****

Mensagem por ralm » 19 fev 2008, 20:55

motopi22 Escreveu:mas ve as molas de valvula no meu tinha molas com - 2mm de comprimento e ja estava sem força

o caminho é este!!! :nod:

Registado: 21 set 2007, 16:49

Mensagem por sotero » 21 fev 2008, 13:47

para acabar a comfusao! E!E MESMO ASSIM,e posso prova-lo... :D

Mensagem por Wolfman » 03 mar 2008, 16:38

Amigo troca de oleo e fitro e mete tuches manuais.
garanto-te que acaba o problema.
Comigo resultou.
telefonei na altura para a nissam que me aconselhou a fazer isso. Aliás já o tinham feito em varios dos da primeira serie.

Registado: 26 jan 2007, 17:39

Mensagem por alm » 05 mar 2008, 00:16

Wolfman Escreveu:Amigo troca de oleo e fitro e mete tuches manuais.
garanto-te que acaba o problema.
Comigo resultou.
telefonei na altura para a nissam que me aconselhou a fazer isso. Aliás já o tinham feito em varios dos da primeira serie.

quantos aerios e que pode ficar essa substituição

Mensagem por Wolfman » 06 mar 2008, 22:56

Eu amanhã pergunto ao meu cunhado quanto foi no dele pois no meu não fui eu que paguei. [wink]

Mensagem por Wolfman » 24 mar 2008, 11:11

200€ á 2 anos

Anterior

Voltar para Motor

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante