Nelson Pereira Escreveu:Cumprimentos a todos.
Em Agosto de 2005 adquiri um patrol 3.0 di longo com matricula de Junho de 2000, com 80.000 km. No sabado passado ia em Auto Estrada e o motor partiu...com 110.000 km.
Pesquisei vários tópicos deste site e reparei que este motor tem dado alguns problemas, inclusivé um individuo que já trocou de motor pela 2ª vez.
Contactei com a Rotor, concessionário da Nissan, informaram que um motor novo custa + de 10000 €, mas que existe a possibilidade de substituir por um motor reconstruído, pelo preço de 5500 €, e oferecem 1000€ pelo meu no estado em que se encontra. Ambas das duas maneiras oferecem 2 anos de garantia.
Ora sabendo a fama que este motor tem e os Euros que terei de gastar deixa-me muito indeciso.
Outro ponto: O jipe nunca fez monte (desde que sou proprietario), apenas circulo em cidade e Auto Estrada.
Agradeço as vossas opiniões.
Obrigado
boas
muito sinceramente nao sei o q dizer, tive um curto de dez de 2000 que comprei novo, nunca tive problemas. vendi, e segundo sei o dono, aos 90mil, mudou uma peca (onde encosta a embraiagem) pq apresentava algum desenquilibrio. (isto foi o que lhe venderam na nissan)
no inicio andava com receio desta questao do motor, melguei tanto os tipos na nissan benfica q acabaram por me mostrar um fax em ingles do japao a confirmar q aquele modelo ja nao tinha essa problema.
este segundo q tenho, comprei usado é o longo, comprei com 80.000. segundo o dono foi "chamado" a garatia para "substituicao do motor". Tive umas estranhezas com este bicho entre os 80 e os 100 de vez em quando soltava-se o tubo do intercoller, e dificilmente passava dos 140, mesmo a descer. descobri mais tarde q andava a debitar pressao a mais e o sistema cortava.
Pensei q deveria era desfazer-me do carro pq ja devia estar todo lixado.
Mas nada disso.
substitui o sensor de massa de ar, e ficou Ok, instalei um manometro do turbo so por causa das tosses.
tem actualmente 150.000, nao gasta oleo, agua, nao fuma nada. anda bem. Segundo o mecanico ha para ali uma fugazita no catalizador q faz com que confunde os calculos para abrir ou fechar a ERG, q faz por vezes ficar que ao pisar no acelerador o tenhamos de fazer muito ao deleve senao nao desenvolve completamente... é uma questao que tenho de ver.
costumo mudar o oleo e todos os filtros de 10.000 em 10.000, nao faço TT infelizmente... mas ainda penso em faze-lo mais activamente.
de resto devo apenas acrecentar mais, q desde q o tenho, a 4º velocidade deve ter o sincronizmo marado ou assim, o q faz com q nos habituemos até a meter as mudancas na rotacao certa. isto é, ao passar de 3ª para 4ª ou de 5ª para 4ª se forcarmos a entrada a caixa vai-se queixar... "trrrrr". isto so me aconteceu no inicio, rapidamente habituei-me pelo q nao quero por aquilo nas maos da nissan.
desde q tenho este bicho, de peças levou:
- radiador novo, o de origem tinha defeito e acabei por instalar um de cobre.
- alternador reparado 3x, insistia em andar com a bateria ainda de origem apesar de ja ter 6 anos! ehehhe, mal, andava a esforcar o alternador.
- sensor de massa de ar. apesar de talvez uma limpeza na velha tivesse funcionado.
resumindo,
penso q a unica coisa que me chateia nestes carros é mesmo o facto de nao serem de traccao permanente. de resto acho q comprava novamente um 3.0Di
nao esquecer q nao é um motor desportivo, q a partir das 3400rpms nao ganhamos mais: nem cavalos nem binario.