Radiador de Óleo RD28T

Melhoramentos, correcções e Afinações, está tudo aqui.

Registado: 15 jan 2006, 14:16

Radiador de Óleo RD28T

Mensagem por Gonçalo F. » 07 out 2007, 15:43

(caso haja já algum tópico sobre esta asunto, fica sem efeito e agradeço link(s))

Reparei estes dias que, já à temperatura normal de funcionamente do motor, o radiador do óleo está, em grande parte do seu corpo (favo), frio.

Acontece que ambos os tubos - de entrada e saída, estam a "ferver", mas 90% do radiador está completamente frio.

Pela opinião e post`s de quem tem este motor no Patrol (RD28T, com rad. de óleo), gostaria de tirar a dúvida:

Será que tenho o radiador com os favos obstruidos (por coágulos de óleo)?

Registado: 14 set 2005, 13:35

Mensagem por comman » 07 out 2007, 18:04

Gonçalo, isso é sintoma de falta de mãos para o jipe... tens de dar calor que isso desentope tudo [bigsmile]

Se forem favos obstruidos, e pode bem ser, é facil de resolver sopra no sentido contrario e limpa bem com gasolina. Depois montas tudo no sitio.

Mensagem por Gonçalo F. » 01 nov 2007, 13:55

Ainda sobre este assunto, alguem sabe confirmar se um determinado parafuso com uma "molinha" (no interior) que existe na parte de baixo do Rad., funciona como termostato?????

E então, enquanto a temperatura do óleo não atinge o valor de abertura (calibre) o óleo entra e sai do radiador, precorrendo o caminho mais curto dentro deste! - daí ter lógica que o tubo de entrada e saída, estejam do mesmo lado!!!!!!!!!

A ser assim, o que se passa no meu, é que o tal "pseudotermostato" está bloqueado e o óleo, quente ou frio, está sempre a passar pelo caminho mais curto do radiador, ou seja, pouco ou nada está a fazer...

SERÁ QUE É ASSIM? ALGUEM TEM CONHECIMENTO QUE O RADIADOR DO ÓLEO DO RD28T POSSA FUNCIONAR DESTE MODO????

:thumbsup: [wink] obg

Registado: 04 jul 2006, 20:31

Mensagem por Mr Guerra » 02 nov 2007, 19:34

fiquei curioso com essa teoria que desconhecia Oh! Gonçalo...
o coço-os ou vou pós foruns

Mensagem por Gonçalo F. » 12 nov 2007, 22:52

Mr Guerra Escreveu:fiquei curioso com essa teoria que desconhecia Oh! Gonçalo...

Da teoria à realidade, vai apenas uma chave de caixa 24 (tamanho do tal parafuso) e um roquete...

Registado: 04 jul 2006, 20:31

Mensagem por Mr Guerra » 13 nov 2007, 10:23

i as luvas para não burrar as manapulas :D :D :D :D
o coço-os ou vou pós foruns

Registado: 24 ago 2005, 08:12

Mensagem por Sergio Borges » 18 nov 2007, 22:48

bem, mas ja agora eu tb gostava de saber a resolução desta questão, a minha ignorancia ficou curiosa :D
Abraço
slsb

Registado: 02 fev 2007, 20:02

Mensagem por syxon » 19 nov 2007, 11:14

No meu acontece o mesmo!!!!

Mensagem por Gonçalo F. » 19 nov 2007, 13:08

syxon Escreveu:No meu acontece o mesmo!!!!

Caro Syxon,

nem é tarde, nem é cedo: é meter mãos à obra e verificar o que se passa.

É muito simples:

- Desmontar a grelha da frente (5 a 10min)
- desapertar todos os apoios do radiador de óleo, deixando apenas os dois tubos que o alimentam - não é necessário retirar por completo o radiador, caso não seja para limpar;
- Desviando o radiador para fora da carroçaria, com uma chave de caixa 24, desaparta-se o parafuso grande que existe na zona inferior do radiador - atenção ao óleo que se irá derramar (não mais de 1/2 litrito;
- Ao retirar o parafuso, estar atento à forma como saiem o resto das peças (mola e barómetro), para saber como o montar depois, tendo em conta o que disse nos post`s anteriores.

A montagem, é proceder no caminho inverso, começando pela colocação do dito barómetro [:p]

Abraço :thumbsup: [wink]

Registado: 02 fev 2007, 20:02

Mensagem por syxon » 19 nov 2007, 17:40

OK!!!! MUITO OBRIGADO.... AGORA SÓ POSSO FAZER ISSO NO FIM DE SEMANA, DEPOIS EU DIGO ALGUMA COISA....

Voltar para Motor

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante