Fumo Branco

Melhoramentos, correcções e Afinações, está tudo aqui.

Registado: 23 ago 2005, 18:09

Mensagem por TT MOTOR » 15 out 2007, 16:29

Pelos sintomas que descreves:
- o motor quando levado a altas rotações (nem sempre acontece), falha, deita fumo branco e vai abaixo.
- dexas arrefecer 1 minuto e volta a trabalhar normalmente.

Resolve-se colocando umas anilhas nas molas das válvulas. Acontece em alguns motores RD28T de montagem espanhola.

cumpts
Luis Rocha
Luis Rocha
919829295
rocha_71@hotmail.com

Registado: 15 jan 2007, 11:25

Mensagem por simao4x4 » 16 out 2007, 07:09

mas o meu so faz a frio.... ontem descubri q o meu patrol ao trabalhar ao relentin tinha uma polia toda empenada (aquela do veio da cambota, acho eu q sera essa,a de baixo q leva duas correias ) e em rotaçao andava direita.... neste momento ta no estaleiro vou resolver esse problema q pode ser a raiz do fumo branco e da falta de travoes .... a minha teoria sera q ao andar empenada nao faz o vacuo suficiente ao depressor e fico sem travoes e em frio como nao andara com a rotaçao certa podera fazer esses sintomas de fumo branco e e falha no motor.... vamos por etapas....corrijam m se alguma parte da minha teoria estiver errada...
cumprimentos
simao campos

Registado: 18 out 2006, 08:59

Mensagem por guinas » 16 out 2007, 15:50

Isso é o temporizador que foi para o galheiro, o meu está na mesma Ainda por cima se já mudaste as velas (700 Euros custa esse temporizador).

Travões: se ouves ar a sair pelo pedal, isso é servo-freio, senão muito provávelmente é a bomba de travões.

Penso eu de que.....

Registado: 14 dez 2006, 12:09

Mensagem por Vendaval R Pereira » 16 out 2007, 20:17

simao4x4 Escreveu:mas o meu so faz a frio.... ontem descubri q o meu patrol ao trabalhar ao relentin tinha uma polia toda empenada (aquela do veio da cambota, acho eu q sera essa,a de baixo q leva duas correias ) e em rotaçao andava direita.... neste momento ta no estaleiro vou resolver esse problema q pode ser a raiz do fumo branco e da falta de travoes .... a minha teoria sera q ao andar empenada nao faz o vacuo suficiente ao depressor e fico sem travoes e em frio como nao andara com a rotaçao certa podera fazer esses sintomas de fumo branco e e falha no motor.... vamos por etapas....corrijam m se alguma parte da minha teoria estiver errada...
cumprimentos
simao campos

se o problema do fumo fosse da tal polia da cambota , que tem atrás o carreto da correia da distribuiçao. já o motor tinha ido po galheiro . o problema das polies deve ser um bloco em borracha que não sei o nome e que serve de assento as polies .julgo que serve para permitir a oscilaçao do conjunto evitando asim que haja vibraçoes na cambota . acho eu .
essas polies servem para dar movimento ao alternador , á bomba de agua , ao ventilador , á bomba da direçao e ao AC. se o caso dos travões fosse da polie , pelo menos o alternador tinha que estar parado, pois a bomba de vacuo está montada no alternador. normalmente é o sevofreio que é um cancro nos 260.
o fumo, como é? nos primeiros dois minutos ou nos primeiros 10? se é nos primeiros momentos em que o jipe trabalha deve ser velas relés, ou temporizador.
os relés estão pé da bateria e o temporisador está debaixo do volande da direçao. já vi velas novas queimadas por causa dos relés . vê no meu primeiro topico desde que sou membro que está lá muita coisa sobre velas .
tambem pode aver entrada de ar no cirquito do gasoleo.

no caso de ser tuches , normalmente falham se o motor for acelerado a alta rotaçao , enquanto está ainda frio. partindo do principio que o motor só atinge a temperatura ideal ao fim de uns 10 minutos de marcha.
no meu falha se acelerar em frio , e fica atrabalhar ai a 4 cilindros , ao fim de uns segundos estabiliza e está bom. como sei que ele fas isso nunca acelero em frio. mas já vi motores a fazer isso em quente.

Registado: 17 ago 2007, 00:03

Mensagem por bnascimentomelo » 16 out 2007, 21:25

Vendaval, disseste: já vi velas novas queimadas por causa dos relés.
eu digo: já vi relés queimados por causa das velas.

Os relês nunca queimam as velas. A vela é uma resistência. As velas da concorrência têm a zona de incandescência (cilindrica) com um diâmetro igual em toda a área, enquanto que as originais afunilam na ponta.

Estas primeiras como tocam na cabeça do motor, fazem curto-circuito e como tal, os 12v que são injectados na vela não são consumidos mas descarregados no bloco do motor. Isto faz com que a intensidade de corrente consumida seja superior (largamente) à capacidade de carga do relê queimando este.

props
BM
Y61 TD6 de 1998
Frontera A VM2.5 de 1998

Registado: 22 dez 2005, 11:00

Mensagem por cristiano » 16 out 2007, 21:35

acho que foi isso que queimou o meu. meti de concorrencia e mal liguei zau fez fumo a beira da bateria , ja pos mais 3 e nada pega mal e fica a luz a piscar da resistencia, depois pus um rele novo o maior e esta na mesma....
viewtopic.php?f=1&t=7231&st=0&sk=t&sd=a&start=575 »»»»O INICIO««««

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Registado: 14 dez 2006, 12:09

Mensagem por Vendaval R Pereira » 16 out 2007, 22:51

bnascimentomelo Escreveu:Vendaval, disseste: já vi velas novas queimadas por causa dos relés.
eu digo: já vi relés queimados por causa das velas.

Os relês nunca queimam as velas. A vela é uma resistência.
props
BM

se por acaso o relé se "soldar" e ficar ligado queima as velas !
tive um assim. a vela derrereteu e caio uma pontinha para cima do pistão. que ficou todo nicado.
no entanto deve ser raro tal acontecer. mas acontece.

Registado: 15 jan 2007, 11:25

Mensagem por simao4x4 » 17 out 2007, 07:08

boas companheiros obrigado pela ajuda mas é como eu tou a pensar vou por etapas..... vou resolver o proble,a da polia.... e dp ve s como reage o bixo... dp começo a passar para outras possibilidades.....
vendaval nao me esqueci de ti.... como tem aparecido estes problemas na maquina tenho andado a adiar a situaçao do ic.... se ainda nao arranjas t !!! ou tas disposto a esperar eu consigo arranjar um do pajero tens é de esperar mais um cadinho.....
cumprimentos
simao campos

Registado: 22 mai 2007, 18:16

Mensagem por azevedo » 17 out 2007, 14:48

amigos o meu tem o motor todo feito de novo em frio fumo branco todos fazem passa muito tempo parado gas a fundo quando o motor nao esta bem quente tambem faz mas é falha de combustivel .

Registado: 21 set 2007, 16:49

simao 4x4

Mensagem por sotero » 17 out 2007, 21:51

correcto esta nas traseiras do alternador,ve se nao tens nenhum tubo furado,mesmo que pouco ade deitar oleo,se nao for o caso pode ser a bomba ,mudei a minha a pouco tempo, o travao de mao se estiver largo faz com que quando tu pisas e ficas pisando,o pedal va perdendo pressao e vai desccendo,dando a idea de que nao tens travoes...nao comfundir pedal rijo e sem pressao,e diferente.abr

Registado: 21 set 2007, 16:49

Mensagem por sotero » 17 out 2007, 22:18

ja agora aquilo que dizem rele e o temporizador(electrico)o que esta la dentro do carro nunca ouvi ou vi que se avariasse,corrijam-me se errado.as velas dao cabo deles e nao o contrario certo?ja queimei velas e temporizadores tinha esses sintomas(fumo,falhar,etc)as velas sao fundamentais para o arranque a frio,tanto a barra de seis,que liga todas durante nao mais de dez segundos,como a de tres que deixa as tres ultimas ligadas por certo tempo depois do motor pegar.esperem ate fazer friu e depois vejam a diferença...

Anterior

Voltar para Motor

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante