Faço 2 pequenos reparos:
1º -Não era guincho, era uma cinta e a puxar de esticão. No segundo video vê-se a inclinação do jipe a ser puxado, era mais que visto que o carro não sai de lá assim. Se fosse puxado a guincho e muito devagar e com o carro a ser puxado a dar uma ajuda de marcha atrás, talvez saí-se sem dar problema. A cinta que foi utilizada era enrolada a meio do cabo do guincho para evitar um esticão tão grande em caso de quebra.
2º- O que partiu foi a argola onde a cinta tava presa, e porquê??? "...à e tal tenho um para-choques marca xpto, argolas marca x-men home-made, afinal e vendo bem, poupam no ferro e na solda e depois têem um parachoques feito de massa folhada e as argolas são de lula panada e frita. Não desfazendo de que faz ou vende, não quero criar conflitos, mas às vezes vejo parachoques dobrados, outros saltam ou partem argolas, e depois dizem "paguei uma balurdio por esta bosta e não aguenta um

A malta esqueçe que um esticão de um carro com 2 toneladas pode duplicar o peso da força aplicada e é concentrada apenas num ponto de fixação.
Em situações destas a segurança primeiro, afastar os "os mirones" meter uma cinta ou uma manta a meio do cabo do guincho, em situações mais extremas abrir o capot do jipe para impedir que entre pelo vidro a dentro, circula por aqui um video de um cabo a destruir o enconsto de cabeça do pendura.
Evitem os esticões, têem aqui o resultado, já vi acontecer mas por sorte só levou o chapéu à pessoa em questão.
Quando por aqui ando na lavoura e acontecem vacadas destas, sou o primeiro a calçar os botins e meter mão à obra, mas sempre com tarilho na cabeça.
Venha a chuva e minis!!!
(Desculpe o testamento mas talvez ajude a que é novato)