Terrano 1 by: Timon

Ola a todos
Chamo-me Fernando
Sou de Ansião. Zona centro do pais + ou -
Tenho 26 anos e sou mais um recente feliz contemplado com um Terrano 1 "WD21"
Fica aqui a minha história:

Começou a chover....
Os trilhos aqui pelos meus lados estavam todos muito sossegados...
Para andar em alcatrão tenho um GOLF 3 GTI TDI....
Começou a febre dos jipes no meu grupo de amigos...
E eu não podia deixar de lhes fazer companhia
Então como sou "pobre" resolvi comprar este belo exemplar que já a algum tempo andava e investigar
Quando se fala em jipes para lavrar terra o que é que vem logo á ideia?
Um GR é do poder!
E eu sei bem sei que sim mas...........................
Então lá me enxi de coragem e fui buscar um GR
Mas é GR só de matricula
Caracteristicas Técnicas:
Marca: Nissan
Modelo: WD21 "Terrano 1"
Motor e Transmissão: 2700td M5 "TD27" 4wd
Chassis: 3 portas que abrem e fecham
com tecto de abrir
Travões: OEM Frente discos e atras polis que ainda o vão segurando
Jantes/Pneus: Ferro 15 225/75R15 Fedima Fronteira
Exterior: Vermelho riscado Com farois de longo alcance. Direcção assistida
Interior: Bancos em napele e muitos barulhos
Vidros manuais, Volante regulavel em altura, espelhos eletricos
Audio: Não toca mas acho que é um Sony
Próximas Alterações: Deposito cheio e monte com ele
Ideias tenho muitas mas agora falta saber se as merece
Para já na minha lista de ideias está:
Pneus 31. 10,50 R15 BF Mud Terrain
Body lift 5cm
Proteção de carter e caixa de transferencia
Depois a longo prazo:
Snorkel
Amortecedor de direcção
Reforço do pendural de direcção
Intercooler
E daqui a uns anos se ele ainda existir:
Diferencias do patrol GR atras e á frente e aplicar o motor da cabstar 3000 turbo
Agora as fotos que tenho dele ainda quando estava á venda:






Depois das primeiras brincadeiras aqui por montes e vales achei que algo de estranho se passava com o meu GR...
queria fazer uns "donuts" mas ele ficava-me parado a patinar só por uma roda...
Chego a casa e toca de por o macaco ao meio do diferencial e levantar o bicho e reparei logo que não tinha o famoso e tipico autocolante a dizer as letras magicas "LSD"
Para confirmar a minha desilusão rodo uma roda para um lado e a outra do outro lado rodava para o lado oposto
Ou seja já me meti a inventar
Tenho 1 diferencial de tras de um terrano 2 de 94 para trocar pelo meu. Pelo aspecto exterior parece a ser plug&play a nivel de aplicações e pontos de fixacção.
A unica diferença será as espias de travão de mão que penso que será simples de resolver
Começei o restauro e começei corrigir algumas avarias e a cuidar do bixo.
Mudei-lhe o oleo e o filtro de oleo.
O de ar é conico dentro da caixa do filtro de origem.
Tenho o kit de limpeza da K&N e meti mão á obra:

Já lavado e ponto a encaixar tudo para o sitio:


Ouve tambem tempo para sacar os estribos fora pois no primeiro passeio ficaram quase com 50kg de terra em cima cada um... São muito largos e acomulam muita lama.

Já para não falar no estribo do lado direito que já enfiou uma embaladeira dentro (Já vinha quando comprei)

Depois de uma "vestoria" descobri uma molestia que costuma atacar os terranos e este não foge á regra...
Estalado á frente no sitio onde aperta a travessa inferior da frente do diferencial da frente.
Ficam umas fotos para ilustar e já se pode ver que já alguem tinha andado a inventar a soldar umas anilhas e por borrice soldou tambem a travessa do diferencial...
Vai ser uma das proximas correcções. Soldar e reforçar este ponto fraco.



Ouve ainda tempo para resolver outra avaria menos grave. A luz da tração não acendia... Primeiro sintoma eram os fios partidos junto as valvolas. Lá recuperei tudo e continuava sem acender a luz... Lá andei a investigar e cheguei á conclusão que quando repararm a caixa alguma vez se esqueceram de por um pino que faz actuar a valvola. Fiz um á medida e voilá
Já acende
Amanhã continuo com a minha "História"
![wink [wink]](./images/smilies/icon_smile_wink.gif)
Chamo-me Fernando
Sou de Ansião. Zona centro do pais + ou -
Tenho 26 anos e sou mais um recente feliz contemplado com um Terrano 1 "WD21"
Fica aqui a minha história:


Começou a chover....
Os trilhos aqui pelos meus lados estavam todos muito sossegados...
Para andar em alcatrão tenho um GOLF 3 GTI TDI....
Começou a febre dos jipes no meu grupo de amigos...
E eu não podia deixar de lhes fazer companhia
Então como sou "pobre" resolvi comprar este belo exemplar que já a algum tempo andava e investigar
Quando se fala em jipes para lavrar terra o que é que vem logo á ideia?
Um GR é do poder!
E eu sei bem sei que sim mas...........................
Então lá me enxi de coragem e fui buscar um GR


Mas é GR só de matricula


Caracteristicas Técnicas:
Marca: Nissan
Modelo: WD21 "Terrano 1"
Motor e Transmissão: 2700td M5 "TD27" 4wd
Chassis: 3 portas que abrem e fecham

Travões: OEM Frente discos e atras polis que ainda o vão segurando

Jantes/Pneus: Ferro 15 225/75R15 Fedima Fronteira
Exterior: Vermelho riscado Com farois de longo alcance. Direcção assistida
Interior: Bancos em napele e muitos barulhos
![big smile [bigsmile]](./images/smilies/icon_smile_big.gif)
Vidros manuais, Volante regulavel em altura, espelhos eletricos
Audio: Não toca mas acho que é um Sony
Próximas Alterações: Deposito cheio e monte com ele
Ideias tenho muitas mas agora falta saber se as merece
Para já na minha lista de ideias está:
Pneus 31. 10,50 R15 BF Mud Terrain
Body lift 5cm
Proteção de carter e caixa de transferencia
Depois a longo prazo:
Snorkel
Amortecedor de direcção
Reforço do pendural de direcção
Intercooler
E daqui a uns anos se ele ainda existir:
Diferencias do patrol GR atras e á frente e aplicar o motor da cabstar 3000 turbo
Agora as fotos que tenho dele ainda quando estava á venda:






Depois das primeiras brincadeiras aqui por montes e vales achei que algo de estranho se passava com o meu GR...
queria fazer uns "donuts" mas ele ficava-me parado a patinar só por uma roda...


Chego a casa e toca de por o macaco ao meio do diferencial e levantar o bicho e reparei logo que não tinha o famoso e tipico autocolante a dizer as letras magicas "LSD"
Para confirmar a minha desilusão rodo uma roda para um lado e a outra do outro lado rodava para o lado oposto

Ou seja já me meti a inventar

Tenho 1 diferencial de tras de um terrano 2 de 94 para trocar pelo meu. Pelo aspecto exterior parece a ser plug&play a nivel de aplicações e pontos de fixacção.
A unica diferença será as espias de travão de mão que penso que será simples de resolver
![wink [wink]](./images/smilies/icon_smile_wink.gif)
Começei o restauro e começei corrigir algumas avarias e a cuidar do bixo.
Mudei-lhe o oleo e o filtro de oleo.
O de ar é conico dentro da caixa do filtro de origem.
Tenho o kit de limpeza da K&N e meti mão á obra:

Já lavado e ponto a encaixar tudo para o sitio:



Ouve tambem tempo para sacar os estribos fora pois no primeiro passeio ficaram quase com 50kg de terra em cima cada um... São muito largos e acomulam muita lama.

Já para não falar no estribo do lado direito que já enfiou uma embaladeira dentro (Já vinha quando comprei)


Depois de uma "vestoria" descobri uma molestia que costuma atacar os terranos e este não foge á regra...

Estalado á frente no sitio onde aperta a travessa inferior da frente do diferencial da frente.
Ficam umas fotos para ilustar e já se pode ver que já alguem tinha andado a inventar a soldar umas anilhas e por borrice soldou tambem a travessa do diferencial...
Vai ser uma das proximas correcções. Soldar e reforçar este ponto fraco.



Ouve ainda tempo para resolver outra avaria menos grave. A luz da tração não acendia... Primeiro sintoma eram os fios partidos junto as valvolas. Lá recuperei tudo e continuava sem acender a luz... Lá andei a investigar e cheguei á conclusão que quando repararm a caixa alguma vez se esqueceram de por um pino que faz actuar a valvola. Fiz um á medida e voilá

![wink [wink]](./images/smilies/icon_smile_wink.gif)
Amanhã continuo com a minha "História"
