Boas a todos.
Inscrevi-me neste fórum à já uns tempos, com o objectivo de adquirir um Nissan, embora não o Patrol mas sim o terrano I ou II. Dado que o negócio com os Nissan acabou por não se concretizar, a dada altura acabei por adquirir um Opel Monterey. Pois é, dirão vocês que sou um traidor, e a andar aqui pelo fórum aprendendo com vocês, acabo por ser também um parasita. Mas não é bem o caso, porque a ideia estava na Nissan, embora não o Patrol tal como dito anteriormente, mas,... enfim, não se chegou a acordo.
Na sequência dessa minha aquisição, que foi em Dezembro ultimo, vejo-me neste momento a braços com a primeira intervenção mecânica de que possivelmente estará a precisar, e possivelmente não será muito barata.
Então é o seguinte:
À uns dias num passeio liguei-lhe a tração, e apercebi-me nessa altura de um ruido vindo da transmissão dianteira. Fiz por várias vezes marcha-a-trás para garantir o engrenamento, mas o ruido manteve-se. Pensando eu que fosse dos cubos serem automáticos, meti hoje mãos à obra para ver o que se passava, e não vi lá nada de anormal, aproveitei e fiz manutenção aos dois. Fui exprimentar e já não fazia o ruido a andar a direito, como fez quando me apercebi a primeira vez. Mas para meu desalento, em curva e algumas vezes em inversões ou pequenas manobras volto a ouvir, e se for em curva fechada, tipo 90º para estacionar perpendicular à rua em frente ao prédio, então o carro até fica preso e o ruido bem vivo, mas isto só com a tração ligada. Dei por mim a concluir que aquilo é problema com as Juntas-emocinéticas, também chamados de cardans (penso eu).
As minhas perguntas são as seguintes:
1-Neste modelo, Opel Monterey/Isuzu Tropper, as ditas juntas-emocinéticas são separadas do resto do eixo???Ou seja, vende-se a ponteira em separado do eixo que vai na direção do diferencial? (faço esta pergunta com base na experiência de um outro carro que tive ao qual tive de substituir uma dessas juntas/ponteiras.)
2-No caso em concreto deste modelo, dá para efectuar essa substituição sem ser necessário desapertar toda a chumaceira onde se fixa a roda? (disco, triangulo superior, inferior, braço de direção, etc...)
Desde já obrigado a todos pelos esclarecimentos que derem, é que o trabalho será efectuado por mim, e eu queria ter certeza se sou capaz de o fazer ou não.