Página 1 de 1

CAIXA DE VELOCIDADES

MensagemEnviado: 21 ago 2007, 20:03
por pepo29
gostava de meter uma caixa de velocidades mais reduzida no meu gr y60
existe alguma mais reduzida em algum patrol?qual?a aplicaçao é façil?


GRande abraço

MensagemEnviado: 21 ago 2007, 20:22
por comman
penso que a do 2.8D é a mais reduzida de todas... será que dá para aplicar?

MensagemEnviado: 22 ago 2007, 08:18
por RESENDETT
EU TENHO A DO LX 2.8TD SÓ A DE TRANSFERÊNCIAS E DIGO-TE...NOTA-SE BEM A DIFERENÇA....( ENTÃO EM CORTA-FOGOS..XESUS) :unibrow:

Re: CAIXA DE VELOCIDADES

MensagemEnviado: 22 ago 2007, 09:09
por maq260
pepo29 Escreveu:gostava de meter uma caixa de velocidades mais reduzida no meu gr y60
existe alguma mais reduzida em algum patrol?qual?a aplicaçao é façil?
GRande abraço


Penso que a diferença significativa está nos diferenciais, o mais curtos são os do 2.8D tecto alto.

Bons TTrilhos

MensagemEnviado: 22 ago 2007, 11:29
por Vendaval R Pereira
o meu 260 2800 era atmosferico. entretanto o motor ardeu e comprei um salvado 2800 turbo para tirar o motor e montar no meu.
ficou um canhao que só visto. acho que quase nunca liguei as redutoras.
tava era muito curto de caixa esgotava a quinta ai em 1000 metros.
como andava muito em alcatrao e com pneus 205 16 resolvi montar os diferenciais do turbo. grande diferença que notei, pois á um dente de diferença nos conjuntos conicos.
mais tarde a caixa original do atmosferico começou a arranhar a quinta e troquei tambem a caixa completa. ainda ficou com a relaçao mais longa
bom para a estrada mas mau pa terra. a vantagem é que se fas uma media de consumo /velocidade muito melhor e uma velocidade de cruzeiro mais elevada. no geral esta melhor assim ,mais equilibrado, o motor não anda a "berrar" sempre , mas as vezes tenho saudades da relaçao curta , principalmente em cortafogos e valas. mas quando vou as bombas matar a sede do bicho penço que ele ainda devia ser ter 6 velocidades de caixa ou ter a transmiçao mais longa.

MensagemEnviado: 22 ago 2007, 12:48
por SAMUEL SILVA
Será mesmo que as aixas são diferentes? Alguem me sabe dizer a relação final de umas e das outras?

MensagemEnviado: 22 ago 2007, 18:24
por pepo29
RESENDETT Escreveu:EU TENHO A DO LX 2.8TD SÓ A DE TRANSFERÊNCIAS E DIGO-TE...NOTA-SE BEM A DIFERENÇA....( ENTÃO EM CORTA-FOGOS..XESUS) :unibrow:


tens a do LX no teu gr i notas t diferença??
dixeram m k as caixas sao todas iguais so muda nos diferençiais nos grupos conicos.....se realmente existe alguma caixa mais reduzida meto no meu xaruto

MensagemEnviado: 22 ago 2007, 19:08
por Vendaval R Pereira
claro que as caixas Não sao todas iguais!

cada motor sua caixa [wink]

MensagemEnviado: 22 ago 2007, 22:25
por pepo29
Vendaval R Pereira Escreveu:claro que as caixas Não sao todas iguais!

cada motor sua caixa [wink]


n é isso k dizem por cá...
dizem k as caixas sao todas iguais dos petroleiros

se meter uma caixa do y260 2.8d o jipe fica mais reduzido?


ABRAÇO

MensagemEnviado: 23 ago 2007, 02:46
por Vendaval R Pereira
pepo29 Escreveu:
Vendaval R Pereira Escreveu:claro que as caixas Não sao todas iguais!

cada motor sua caixa [wink]


n é isso k dizem por cá...
dizem k as caixas sao todas iguais dos petroleiros

se meter uma caixa do y260 2.8d o jipe fica mais reduzido?


ABRAÇO


amigo , esperimenta meter uma caixa de um Y60 4200 turbo . e depois esperimenta arrancar com o jipe a subir num corta fogo "daqueles"
se o jipe subir bem então tens uma maquina fenomenal.
mas o mais certo é que o jipe volte para trás depois de queimar a embraiagem.
porquê? porque a caixa tem um escalonamento das velocidades muito diferente de um rd28t ou de um 3300 ou de um td6 ou de um 3 di uo de um 3000 i ou de um 4200i .
á tantos motores que as caixas não podem ser todas iguais.
se fosse só os diferenciais era canja.
o 260 rd28t e o Y60rd28t tem o mesmo motor mas sao muito diferentes no no andamento. porquê ?
será so um dente no conjunto conico? dois ? 3? é a caixa senhores. [wink] [wink] [wink] [wink]

MensagemEnviado: 23 ago 2007, 08:09
por maq260
Boas, no que toca aos 260, podemos tirar algumas duvidas neste tópico:
https://patrolaventura.pt/forum/viewtop ... highlight=

Bons TTrilhos

MensagemEnviado: 24 ago 2007, 18:25
por pepo29
metemos uma caixa de um y260 2.8d num y60 e ficou igual :confused: :confused:

MensagemEnviado: 24 ago 2007, 20:57
por Vendaval R Pereira
se calhar a caixa é igual. :rolleyes: :confused:
antes de montar devias ter verificado a relaçao de transmmiçao em 5 velocidade. roda-se o veio de transmiçao uma volta e contas quantas dá o veio primario.. e depois vais á outra e verificas da mesma maneira. domingo vejo a relaçao da caixa que tenho na garagem desmondada do 260 atmosferico., e meto aqui.
o melhor é tentar arranjar o manual do y60 para comparar.

MensagemEnviado: 24 ago 2007, 22:18
por cristiano
pepo29 Escreveu:metemos uma caixa de um y260 2.8d num y60 e ficou igual :confused: :confused:

a cx. completa ou so a de transferencias??? tou a negociar uma c um amigo mas se nao valer a pena tou quieto...

MensagemEnviado: 25 ago 2007, 19:14
por pepo29
cristiano Escreveu:
pepo29 Escreveu:metemos uma caixa de um y260 2.8d num y60 e ficou igual :confused: :confused:

a cx. completa ou so a de transferencias??? tou a negociar uma c um amigo mas se nao valer a pena tou quieto...


oh pa eles meteram tudo completo i ficou igual,pode até ser k a caixa desse y260 ja n seja a d origem...so kero é ter acerteza pa nao fazer asneira,a minha ta boa i n vou tar a meter outra igual :confused:
vamos ver o k é k o vendaval nos diz da relaçao do y260 :thumbsup:

MensagemEnviado: 27 ago 2007, 08:09
por maq260
Segundo os manuais, as caixas do 260 2.8D e 260 2.8TD são iguais.
Tenho uma caixa do 260 2.8TD que estive para vender para um y60, mas o mecanico analizou bem a coisa e chegou à conclusão que eram iguais também. Por isso a ideia com que fiquei é que estas 3 caixas são iguais.

Agora na prática, há quem tenha e também quem não tenha constatado diferenças :confused: :confused:

MensagemEnviado: 27 ago 2007, 12:53
por joao santos
e não será que os grupos conicos são diferentes de modelo para modelo?
e não será que essas pessoas que mudaram de caixa tambem meteram os grupos conicos de o 260?

MensagemEnviado: 27 ago 2007, 18:36
por Eduardo
Boas

metemos uma caixa de um y260 2.8d num y60 e ficou igual
...........então.............méte duas.........

Não estou a brincar, já vi num site alemão de material para jipes essa opção para o patrol, penso que era vendido como kit,acho que duplicava a redução.... lembro-me vagamente que consistia em montar mais uma secção central da caixa tranfer, ou qualquer coisa assim, secalhar até fica com o tamanho certo pro cardã de cruzeta dupla :unibrow: ...vou procurar o site depois digo alguma coisa...

BoaSorTTe

MensagemEnviado: 27 ago 2007, 22:03
por Vendaval R Pereira
boas . já fis as minhas mediçoes caseiras na caixa que tenho na garagem, do 260 2800 amosferico
de passageiros . (cinco lugares , teto baixo) matricula de 92.
.em primeira H- 4 voltas no veio da embraiagem = a uma volta no veio de transmiçao.
.em quinta H- 1 volta no veio da embraiagem = 1 volta e mais um quarto
no veio de transmiçao.
atençao que isto só se dá feito com a caixa fora, obviamente.

agora que estou a escrever é que reparei que me esqueci de verificar se estava em H ou L . mas devia estar em H .


quanto a segunda caixa de redutoras ,na revista offroad de junho, acho,
vinha uma reportagem sobre a preparaçao de uma toy pik up que tinha dupla caixa redutoras.

MensagemEnviado: 28 ago 2007, 08:55
por nunofvc
Amigos, o Segredo esta na referencia da caixa de transferencias... Como estes carros tiveram linhas diferentes de montagem, uns vieram com umas peças outras com outras, um verdadeiro aproveitamento de tudo o que é peças...... Mas existe caixa mais reduzida que encaixa no Gr e ele fica louco. Essa caixa pode ser encontrada em alguns Lx, alguns 2.8D, depende, não sao todas...... A que o resendeTT te, o que o carro que agora pertence ao Team AveisaT tem ( ou pelo tinha quando eu o fiz ), entre outros..... Quanto ao trocar acho que é uma asneita tar a montar so a transfer. Quando troco, troco a transfer e a velocidades ja que é um encaixe prefeito. Apenas um aviso..... Embraiagem reforçadas sao um Must Have sempre que se troca para estas caixas...... Se não pufffffff..... é mao de obra deitada fora.
Abraço
Nuno Correia

MensagemEnviado: 28 ago 2007, 09:29
por pjautomoveis
:eek: eiaaaaaaaaa

MensagemEnviado: 28 ago 2007, 17:06
por Eduardo
Boas

Cá está, atenção este site tem muuuuuita coisa boa, tem é que procurar muito bem, penso que já tinha postado o link aqui á uns anos :confused:

Nissan Patrol Dual Tcase Transfer Adaptor
Imagem

Imagem

http://www.power-trax.de/index-e.htm

quanto a segunda caixa de redutoras, na revista offroad de junho, acho,
vinha uma reportagem sobre a preparaçao de uma toy pik up que tinha dupla caixa redutoras.
É verdade, tambem vi. Nos states é muito usado...

uns vieram com umas peças outras com outras, um verdadeiro aproveitamento de tudo o que é peças......
conheçia ésta situação noutras marcas, mas n fazia ideia que o patrol tambem fosse assim....quer dizer então que cada um é uma caixinha de surpresas [wink]

BoaSorTTe

MensagemEnviado: 28 ago 2007, 21:21
por SAMUEL SILVA
E já agora qua as referencias?

MensagemEnviado: 29 ago 2007, 09:29
por bcrena
Eu tenho um GR Y60 e tudo o que havia para mexer de motor está feito, penso eu, pressão turbo a 1bar, mais gasoleo, avanço da bomba e rodar o carreto interior da bomba injectora, mas o carro continua um pouco lento em baixa rotação, tambem é verdade que tenho pneus BF MT 35". Comprei um Patrol 260 com o motor gripado para peças, gostava de ter a certeza se a caixa de velocidades do 260 me vai melhorar a baixa rotação, se alguem souber agradeço a ajuda!
Um amigo meu comprou um GR Y60 tambem com o motor partido, mesmo partido, aquilo só visto, compramos um motor de um 260, a unica coisa que trocamos do motor do 260 foi a bomba injectora, colocamos a do GR y60 então não é que o carro anda que nem um louco e baixa rotação parece um Terrano de 125cv :eek: porque será?
Já alguem aqui no forum falou em colocar a arvore de camos do 260no y60, será disso?