bloquedores ligados ou não!

Aquela vibração chata não pára? Tudo sobre transmissões.

Registado: 15 out 2005, 11:29

bloquedores ligados ou não!

Mensagem por paulo moraes » 22 dez 2005, 19:30

peço desculpa pela minha ignorançia mas tenho uma duvida que espero vêr resolvida com a vossa ajuda.
tenho um patrol 3.3 de 88 e sempre que ligo a tracção 4l ou 4h tenho de têr os locks ligados certo?
agora a minha questâo é a seguinte:
faz algum mal andar sempre com os locks na posição on embora esteja a andar só com a tracção a trás?
é que torna-se muito mais fácil pois cada vez que tiro de 2x2 para 4x4 vai de sair do carro e ligar/desligar os lock!
já me disseram que podia andar sem qualquer tipo de problema inclusive podia passar de 4l para 4h com o carro em andamento( essa nunca experimentei!!!).
desde já agradeço as vossa opiniões e um bom natal para todos os patroleiros!!!

Registado: 12 ago 2005, 16:55

Mensagem por furtas » 22 dez 2005, 20:48

Acho q segundo sei n se deve passar de altas para paixas e vice-versa com o carro em andamento...Agora quanto a outra questão do Lock ou nao dos cubos penso que se pode andar com eles em Lock com apenas tracçao a tras agora q provavelmente vai provocar um desgaste/fadiga/aquecimento aos cubos sem duvida q sim, logo n e mt bom pa saude dos mesmos. Eu por experiencia em alcatrão nunca mas nunca ando com eles em Lock e so de tracçao atras, agora em passeios de TT (que na sejam mt longos) ando nessa situaçao ate porque em algumas zonas da gozo conduzir so de tracçao atras... :unibrow: :unibrow: :unibrow:
Mas desde ja digo q nao sou grande entendido em mecanica e a minha opiniao vale o que vale.
Aquele abraço
Imagem
Aquele abraço
Nuno Furtado (91 743 74 67)

Registado: 14 set 2005, 13:35

Mensagem por comman » 22 dez 2005, 22:07

Aqui está uma questão pertinente...
Eu tb ando sempre com eles em UNLOCK.
Mas qdo vou dar uma passeio, ligo-os qdo entramos no monte, e mesmo que de vez em quando se ande em altas ou em alcatrão, limito-me a ligar a tracção traseira, deixando os cubos em LOCK.
Qdo vou de regresso a casa, volto a por os cubos em UNLOCK e só em 2H. Será um bom procedimento?
PATROL 3.3 TURBO: Pura adrenalina
Da perfeição nasceu o Patrol

Registado: 10 ago 2005, 20:07

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 22 dez 2005, 22:19

sim. vamos ver se me explico convenientemente...
os cubos em asfalto em viagens longas devem andar sempre desligados, pois assim existem menos peças em movimento. tais como os veios de transmissao da frente. se andarem com os cubos sempre ligados mas em 2L em estrada nao estraga absolutamente nada. a sempre alguem k diz k provoca desgaste nas cruzetas do veio da fente e treta assim, mas uma verdade é k as cruzetas do eixo trazeiro tb rodam sempre e nao se desgastam em 2 dias.

normalmente o tipo de utilizacao k se deve dar aos cubos é a seguinte... liga se de manha antes de ir para o monte... e desliga se no fim do percurso TT kuando vamos para casa, ate por uma kestao de atritos e esforcos da transmissao dianteira. sempre k entras num percurso TT deves ligar os cubos para conseguires ter tracao nas 4 rodas. pois de contrario ligas as 4L e 4H e continuas apenas com tracao ao eixo trazeiro.

umas das vantagens de ter os cubos sempre ligados (kuando nao fazes deslocaçoes longas) é k evita te o facto de teres k sair do jipe para os ligar para te permitir ter tracao a frente tb. pois se andares com os cubos ligados podes passar para 4L e 4H sem ter k sair do carro, voltando outra vez a ter tracao so atras na posicao 2L com o diferencial ligado mas nao os cubos.

kuando a meter 4L e 4H em andamento nao é posivel ou entao de evitar neste tipo de mecanica, pois nao estao preparados para isso. apenas os "jipes" mais recentes permitem um tipo de utilizacao assim. podes contudo, uma vez k tenhas os cubos ligados, passar de 4L para 2L sem parares, pois estas a desengrenar carretos, logo nao porvoca atrito ou xoke entre eles. ja de 4L para 4H ou vice-versa deves parar o veiculo.

espero nao ter sido mt confuso e ter ajudado a perceber.

kk duvida disponham

Registado: 15 out 2005, 11:29

Mensagem por paulo moraes » 23 dez 2005, 15:45

muito obrigado a todos fiquei completamente esclarecido outra questão :
é necessário carregar na embraiagem para trocar de 4l/4h ou vice versa???
com o carro parado e sem mudança posta claro!

Registado: 16 ago 2005, 13:57

Mensagem por cmrmiranda » 23 dez 2005, 18:54

É sempre necessário carregar na embraiagem cada vez que se que trocar de posição na alavanca das redutoras, e não precisa de estar desengatada a cx de velocidades, tb dá para passar de 2H para 4H em andamento desde que não se ultrapasse determinados Kmh, não sei precisar agora qt.
Espero ter ajudado
CarlosMiranda

Registado: 10 ago 2005, 20:07

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 23 dez 2005, 19:08

desde k estejas parado nao precisas de carregar na embraiagem para mudar de posicao 2L 4L e 4H. obviamente k se estiveres com o carro engatado precisas :)
kuanto a mudar de 2l para 4L so os "jipes masis recentes permitem e nao todos. e mesmo assim so ate cerca de 60 a 90 km/h, como é o casos dos mitsubishis recentes. de 4L para 4H so existia um jipe ate a bem pouco temo k o conseguia desde k circulasses a menos de 5km/h, salvo erro um LR kk. hoje em dia estes SUV's modernos nao sei ja ja mais algum permite.

no teu so podes mudar a alavanca de transferencias em movimento se for de 4L para 2L. de contrario tens k para... eu pelo menos aconcelho te a faze-lo. mas cada um segue os concelhos k kiser.
abraço

Registado: 30 set 2005, 10:36

Mensagem por terleira » 26 dez 2005, 12:55

Bem, fim ao cabo quase se aplica aqui a lei do menor esforço.

Do meu ponto de vista sair do carro para bloquear ou desbloquear os cubos já e quase um prazer. Sei que tem de ser feito e se quisesse evitar fazê-lo poria uns automaticos e acabava com as chatices.

Concordo com o Miguel pois parece-me que apenas há necessidades deles bloqueados no monte e qd havera utilização continua caso contrario liga/desliga para que ?

:unibrow: :unibrow:

Qt a mudar de 4h para 4l e vice versa concordo com a ideia de que se deve fazer isto com o carro parado. Apenas os carros c/ tecnologia e electonicas mais recentes permitem isto de forma segura, não custa nada parar e faze-lo.
[clap] [clap]

Abraços :D
Evitem criar tópicos desnecessários. Procurem antes de Postar.
Utilizem o SUPORTE.
Má educação e comportamento abusivo sem tolerância.
Ler não é falar. Cuidado com a má interpretação.

Forum PATROL AVENTURA o maior de todo-o-terreno em Portugal.

Registado: 16 ago 2005, 13:57

Mensagem por cmrmiranda » 26 dez 2005, 17:27

Antes de mais as minhas desculpas ao Miguel Braga, mas parece que temos os 2 razão, embora aqui não está em causa quem a tem, o que está em causa é esclarecermo-nos uns aos outros. Parece que a diferença está em ter ou não cubos automáticos, retirado do manual de instruções do 260.
Imagem

Imagem
CarlosMiranda

Registado: 11 ago 2005, 15:40

Mensagem por Manwell_Mayraids » 28 dez 2005, 11:06

Mesmo com cubos automáticos é preciso ter alguns cuidados :

Com os cubos em auto e após uma utilização 4x4, convém fazer marcha-
atrás cerca de 2 metros (até ouvir um clic) para "desengrenar" os
mesmos, caso contrario coninuarão sempre engrenados, pelo que os semi
eixos continuarão a rodar com as rodas, logo maior gasto de
combustivel.

Quando se passa a 4x4, há que ter cuidado na primeira vez em parar o
Gr, depois poderemos passar a 4x2 e 4x4 varias vezes, mesmo em
andamento até uma velocidade de 40 km/h, isto porque os cubos andam
sempre bloqueados, mas atenção, desde que não tenhamos feito nenhuma
marcha atrás em 4x2, pelos motivos ja referidos.

E perguntam vocês, para que é que serve o lock ?

O auto serve no dia a dia para uma utilização muito esporádica no TT,
quando à partida sabem que vão fazer um Raid ou um TT a sério, devem
passar para lock, pois o dispositivo em auto é algo frágil e poderá
partir, como em alguns amigos GR´s .
Curte o Passeio !

Registado: 10 nov 2005, 18:15

Mensagem por bruno queiros » 28 dez 2005, 17:24

Manwell_Mayraids Escreveu:Mesmo com cubos automáticos é preciso ter alguns cuidados :

E perguntam vocês, para que é que serve o lock ?

O auto serve no dia a dia para uma utilização muito esporádica no TT,
quando à partida sabem que vão fazer um Raid ou um TT a sério, devem
passar para lock, pois o dispositivo em auto é algo frágil e poderá
partir, como em alguns amigos GR´s .

Caro Manwell_Mayraids essa regra aplica-se também ao GR Y61, correcto.
E eu que pensava que era para fazer "feitio". [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile]
Ainda bem que ainda não fiz nada radical. Ufa!!!
Bruno Queirós
Que saudade eu tenho do TT.

Registado: 11 ago 2005, 15:40

Mensagem por Manwell_Mayraids » 28 dez 2005, 17:46

Sim claro, para o Y60 e para o Y61 também. [wink]

Para o 160 e 260, caso tenham cubos automáticos, penso que o principio será o mesmo.
Curte o Passeio !

Registado: 27 jul 2006, 15:40

Mensagem por PrimusBaro » 31 ago 2006, 18:57

Ou seja.. os meus cubos da frente em posição Auto (Y60) fazem uma barulheira que parece que se desmontam todos, mas pu-los com a chave de rodas em Lock e a barulheira desapareceu... Será que a minha alcunha vai ser o "fo**do"? será que me vou ter de chegar á frente com uns novos?! e se sim, alguem sabe se isso custa muitos aérios?? ou de alguem que tenha uns em bom estado para vender? tou entalado...

Registado: 23 ago 2005, 21:05

Mensagem por Eduardo » 31 ago 2006, 20:40

Boas

Se for o que eu penso, tenho um prob. semelhante.

Experimenta com os cubos em Auto arrancar devagar, andar 2 metros, passar para 4H, andar 2 metros passar para 2H, devem se calar, se for isso, era como eu tinha os meus penso que com a idade e má utilização o sistema de desengate automático "pasma", já dei voltas e voltas áquilo, a ultima vez estiquei as molas que tem lá dentro, por que me pareçeu que eram éssas molas que desengatavam o cubo, para já pareçe melhor, dantes recuava e sentia os cubos a desligar, avançava, e os cubos faziam "TrRrRrR" e ligavam-se, agora penso que se aguentam desligados a maior parte do tempo, mas n tenho a certeza, já agora como saber se os cubos vão ligado ou não???

Alguem sofre do mesmo mal???, na nissan é o do custume "Ahhhh..... isso tem que levar tudo novo ":eek: :grrr: :confused: :angry:

já andava para por isto aqui :thumbsup:

BoaSorTTe

Registado: 29 jan 2006, 13:53

Mensagem por 6 cilindros » 31 ago 2006, 21:23

boas eu quando tive o meu GR tambem tive esse problema de vez em quando os cubos nao desengrenavam bem e quando comecava a andar para a frente depois de tirar a tracao e andar um bocado para tras eles faziam barulho.a solucao (NAO SEI SE POR MUITO TEMPO POIS DEPOIS DISSO SO TIVE O CARRO MAIS UM ANO )passou por desmontar os cubos e limpa-los e lubrifica-los muito bem.espero ter ajudado

Mensagem por PrimusBaro » 31 ago 2006, 22:33

Pois... eles foram todos desmontados, limpos e lubrificados e só em lock directo ao cubo é que ele deixa de fazer barulho. E não foi na nissan que me disseram que tinha de levar novo. Foi numa oficina 4X4.
Pedro Silva
Imagem

Mensagem por PrimusBaro » 02 out 2006, 11:10

Bem... pus outros cubos, usados, mas infelizmente tambem estavam no lixo.
Os do Y61 não dão no Y60? Pergunto...
Pedro Silva
Imagem

Registado: 12 ago 2005, 13:04

Mensagem por Jorge Ramos » 02 out 2006, 11:57

Não recuem 1/2 metros e depois chorem
Eu não fiz isso e depois de terra AE 140km e um foi-se :crybaby:
Como os automáticos eram 500+IVA cada um, pus AVM 200aerios pare agorra recuo sempre

Registado: 06 fev 2007, 13:18

Cubos Manuais

Mensagem por Diogo Lima » 19 fev 2007, 17:28

Expliquem lá...

Com cubos manuais quando passamos de 4 para 2 rodas é aconselhável recuar 2 metros para desengatarem ou isso é só nos automáticos.

Aconselhem lá um iniciado.

Mensagem por Jorge Ramos » 19 fev 2007, 17:33

Sempre seja manual ou automático pois só quando andas no sentido contrário aos cubos terem trancado é que vão soltar completamente

Registado: 25 fev 2006, 17:36

Mensagem por piranha » 19 fev 2007, 18:18

quando se anda na bricadeira não é necessario ligar e desligar os cubos

a melhor maneira de se ver porque eles nunca devem andar engrenados é: fazer medias de consumo e ver como acelera com os cubos ligados e desligados

tens sempre de fazer marcha a tras para desengrenar os rapazes

no samurai nota-se bem, nos consumos e nas acelerações

Registado: 06 fev 2007, 13:18

Cubos com massa

Mensagem por Diogo Lima » 19 fev 2007, 20:09

Obrigado pela informação e quando sairmos de uma volta afastem-se de trás de mim.

Então e porque é que tenho os cubos com massa do lado de fora, onde se tem pegar para o lock e unlock?

Será que o antigo dono pôs massa a mais, terá um retentor ou algo do género rebentado e vou ficar sem massa nos cubos?

É pá desculpem lá a minha inesperiencia...

Mensagem por Jorge Ramos » 21 fev 2007, 08:58

Provalmente o lubrificante (massa) não é o indicado

Registado: 25 fev 2006, 17:36

Mensagem por piranha » 21 fev 2007, 11:48

os cubos não podem ter lubrificante a mais

Voltar para Transmissões

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes