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ARB em que eixo?

MensagemEnviado: 30 abr 2007, 10:41
por Gonçalo F.
Após pesquisa no fórum por algum tópico, não encontrei uma resposta concreta à dúvida que tenho:

Estou interessado em montar um ARB no meu Patrol 260, contudo não sei mesmo qual a melhor opção - se no eixo de trás se no da frente.

O dif. de trás, de origem, tem Autoblocante. Então por isso, deverei optar por montar no eixo da frente?

No entanto se pensar que os bloqueios são muito mais usados e úteis em súbidas..... onde o eixo da frente, nesses instantes, tem "pouco peso" sobre si e, ainda que esteja bloqueado, são as rodas de trás que podem "mexer" o jipe, pois as da frente, só patinam, ainda que com a mesma rotação (mas pouco eficaz).
por outro lado, o autoblocante, como todos sabemos, não vale nada (nada mesmo) se um das rodas estiver descolada do piso e o jipe parado - só "trabalha" com muita aceleração e apenas se o jipe já estiver em movimento... e se formos ao travão de mão :cool:

Enfim, gostaria de "ouvir" opiniões válidas de pessoal que tem experiência vivida nesse tipo de situações, onde de facto o bloquieo da frente é mais importante que o de trás. (se assim fosse, o GR trazia o bloqueio à frente!!!!! :rolleyes: ).


Saudações Patroleiras :thumbsup: .

MensagemEnviado: 02 mai 2007, 01:13
por Carlos Novo
Passa o eixo de trás para a frente e montas ARB atrás depois... Ficando com Bloqueio atrás a 100% (ou perto) e à frente Auto-Blocante a 70% se não estou em erro! [wink]

MensagemEnviado: 02 mai 2007, 14:38
por kr3a70r
Carlos Novo Escreveu:Passa o eixo de trás para a frente e montas ARB atrás depois... Ficando com Bloqueio atrás a 100% (ou perto) e à frente Auto-Blocante a 70% se não estou em erro! [wink]


Ora nem mais... Ou mete logo bloqueio ah frente e a tras :unibrow:
Inicialmente, no meu antigo Patrol, montei ah frente por causa desse pensamento de "auto-blocante atras...siga!Meto o blokeio ah frente!" Depois para alem de ter pouca tracção nas subidas k exigiam blokeio era mais lixado se tivesse de fazer manobras...

Acho que o melhor eh mesmo o k diz o Carlos Novo

abbc

MensagemEnviado: 02 mai 2007, 14:46
por gnasGR
Um bloqueio a frente é muito importante para quem gosta de coisas difíceis e não quer estragar…
No entanto, o eixo principal é o traseiro, logo deve ser esse o primeiro a considerar!
No teu caso, aconselho a montar em primeiro lugar o traseiro, e mais tarde, se os euros o permitirem, monta tb a frente!
Eu tenho o de origem a traz e ARB a frente. Com ambos ligados, faz uma diferença que nem imaginas!

MensagemEnviado: 02 mai 2007, 19:40
por Eduardo
Boas

Passa o eixo de trás para a frente e montas ARB atrás depois... Ficando com Bloqueio atrás a 100% (ou perto) e à frente Auto-Blocante a 70% se não estou em erro!
:eek: :eek: :eek: Uau, e ficas com direcção traseira tambem tipo dumper, ou empilhador...

Conserteza que o carlos queria dizer para trocar os Diferençiais...mas acho que n são iguais, pois muito raramente os jipes têm semieixos iguais na frente e na traseira....

Agora divagando um pouco acerca disto..o dif na realidade deve ser identico, pois a relação coroa/pinhão deve ser a mesma, logo talvez se der para trocar os diffs, mas mantendo os planetários respectivos de cada eixo, até pode ser que dê, mas ainda assim é preçiso que dentro da bola do eixo da frente caiba a carcaça do LSD... se dér é a melhor opção, se n dér, mete atrás na mesma :rolleyes:

BoaSorTTe

MensagemEnviado: 08 mai 2007, 18:38
por Gonçalo F.
Tá feito..................

optei mesmo pelo eixo traseiro e já lá "canta" um ARB :nod:


...........agora, caso haja aí um Patroleiro interessado num Autoblocante em excelente estado.............. estou vendedor de um (como novo). :rolleyes:

MensagemEnviado: 08 mai 2007, 21:47
por gnasGR
Boa escolha!

Quanto a venda do autoblocante, podes anuncia-lo no local apropriado: https://patrolaventura.pt/forum/viewforum.php?f=18

MensagemEnviado: 14 mai 2007, 14:20
por mjfragoso
Olá pessoal, para um novato tenho algumas duvidas, possuio um patrol 260 2.8D de 1994, tenho autoblocante? frente a trás ou no centro? para este motor qual a melhor solução?

MensagemEnviado: 14 mai 2007, 14:27
por simao4x4
quanto qeres por esse autoblocante.....

MensagemEnviado: 15 mai 2007, 11:36
por mjfragoso
primeiro preciso de algum esclarecimento sobre o meu 260.

MensagemEnviado: 15 mai 2007, 15:01
por Gonçalo F.
Que esclarecimento?
A única dúvida, é se do meu para o mjfragoso, há diferenças do n.º de estrias dos semi-eixos/planetários.

O meu é de 33 estrias [wink]

:thumbsup:

MensagemEnviado: 15 mai 2007, 15:22
por simao4x4
quanto qeres pelo autoblocant gonsalo f

MensagemEnviado: 06 jul 2007, 15:20
por putito
Boas pessoal!

Desculpem o off topic... Alguém me sabe dizer de um patrol 3300 de 84, penso ser o 160, tras autoblocante atrás??

CumprimenTTos :D

MensagemEnviado: 09 jul 2007, 18:59
por Gonçalo F.
putito Escreveu:Boas pessoal!

Desculpem o off topic... Alguém me sabe dizer de um patrol 3300 de 84, penso ser o 160, tras autoblocante atrás??

CumprimenTTos :D



Há uns que dizem que todos os Patrol 160/260 trazem AutoBlocante atrás, outros, que somente os 2800T LX.

O que eu aconselho é fazeres um pequeno teste, que te dará a certeza se, especificamente o teu, tem ou não Autoblocante:

Lavanta o jipe (com macaco ou Hi-Lift), de forma a teres uma das rodas de trás descolada do chão. Depois, "sem" travão de mão, em tracção 2H e desengatado, tenta rodar a roda de trás que está descolada do chão.

Se a roda facilmente rodar >> não tem autoblocante;
Se a roda não rodar ou rodar após um grande esforço (o que depende da % de bloqueio) >> tem AutoBlocante.

Ainda outra forma:

Levanta ambas as rodas de trás, se ao rodares uma das rodas a outra rodar no mesmo sentido, tem dif autoblocante, se rodarem em sentido oposto.... não tem :confused:


Cumprimentos Patroleiros

P.S.: Já agora, caso o teu não tenha, eu vendo-te o meu [:p]. Tá como novo.

MensagemEnviado: 10 jul 2007, 07:03
por maq260
Gonçalo,
Podes colocar aqui uma foto e o preço que pedes pelo Autoblocante?

Bons TTrilhos
Manel

MensagemEnviado: 10 jul 2007, 15:33
por putito
Boas Gonçalo!

Vou tentar fazer isso para ver o q acontece... :D