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Vibração na transmissão da frente

MensagemEnviado: 15 nov 2005, 23:23
por comman
Pois é, como o meu jipe está um bocado alto (+/- 8cm), qdo ando com as 4x4 ligadas, e em 3ª... 4ª velocidade em estradões, verifico que se nota uma vibração na transmissão. Nota-se mais qdo vou a acelarar e tiro o pédo acelarador para reduzir a velocidade sem travar. Faz logo uma vibração que me obriga a desligar as 4x4 e a andar só em 2x4.
O que poderá ser? Cruzeta danificada? Terei mesmo de corrigir o angulo do diferencial da frente por causa de ter subido o jipe?
:confused:

MensagemEnviado: 15 nov 2005, 23:42
por MIGUEL BRAGA
verifica se tem cruzetas duplas a frente e atras. em principio nao deve ser disso. mas sim uma cruzeta com folga. deita te debaixo do jipe e tenta lakear o veio a ver se tem folga num rolamento ou nas proprias cruzetas.
abraço

MensagemEnviado: 16 nov 2005, 09:18
por Paulo Lança
Isso é sintoma de cruzeta gripada , verifica a folga delas segurando o veio de transmissão de um lado e otro deixando a cruzeta no meio e rodando os veios em sentidos inversos .......

MensagemEnviado: 16 nov 2005, 10:09
por comman
Vou fazer isso logo à noite. Se for cruzeta com folga, resolve-se ou compra-se uma nova?

MensagemEnviado: 16 nov 2005, 10:14
por Paulo Lança
comman Escreveu:Vou fazer isso logo à noite. Se for cruzeta com folga, resolve-se ou compra-se uma nova?


compras uma nova , isso é barato , arranja-se por 20 euros ou menos da concorrencia ...... mas para substituir só com alguma experiência .......

Eu não tou cá com meiguices , é rebarbadora pra cima e umas marteladas :unibrow:

MensagemEnviado: 16 nov 2005, 10:47
por comman
Ehehehe... dá-lhe!

MensagemEnviado: 16 nov 2005, 13:10
por furtas
Epa desculpem la a minha ignorancia/inexperiencia mas tanto se fala em cruzetas sera q alguem podia por uma pequena foto so para eu identificar o q se chama de tal dita cruzeta...OK.
Aquele Abraço
e desculpem qq coisinha :D

MensagemEnviado: 16 nov 2005, 15:04
por Paulo Lança
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MensagemEnviado: 16 nov 2005, 15:30
por comman
Nem na farmácia...

MensagemEnviado: 16 nov 2005, 15:39
por Paulo Lança
Desmontar a cruzeta.
Deslizar a cruzeta para um dos lados

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Retirar o copo que contem o rolamento
Depois de retirar o copo a cruzeta sai para um dos lados de seguida tirar o outro copo

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A cruzeta velha já desmanchada
Estava gripada num rolamento

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Cruzeta nova sem os copos de rolamentos

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Montagem da cruzeta
Montar 1 copo num dos lados

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Montagem do segundo copo
Encaixar a cruzeta no 1º copo, meter o 2º copo e empurrar para dentro sempre a direito.
Pode ser feito no torno de bancada ou numa prensa.
Fazer força ate os retentores tocarem na cruzeta

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Fazer o mesmo com a outra parte do veio de transmissão

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Não esquecer de meter os freios

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Uma foto do copo com rolamento de agulhas e respectivo retentor

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Uma foto do freio

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MensagemEnviado: 16 nov 2005, 22:14
por furtas
Fonics...tou extasiado com tanto pormenor. Mas tou mais esclarecido era o que pensava . Muito obrigado
Aquele Abraço
Bom TT

MensagemEnviado: 27 dez 2005, 17:25
por comman
o meu caso o problema nao está nas cruzetas, mas sim no próprio veio de transmissão que tem uma folga mínima.
Alguem sabe como resolver isto?
Falaram-me em meter plastico derretido dentro de uma e aquecer depois a outra e mete-la dentro de forma a acabar com as vibrações.
Outra solução é comprar uma numa sucata por 60 ou 70 euros... mas há sempre o risco de tb estar danificada.
Alguem já se debateu com um problema desses?

A minha ideia é RESOLVER o problema e não andar com soluções provisórias... :thumbsup:

MensagemEnviado: 25 out 2006, 22:57
por XPTTO
Bom tópico e muito esclarecedor!
Muitas vezes a história das cruzetas leva-nos a gastar dinheiro por outras andanças mecânicas sem necessidade nenhuma!
E a cruzeta é uma coisa barata e não muito complicada de trocar.

MensagemEnviado: 31 out 2006, 09:23
por Pedrokico
Boas Comman..

O problema que tens é exactamente igual ao meu, embora a minha folga na transmissão da frente seja muito, tornando-se irritante conduzi-lo em estrada devido á vibração transmitida para o habitáculo.
Existem duas casas especialistas no tratamento de transmissões uma na Maia outra na zona industrial de Vila de conde são especialistas neste tipo de reparações, tou a pensar desmontar a minha para a semana e levar lá se kiseres podemos fazer isso em conjunto.

Espero poder ter-te ajudado. :thumbsup:


Abraço


Pedro Costa

MensagemEnviado: 31 out 2006, 10:24
por piranha
estou a ver que as minhas explicaçoes ainda servem para alguma coisa

MensagemEnviado: 04 nov 2006, 19:39
por Brutus
Já resolveste a questão? é k tive o mesmo sintoma e no meu caso eram as estrias do eixo que estvamam maradas..
Comprei um na sucata está impecável, custou foi 125 euros :crybaby: :(

MensagemEnviado: 05 nov 2006, 22:55
por comman
Sim, resolvi! comprei um veio numa sucata, meti duas cruzetas novas e nunca mais tive problemas. Desde aí já fui a marrocos com esse veio, fiz centenas de kilometros em 4x4 e nunca mais tive problemas :thumbsup:

Continuo com a transmissao antiga para usar como suplente :D se eventualmente fizer falta.

MensagemEnviado: 05 nov 2006, 23:44
por TiagoFerreira
BELO TÓPICO SIM SENHOR :nod: :thumbsup:


[clap] [clap] [clap] [clap] [clap] [clap] [clap] [clap] [clap]

MensagemEnviado: 21 fev 2007, 20:11
por maq260
Olá pessoal,
Aproveitei este tópico criado pelo nosso amigo comman para colocar a seguinte questão:
O meu 260 farta-se de vibrar á frente quando circulo com os cubos em LOCK. Não precisa de estar em 4H , basta mesmo só ter os cubos ligados e estar em 2H para começar a vibrar à doida acima dos 30km/h

E agora, o que será? :(

Agradecia uma dica! :crybaby:

MensagemEnviado: 21 fev 2007, 23:41
por Sergio Borges
Já verificas-te se os cubos estão bem lubrificados?!
Abraço

MensagemEnviado: 22 fev 2007, 08:50
por maq260
Sergio, de facto é uma possibilidade, mas achei a vibração tão forte que pensei mais em folgas, apesar de não saber onde, do que em falta de lubrificação.
Vou abrí-los para ver :thumbsup:

Um abraço
Manuel

MensagemEnviado: 23 fev 2007, 16:07
por maq260
Boas,
Para minha infelicidade os cubos estão lubrificados e a massa até parece bastante nova.
Já verifiquei que o carro só começa a vibrar à doida quando os dois cubos estão em lock, se bloquear só um, aí treme um pouquito e faz uma zoada mas só acima dos 80. Com os 2 cubos ligados acima dos 30/40 o carro começa a tremer tanto que até parece um martelo demolidor :D

Para tirar dúvidas, experimentei outro 260 e quer tenha os cubos bloqueados ou não, a vibração nunca existe!!!

uma ajudinha era bem vinda :rolleyes:

Manel

MensagemEnviado: 26 fev 2007, 12:13
por Sergio Borges
Quanto a isso tb não te posso valer, não sei o que poderá estar a provocar essa vibração. Já me aconteceu foi um dos cubos, o do lado direito, fazer barulho, uma zoada e ás vezes dava-me a sensação que algo telintava algures na roda. Quando fui a ver era uma anilha, que me pareçe ser feita de aluminio,que existe dentro do cubo, que estava completamente gasta, aliás até partida em dois sitios, depois arranjei outro cubo e ficou porreiro.

MensagemEnviado: 26 fev 2007, 12:24
por Sergio Borges
O que me aconteceu tb, e que sentia um tremedouro debaixo do carro, foi o facto de ter uma cruzeta com falta de lubrificação, ou seja. Quando começei a sentir o tremedouro pus essa hipotese e após ter lubrificado todos os glacers do veio de transmissão o tal tremedouro continuava. Conclusão, há uma cruzeta que tem um glacer meio escondido e que só se consegue lubrificar, não com a ponteira normal das bombas de massa, mas sim com uma de bico.
Não sei se terá alguma coisa a ver, mas não custa verificar.
Abraço

MensagemEnviado: 26 fev 2007, 12:31
por Carlos Novo
Quanto a essas coisas... aconselho todos a que no fim dos passeios (quem não o possa fazer em casa, não tenha os meios ou os conhecimentos) entreguem o carro numa estação de serviço em condições ( os elefantes azuis são bons para lavar os carritos que apanham pó com as obras das AE's...) e peçam a lavagem completa e posterior lubrificação!!! Aqui na minha zona roda os 60€ mas valem a pena!