por Quinel » 31 jan 2007, 14:43
Boas,
Vou deixar aqui a minha opinião, que embora seja baseada num LandRover, acho que pode ser útil.
Tenho um Detroit Locker na traseira. Gosto bastante dele no monte, pois dá para conduzir sem preocupações de botões e afins. Em estrada altera um pouco a dirigibilidade do defender, mas é uma questão de hábito. Se o Defender não fosse 4x4 permanente, nunca teria optado pelo Detroit, pois o que faz com que o Defender conserve um comportamento aceitável em estrada com o Detroit é o facto de ter a tracção dianteira sempre ligada e um diferencial central que ajuda. Como nos Nissans isso não acontece, não acho que seja uma opção muito boa, pois imagino que o carro fique bastante esquisito e instável em estrada. Seja como for, um ARB é sempre a melhor opção. O Detroit só ganha na questão do preço (único motivo pelo qual eu não optei pelo ARB).
Também tenho um TrueTrac no eixo da frente (LSD do tipo torsen). Pessoalmente fiquei bastante desiludido, e acho que a diferença para um bloqueio 100% é abismal. Há quem goste bastante, e até prefira estes aos 100%, mas na minha opinião não há nada que chegue a ter realmente as rodas sempre com tracção (coisa que não acontece com o truetrac). Por estes motivos é que, eventualmente, vou acabar por trocar os bloqueios por duplo ARB, que ainda que seja bastante mais caro, a diferença é considerável em todos os aspectos.
Quanto ao uso de um bloqueio 100% na frente, deve ser sempre usado com mais cuidado que um bloqueio na traseira, o que não quer dizer que à primeira guinadela no volante que alguma coisa vai partir, principalmente nos Nissans.
Sinceramente acho que vale bem o investimento, pois da experiência que tenho, um GR com duplo bloqueio é bastante superior a um apenas com bloqueio traseiro.
Abraço