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Manual passo-a-passo de como lubrificar os cubos (home made)

MensagemEnviado: 01 out 2005, 17:39
por comman
Não tinha muito para fazer hoje à tarde, e resolvi andar debaixo do meu patrol. Comecei por lubrificar a transmissão, aproveitei verifiquei as valvolinas, e no final desmontei, limpei e lubrifiquei os cubos.
Pelo meio consegui tirar umas fotos :unibrow:
O resultado é um manual de como desmontar e lubrificar os cubos (embora ache que toda a gente sabe fazer isto, resolvi contribuir para o sucesso do forum):

Vamos lá, mãos à obra :)
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Qualquer dúvida, estamos todos à disposição! :thumbsup:

MensagemEnviado: 01 out 2005, 20:01
por Gameiruz
5 estrelas, muito bem feito [clap] :thumbsup:

MensagemEnviado: 01 out 2005, 20:22
por GR
excelente , obrigado por partilhares com a gente ! [clap]

MensagemEnviado: 09 out 2005, 12:47
por CarlosRodrigues
Grande Post. Eu pessoalmente não percebo nada de mecanica do meu Patrol e hoje ja aprendi uma coisa nova.

MensagemEnviado: 17 out 2005, 11:17
por MIGUEL BRAGA
common nao teras colocado massa a mais? se fosse num cubo automatico ele nao ia fincionar bem pelo facto de ter massa a mais.
outra coisa k reparei foi k me pareceu k usas te massa conssistente. os cubos devem ser lubrificados com uma massa propria, pois senao em andamento a massa conssistente cola se as paredes do cubo e seca e deixa de lubrificar. deve ser usada uma massa propria k uma das carecteristica dela é ser mais espessa so k a valvolina e mais likida do k a massa conssintente.
as autobetoneiras é k usam mt esse tipo de lubrificacao.

foi apenas uma deixa...no entanto parabens pelo excelente trabalho k fizes te.

MensagemEnviado: 17 out 2005, 11:30
por comman
Obrigado pela dica Miguel. Eu não usei massa consistente mas sim massa de litio (sem chumbo) (é a bisnaga q está na foto).
Pelo que me disseram era a melhorzinha que poderia usar.
Sabes se será essa ou outra a massa a que te referes?
Abraço.

MensagemEnviado: 17 out 2005, 11:36
por Paulo Lança
comman Escreveu:Obrigado pela dica Miguel. Eu não usei massa consistente mas sim massa de litio (sem chumbo) (é a bisnaga q está na foto).
Pelo que me disseram era a melhorzinha que poderia usar.
Sabes se será essa ou outra a massa a que te referes?
Abraço.


eu usei essa também , igualzinha ............

MensagemEnviado: 17 out 2005, 11:44
por Pestinha
ja agora com um trabalho tao bem feito, e os outros copos, quais devemos ter em conta, podiam fazer o mesmo trabalho com as fotos que estao exelentes. muitos parabens!!

MensagemEnviado: 17 out 2005, 11:49
por MIGUEL BRAGA
vou ver o nome da k eu falo e dp digo aki.
abraço

MensagemEnviado: 17 out 2005, 20:03
por pauloribeiro
Na sexta-feira passada fui á Norauto em Lisboa para comprar massa consistente para colocar nos meus cubos.
Como não sabia se a massa era normal ou se era especial tipo grafitada, fui falar com um mecânico que estava lá de serviço.
Ele disse-me que na oficina onde ele trabalhava anteriormente colocavam massa consistente normal e que ele sabia que nas outras oficinas eles também colocavam massa consistente normal, mas que isso não era o correcto pq os cubos em esforço aquecem e a massa aquece também ficando liquida e escorregando assim para fora do cubo, ficando desta forma o cubo sem lubrificação.
Que o melhor era ir a uma casa de peças de automóveis e ver qual era a massa indicada para o modelo do meu Jipe (na Norauto não vendem este tipo de massa consistente).
Falei com outro mecânico que concordou com o que me tinham dito na Norauto e contou-me um caso que se tinha passado com ele.
Quando comprou o carro dele em segunda mão notou que as mudanças estavam muito dura foi ver a Valvolina e esta estava com aspecto límpido. Toca a desmontar a caixa de mudanças e qual é o espanto que estava tudo bem. Vai consultar o Manual de reparação técnica e eis que encontra uma Valvolina com uma referência manda vir esta valvolina e eis que a caixa desde que trocou a valvolina ficou macia.
Lembrei-me logo do pessoal que diz que o diferencial Autoblocante não funciona será que não trocaram a lubrificação por outra que não é a indicada?
Desculpem a seca mas penso que isto poderá alertar-nos para pormenores que não liga-mos, mas que poderão ser fundamentais para o bom funcionamento da nossa viatura.

Cp

Paulo Ribeiro

MensagemEnviado: 17 out 2005, 20:47
por Gameiruz
Não é seca nenhuma, é apenas mais uma boa dica que como dizes muitas vezes ninguem liga, e acaba por gastar mais dinheiro em reparações desnecessárias... :)

Já agora vejam o seguinte, quando por vezes sentimos algo de anormal no carro e pedimos uma segunda opinião, por vezes o que ouvimos são nomes sonantes tipo, isso é dos carretos ou folga disto ou daquilo e nem nos damos ao trabalho de analizar as coisas simples, tal como quando foi a última revisão, quando se trocou os filtros, quais os componentes que podem eventualmente influenciar o comportamento daquele que está a funcionar mal ? :confused: Acabamos por descobrir que coisas simples e baratas ás vezes confundem-se com coisas complicadas e caras... :)

Vou dar um exemplo: ( os valores são exemplos)

Num mecânico aqui perto, um carro foi para reparar falta de potência e falha ás 3000 rpm. Após verem filtros e afins concluiram que era a UCE (vulga centralina) que estava pifada, compra uma centralina por 1.000 euros manda-a programar e... o carro continua na mesma... afinal mudou-se os injectores que custaram 250 euros e o carro um brinco :eek: (isto é um exemplo)

Primeiro analisar a fundo todas as possibilidades antes de termos a certeza de que é um componente caro... :)

MensagemEnviado: 18 out 2005, 09:37
por MI
E os cubos automáticos? Como os lubrificar?

MensagemEnviado: 18 out 2005, 09:46
por Paulo Lança
MI Escreveu:E os cubos automáticos? Como os lubrificar?


segue os mesmíssimos passos , mas sem tanta massa :)

MensagemEnviado: 18 out 2005, 14:22
por MI
paulo_lanca Escreveu:
MI Escreveu:E os cubos automáticos? Como os lubrificar?


segue os mesmíssimos passos , mas sem tanta massa :)


Mas os cubos são diferentes e não consegui desmontar o copo.....

MensagemEnviado: 18 out 2005, 14:24
por MIGUEL BRAGA
é so desapertar os parafusos todos do cubo e dar uma pancadinha leve com algo nao mt duro.

MensagemEnviado: 18 out 2005, 14:29
por Paulo Lança
MI Escreveu:
paulo_lanca Escreveu:
MI Escreveu:E os cubos automáticos? Como os lubrificar?


segue os mesmíssimos passos , mas sem tanta massa :)


Mas os cubos são diferentes e não consegui desmontar o copo.....


O processo é o mesmo , tiras a carcaça , limpas o excesso de massa e com uma trincha e gasóleo , limpas o resto que tá na roda e ponta do semi eixo ........ lubrificas e montas tudo de novo .

dá uma vista de olhos aqui onde desmontei os automáticos para montar uns manuais :
https://patrolaventura.pt/viewtopic.php?t=224

MensagemEnviado: 18 out 2005, 15:53
por MI
MIGUEL BRAGA Escreveu:é so desapertar os parafusos todos do cubo e dar uma pancadinha leve com algo nao mt duro.


Muito obrigado. Mal q possa vou experimentar. Até pk estou com receio de ter posto massa a mais.. :rolleyes:

MensagemEnviado: 22 out 2005, 23:11
por MI
A pancadinha leve ou mais forte não basta para os desmontar.
Os cubos do Y61 devem ser diferentes dos Y60. Pelas fotos do Paulo Lança nota-se diferenças. Em breve posto aqui fotos dos cubos do Y61.

MensagemEnviado: 22 out 2005, 23:50
por Manwell_Mayraids
MI Escreveu: ............ Os cubos do Y61 devem ser diferentes dos Y60. Pelas fotos do Paulo Lança nota-se diferenças. Em breve posto aqui fotos dos cubos do Y61.


Os do Y60 são iguais aos do Y61, o Paulo Lança é que trocou por uns AVM

Antes de lubrificar aconselha-se a colcocar os cubos em Lock.

Vejam neste site :

http://www.patrol-gr.net/trucs44.php

E apertem os rolamentos cónicos se tiver folgas exageradas :

http://www.patrol-gr.net/trucs45.php

MensagemEnviado: 23 out 2005, 00:45
por MI
Manwell_Mayraids Escreveu:
MI Escreveu: ............ Os cubos do Y61 devem ser diferentes dos Y60. Pelas fotos do Paulo Lança nota-se diferenças. Em breve posto aqui fotos dos cubos do Y61.


Os do Y60 são iguais aos do Y61, o Paulo Lança é que trocou por uns AVM

Antes de lubrificar aconselha-se a colcocar os cubos em Lock.

Vejam neste site :

http://www.patrol-gr.net/trucs44.php

E ainda acerca de vibrações à frente devido a folgas exageradas :

http://www.patrol-gr.net/trucs45.php


Pois mas estava a referir mesmo aos cubo automaticos. Vendo melhor o que diferencia é aquela peça que ainda fica depois do cubo sair http://img393.imageshack.us/img393/7808/dscn00213sp.jpg
Esta peça nos meus cubos está integrada no copo e não vejo maneira de a tirar facilmente.

Aqui está o sujeito:
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Mas tenho mesmo de experimentar por em lock antes de o sacar. Provavelmente é algo obvio... mas não para um maçarico como eu [:p] ... Cá se vai aprendendo.

MensagemEnviado: 23 out 2005, 20:38
por MI
Acabei de vir da garagem. Os cubos afinal devem ser mesmo diferentes porque mesmo com a posição em lock aquela peça continuo dentro do copo e não dá mesmo para tirar. Há uma ligeira folga mas não sai; quase que ia ficando com o cubo inutilizável ao tentar tira-la mas felizmente lá conseguir voltar a por como estava. Foi um alívio. Já estava a ver que tinha ir de autocarro para lisboa...
Alguma dica?

MensagemEnviado: 23 out 2005, 21:11
por Paulo Lança
Manwell_Mayraids Escreveu:
MI Escreveu: ............ Os cubos do Y61 devem ser diferentes dos Y60. Pelas fotos do Paulo Lança nota-se diferenças. Em breve posto aqui fotos dos cubos do Y61.


Os do Y60 são iguais aos do Y61, o Paulo Lança é que trocou por uns AVM

Antes de lubrificar aconselha-se a colcocar os cubos em Lock.

Vejam neste site :

http://www.patrol-gr.net/trucs44.php

E apertem os rolamentos cónicos se tiver folgas exageradas :

http://www.patrol-gr.net/trucs45.php


Não consigo perceber como se aperta os rolamentos ? :rolleyes: :confused:

MensagemEnviado: 23 out 2005, 21:38
por Manwell_Mayraids
paulo_lanca Escreveu: ........Não consigo perceber como se aperta os rolamentos ? :rolleyes: :confused:


Acho que já percebeste, mas quem não perceber :

https://patrolaventura.pt/viewtopic.php ... c&start=15

MensagemEnviado: 25 out 2006, 23:00
por XPTTO
Mais um bom post, para quem gosta de "lidar" directamente com o seu amigo "jipe".
Poupa-se dinheiro e adquire-se prática e conhecimentos.

MensagemEnviado: 27 out 2006, 22:25
por gnasGR
O fórum tem imensa informação, basta procurar…
O que nem sempre acontece e acabamos por ter vários tópicos abertos sobre o mesmo assunto.