Eixo rígido em pajero...

Aquela vibração chata não pára? Tudo sobre transmissões.

Registado: 04 fev 2012, 09:37

Eixo rígido em pajero...

Mensagem por Ixveloso » 11 out 2012, 17:51

Boas, meus caros,
Antes de mais, deixem-me que vos diga que sou novo no forum, e deixem-me que vos diga também (e peço-vos desculpa pelo abuso), que não tenho um patrol. Comprei o meu primeiro jipe à relativamente pouco tempo, e como o melhor negócio que me apareceu foi um pajero, foi mesmo esse que comprei, mas é um pajero especial, falo de um pajero 3000 V6. A questão é que queria fazer um upgrade um tanto ou quanto 'potente': trocar os triângulos da frente, (que é, por todos sabido, ser um sistema de suspensão que limita muito o jipe no todo-o-terreno), por um eixo rígido.
Li, e re-li, vários tópicos expostos aqui no PA e percebi que, para alem de não ser o único a querer fale-lo, depois de o ter feito, também não vou ser o único a te-lo feito. Dado que sou habilidoso, e me considero capaz de fazer a operação, questão é saber qual o melhor modo de o fazer.. e é aí que eu espero ter a vossa ajuda :D

Diziam-me, os ditos entendidos, que o principal entrave à mudança dos eixos era a historia das relações, que ía ter que mudar os dois eixos para ter a mesma relação à frente e atrás (e tem que ser exactamente a mesma, porque o pajero tem bloqueio à caixa, e em baixas sou obrigado a trabalhar com ele), mas depois, graças ao PA percebi que não tinha necessidade disso. O que tenho, no que diz respeito a relações, é que encontrar o melhor eixo (qualidade/preço). Se a relação não for a mesma mudo o grupo cónico, e já vi que se arranja um grupo cónico compatível com o meu para os eixos que quase todos os jipes (39/8=4,875).

Dado isto, estou indeciso entre um eixo patrol ou um eixo Toyota, de um VX, por exemplo... que me dizem a respeito disto?

A outra questão que me ocorreu hoje mesmo liga-se às medidas dos eixos. Estes eixos são, mais ou menos do tamanho do meu, ou nem por isso?... :confused:

e, por ultimo, a bola do diferencial do meu é do lado esquerdo, e sei que, tanto as do toyota como as do patrol são do lado direito... já tive quem me dissesse que basta virar a ponte ao contrario, e também já tive quem me dissesse que devo invertes as pontes, esta ultima opção é mesmo necessária?

Ajudem-me lá a esclarecer estas duvidas para que possa meter mãos à obra, e para que não me depare com imprevistos a meio da viagem.... :loool:

Ps: ía carregar algumas fotos do bicho, mas, ao que parece, são muito grandes e não me deixam carrega-las... deixo-vos um link para que possam dar uma vista de olhos: http://www.youtube.com/watch?v=1chqBvaUVI4

Cumps.

Voltar para Transmissões

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes