Caro Ivo,
Isso é que são dúvidas. Vou tentar ajudar...
Não terás autoblocante. Pelo que conheço dos modelos atmosféricos, nenhum tem autoblocante.
Ter um diferencial autoblocante é diferente de ter um diferencial tradicional.
http://www.youtube.com/watch?v=FaIoQM6L29kNão conheço nenhum jipe que tenha, de origem, um diferencial autoblocante à frente. O teu não tem de certeza porque viste uma roda parada e a outra a girar.
O uso de diferenciais autoblocantes à frente não é aconselhado excepto para circulação 100% fora de estrada porque é o eixo onde está a direcção e o bloqueio de uma das rodas influi em muito a trajectória de curva.
Para a aquisição de bloqueios, o ideal é abrir e ver o que lá existe e só depois ir às compras.
Quando dizes que as rodas tinham tracção, queres dizer que giravam. Se tivessem tracção terias saído do lameiro com facilidade. A única roda que tinha tracção seria a frente direita que são girava porque a potência era dissipada para a frente esquerda (porque não tens autoblocante ou bloqueio).
O autoblocante é um sistema composto por umas anilhas que permite bloquear uma roda que gire mais que a outra (tem uma folga para permitir trajectórias de curva, por exemplo). Esta folga, na gíria chama-se carga, e é possível definir percentagens de folga 50%, 75% etc.
Um bloqueio é um sistema que impede a rodação dos satélites dentro do diferencial, impedindo a transferência de energia entre rodas - ambas giram no mesmo sentido à mesma velocidade. Este bloqueio por impedir que as rodas girem em velocidades diferentes não deverá ser utilizado para trajectórias curvas em locais com tracção porque provocará o arrastamento das rodas forçando a mecânica e um desgaste de pneus.
Ainda há uma hipótese de teres autoblocante no eixo de trás (porque ambas giravam) mas não quer dizer que era por estarem ambas sem tracção. Assim, sugiro que levantes o eixo de trás e gires à mão uma das rodas - se ambas girarem no mesmo sentido, tens autoblocante. Se girarem em sentidos opostos, não tens. Ainda, poderás abrir o diferencial e ver...

Para teres uma ideia melhor:
http://www.youtube.com/watch?v=4WhJqtnFqx0Espero ter ajudado
Bruno
Ivo Pintado Escreveu:Boas,
Tenho um Troll 260 2.8 atmosférico de 94, com o motor A4.28.
Tenho algumas duvidas sobre a sua transmissão e diferenciais.
Tem autoblocante atrás?
Ter autoblocante é diferente do que ter diferencial normal?
Em relação a tracção da frente também tem autoblocante?
Qual a diferença de autoblocante e de bloqueio?
Se tiver autoblocante a trás e se for algum tipo de upgrdade para a tracção, é aconcelhavel colocar bloqueio a frente e deixar o de trás de origem?
Se tiver que comprar um bloqueio, de quantas esterias se compra? para a frente é igual para trás?
Pergunto isto porque e vou contar uma história de certo igual a muitas que todos nós já passamos, depois de ontem a noite ter ficado atascado num valente lameiro em que os diferenciais assentaram e levantou as rodas, com o carro um pouco inclinado para a direita, o que aconteceu foi que tinha tração as 2 rodas traseiras e a 1 dianteira a da esquerda, achei estranho ter 3 rodas a rodar sem ter bloqueio algum??
Desculpem lá tanta pergunta, mas ignorante é aquele que tem duvidas e não pergunta a quem sabe...Se alguem me puder ajudar agradecia imenso, até pagava uma mini...
Abraço
Ivo