Tenho observado já por diversas vezes, que existem algumas dúvidas e uso inadequado das transmissões em certas ocasiões, por parte de alguns Patroleiros e embora não sendo novidade para a maioria, aqui ficam umas notas.
Antes de mais os Jipes ( e não Jeeps, porque Jeep é uma marca) puros e duros como é o caso do Patrol são montados sobre duas barras grossas longitudinais (chassis de longarinas), unidas por travessas que servem de apoio aos componentes mecânicos e à carroçaria, pois este sistema é o mais robusto para a prática de TT.

1- Caixa de velocidades
2- Caixa de transferência (4x4 e redutoras)
3- Diferenciais e eixos
4- Sistema de roda livre
Utilização 4x2/4x4
Quanto ao sistema de transmissão os fabricantes dos puros e duros optaram por soluções diversas. Basicamente existem dois sistemas de transmissão : os 4x4 permanentes e não permanentes.
Os TT 4x4 permanentes como o Defender e o Mercedes G, precisam de diferencial central e para que percebam o que é um diferencial central e para que serve vejam este endereço :
http://valedoumm.artinova.pt/flash/noco ... nciais.php
Os TT 4x4 não permanentes ou seja do tipo inserível, têm a possibilidade de rolar em 4x2 e a qualquer momento passar a 4x4, como o Patrol ou o Wrangler, não tendo estes diferencial central, pelo que só deverá ser utilizado quando é dificil a condução em 2H (4X2), por exemplo em pavimentos deslizantes ou seja em vias com neve, gelo, lamacentas ou arenosas.
E se para alguns a solução não permanente é uma desvantagem, para mim é só benefícios tais como : em 4x2 menores massas em movimento, menor desgaste de material e em 4x4 uma grande vantagem na prática do TT, pois não tendo diferencial central, não precisa de bloqueio de diferencial central, porque já está “bloqueado” .

Mas em contrapartida, não podem circular em 4x4 em superfícies secas e duras como o asfalto , independentemente da velocidade e ainda que esteja a chover ligeiramente, pois prejudica a transmissão e um desgaste prematuro da mesma, dado que em curva o eixo traseiro percorre uma menor distancia que o da frente e como não tem diferencial central para compensar, não permite em 4x4 diferenças de rotação entre o eixo dianteiro e o traseiro.
Utilização Cubos ligados ou desligados

Cubos Auto/Lock
A primeira vez que pretendermos passar a 4x4 (2H para 4H), é conveniente parar e só depois engrenar as 4x4, sendo os cubos automáticos não vai ser preciso sair do Patrol e estes vão ficar engrenados aos semi-eixos dianteiros.
Depois poderemos passar a 4x2 (2H) e 4x4 (4H) varias vezes, mesmo em andamento até uma velocidade de 40 km/h em alguns modelos e nos mais recentes Y61 3.0 Di até 80 km/h (vejam os vossos manuais) isto porque os cubos já estavam bloqueados, mas atenção, desde que não tenhamos feito nenhuma marcha-atrás em 4x2.
Ao fazermos marcha-atrás em 4x2 cerca de 1 ou 2 m (ouve-se um clic), os cubos vão "desengrenar" e as rodas ficarão livres dos semi-eixos da frente (semi-eixos e veio transmissão deixam de rodar com as rodas), pelo que se quisermos voltar a 4x4 é conveniente voltar a parar.
E perguntam vocês, para que é que serve o lock dos cubos automáticos?
O Auto serve eventualmente no dia a dia, para uma utilização muito esporádica em TT (sem sair do Patrol). Quando à partida sabem que vão fazer um Raid ou um TT a sério, devem passar para Lock (operação manual que obriga a sair do Patrol), pois o dispositivo em auto é algo frágil e poderá partir, como já tem acontecido a alguns companheiros.
Em posição Lock os semi-eixos da frente estão sempre engrenados às rodas dianteiras, seja em 4x4 ou em 4x2 e mesmo que façam marcha-atrás.
Obs1: se em 2H (4x2), mantiverem os cubos em lock, ou os "soldarem" quando o dispositivo automático parte como fazem alguns Patroleiros, o veio de transmissão da frente rodará juntamente com os semi-eixos e as rodas, mas sem tracção efectiva à frente, com o inconveniente de termos mais um conjunto de eixos a rodar, logo maiores massas em movimento, direcção mais pesada, desgaste desnecessário na transmissão da frente, ligeiro aumento de combustível e sem qualquer proveito.
Cuidado : não conduzir o Patrol com diferentes posições seleccionadas nos cubos do direito e do lado esquerdo.
Cubos Free/Lock
Enquanto que os anteriores tinham uma opção automática e uma manual, estes apenas têm a opção manual, pelo que em Free temos os semi-eixos da frente com as rodas livres (semi-eixos dianteiros desengrenados).
Para passarmos a Lock terá que ser manualmente e o Patrol terá que estar obrigatoriamente parado, ficando sempre os semi-eixos da frente engrenados às rodas dianteiras em 4x4, em 4x2 e mesmo que façam marcha atrás.
Obs2: se em 2H (4x2), mantiverem os cubos em lock, o veio de transmissão da frente rodará juntamente com os semi-eixos e as rodas, mas sem tracção efectiva à frente.
Obs3: se andarem com a caixa de transferências em 4H (4x4 ) e os cubos em Free, acontece é que têm o veio de transmissão e semi-eixos da frente a rodar em conjunto com a transmissão traseira, mas sem tracção efectiva à frente, por não estarem "ligados" às rodas ou seja em roda livre.
Os inconvenientes em ambos os casos (Obs2 e 3) é termos mais um conjunto de eixos a rodar, logo maiores massas em movimento, direcção mais pesada, desgaste desnecessário na transmissão da frente, ligeiro aumento de combustível e sem qualquer proveito.
Cuidado : não conduzir o Patrol com diferentes posições seleccionadas nos cubos do direito e do lado esquerdo.
Obs 4: Consultem os vossos manuais, pois as velocidades para passar de 2H para 4H, poderão não ser exactamente as aqui indicadas, principalmente para o 160 e 260
Utilização Redutoras
Ao passar de 4H para 4L, deverá sempre com o Patrol parado.
Em 4L evitem velocidades elevadas, já que a velocidade máxima em 5ª é cerca de 50 km/h.