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Troca de cx de velocidades

MensagemEnviado: 22 nov 2009, 22:06
por ttottil
Boas....
Ja ouvi falar que ha caixas de velocidades da nissam mais redozidas umas do que outras, e a situacão é a seguinte: tenho um amigo meu que tem um patrol 260 dos longos com o motor rd28 e eu tenho um patrol gr com o motor rd28t e ele ta na disponibilidades de fazer a troca de cx cmg e se isso da cx ser mais reduzida sempre for verdade alg me sabe dizer se vale a pena a troca...

Re: Troca de cx de velocidades

MensagemEnviado: 23 nov 2009, 13:42
por father
a caixa dele mais redusida so que depois o caro dele nao anda arrasta-se lolol

Re: Troca de cx de velocidades

MensagemEnviado: 23 nov 2009, 21:39
por ttottil
Mas no meu caso valera mm a troca??? é q tenho pneus 37 e o carro ta mt longo sera que se nota mt diferença??

Re: Troca de cx de velocidades

MensagemEnviado: 23 nov 2009, 21:43
por lenhador
father Escreveu:a caixa dele mais redusida so que depois o caro dele nao anda arrasta-se lolol


Boas, sempre pensei que as duas eram iguais, só mudava em termos de eixos... amigo FATHER tens a

certeza ?

tens as relaçoes das duas ?

obrigado lenhador

Re: Troca de cx de velocidades

MensagemEnviado: 23 nov 2009, 22:03
por father
pelo que sei as caixax tambem tem outra relaçao pelomenos a do comreicial tem outra relaçao

Re: Troca de cx de velocidades

MensagemEnviado: 23 nov 2009, 22:04
por father
podes meter e umas relaçoes 5.14 ai vez a difernça da noite para o dia

Re: Troca de cx de velocidades

MensagemEnviado: 23 nov 2009, 22:12
por lenhador
father Escreveu:podes meter e umas relaçoes 5.14 ai vez a difernça da noite para o dia


5.43 será o proximo passo...

gostava era de saber, as relaçoes das caixas...

abraço lenhador

Re: Troca de cx de velocidades

MensagemEnviado: 23 nov 2009, 22:58
por MIGUEL BRAGA
lenhador Escreveu:
father Escreveu:podes meter e umas relaçoes 5.14 ai vez a difernça da noite para o dia


5.43 será o proximo passo...

gostava era de saber, as relaçoes das caixas...

abraço lenhador


Vais precisar de um dentista para o grupo cónico depois :)

Imagem

Re: Troca de cx de velocidades

MensagemEnviado: 24 nov 2009, 09:14
por father
5.43 e buee depois em baixas nao tem rotaçao nas rodas

Re: Troca de cx de velocidades

MensagemEnviado: 24 nov 2009, 09:51
por cristiano
MIGUEL BRAGA Escreveu:
lenhador Escreveu:
father Escreveu:podes meter e umas relaçoes 5.14 ai vez a difernça da noite para o dia


5.43 será o proximo passo...

gostava era de saber, as relaçoes das caixas...

abraço lenhador


Vais precisar de um dentista para o grupo cónico depois :)

Imagem

fica mais fragil fica....

Re: Troca de cx de velocidades

MensagemEnviado: 24 nov 2009, 13:01
por ttottil
Pois mas eu não queria era gastar aerios que eles tao mt caros :D e como tinha esta possibilidade de fazer troca por troca juntava o util ao agradavel :D .
Alg me sabe dizer mm ao certo qual sera a diferença??

Re: Troca de cx de velocidades

MensagemEnviado: 03 dez 2009, 10:52
por GatoYzf
A428 (260)
Gear ratio
1st 3.897
2nd 2.370
3rd 1.440
4th 1.000
OD 0.825
Reverse 4.267
Diff ratio 3,900:1


RD28 (260)

Gear ratio
1st 4.065
2nd 2.357
3rd 1.490
4th 1.000
OD 0.862
Reverse 4.125
Diff ratio 5,143:1

RD28T (260/Y60)

Gear ratio
1st 4.065
2nd 2.357
3rd 1.490
4th 1.000
OD 0.862
Reverse 4.125
Diff ratio 4,625:1



RD28ETi (Y61 TD6)
Gear ratio
1st 4.061
2nd 2.357
3rd 1.490
4th 1.000
OD 0.862
Reverse 4.125
Diff ratio 4,625:1

ZD30 (Y61)
Gear ratio
1st 4.556
2nd 2.625
3rd 1.591
4th 1.000
OD 0.836
Reverse 4.245
Diff ratio 4,625:1


espero que isto esclareça muitas duvidas e muitos mitos que por ai andam... :leiam:

Re: Troca de cx de velocidades

MensagemEnviado: 17 jan 2010, 15:47
por SAMUEL SILVA
E as relaçoes de caixa do patrol 2.7? Alguem sabe?

Re: Troca de cx de velocidades

MensagemEnviado: 05 fev 2010, 18:58
por GatoYzf
Saber sei :lotlol: :lotlol: :lotlol: mas nao me lembro onde tenho isso [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile]

Re: Troca de cx de velocidades

MensagemEnviado: 05 fev 2010, 19:30
por GatoYzf
Senao nao estou em erro:
Transmissão
Caixa de velocidades manual 5 velocidades +M.A.

Relação de transmissão - 1ª 3.580

Relação de transmissão - 2ª 2.077

Relação de transmissão - 3ª 1.360

Relação de transmissão - 4ª 1.000

Relação de transmissão - 5ª 0.811

Relação de transmissão - M.A. 3.636

Re: Troca de cx de velocidades

MensagemEnviado: 05 fev 2010, 22:16
por lenhador
MIGUEL BRAGA Escreveu:
lenhador Escreveu:
father Escreveu:podes meter e umas relaçoes 5.14 ai vez a difernça da noite para o dia


5.43 será o proximo passo...

gostava era de saber, as relaçoes das caixas...

abraço lenhador


Vais precisar de um dentista para o grupo cónico depois :)

Imagem


ola Miguel, achas que o facto das rodas de coroa terem menos ferro são mais fracas ?

é isso ? tenho essa ideia, mas por ex: quanto mais estrias nos semieixos melhor !!! isto de uma

forma geral !!! deduzi que o mesmo pode acontecer nas relações 5.43... já não sei....

abraço lenhador

Re: Troca de cx de velocidades

MensagemEnviado: 05 fev 2010, 22:31
por father
os smieixos e relativo porque quantas mais estrias mais grosso ele e

e que as estrias sao todas iguais e vai aumentando consuante o numero delas

Re: Troca de cx de velocidades

MensagemEnviado: 05 fev 2010, 22:50
por lenhador
father Escreveu:os smieixos e relativo porque quantas mais estrias mais grosso ele e

e que as estrias sao todas iguais e vai aumentando consuante o numero delas


tenho aqui por ex: 2 tipos de semieixos dos mesmos 4x4, mesmo modelo, mas de anos diferentes

teem as mesma largura, os mesmos teem extriado diferente, sendo os de 1 geração com menos estrias

e os mais recentes teem mais estrias e mais pequenas...o problema para min é que posso reduzir

a caixa de transferências pelo mesmo preço dos eixos, os 2 com a mesma presentagem de redução,

só que fico sempre com a relaçao final em altas igual, coisa que nao kero....tinha sempre que meter

uma 4.88, ou 5.14...gastar 2 vezes.....Pelo preço que gasto nos 2 conjuntos caixa e eixos, meto outro motor..mas depois pode vir o dia que tenha que legalizar o motor...enfim

quero o jipe a andar a tartaruga....

um abraço

Re: Troca de cx de velocidades

MensagemEnviado: 06 fev 2010, 15:20
por father
que carro e caixa tens?? se for patrol tenho ca uma mais reduzida se quizeres :)

Re: Troca de cx de velocidades

MensagemEnviado: 06 fev 2010, 21:21
por lenhador
father Escreveu:que carro e caixa tens?? se for patrol tenho ca uma mais reduzida se quizeres :)


Boas, é um y60 mas seja como for....para o que pretendo a caixa é pouco...

obrigado

Re: Troca de cx de velocidades

MensagemEnviado: 07 fev 2010, 00:17
por Anatol Bombom
lenhador Escreveu:
father Escreveu:os smieixos e relativo porque quantas mais estrias mais grosso ele e

e que as estrias sao todas iguais e vai aumentando consuante o numero delas


tenho aqui por ex: 2 tipos de semieixos dos mesmos 4x4, mesmo modelo, mas de anos diferentes

teem as mesma largura, os mesmos teem extriado diferente, sendo os de 1 geração com menos estrias

e os mais recentes teem mais estrias e mais pequenas...o problema para min é que posso reduzir

a caixa de transferências pelo mesmo preço dos eixos, os 2 com a mesma presentagem de redução,

só que fico sempre com a relaçao final em altas igual, coisa que nao kero....tinha sempre que meter

uma 4.88, ou 5.14...gastar 2 vezes.....Pelo preço que gasto nos 2 conjuntos caixa e eixos, meto outro motor..mas depois pode vir o dia que tenha que legalizar o motor...enfim

quero o jipe a andar a tartaruga....

um abraço



São situações completamente diferentes. No caso dos semi-eixos todas as estrias sofrem o mesmo esforço ao mesmo tempo, logo quanto mais estrias tiveres menos esforço por estria terás. No limite, se tivesses infinitas estrias num semi-eixo, o esforço por estria seria zero. Já nos grupos cónicos o número de dentes em esforço são 1 ou 2 de cada vez. Neste caso, todo o esforço inside sobre estes dentes e quanto menor o dente menor a sua resistência.

Re: Troca de cx de velocidades

MensagemEnviado: 07 fev 2010, 14:46
por lenhador
Anatol Bombom Escreveu:
lenhador Escreveu:
father Escreveu:os smieixos e relativo porque quantas mais estrias mais grosso ele e

e que as estrias sao todas iguais e vai aumentando consuante o numero delas


tenho aqui por ex: 2 tipos de semieixos dos mesmos 4x4, mesmo modelo, mas de anos diferentes

teem as mesma largura, os mesmos teem extriado diferente, sendo os de 1 geração com menos estrias

e os mais recentes teem mais estrias e mais pequenas...o problema para min é que posso reduzir

a caixa de transferências pelo mesmo preço dos eixos, os 2 com a mesma presentagem de redução,

só que fico sempre com a relaçao final em altas igual, coisa que nao kero....tinha sempre que meter

uma 4.88, ou 5.14...gastar 2 vezes.....Pelo preço que gasto nos 2 conjuntos caixa e eixos, meto outro motor..mas depois pode vir o dia que tenha que legalizar o motor...enfim

quero o jipe a andar a tartaruga....

um abraço



São situações completamente diferentes. No caso dos semi-eixos todas as estrias sofrem o mesmo esforço ao mesmo tempo, logo quanto mais estrias tiveres menos esforço por estria terás. No limite, se tivesses infinitas estrias num semi-eixo, o esforço por estria seria zero. Já nos grupos cónicos o número de dentes em esforço são 1 ou 2 de cada vez. Neste caso, todo o esforço inside sobre estes dentes e quanto menor o dente menor a sua resistência.


muito obrigado faz todo o sentido :) gostei de ler...

abraço lenhador