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Cubos manuais 260 turbo

Enviado:
06 ago 2009, 21:03
por CrazzyMax
Boas, tenho um eixo de um 260 turbo, que um dos cubos, o selector roda livre, nao engata, ainda nao desmontei, ja alguem reparou um cubo manual destes?
O funcionamento é diferente dos AVM nao é?
Re: Cubos manuais 260 turbo

Enviado:
12 ago 2009, 22:15
por CrazzyMax
Up
Re: Cubos manuais 260 turbo

Enviado:
31 ago 2009, 11:14
por Coyotte
Boas amigo!
Tens que tirar fora e ver. Nem precisa sair a jante, basta desapertar aqueles 6 parafusos de umbrak.
No cubo propriamente dito, dá para lhe dar mais alguma força e inclusivamente alterar a relação. Se afinando de forma X, o que liga o cubo ao resto da transmissão pode entrar na totalidade ou só o que pretenderes. Aqui não vejo grande interesse em mexer, visto que ele deve entrar até ao próprio limite, mas em todo o caso e como já desmontei um, fica o feedback.
Se vires que o cubo está janado, tens ai malTTa que os vende a bom preço, tipo o pepo29 ou o father.
Mas é conforme te disse, vais ter que tirar para ver...
CumprimenTTos,
Ricardo
Re: Cubos manuais 260 turbo

Enviado:
03 mai 2010, 21:35
por PIPELINE
Boas pessoal!
Antes de mais, lamento estar a desenterrar este tópico mas ando aqui a criar cabelos brancos se calhar com uma coisa tola...
Tenho um cubo do Troll lixado e queria desmontar aquilo para ver que raio se passa.
O problema é que não consigo descubrir como sacar a engrenagem de dentro do cubo propriamente dito para aceder á parte do selector do LOCK ou FREE!
Desconfio que tenha que sacar aqueles 5 ou 6 pernos laterais para depois poder rodar a engrenagem até a desengatar mas... não tenho a certeza! Se assim for, como é que saco o raio dos pernes?
Alguém tem alguma luz sobre o assunto? Coyote?
Um abraço e obrigado de antemão!
Paulo
Re: Cubos manuais 260 turbo

Enviado:
03 mai 2010, 22:21
por Coyotte
Boas!
Amigo, isso sai assim mesmo.
Do lado de dentro do cubo tens que meter uma chave de fenda (fininha) ir rodando e puxando. Isso sai mesmo assim.
É extremamente simples, explicar por escrito é que fica complicado.
Não tens que desapertar nada. Limpa bem a massa do cubo e tenta soltar a parte de dentro com um "jeitinho".
Abraço,
Ricardo
Re: Cubos manuais 260 turbo

Enviado:
03 mai 2010, 22:25
por PIPELINE
Agora é que me entalaste... lol
Tou parvo!
Acho que vou perder uma noite de roda do cubo depois de ler isso! ehehehe
Quanto referes meter uma chave de fendas fininha, está a falar em que zona propriamente? Entre o Selector de LOCK/FREE e a chapinha redonda que gira á sua volta?
Obrigado pela ajuda e paciencia Ricardo!
Abraço
Paulo
Re: Cubos manuais 260 turbo

Enviado:
03 mai 2010, 23:12
por Coyotte
Boas Pipeline!
Eu já desmontei isso há bastante tempo. A chave de fenda (ou algo similar pois é apenas para soltar o material) entra do lado de dentro do cubo (onde leva a massa).
No interior tem uma mola que é o que faz a pressão para que quando rodas o cubo este engrene sem dificuldade.
Se não fosse essa mola, quando rodasses o cubo para engrenar, as estrias teriam que estar alinhadas, o que seria uma grande dor de cabeça.
Conforme te disse, não tens que desapertar nenhum parafuso, é uma questão de jeito.
Abraço e boa sorte.
Ricardo
Re: Cubos manuais 260 turbo

Enviado:
03 mai 2010, 23:16
por PIPELINE
Ok Ricardo, vou ver o que se faz com isto amanhã então!!!
Caso contrario não durmo esta noite! ehehe
Obrigado pela ajuda!
Abraço
Paulo
Re: Cubos manuais 260 turbo

Enviado:
03 mai 2010, 23:27
por Coyotte
Ok Paulo!
Se amanhã ainda tiveres dificuldade avisa a ver se se consegue explicar de outra forma.
Abraço,
Ricardo
Re: Cubos manuais 260 turbo

Enviado:
04 mai 2010, 11:53
por PIPELINE
Viva!!!
Eh pá, ontem acabei por andar a fuçar naquilo e o mais logico que me pareceu foi levantar aquelas chavetas que ficam trancadas entre os dentes do carreto e rodar aquela treta... ainda começei mas com medo de fazer asneira deixei para hoje (para quem realmente percebe do assunto! LOL)!
Já fui á garagem de um amigo e foi exactamente o que ele fez! Levantou-se as chavetas, rodou-se a peça que engata no selector de LOCK/FREE e aquela treta saiu toda! Aquela treta roda no sentido contrario ao normal... ao invés de desenroscar para tirar, é no sentido de enroscar que saí!
Para montar, tem que se endireitar as chavetas (se formos reutilizar aquele carreto), limpar o mecanismo todo e tirar mesmo os 5 ou 6 pernes laterais, caso contrário aquela treta fica sempre a 4mm ou 5mm da posição onde devia estar e ao colocarmos em LOCK, salta fora e tranca! Nem para baixo nem para cima e lá se tem que voltar ao inicio (desmontar etc...). Pelo menos foi o que aprendi com o meu cubo f*did*... este já mo arranjaram para de 2 fazer um!
Portanto o procedimente vai ser o mesmo que usamos para montar o meu cubo lixado...
De qualquer modo, hoje á noite se tudo corre bem, vou até á garagem e vamos montar aquilo! Depois posto umas fotos para alguém que precise!
Abraço e obrigado pela ajuda!!
Paulo