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Os famosos estalos no eixo dianteiro

MensagemEnviado: 23 jul 2008, 15:20
por PauloSimoes
Boa tarde a todos os patroleiros! Adquiri o meu 260 há 2 anos, e desde então já me levou muitos €€€€€ ... nada de novo, mas o amor aos nossos meninos é mesmo assim! O que cá me tráz é um assunto que já vi abordado por alto por outros tópicos, mas ...então é assim: seguindo as dicas e as fotos de outro nosso amigo, dediquei-me à lubrificação de tudo o que era transmissão (cardans, bicos de lubrificação todos, td com massa à base litio), braços de direcção, brincos, etc.. A única coisa que não consegui foi abrir os cubos...a chave que tinha era uma boa...treta! Resumindo, agora, cada vez que viro a direcção, subo um passeio ou um buraco, APENAS COM TRAÇÃO ATRÁS, parece que o chassis se vai separar da chaparia....algo que só acontecia quando apanhava água... Alguém me pode ajudar a tentar perceber o que se passa? Entretanto tenho outras dúvidas, mecânicas...vou abrir um tópico na mecânica! Abraço e obgdo a todos[/b]

MensagemEnviado: 23 jul 2008, 15:33
por sectork
Humm.. diria eu, que não percebo nada de mecânia, que verificasses os rolamentos cónicos.
O meu tb começou com uns estalos, levantei o Patrol, abanei a roda e de facto aquilo abanava mesmo, tinha folga.
Levou rolamentos e ficou como novo.
Se for o caso há um tópico que explica muito bem como se substituem os rolamentos e respectiva referência.
http://www.patrolaventura.pt/forum/viewtopic.php?t=10810

Tiago

MensagemEnviado: 23 jul 2008, 16:23
por PauloSimoes
sectork Escreveu:Humm.. diria eu, que não percebo nada de mecânia, que verificasses os rolamentos cónicos.
O meu tb começou com uns estalos, levantei o Patrol, abanei a roda e de facto aquilo abanava mesmo, tinha folga.
Levou rolamentos e ficou como novo.
Se for o caso há um tópico que explica muito bem como se substituem os rolamentos e respectiva referência.
http://www.patrolaventura.pt/forum/viewtopic.php?t=10810

Tiago


Caro Tiago! Muito obrigado! Já deu para ter uma idéia mais concreta!! Mas achas que tem relação o facto de ter sido lubrificado há pouco tempo...ou é mesmo coincidêecia !?!?

MensagemEnviado: 23 jul 2008, 20:12
por sotero
nao ha semelhante coisa-coinsidencia. :D mas ha sempre o galllo...os rolamentos conicos tem aperto a medida que vao criando folgas,por vezes apertamos demais para tirar a folga toda....depois em movimento aquecem dilatam e....gripam....se tiverem folga por muitos km partem as grades todas ,se apertas demais tambem [wink] ...ao lubrificares seja o que for vais tirar impuresas que saem no oleo,essas particulas saindo criam folgas [wink] ...pode nao ser por ai [wink] ...

MensagemEnviado: 23 jul 2008, 23:21
por Coyotte
Boas!

folga nos cubos... levanta uma roda dianteira, com ela no ar, faz força para dentro e para fora, com as mão alinhadas na vertical, se sentires uma folga, será cubos, afinação ou outras coisas...

Brincos, vê como estão os casquilhos, e se lubrificaste, onde tem os grassers, tenta perceber se tem folga, ou seja, eles movimentam-se para a frente e para trás, conforme as molas recolhem ou espandem.

Nunca poderá "abanar" para os lados, se o fizer, substitui o casquilho (de metal) e o perno respectivo.

Barra estabilizadora, tubo que acompanha o diferencial dianteiro e aperta por trás das rodas dianteiras. Verifica casquilhos e ve se tem muita folga.

Coloca a mão no tubo que passa por trás da roda, o tubo que fica entre os casquilhos da barra. Faz isto com o carro num piso plano. Se abanar, muda casquilhos ou dá um aperto nesse parafuso que passa por dentro do tubo e nos casquilhos.

Amortecedor de direcção, vê se os casquilhos estão bons, tira-o fora, que é facil e experimenta abrir e fechar. Tem que fazer força nos dois sentidos, se o não fizer, troca por outro e vê se a coisa resolve.

Podem ser inúmeras coisas, mas assim de repente, lembrei-me disto.

Abraço

Ricardo

MensagemEnviado: 28 jul 2008, 22:53
por Juca
Boas

ve os casquilhos q ficam entre as laminas das molas

o desgaste desses casquilhos originam barulhos quando se vira a direçao

um abraço

juca

MensagemEnviado: 29 jul 2008, 10:38
por PauloSimoes
ricouto Escreveu:Boas!

folga nos cubos... levanta uma roda dianteira, com ela no ar, faz força para dentro e para fora, com as mão alinhadas na vertical, se sentires uma folga, será cubos, afinação ou outras coisas...

Brincos, vê como estão os casquilhos, e se lubrificaste, onde tem os grassers, tenta perceber se tem folga, ou seja, eles movimentam-se para a frente e para trás, conforme as molas recolhem ou espandem.

Nunca poderá "abanar" para os lados, se o fizer, substitui o casquilho (de metal) e o perno respectivo.

Barra estabilizadora, tubo que acompanha o diferencial dianteiro e aperta por trás das rodas dianteiras. Verifica casquilhos e ve se tem muita folga.

Coloca a mão no tubo que passa por trás da roda, o tubo que fica entre os casquilhos da barra. Faz isto com o carro num piso plano. Se abanar, muda casquilhos ou dá um aperto nesse parafuso que passa por dentro do tubo e nos casquilhos.

Amortecedor de direcção, vê se os casquilhos estão bons, tira-o fora, que é facil e experimenta abrir e fechar. Tem que fazer força nos dois sentidos, se o não fizer, troca por outro e vê se a coisa resolve.

Podem ser inúmeras coisas, mas assim de repente, lembrei-me disto.

Abraço

Ricardo


Ricardo, muito obrigado, vai ser a tarefa deste fim de semana.... Obgdo pelas dicas!

MensagemEnviado: 29 jul 2008, 10:39
por PauloSimoes
Juca Escreveu:Boas

ve os casquilhos q ficam entre as laminas das molas

o desgaste desses casquilhos originam barulhos quando se vira a direçao

um abraço

juca


Juca, obgdo!

Vou espreitar entretanto! Mais uma dica!

MensagemEnviado: 14 ago 2008, 23:16
por lentrisca
Também há quem solde uns tubos entre o chassis e a carroçaria! :flush:

e depois provoca estalos, entre outras coisas :grrr: