Ajudem-me por favor...

Aquela vibração chata não pára? Tudo sobre transmissões.

Registado: 13 mai 2008, 22:05

Ajudem-me por favor...

Mensagem por BICHODUMATU » 15 jun 2008, 11:30

Olá amigos(as)
Solicito a vossa ajuda para uma questão que me surgiu há uns dias e que pensei ser pontual mas hoje voltou a repetir-se e não estou a ver o porquê. Passo a explicar:
Fez esta quinta-feira uma semana que andei a fazer uma revisão ao meu Patrol e decidi trocar os discos de travão (pensei que era mais simples mas é mais aparato) tal como sabem tem de se desmontar o cubo e desapertar o disco do mesmo, até ai tudo bem mas no sábado fui de férias e numa incursão em TT muito leve reparei que o eixo da frente estava preso, na altura pensei que seriam os cubos, por terem sido mexidos, que não estavam a engrenar bem e decidi que assim que chegasse a casa iria desmontar novamente e lubrificá-los.
Cheguei ontem a casa e hoje fui ver se o Patrol ainda tinha o mesmo problema e o mesmo persiste...
Desmontei cubos novamente e fiz uma "revisão" à montagem anterior mas de nada serviu.
Sintomas:
Quando ando com tracção traseira não há problema nenhum mas quando bloqueio os cubos (manualmente) e ando em tracção integral o carro fica preso.
A direcção fica meia "doida" uma vez que o eixo da frente prende e o volante anda para um lado e para o outro sendo precisa muito mais força para conduzir;
Quando em 4x4 e cubos engrenados o carro prende muito e faz um barulho de rolamento muito estranho, até em ruas com caimento ele para mesmo desengatado e só anda com a força do motor.
Com os cubos "ligados" até em Neutral o carro prende em ruas com inclinação.... :(
Com tracção traseira anda normalmente e não prende nada de nada....
Já vi o aperto dos cubos e a primeira porca esta apenas encostada e a contra-porca está apertada (penso que é assim)
Alguém pode ajudar-me? O que pode ser?
Desde já agradeço o facto de lerem este testamento e antecipadamente agradeço toda a ajuda que me possam prestar.
Cumprimentos,

Bruno 933563879

Registado: 21 set 2007, 16:49

Mensagem por sotero » 16 jun 2008, 18:08

so ouvindo isso.mas nao teras gripado um rolamento? :confused: quando gripam,grelam todos ,e prendem a roda.por vezes se apertamos demais eles depois aquecem e gripao.levanta-o todo no ar e mexe/roda isso a mao,veras melhor do que sentado a conduzir...abraço :D

Registado: 14 set 2005, 13:35

Mensagem por comman » 16 jun 2008, 20:18

tb era capaz de ver primeiro os rolamentos :thumbsup:

levanta uma das rodas e vê se ela laqueia

Registado: 05 dez 2005, 21:14

Mensagem por Pedrowolf » 16 jun 2008, 20:48

Boas Bruno,

Mudaste de Marca agora é só stresses [:p] [:p]

Será que não apertaste demais os rolamentos?

Abraço :thumbsup:

PR

Mensagem por BICHODUMATU » 16 jun 2008, 21:07

Não digas nada Pedro...... :(
Em principio já sei qual é o problema e em principio amanhã fica resolvido. O que se passou foi o seguinte: Tal como sabem parti um semi-eixo e como não arranjava de 31 estrias troquei o conjunto todo (diferencial e semi-eixos) o problema está mesmo aí.... o diferencial que meti não é compatível com o da frente, a roda de coroa e o pinhão têm medidas diferentes, e o que acontece é que as rodas de trás andam mais "depressa" que as da frente e o jipe arrasta-as fazendo com que prenda.
Amanhã vou abrir o diferencial e trocar a roda de coroa e pinhão pelos de origem - uma vez que troquei tudo e não comparei a ver se tinham diferenças. Espero resolver isto rapidamente... vai dar trabalho mas tem de ser....
Obrigado a todos! Amanhã por esta hora já ponho aqui o desenvolvimento. Cumprimentos a todos :)

Registado: 05 dez 2005, 21:14

Mensagem por Pedrowolf » 17 jun 2008, 20:03

BICHODUMATU Escreveu:Não digas nada Pedro...... :(
Em principio já sei qual é o problema e em principio amanhã fica resolvido. O que se passou foi o seguinte: Tal como sabem parti um semi-eixo e como não arranjava de 31 estrias troquei o conjunto todo (diferencial e semi-eixos) o problema está mesmo aí.... o diferencial que meti não é compatível com o da frente, a roda de coroa e o pinhão têm medidas diferentes, e o que acontece é que as rodas de trás andam mais "depressa" que as da frente e o jipe arrasta-as fazendo com que prenda.
Amanhã vou abrir o diferencial e trocar a roda de coroa e pinhão pelos de origem - uma vez que troquei tudo e não comparei a ver se tinham diferenças. Espero resolver isto rapidamente... vai dar trabalho mas tem de ser....
Obrigado a todos! Amanhã por esta hora já ponho aqui o desenvolvimento. Cumprimentos a todos :)

Boas Bruno,

Oxalá seja isso [wink]

Abraço :thumbsup:

PR

Mensagem por BICHODUMATU » 17 jun 2008, 21:09

É isso de certeza... Já desmontei o diferencial e o pinhão e a roda de coroa são diferentes. Agora tenho de trocar essas duas peças e afinar o diferencial. Se tudo correr bem e como as férias acabam hoje e amanhã tenho de ir trabalhar, no fim de semana está pronto.
Cumprimentos,

Bruno

Voltar para Transmissões

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante