AJUDA - Cubos Y60

Aquela vibração chata não pára? Tudo sobre transmissões.

Registado: 27 jan 2008, 23:39

AJUDA - Cubos Y60

Mensagem por SanTTa » 05 fev 2008, 00:04

Caros amigos, sou novato nisto e preciso da vossa ajuda. Tenho um Patrol GR (Y60) com um barulho na roda da frente e o cubo está babado. O que poderá ser? Quanto custa?

Abraços

SanTTa
Editado pela última vez por SanTTa em 17 abr 2008, 23:45, num total de 2 vezes.

Registado: 22 dez 2005, 11:00

Mensagem por cristiano » 05 fev 2008, 20:22

apresenta a tua maquina.... desmonta e ve como esta.... :thumbsup:
viewtopic.php?f=1&t=7231&st=0&sk=t&sd=a&start=575 »»»»O INICIO««««

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Registado: 28 mai 2007, 18:27

Mensagem por Coyotte » 14 mar 2008, 12:01

Olá!

Apresenta a tua máquina.... :nod: [wink]

E dá uma olhada nestes tópicos :thumbsup:

https://patrolaventura.pt/forum/vie ... light=cubo

https://patrolaventura.pt/forum/vie ... hp?t=10451

Abraço

Ricardo

Registado: 02 fev 2007, 20:02

Mensagem por syxon » 15 mar 2008, 14:35

bOAS, existe alguma versao do gr que traz os cubos manuais? Os que vi sao identicos aos do 260!!!![/code]

Registado: 23 ago 2005, 21:05

Mensagem por Eduardo » 17 mar 2008, 23:59

Boas

N sei bem como são os do 260, mas se forem iguais aos do 160 são apenas automaticos, certo??

Os dos GR's (pelo menos dos que conheço são todos assim), têm uma posição em que são automaticos, mas têm outra (lock) que se engata manualmente, no cubo...

BoaSorTTe
BoaSorTTe

Registado: 14 set 2005, 13:35

Mensagem por comman » 18 mar 2008, 11:06

o y60 tem cubos automaticos, com posição AUTO e LOCK.

Existem muita informação sobre isso, mas não sabemos se o GR dele tem cubos originais automaticos ou por exemplo cubos AVM manuais...

tira uma foto.

e apresenta a máquina em Viaturas dos Membros

Mensagem por SanTTa » 17 abr 2008, 23:41

Tenho um dos cubos automáticos do meu Y60 danificado.
Faz barulhos ao andar em AUTO e deixa de fazer barulho em LOCK. Já vi os rolamentos e parece estar tudo bem.

Será que existe alguma reparação possivel? Será que exitem cubos manuais de outros modelos da NISSAN que dão para substituir os automáticos do Y60.

Estava a evitar comprar uns AVM.

Abraços

SanTTa

Registado: 28 fev 2006, 11:58

Mensagem por A.Silva » 20 abr 2008, 10:10

se tens a certeza do barulho é no cubo em principio tem reparação desmonta-o em peças mete fotos que eu explico

Registado: 31 out 2006, 13:38

Mensagem por bcrena » 20 abr 2008, 12:50

A.Silva Escreveu:se tens a certeza do barulho é no cubo em principio tem reparação desmonta-o em peças mete fotos que eu explico
!!

Silva, eu tambem ando com o mesmo problema dos cubos, já os demontei peça por peça, lavei as peças todas e voltei a montar com massa liquina nova só que o problema está lá na mesma.
reparei que existe algum desgaste no carreto interior do cubo será por isso que aquilo n funciona? já agora como se repara aquilo?
Um abraço!

Mensagem por SanTTa » 22 abr 2008, 22:36

A.Silva Escreveu:se tens a certeza do barulho é no cubo em principio tem reparação desmonta-o em peças mete fotos que eu explico

eu penso que sim.
Já desmontei, levei a manga de eixo ao torneiro para tirar uma folga do rolamento, o rolamento está ok, massa novinha mas continua a fazer barulho.

O Y60 é de 31 estrias, n é??
Pergunto isto pq encontrei uns cubos manuais de uma nissam 4x4 com 27 estrias, mas quase de certeza q n dá, pois n??

Abraços
SanTTa

Registado: 03 ago 2006, 22:41

Mensagem por nunofvc » 25 abr 2008, 09:32

Os cubos automaticos do Gr sao um GRande calcanhar de aquiles. Eu pesno que ha duas soluções para o resolver e vez e nenhuma passa por desmontar limpar e meter ao sitio.
A primeira será tirar fora e substituir por uns AVM ( solução para quem quer o jipe para andar muito na estrada e fazer algum monte....
A 2 e mais radical é tirar fora,, retirar o sistema automático, solar os cubos e mete los ao sitio ( permite na mesma andar com tracção as 2 ), sendo esta uma solução muito mais economica, fiável, e que resolve completamente o problema, atenção sendo sempre uma solução pros que tem um jipe pro mato.... ~
Espero ter ajudado
Nuno
Nuno Correia
msn: nunofvc@sapo.pt

Mensagem por Eduardo » 25 abr 2008, 23:30

Boas

Quer então dizer que n há salvação para o sistema original :( .....é estranho....o que será que origina este comportamento??, eu tirei os meus, desmontei-os todos e estiquei um pouco mais uma mola que tem lá dentro....n sei se fiz bem :rolleyes: , limpei-os e lubrifiquei (pouco) e agora estão muito melhores, se andar todos os dias nunca fáz aquele moer, mas se ficar muitos dias parado, ainda fáz um pouco até "aqueçerem"

BoaSorTTe
BoaSorTTe

Mensagem por nunofvc » 26 abr 2008, 08:50

Eduardo Escreveu:Boas

Quer então dizer que n há salvação para o sistema original :( .....é estranho....o que será que origina este comportamento??, eu tirei os meus, desmontei-os todos e estiquei um pouco mais uma mola que tem lá dentro....n sei se fiz bem :rolleyes: , limpei-os e lubrifiquei (pouco) e agora estão muito melhores, se andar todos os dias nunca fáz aquele moer, mas se ficar muitos dias parado, ainda fáz um pouco até "aqueçerem"

BoaSorTTe

Tocou num ponto fulcral : "andar todos dias" é que estes desgraçados alem de nao andarem todos dias uma grande parte deles, ainda por cima so sao ligados uma vez por mes em alguns casos. Dois aspectos que ficaram por dizer é a questao as pessoas so se lembram de os lubrificar quando ja tao a dar problemas e esquecem se que é tao facil fazer la em casa, uma chave e umbraco n 8, uma chave e fenas, e um alicate e pontas faz o truke.... de vez enquando, no fim de uma passeata, etc etc....
Um outro ponto é a questao de estarmos a usar muitas vezes o material no limite de esforço. Não podemos esquecer que os Gr vem preparados para andar com pneus 31 e nos metemos 33, 35, e até 37 e 38...... Pelo que os experts dizem o limite da fiabilidade é mesmo os 35 ( ja a justa) e sem bloqueios a frente...logo a malta mete bloqueios e Plok :crybaby: :crybaby:
Não podemos tb deixar de relembrar a falta de leitura de muita gente do "manual de instruções do GR" no que toca a o que fazer para ligar a tracção ( e consquentemente os cubos) muitos de nos so ligamos a tracção quando ja nao ha alternativa, e estes sao ligados em esforço, desgasta e até parte. Sendo que o desligar tb uma parte importante....

Para estes ultimos mais nervosos, o melhor é mesmo soldar os cubos, pode se ligar altas até 60 70 a hora sem stresses e desligar tb porque efectivamente a unica coisa que se esta a desligar é a passagem da caixa de transferes para a transmissao da frente.

Abraço
Nuno Correia

Mensagem por Eduardo » 26 abr 2008, 22:41

Boas

Pois é nuno, é isso mesmo, mas quando um gajo compra o carro já com 150.000 ou mais, é tudo "relativo" e por vezes já vem viciado...

Eu quando faço raids meto manualmente em lock no iniçio e só desligo quando acaba... em auto é só para estaçionar junto á praia :cool:

Achas que fiz bem em esticar a mola?? é que os cubos pareçem-me bem, n vejo desgaste nenhum, e n me apeteçia tar a meter uns novos sem tentar salvar estes primeiro...

Certamente existe ali algum componente que n estará de muita saude, e deve ser sempre o mesmo nos varios casos identicos por aqui relatados, será que ainda ninguem se deu ao trabalho de tentar identificar qual é o "elo mais fraco" e tentar melhora-lo/repará-lo???

BoaSorTTe
BoaSorTTe

Mensagem por nunofvc » 27 abr 2008, 09:02

A questão a mola, nao posso comentar porque nao sei o estao nem a pressao que esta estava , se alguem precisar de peças para cubos digam que eu devo ter porque desmontei muitos é so uma questao de as identiicar Preço O€. Acho que um dos pontos essenciais a ter em causa na manutenção é o tipo de massa que se poe assim como a quantidade, a ideia nao é encher de massa, e há que utilizar uma massa lubriicante resistente a temperatura nao muito grossa. Mais tarde ponho algumas reerencias porque aqui onde me encontro nao as tenho. Tb h
á que ter em atenção os rolamentos se estao em bom estado ou nao, sao uma parte fundamental dod cubos.
Abraço
Nuno Correia

Mensagem por SanTTa » 01 mai 2008, 13:47

nunofvc Escreveu:A questão a mola, nao posso comentar porque nao sei o estao nem a pressao que esta estava , se alguem precisar de peças para cubos digam que eu devo ter porque desmontei muitos é so uma questao de as identiicar Preço O€. Acho que um dos pontos essenciais a ter em causa na manutenção é o tipo de massa que se poe assim como a quantidade, a ideia nao é encher de massa, e há que utilizar uma massa lubriicante resistente a temperatura nao muito grossa. Mais tarde ponho algumas reerencias porque aqui onde me encontro nao as tenho. Tb h
á que ter em atenção os rolamentos se estao em bom estado ou nao, sao uma parte fundamental dod cubos.
Abraço

Companheiro,

Desmontei e penso que identifiquei o problema, a peça que fixa as molhas está partida. Será que tens alguma coisa dessas por ai?

Imagem

Abraços

SanTTa

Registado: 15 mar 2006, 18:45

Mensagem por pepo29 » 01 mai 2008, 14:01

SanTTa Escreveu:
nunofvc Escreveu:A questão a mola, nao posso comentar porque nao sei o estao nem a pressao que esta estava , se alguem precisar de peças para cubos digam que eu devo ter porque desmontei muitos é so uma questao de as identiicar Preço O€. Acho que um dos pontos essenciais a ter em causa na manutenção é o tipo de massa que se poe assim como a quantidade, a ideia nao é encher de massa, e há que utilizar uma massa lubriicante resistente a temperatura nao muito grossa. Mais tarde ponho algumas reerencias porque aqui onde me encontro nao as tenho. Tb h
Abraço

Companheiro,

Desmontei e penso que identifiquei o problema, a peça que fixa as molhas está partida. Será que tens alguma coisa dessas por ai?

Imagem

Abraços

SanTTa

isso ja me aconteceu :nod: :nod:
eu soldei novamente a peça e até hoje nao tive problemas [wink]
todo tipo de acessorios 4X4 : http://www.fracing4x4.com

facebook : http://www.facebook.com/Fracing4x4

Mensagem por SanTTa » 01 mai 2008, 18:40

Pepo,

Vou tentar soldar, mas o problema é q a patilhazinha pequenina tb tá partida. Mas vou tentar. :nod:

De qualquer maneira vou ver se consigo arranjar um freio destes. [wink]

Obrigado pela ajudinha.

Abraços

SanTTa

Registado: 15 mar 2006, 18:45

Mensagem por pepo29 » 01 mai 2008, 19:15

SanTTa Escreveu:Pepo,

Vou tentar soldar, mas o problema é q a patilhazinha pequenina tb tá partida. Mas vou tentar. :nod:

De qualquer maneira vou ver se consigo arranjar um freio destes. [wink]

Obrigado pela ajudinha.

Abraços

SanTTa

um bom artista faz isso na boac [wink]
todo tipo de acessorios 4X4 : http://www.fracing4x4.com

facebook : http://www.facebook.com/Fracing4x4

Mensagem por nunofvc » 01 mai 2008, 20:08

Eu tenho essa peça. Vendo Baratinha, tao baratinha que nem levo dinheiro nenhum [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile]
Abraço
Nuno Correia

Mensagem por SanTTa » 01 mai 2008, 21:07

nunofvc Escreveu:Eu tenho essa peça. Vendo Baratinha, tao baratinha que nem levo dinheiro nenhum [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile]
Abraço

Nuno,

Já mandei MP com a morada e contacto.

Mas n posso deixar de dizer q fico mto contente em saber que ainda existe pessoal assim. :nod: Com prazer em ajudar. :thumbsup:

Por vezes o pessoal esquece-se da palavra "partilha"!

Já deixei contacto e estarei ao dipor para qq coisa aqui na zona de Coimbra.

Abraços
SanTTa

Mensagem por bcrena » 02 mai 2008, 07:31

Boas, ontem desmontei os dois cubos, já andava farto de ouvir aqueles estalos que só desaparecem quando se reduz a velocidade e por vezes os cubos não engrenavam quando eu os ligava, tanto em automático como em manual, então toca a desmanchar peça por peça e tentar perceber como aquilo funciona. depois de tudo desmontado deparei que quase todas as peças estavam boas á excepção de um carreto de um cubo que tinha um ligeiro desgaste na ponta das estrias, é aquele carreto que fica encostado á mola mais fininha que tem estrias por fora e por dentro, as estrias de dentro é que têm desgaste. será esse o motivo de aquilo dar os estalos?
Voltei a montar tudo e fui esperimentar, assim que arranquei de novo os estalos, liguei a tração em automático, começou a estalar, liguei em manual ficou bom, volto a desligar tudo começaram os estalos outra vêz.
Bom resumindo eu já estou convencido que tenho de lá colocar uns AVM mas gostava de perceber como se repara aquilo, é que eu sou um bocadinho teimoso [}:)] [}:)] .
Ó Nuno, tu que já tás mais por dentro deste assunto, não dará para fazer destes cubos uns cubos tipo AVM, tirando o automático e ficando só com o manual?

Um abraço

Mensagem por Eduardo » 02 mai 2008, 09:52

Boas

não dará para fazer destes cubos uns cubos tipo AVM, tirando o automático e ficando só com o manual
BoaIdeia....

Eu daquilo que percebi dos cubos, eles engatam porque uma peça lá dentro com umas rampas, começa a girar e as rampas empurram outra peça estriada para dentro do cubo...para desengatar a tál peça das rampas gira ao contrario e uma mola empurra a peça do estriado para trás...ora nos meus cubos o problema pareçia ser que eles n se conseguiam manter desengatados, por isso desmontei isso tudo e estiquei mais a mola...até ver ficou melhor, mas tambem tem andado muuuiiitto pouco...

BoaSorTTe
BoaSorTTe

Mensagem por bcrena » 02 mai 2008, 10:23

Nem mais Eduardo, por vezes parece que eles não desengrenam lá muito bem se nós conseguisemos arranjar maneira de tirar o automático daquilo ficava ali uma coisa á maneira. se eu visse uns AVN por dentro conseguia perceber como tirar o automático dos originais.
Pessoal vamos lá arranjar maneira de recuperar os nossos cubos, não deve ser nenhum bicho de 7 cabeças, basta só perceber o que se estraga e tentar melhorar.

Registado: 11 ago 2005, 15:40

Mensagem por Manwell_Mayraids » 05 mai 2008, 15:31

Ouçam o Nuno :sabe: :

nunofvc Escreveu: ...
Um outro ponto é a questao de estarmos a usar muitas vezes o material no limite de esforço. Não podemos esquecer que os Gr vem preparados para andar com pneus 31 e nos metemos 33, 35, e até 37 e 38...... Pelo que os experts dizem o limite da fiabilidade é mesmo os 35 ( ja a justa) e sem bloqueios a frente...logo a malta mete bloqueios e Plok :crybaby: :crybaby:
Não podemos tb deixar de relembrar a falta de leitura de muita gente do "manual de instruções do GR" no que toca a o que fazer para ligar a tracção ( e consquentemente os cubos) muitos de nos so ligamos a tracção quando ja nao ha alternativa, e estes sao ligados em esforço, desgasta e até parte. Sendo que o desligar tb uma parte importante....

Para estes ultimos mais nervosos, o melhor é mesmo soldar os cubos, pode se ligar altas até 60 70 a hora sem stresses e desligar tb porque efectivamente a unica coisa que se esta a desligar é a passagem da caixa de transferes para a transmissao da frente.

Abraço

:nod:
Curte o Passeio !

Próximo

Voltar para Transmissões

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante