Bloqueio em Pajero L144

Aquela vibração chata não pára? Tudo sobre transmissões.

Registado: 26 ago 2007, 21:43

Bloqueio em Pajero L144

Mensagem por andregodinho » 13 jan 2008, 00:15

Boas a todos!

já estou registado a algumtempo, mas só agora dei a conhecer a minha maquina aqui no forum.
Apesar de ñ ser nenhum Patrol, e pelo que tenho lido, sei que sou bem recebido por aqui!!!!
Espanto meu que logo no primeiro post do topico da apresentação falam-me para colocar bloqueio no bicho, coisa que ando a 15 dias a matutar como fazer, tentando fugir ao ARB (já com provas mais que dadas é certo, mas os € ñ chegam a tudo) e tentar adpatar um diferencial com bloqueio de um outro Pajero ou Strakar.

Quando andei a ver nas sacatas, logo a primeira pergunta (sou mesmo um leigo na matéria, dai pedir-vos ajuda :D ): qual a relação do meu???

Como ñ consigo ver isso (sem desmontar o bloqueio) gostava priemiro de perguntar se conhecem algum site ou se saber a relação do diferencial de um Pajero VIP 2.5 TD intercooler de 91???

e outras duvidas, é depois de muita leitura nestes topicos, pelos vistos consegue-se recuperar relações com a medida dos pneus.
Ou seja (isto falando de cór, pois ñ sei medidas de relações) se adaptar um diferencial com uma outra relação (desde que devidamente adequada) posso compensar com os pneus??? Isto porque de origem eram 215SR15 ou 235/75R15 ou ainda 30x9,5R15 e eu tenho montado uns 33x12,5R15 posso conseguir uma boa adaptação???

Isto também porque vi uma pessoa que num pajero igual ao meu montou uns eixos/diferenciais de um 2800 GLS (Pajero) e o carro ficou a andar pouco.

Alguém me ajuda para eu tentar fazer uma montagem da coisa e poder acompanhar os Patrois nos passeios??? [wink]

Cumprimentos

Registado: 22 dez 2005, 11:00

Mensagem por cristiano » 13 jan 2008, 14:34

ve o detroit locker motormaquina lisboa.... para o mits. e barato :thumbsup:
viewtopic.php?f=1&t=7231&st=0&sk=t&sd=a&start=575 »»»»O INICIO««««

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Mensagem por andregodinho » 14 jan 2008, 14:30

e isso existe para PAgeros??? :confused:

Registado: 15 jan 2006, 14:16

Re: Bloqueio em Pajero L144

Mensagem por Gonçalo F. » 14 jan 2008, 23:40

andregodinho Escreveu:Boas a todos!

já estou registado a algumtempo, mas só agora dei a conhecer a minha maquina aqui no forum.
Apesar de ñ ser nenhum Patrol, e pelo que tenho lido, sei que sou bem recebido por aqui!!!!
Espanto meu que logo no primeiro post do topico da apresentação falam-me para colocar bloqueio no bicho, coisa que ando a 15 dias a matutar como fazer, tentando fugir ao ARB (já com provas mais que dadas é certo, mas os € ñ chegam a tudo) e tentar adpatar um diferencial com bloqueio de um outro Pajero ou Strakar.

Quando andei a ver nas sacatas, logo a primeira pergunta (sou mesmo um leigo na matéria, dai pedir-vos ajuda :D ): qual a relação do meu???

Como ñ consigo ver isso (sem desmontar o bloqueio) gostava priemiro de perguntar se conhecem algum site ou se saber a relação do diferencial de um Pajero VIP 2.5 TD intercooler de 91???

e outras duvidas, é depois de muita leitura nestes topicos, pelos vistos consegue-se recuperar relações com a medida dos pneus.
Ou seja (isto falando de cór, pois ñ sei medidas de relações) se adaptar um diferencial com uma outra relação (desde que devidamente adequada) posso compensar com os pneus??? Isto porque de origem eram 215SR15 ou 235/75R15 ou ainda 30x9,5R15 e eu tenho montado uns 33x12,5R15 posso conseguir uma boa adaptação???

Isto também porque vi uma pessoa que num pajero igual ao meu montou uns eixos/diferenciais de um 2800 GLS (Pajero) e o carro ficou a andar pouco.

Alguém me ajuda para eu tentar fazer uma montagem da coisa e poder acompanhar os Patrois nos passeios??? [wink]

Cumprimentos

Caro André:

Duas questões:

1 - Pelo facto de ser possível compensar a diferente relação de um diferencial com a diferente medida de pneus, nunca seria a melhor opção. Então, ao adoptar o dif traseiro do Pajero 2800, teria que adoptar tambem uns pneus de diferente medida (diferente altura), para o eixo traseiro; ficando esse, visualmente diferentes dos da frente. NÂO ME PARECE estéticamente a melhor opção.

2 - Por outro lado, porque não adoptar o tal dif. com bloquieo do Pajero 2800, mas manter o grupo cónico (pinhão e roda-coroa) do 2500?????? De certeza que a furação e a pinha de ambos os dif`s, são compatíveis.
Ora dessa forma, poderá montar o dif de bloqueieo do 2800 e manter a relação final do dif do 2500, mantendo tambem as medidas dos 4 pneus iguais...

Fica a minha opinião [wink]

:thumbsup: :thumbsup:

Mensagem por andregodinho » 15 jan 2008, 00:12

Gonçalo F. Escreveu:
Caro André:

Duas questões:

1 - Pelo facto de ser possível compensar a diferente relação de um diferencial com a diferente medida de pneus, nunca seria a melhor opção. Então, ao adoptar o dif traseiro do Pajero 2800, teria que adoptar tambem uns pneus de diferente medida (diferente altura), para o eixo traseiro; ficando esse, visualmente diferentes dos da frente. NÂO ME PARECE estéticamente a melhor opção.

2 - Por outro lado, porque não adoptar o tal dif. com bloquieo do Pajero 2800, mas manter o grupo cónico (pinhão e roda-coroa) do 2500?????? De certeza que a furação e a pinha de ambos os dif`s, são compatíveis.
Ora dessa forma, poderá montar o dif de bloqueieo do 2800 e manter a relação final do dif do 2500, mantendo tambem as medidas dos 4 pneus iguais...

Fica a minha opinião [wink]

:thumbsup: :thumbsup:

Gonçalo, desde já muito obrigado pela ajuda :nod:

Queria só dizer, para tentar fazer-me entender que no teu ponto 1 a ideia teria de ser por os 2 diferenciais do 2.8 com as relações iguais, pois a situação de ter pneus atras com medidas diferentes das da frente nunca me passou pela cabeça :cool: Se fosse nos EUA talvez fosse uma alteração "normal" :D
Agora, se conseguisse ganhar com a tal diferença dos pneus se calhar era uma hipotese, visto que a pessoa que montou esse tal eixo e diferncial frente tinha montados uns 31" De uns 31" para uns 33" já se nota qualquer coisita, e podia ser que "absorve-se" a tal diferença de relação dos diferenciais.

Agora no teu ponto nº 2!!! Isso sim era ouro!!!!! [clap] [clap] como posso saber se é possivel fazer isso??? :rolleyes:

Mensagem por andregodinho » 15 jan 2008, 00:48

cristiano Escreveu:ve o detroit locker motormaquina lisboa.... para o mits. e barato :thumbsup:

já enviei mail para lá, e mesmo que existe para o meu é só os ARB, tudo pronto a montar 980€ :crybaby: haver vamos, se sempre dá para adaptar a dita relação do 2.5 no bloqueio do 2.8 :)

Registado: 05 jan 2006, 22:54

Mensagem por acrvr » 15 jan 2008, 02:55

Procuras na sucata os eixos do 2800, até porque se um dia quiseres meter um ARB n existe para o eixo da frente do 2.5, um colega meu tem uma strakar 2.5 e teve que alterar o eixo da frente para meter um ARB no eixo de braços, podes manter a tua relação e arranjar um eixo de um 2800 já com bloqueio electrico da mitsubishi, com um bloqueio traseiro já podes fazer umas coisinhas, agora se for para cenas mais bravas, vai pensado em comprar um patrol :cool:

Mensagem por andregodinho » 15 jan 2008, 21:52

acrvr Escreveu:Procuras na sucata os eixos do 2800, até porque se um dia quiseres meter um ARB n existe para o eixo da frente do 2.5, um colega meu tem uma strakar 2.5 e teve que alterar o eixo da frente para meter um ARB no eixo de braços, podes manter a tua relação e arranjar um eixo de um 2800 já com bloqueio electrico da mitsubishi, com um bloqueio traseiro já podes fazer umas coisinhas, agora se for para cenas mais bravas, vai pensado em comprar um patrol :cool:

OK é isso que vou começar a fazer, tentar arranjar um eixo do 2.8 com bloqueio electrico, agora será que é assim tão lenear para por a relação do meu??? as furações são iguais, "qualquer um" troca isso ou ñ é assim??

Isto é mesmo só para fazer MAIS umas coisinhas, porque para coisas bravas prefiro ver!!! Essas coisas já pesam muitos €€€€ :D
Mas para ver isso tenho de lá chegar aos sitios, e convém o bloqueio :unibrow: :unibrow: [bigsmile]

Registado: 05 dez 2005, 21:14

Mensagem por Pedrowolf » 15 jan 2008, 22:31

acrvr Escreveu:Procuras na sucata os eixos do 2800, até porque se um dia quiseres meter um ARB n existe para o eixo da frente do 2.5,

Oh Rocha o Miguel das Caldas da Rainha que tb. está aqui registado no PA tinha um Pajero 2.5 de 91 e com eixo c/ bloqueio traseiro do GLS e ARB à frente (mas teve que inventar um sistema de aplicação, penso que era duma pick up Mitsu) [wink]

Abraço :thumbsup:

PR
Editado pela última vez por Pedrowolf em 16 jan 2008, 10:48, num total de 2 vezes.

Mensagem por Pedrowolf » 15 jan 2008, 22:41

andregodinho Escreveu:Alguém me ajuda para eu tentar fazer uma montagem da coisa e poder acompanhar os Patrois nos passeios??? [wink]

Boas andregodinho,

Se queres a minha opinião axo que devias partir logo para um ARB, as invenções ás vezes saiem caro [wink] [wink]

Abraço e Parabéns pela máquina :thumbsup:

PR

Mensagem por andregodinho » 15 jan 2008, 22:51

Pedrowolf Escreveu:Boas andregodinho,

Se queres a minha opinião axo que devias partir logo para um ARB, as invenções ás vezes saiem caro [wink] [wink]

Abraço e Parabéns pela máquina :thumbsup:

PR

Tou de acordo contigo, mas o problema é que estamos a falar aproximadamente no dobro :crybaby:

Até mesmo um usado era capaz de comprar, mas ñ há!!!! é que para aquilo que ando com o carro, e para o que vale, ñ comvém investir muito!!! Já este da invenção ñ se pode dizer que seja pouco....

Agora em relaçáo ao Miguel, já o conheci pessoalmente, e já vi o projecto do Pajero dele, e já lhe perguntei sobre a coisa, mas até agora ainda ñ me disse nada :(

Mensagem por Pedrowolf » 16 jan 2008, 09:36

andregodinho Escreveu:Tou de acordo contigo, mas o problema é que estamos a falar aproximadamente no dobro :crybaby:

Até mesmo um usado era capaz de comprar, mas ñ há!!!! é que para aquilo que ando com o carro, e para o que vale, ñ comvém investir muito!!! Já este da invenção ñ se pode dizer que seja pouco....

Agora em relaçáo ao Miguel, já o conheci pessoalmente, e já vi o projecto do Pajero dele, e já lhe perguntei sobre a coisa, mas até agora ainda ñ me disse nada :(

O que o Miguel tem é ARB à frente e eixo dum Pajero GLS atrás, o compressor é ARB e funciona para os 2 bloqueios, como as pressões não podem ser iguais tem um regulador para controlar o ar para o traseiro [wink]

(Oh Miguel andas mesmo ocupado, nem ligas ao pessoal :D :D :D :D )

Espero ter ajudado :thumbsup:

PR

Mensagem por andregodinho » 16 jan 2008, 10:12

Pelo anuncio de venda do Miguel, já teve sim o Bloqueio do 2.5 GLS atrás e ARB no diferencial da frente 2.5 GLS também. Mas de momento está lá 2 Bloqueios ARB :unibrow: (quem pode pode :( ) Provavelmente ele substituiu os 2 diferenciais porque as relação devem ser diferentes para as minhas de origem, mas era isso também que eu gostava de tentar saber!

Vamos ver se ele aparece para dar aqui algumas dicas [wink]

Mensagem por Pedrowolf » 16 jan 2008, 10:45

andregodinho Escreveu:Pelo anuncio de venda do Miguel, já teve sim o Bloqueio do 2.5 GLS atrás e ARB no diferencial da frente 2.5 GLS também. Mas de momento está lá 2 Bloqueios ARB :unibrow: (quem pode pode :( ) Provavelmente ele substituiu os 2 diferenciais porque as relação devem ser diferentes para as minhas de origem, mas era isso também que eu gostava de tentar saber!

Vamos ver se ele aparece para dar aqui algumas dicas [wink]

Afinal o Miguel já vendeu o Pajero. Qt. aos bloqueios era mesmo como escrevi atrás: Eixo 2.5 GLS atrás c/ regulador de pressão e ARB à frente e o compressor ARB para os 2.

Abraço,
PR

Mensagem por andregodinho » 16 jan 2008, 11:21

haver se lhe ligo a chatear a cabeça :D
haver se ele me dá uma ajuda....

obrigado :thumbsup:

Mensagem por andregodinho » 18 jan 2008, 11:01

bem, com mais umas voltas já consegui juntar mais umas informações para poder comparar e ver se estou a perceber bem!!

Como o Miguel Braga disse num outro topico:
" tou a tentar homolgar nova medida de pneus para ver se meto 4.88 (35") ou 5.21 (38")"

e consegui a informação que o meu L144 tem a relação de 4.625. A mesma pessoa que me informou disto diz que os 2.5 GLS têm a relaçáo de 4.875 ou seja:

L144 - Relação 4.625 - Pneus 30x9.5R15 origem
2.5 GLS - Relação 4.875 - Pneus 31x10.5R15 origem

L144 com relação 4.875 era compensado com uns 32" ou os que já tenho montados 33" ???

Tá certo o meu raciocinio??

Mas para isto tem de ser os 2 eixos do 2.5GLS para ñ haver problemas!
Contudo ando a tentar saber se é possivel substituir a croa do 2.5GLS pela minha afim de ficar com a mesma relação e logo, ñ ter de trocar os 2 diferencias/eixos.

obrigado malta :)

Registado: 14 jun 2007, 18:03

Mensagem por Zezittu » 18 jan 2008, 14:40

Acho mesmo k o melhor era fazeres como eu e meter o Arb, evitas problemas e chatisses, alem de que tens a certeza k tens algo em condiçoes, e se te deram um orçamento de 900 e tal euros com montagem é um bom preço! Fica aqui a minha opiniao :D Abraço

Mensagem por andregodinho » 18 jan 2008, 15:05

Zezittu Escreveu:Acho mesmo k o melhor era fazeres como eu e meter o Arb, evitas problemas e chatisses, alem de que tens a certeza k tens algo em condiçoes, e se te deram um orçamento de 900 e tal euros com montagem é um bom preço! Fica aqui a minha opiniao :D Abraço

obrigado pela opinião Zezittu e é sempre bemvinda, mas....€€€€€
e ñ é 900 e tal já com montagem, mas sim 980 pronto a montar, ou seja + montagem :(

Se tivesse bem de finanças ñ era um Pajero que andava mas talvez um GR ou uma Defender TD5 :rolleyes:

Registado: 16 nov 2006, 12:38

Mensagem por GHOSTRIDER » 18 jan 2008, 19:34

Certo!!! :D :D [clap] [clap]

Voltar para Transmissões

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes