Gostava de tentar simplificar esta coisa dos cubos.
Eu li algumas explicações que podem ser confusas.
O ideal é tentar perceber a tabuada, e não sabê-la de lena-lenga, é que assim nós próprios vamos lá se entendermos o funcionamento ou o propósito. É como algumas pessoas que na condução de um carro de caixa normal só começam a meter mudanças e a embraiar bem, depois de perceberem a função destes componentes.
(lembro-me uma vez de a minha mãe de perguntar pq numa subida nao se punha a 4º se esta andava mais...)
Os cubos no eixo da frente (geralmente neste tipo de jipes) tem só uma função:
A de engrenar as "rodas" à transmissão da frente (seja automáticos sejam manuais). Aquela coisa à frente com rodas nas pontas :-) e ao semi-eixo piqueno que está mais ao menos ao meio dessa coisa e que está ligado para cima :-). Isto fica tudo conectado as rodas quando ligamos os cubos sejam auto ou manuais.
Se não estiverem engrenadas as rodas estão "soltas" e rodam "livres"... estão desconectadas da transmissão.
Os cubos ao engrenar a transmissão na frente não quer dizer que tenhamos tracção integral!
Só depois de ligar 4x4 na caixa de velocidade é que então sim a transmissão da frente fica "ligada" a caixa/motor e temos tracção integral.
Os cubos ao serem automáticos são só para facilitar não ter de sair lá fora para os ligar a mão... mas claro tem um senão. Têm de ter um mecanismo para os desligar tmb... e esse truque é a transmissão rodar/dar força em sentido contrario ao que foi utilizado para ligaram, desconectando-se assim da transmissão.
Logo ligar em Lock Manual é mais seguro em TT pois garante-se de não se desligam em situações de manobras de andar para a frente e para tras no TT ou outras situações.
Em modo Automático no GR ligam-se se ligarmos as 4x4, isto pq a caixa de velocidades passa a dar movimento a transmissão da frente e esta começa a rodar dentro do cubo e este como esta parado (pq esta desligado) vai engrenar... e click está ligado!
No manual do GR diz q devemos de vez em quando colocar em LOCK manual e circularmos assim uns 500km (se nao me engano) mas sem por 4x4 (so se for em TT) pois lubrifica a transmissão da frente que normalmente com os cubos desligados anda ali com as valvulinas no fundo paradas e a condensar humidade.
Agora o ligar as 4x4 em piso seco, não é bom, pq isso tem a ver com o facto deste tipo de veiculo nao ter diferencial central mas isso acho q ficou facil de perceber no inico do post.
4x4L vs 4x4... epa é facil de perceber L desmultiplica mais e fica com mais forca
melhor do que foi aqui dito em alguns posts, acho q so com desenhos ou mesmo um filme :-)
abraços