Auto bloqueio com LSD

Aquela vibração chata não pára? Tudo sobre transmissões.

Registado: 23 ago 2005, 21:05

Re: Auto bloqueio com LSD

Mensagem por Eduardo » 20 ago 2009, 21:36

Boas

Ricouto, entraste em mais uma das "velhas" discussões cá do forum, ARB vs auto-blocante vs LSD vs diferençial aberto...
N faltam adeptos de todas as ideologias, por isso vou-te deixar a minha ideia...

O que interessa na "analise" da aquisição destes tipos de equipamento são factores como : Uso que se da á viatura, tamanho da carteira :rolleyes:
Na minha opinião, a analise teórica e hipotética dos factos seria algo mais ou menos como isto:

"Carteira funda"- ARB nos dois dif. (independente do uso)

"Carteira média"
- Utilização 80/20 (estrada/maTTo) - LSD atrás
- Utilização 50/50 - ARB atrás
- Utilização 20/80 - Autoblocante atrás e quando for possivél ARB na frente
- Utilização 0/100 - Autoblocante nos dois

"Carteira curta"
- Utilização 80/20 - diferençial aberto....
- Utilização 50/50 - LSD atrás
- Utilização 20/80 - Autoblocante atrás
- Utilização 0/100 - Soldex atrás e Autoblocante na frente :unibrow:

Esse LockRight e outros do genero bloqueiam a 100% quando é preciso... e fázem o bem o serviço deles.
Mas tem alguns "inconvenientes tais como "efeitos espeçiais" sentidos na direcção espeçialmente se acelerar/desaçelerar ao fazer curvas apertadas, isto faz com que o bloqueio atraque/desatraque na curva e a roda pode arrastar ou soltar a meio da curva o que pode originar alterações da trajectoria entre outras coisas...
Por esta razão é que a opção "autoblocante" apareçe apenas quando a viatura é usada maioritariamente para o maTTo...

Espero ter ajudado :okkk:
BoaSorTTe

Registado: 28 mai 2007, 18:27

Mensagem por Coyotte » 20 ago 2009, 22:03

Boas Eduardo!

pois, o meu problema neste momento é mesmo a carteira curta... :rolleyes:

eu ando normalmente 50 a 80% fora de estrada, contando com o asfalto até às entradas das TTrialeiras :nod:

Estava a pensar meter-lhe um lock right mas os meus semi-eixos são de 33 estrias e para esses eles não têm. :crybaby: A D-locker também não fabrica, pois enviei um mail para lá (com fotos da máquina e fotos do semi-eixo) e responderam-me (sempre em inglês) que para o meu modelo de 33 estrias nunca fabricaram. :rolleyes:

Já coloquei um anuncio nos classificados para comprar um LSD por 150 Aérios :eek: mas por esse preço a malTTa não os vende, coisa que eu entendo. :rolleyes:

O bloqueio Soldex está fora da equação :D

Resta-me esperar por melhores dias e por bom t€mpo [bigsmile] ou então continuar a esgravatar na web, em sites estrangeiros a ver no que dá.

Se me dizes que o lock right é um bloqueio a 100% fiável e que se aguenta bem, vou também ponderar a troca dos semi-eixos de 33 para 31 estrias... a ver quanto t€mpo dá :rolleyes: :nod:

Abraço e obrigado pela "análise teórica e hipotética" :okkk:

Ricardo

Registado: 15 jan 2006, 14:16

Mensagem por Gonçalo F. » 20 ago 2009, 22:04

ricouto Escreveu:Gonçalo, já vi que percebes alguma coisa da matéria...

Talvez me possas então dizer se eu posso ter um auto-blocante a actuar (no máximo) a 80 ou 90 %.

Se isto é possível e se sabes como se faz, adianta cá para a malTTa os procedimentos a ter.

Já agora e referindo-me ao bloqueio Lock Right como a imagem acima indica, tens alguma opinião sobre esse tipo de bloqueio? Se é fiável?

CumprimenTTos,

Ricardo

Boas, Caro Ricouto

Se a minha opinião te pode ser útil e te ajuda, como Patroleiro e membro deste fórum, fico satisfeito por isso [wink]

Ao que referes e em matéria de diferenciais, bloqueios, autoblocantes, para mim, tens duas opções:

1.ª e melhor: MONTA um ARB atrás. Se queres tirar partido do Patrol, sem partir material, por experiência própria, é mesmo a mais barata. Transformas o teu Patrol como ambicionas. O que antes era a partir e de acelerador a fundo, aos pulos, etc. e mesmo assim, frustrado por não subires, com o ARB, tudo é diferente - evitas muita "porrada" na mecânica: motor, embraiagem (se bem que o bloqueio tambem as poem à prova), transmissões, gasóleo (às vezes, muito mesmo) :nod: .... e sobes muita coisa que antes, nem te atrevias.

ou

2.ª Deixa-te andar com o actual diferencial até achares que "t€ns t€mpo" para comprar um ARB [:p] , usando entretanto um bom pneu com as pressões ajustadas ao piso onde andas e amortecedores com curso ajustado às molas, evitando gastares dinheiro em coisas que, no mato, pouco benefício acrescentam.

O dif que preguntas, tipo Detroit Locker, é perigoso, violento para as transmissões, imprevisível, ruidoso (dá estalos parecendo que se vai partir tudo), desajustado às necessidades - bloqueia quando queres e quando não o queres :nod: em alcatrão ou terra... é igual

Bloqueiam (sempre a 100%, claro), sempre que haja diferença de rotação entre cada uma das rodas desse eixo em conjunto com esforço de entrada do pinhão de ataque, ou seja, imagina-te a fazer uma curva, em que se acelerares, as duas rodas vão "querer" dar o mesmo n.º de voltas quando uma delas, devido ao raio de curva, não o pode fazer (porque ficam rigidamente ligadas); se estiver molhado, ainda "melhor" :lotlol: . Ou a traseira escorrega ou a frente é empurrada para o exterior da curva - ficas com um Patrol dificl de conduzir.

Por outro lado, aumentar à percentagem de bloqueio de um autoblocante - isso é feito atraves da alteração das anilhas e /ou aumentando o n.º delas, por forma a aumentarmos a carga de atrito interno, no momento em que há escorregamento entre ambas as rodas.

Chegar aos 80/90%, para além de ser muito caro (as anilhas de origem custam um dinheirão - o Paulo Lança sabe bem o valor :unibrow: ), nem todos os autoblocantes o permitem. Por outro lado, seria necessário "saber" conduzir o Patrol em estrada - a traseira ganharia vida muitas vezes :eek:, em manobras apertadas, irias sentir uma prisão enorme das rodas, por ausência de diferencial.

Um carro de competição de média preparação já usa autoblocante (Torsen e outros) e são "kitados" quanto à percentagem de bloqueio (chegando aos tais 90%), para além de ficarem mais "agressivos" e sensíveis ao acelerador, tornam a vida útil do próprio diferencial muito mais curta (o que em competição é um mal menor). Para o Patrol e para uso TT não é opção.

:okkk:

Mensagem por Coyotte » 20 ago 2009, 23:19

Gonçalo F. Escreveu:Boas, Caro Ricouto

Se a minha opinião te pode ser útil e te ajuda, como Patroleiro e membro deste fórum, fico satisfeito por isso... [wink]

Boas Gonçalo!

Claro que todas as opiniões são benvindas, mesmo as "do contra" :rolleyes: pois ajudam-nos a evoluir. Ao dares a tua opinião, não só me ajuda a mim, mas também a quem depois ler o que se escreveu. Já aprendi muito em certos tópicos, só de os ler. :leiam: Claro que há alguma malTTa que apenas vem desconversar :grrr: e ainda mais malTTa que não participa por variadissimos motivos. :rolleyes:

Eu, conforme me ajudam, tento também naquilo que sei ajudar e muitas vezes já tive "carga de trabalhos" com gasto de muito tempo e algum dinheiro, apenas por amor à camisola. Mas antes que fuja ao tópico... :leiam: adiante.

A minha máquina é do dia a dia, se bem que muitas vezes uso o carro da minha esposa para circular. :nod: Todas as alterações que faço implicam sempre circular em estrada, o que já me condicionou em muitos factores. Não tenho medo de o meter no mato nem de lhe dar porrada mas tenho utilizado sempre o kit de unhas e a força "bruta" para TTrialar. Mais dia, menos dia, algum componente vai cantar, :( mas para já a coisa tem corrido bem, isto porque ando sempre em cima de toda a mecãnica e afins. Para isso tenho contado sempre com a ajuda do meu mecânico e amigo. (que também partica TT)

O problema é que já começo a cansar-me :rolleyes: de onde as outras máquinas entram e sobem muito devagar, eu entro e subo a dar-lhe palhete ou então fico a meio (muitas vezes atravessado e pronto a virar). :eek: Quando conduzo máquinas com bloqueios e reparo na diferença, por vezes até me pergunto se tirando os bloqueios a quem conduz essas máquinas eles ainda conseguiriam subir da forma como eu subo. :confused: [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile]

O T€mpo também não tem ajudado e por isso é que procuro soluções baratas e funcionais do ponto de vista monte/alcatrão. Sei que não se pode ter uma máquina boa para fazer as duas coisas ao mesmo tempo (é como os pneus) :rolleyes: mas tento ao máximo aproveitar o que há de bom nas duas situações. Daí que procuro um bloqueio funcional, assim como uma refrigeração do motor mais eficaz. Neste momento é com isto que ando entretido. A parte da refrigeração já está encaminhada, :nod: a teoria já a tenho, graças à malTta como tu, só me falta agora a parte prática, e que se tudo correr bem começo na próxima semana.

O diferencial traseiro também vai ter que sair fora pois já tem muita folga. :( Com folga refiro-me à diferença de tempo na resposta dada pelo diferencial quando o veio de transmissão começa a rodar. Essa folga dá para tirar ( e recomenda-se) :nod: e como o diff vai sair para o afinar, pensei em meter-lhe lá algum tipo de bloqueio. Conforme dizes e referindo-te ao ARB é a forma mais barata de poupar na mecânica, se bem que com algum investimento inicial considerável. :rolleyes: :nod: De momento estou com pouco t€mpo e não colocando essa hipótese de lado, a mesma terá que aguardar. Tentava contudo arranjar uma solução mais em conta, sabendo de antemão que esta é uma das melhores. :sabe:

Dito isto e como o testamento já vai longo (que posso fazer? [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile] tenho tempo para escrever) [}:)] [}:)]

Abraço e obrigado pelas dicas. :okkk:

Ricardo

Mensagem por Coyotte » 28 ago 2009, 20:05

Conforme o prometido é devido...

Para desmontar os semi-eixos anteriores:

Tira-se a roda fora. :eek: [bigsmile]
Bate-se nesta tampa com miminho :grrr: até ela se soltar e retira-se fora :nod:

Imagem

Para se tirar o sistema de travão conforme se vê na foto, vai-se por trás da blindagem e retiram-se os parafusos. Dependendo do que se vai fazer, pode-se antes retirar o cabo fléxivel e o rígido dos travão. Neste caso convém “tamponar” :eek: o tubo para não sair o DOT4 (ou similar)

Imagem

Conforme disse, retirar estes parafusos, que são 6

Imagem

E voilá! Sai o semi-eixo fora. Aproveitem para contar as estrias, 31 ou 33 ou meia-dúzia se algumas estiverem partidas :rolleyes: [bigsmile] [bigsmile]

Imagem

Aqui ve-se onde aperta a jante, nos respectivos pernos

Imagem

Aqui os pernos que apertam na roda (maior) e os pernos que apertam na ponte

Imagem

Aqui as juntas e o líquido do diferencial com um aspecto terrível :confused: :rolleyes:

Imagem

Ampliado

Imagem

Ainda mais ampliado :matrix:

Imagem

Foto do autoblocante que vai para o sítio do que lá está, que é aberto. Quando começar a desmontar essa parte, coloco aqui as fotos. :leiam:

Imagem

CumprimenTTos,

Ricardo

Mensagem por Coyotte » 07 set 2009, 00:32

Boas!

Aqui vai mais um ligeiro update.

Apesar de ainda ter o costado lixado, arranjei uma ajuda preciosa. Evita o esforço, aumenta a rapidez e torna-se mais divertido.

As ajudas...

Imagem

Imagem

A ausência do diferencial...
Muita atenção ao apoiar o jipe. Nunca se deve apoiar só com o macaco. Duas preguiças a segurar e um cepo de madeira, não vá uma preguiça cansar-se...

Imagem

A carcaça do diferencial.

Imagem

O diferencial que lá estava. Este é um diferencial aberto sem qualquer tipo de problema. Fiquei admirado pois pensei que tivesse 4 satélites, mas afinal só tem 2; no entanto tem aguentado muita porrada. O rolamento que se vê no topo teima em não sair e como não estou para lhe meter um novo, amanhã levo o conjunto ao Carlos para ver se ele me pode tratar disso.

Imagem

O autoblocante que para lá vai.

Imagem

Quando tiver a meter ao sítio, a ver se coloco mais umas fotos da coisa.

CumprimenTTos,

Ricardo

Mensagem por Coyotte » 07 set 2009, 00:34

Este ficheiro PDF encontrei por acaso na WEB quando procurava outra coisa. Achei-o interessante e por isso resolvi partilhar o endereço. Dá para perceber o diferencial aberto, bem como o nome de todas as peças que por lá andam.

Aconselho TODA a malTTa a ler.

http://paginas.fe.up.pt/~tavares/ensino ... atorio.pdf

CumprimenTTos,

Ricardo

Registado: 22 out 2006, 21:39

Mensagem por Vasco Pinto » 09 set 2009, 11:49

ricouto Escreveu:Este ficheiro PDF encontrei por acaso na WEB quando procurava outra coisa. Achei-o interessante e por isso resolvi partilhar o endereço. Dá para perceber o diferencial aberto, bem como o nome de todas as peças que por lá andam.

Aconselho TODA a malTTa a ler.

http://paginas.fe.up.pt/~tavares/ensino ... atorio.pdf

CumprimenTTos,

Ricardo

amigo ricardo, tem em atenção ao montar o autoblocante a afinação que dás aos rolamentos onde entram os semi-eixos, uma vez que mal afinados provocam-te uma zoeira enorme no carro em andamento e depois sim tens de os colocar novos.

:king: bom trabalho!
abraço

VP
Rapiteste Rotações

Mensagem por Coyotte » 09 set 2009, 21:30

Vasco Pinto Escreveu:

amigo ricardo, tem em atenção ao montar o autoblocante a afinação que dás aos rolamentos onde entram os semi-eixos, uma vez que mal afinados provocam-te uma zoeira enorme no carro em andamento e depois sim tens de os colocar novos.

:king: bom trabalho!
abraço

VP

Boas amigo Vasco!

Realmente eu sei que tem que se afinar os rolamentos de forma a "aconchegar" [bigsmile] a roda de coroa no pinhão de ataque e também deixar a roda (de coroa) trabalhar no pinhão com uma folga de duas a três décimas de mm. Importante também é manter as mesmas capas e sobretudo a parte de cima que prende o rolamento do mesmo lado, ou seja, desapertei do lado direito e é no mesmo lado que depois tem que ser apertada. Isto é muito importante pois se se trocar, é muito complicado conseguir uma boa afinação.

Infelizmente o autoblocante que comprei não funcionava, ou seja, depois de tudo montado, metia-se a 1ª e nada... nem para a frente nem para trás. Curiosamente o autoblocante (os discos) deviam estar a fazer o seu papel. Desmontado o veio de transmissão traseiro (caixa-diferencial) para não estragar nada e com a tracção da frente engrenada, lá levei o jipe, desta vez ao mecânico (Carlos Vicava). Ao fazer a manobra para entrar na oficina, sentia-se o autoblocante a funcionar, mesmo sem ter a tracção lá metida.

Felizmente como comprei o autoblocante a malTTa de confiança, amanhã passo lá para devolver este e trazer outro.

Desta vez o trabalho vai ser feito na oficina pois demora muito menos tempo e não lixo o costado. Aliás, quando tirei o diferencial de origem fora, levei o conjunto ao Carlos para ele me meter o autoblocante e respectivos rolamentos (bem afinados) :nod: pois assim foi chegar a casa e meter logo tudo no sítio. Portanto, e apesar de ser "Home Done", o crédito não pode ser só meu.

Uma coisa curiosa foi o seguinte: tiramos hoje ao fim do dia o autoblocante fora (para o ir devolver) e quando se meteram os semi-eixos ao sítio e se apertaram as rodas, isto sem qualquer diferencial metido, as rodas não se seguravam, ou seja, nem deu para baixar o jipe para o tirar de lá. Não sei se isto é normal, mas na verdade como as rodas pareciam muito soltas, achamos por bem não tirar de lá o jipe; não sei se isto é normal ou se a máquina pode circular assim, mas... em caso de dúvida, mais vale prevenir.

De facto, com um diferencial lá metido o jipe não tem qualquer folga mas "rodas".

Até abri um tópico para perceber como isto funciona mas o João Trapol disse que era normal. Ficamos sem saber é porquê que isto acontece. Já agora se alguém tiver uma explicação, faça o favor de se chegar à frente... :leiam: :nod:

A ver se amanhã se desimpede o elevador lá na oficina, pois no fundo é um favor que me estão a fazer e se vou ter máquina para fazer umas picadas neste FDS. :matrix: :friends: :friends:

Abraço,

Ricardo

Registado: 09 out 2005, 20:13

Mensagem por Fernando » 10 set 2009, 12:08

O Ricardo, estás um crack na bricolage [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile]
Sempre a evoluir essa maquina.
Tou quase bom para vos acompanhar, mas só para a soft :nod:

Abraço
Fernando
Bons TTrilhos
917566679

Mensagem por Coyotte » 10 set 2009, 12:28

Fernando Escreveu:O Ricardo, estás um crack na bricolage [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile]

Abraço
Fernando

Viva Fernado, tudo bem contigo? Esse osso já está bom para aguentar a trepidação das minhas molas (de carroça) [bigsmile] ou ainda só aguenta as eliquoidais?

A bricolage vai-se fazendo sim senhor; devagar devagarinho mas lá se vai fazendo.

Este FDS devemos ir dar uma voltinha no Domingo de manhã. Obviamente que tens sempre boleia na minha máquina :okkk:

Abraço e as melhoras. :friends: :friends:

Ricardo

Mensagem por Coyotte » 10 set 2009, 22:16

Boas!

Só para informar que o autoblocante já está no sítio e a funcionar.

O que era para ser uma tarefa simples, afinal revelou-se mais complicada do que o previsto, sobretudo pelo facto de dar algum trabalho e também por existirem pormenores que um semi-leigo como eu desconhece.
Valeu-me a ajuda do Carlos (vicava) e do amigo que me vendeu o autoblocante, que se mostrou sempre disponível para ajudar e esclarecer uma ou outra dúvida que foi surgindo.

Sei que para alguma malTTa isto é como andar de bicicleta :nod: mas eu ainda vou no triciclo. [bigsmile]

De salientar o seguinte: Em princípio todos (ou quase) os 260 atmosféricos de diferencial livre e que se lhe enfie um autoblocante(AB), há que ter em atenção quando se aperta a roda de coroa(RC).

O autoblocante inicial foi montado e não se reparou que ao apertar a RC ao AB, ficou um espaço de cerca de 1mm entre eles. Como o efeito diferencial do AB não funcionava, o mesmo foi devolvido e substituído por um outro.

Ao montar pela segunda vez, reparou-se que ficava um espaço de cerca de 1mm entre a RC e o AB. Contactado o amigo que me vendeu o diferencial, disponibilizou-se para ver o que se passava. Depois de me analisar a situação, provou-se que a minha RC em nenhum AB apertava na totalidade. Perguntou-me se o meu era atmosférico (que é) e como tal, as RC que neles vêm equipadas têm primeiro que "passar" pelo torneiro para que possam ser desbastadas e só depois é que esse 1mm desaparece e a coisa fica 5 estrelas. Obviamente que nos primeiros Km's não se irá notar mas ao fim de algum tempo pode ter consequências graves para todo o material adjacente. Não sei se me fiz entender mas penso que sim.

Próximo Domingo vou dar uma saltada :eek: :D ao monTTe e ver se a diferença é notória.

Testamos o diferencial da seguinte forma: macaco a meio da ponte para levantar as duas rodas traseiras. Rodando uma com a mão (em ponto morto), a outra roda circulou no mesmo sentido. Engatado em primeira ambas as rodas circularam no mesmo sentido.

Com o macaco a levantar apenas uma roda, engatou-se a 1ª velocidade e um treme treme mas o bloqueio não conseguiu actuar (o que é normal). Puxou-se nos mesmos moldes o travão de mão e lá foi ele, uma roda no ar, a outra no chão a puxar e... lá foi ele por lá fora. Ainda bem que o macaco tinha rodas [}:)]

Não tenho fotos para documentar mas a partir do momento em que o trabalho deixou de ser "home done", fico um bocado complicado andar a fotografar.

Dou por encerrada a saga da montagem do autoblocante; :matrix: Espero que este tópico possa vir a ajudar alguém e qualquer dúvida perguntem que se eu souber responder tudo bem, senão existe por aqui muito boa malTTa que sabe muito mais do que eu :okkk:

CumprimenTTos,

Ricardo

Mensagem por Fernando » 11 set 2009, 12:56

ricouto Escreveu:
Fernando Escreveu:O Ricardo, estás um crack na bricolage [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile]

Abraço
Fernando

Viva Fernado, tudo bem contigo? Esse osso já está bom para aguentar a trepidação das minhas molas (de carroça) [bigsmile] ou ainda só aguenta as eliquoidais?

A bricolage vai-se fazendo sim senhor; devagar devagarinho mas lá se vai fazendo.

Este FDS devemos ir dar uma voltinha no Domingo de manhã. Obviamente que tens sempre boleia na minha máquina :okkk:

Abraço e as melhoras. :friends: :friends:

Ricardo

O Ricardo, penso que a fissura estará já colada mas para a semana tenho consulta e mediante o parecer do medico lá irei recomeçar as minhas voltitas soft. Vamos ver [wink]

Mas assim que estiver operacional vou querer ver esse bloqueio a funcionar [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile]

Abraço
Fernando
Bons TTrilhos
917566679

Mensagem por Coyotte » 11 set 2009, 22:10

Boas Fernado!

Eu também já há oito semanas que ando lixado das costas mas por motivos diferentes, neste caso musculares. Já estava melhor mas com a saga do bloqueio, que é material muito pesado, e mesmo com ajuda, tendo a não melhorar; contudo ainda aguento umas picadas com molas de feixe, o que já me permite ir para o monTTe este FDS embora também para uma voltinha soft. Porra, parece conversa de velhos :sabe: [bigsmile] [bigsmile] A minha artrite isto, o meu reumatismo aquilo, etc.. vamos jogar umas damas no banco do Jardim? :eek: [}:)] [}:)] [}:)] [}:)]

Quanto ao bloqueio, também estou à espera de uma oportunidade para o experimentar a sério e ver se sempre ajuda alguma coisa ou não. Pelo que li cá no fórum, a malTTa é unanime em que ajuda sempre um bocadinho. :nod:

Meti-lhe ATF em vez de valvulina aditivada ou similar para ver se os discos actuam como pequenas embraiagens no seu melhor. :leiam: [clap]

Bom, resta-me terminar que aqui no lar de repouso :sabe: o recolher obrigatório é às 23.00 :nhnhn:

Abraço,

Ricardo

Mensagem por Fernando » 14 set 2009, 12:50

Qual velhos qual nada, a minha omoplata queixa-se da fissura provocada por uma queda a umas semas atraz :grrr: :grrr: :grrr:

Eu vi a tua msn e ainda estive para a parecer mas depois houve alguem que como que um vozinha me zoou ao ouvido - não vas, olha a fissura, olha que as voltitas deles nunca são soft :sabe: :sabe: bem acabei por não aparecer. Mais tarde um pouco fui até ao quintal pela 1ª vez apos a queda ver o que dizia a omoplata, queixou-se um pouco :crybaby: :crybaby:

Mais umas semaninhas........

E agora voltando ao topico, como se portou o bloqueio???? Ou foi assim tão soft que nem precisas-te dele????? :matrix: :matrix: :matrix:

Abraço
Fernando
Bons TTrilhos
917566679

Mensagem por Coyotte » 14 set 2009, 17:36

Boas Fernando!

Nem te digo nem te conto... [bigsmile]

O Carlos (Vicava) partiu um semi-eixo.

Utilizamos algumas vezes as cintas... [bigsmile]

O Autoblocante dá realmente uma ajuda :dance:
Deu para o sentir a trabalhar e para mim, que não tinha nenhum, foi uma grande ajuda. Ele há por aí malTTa que nunca conduziu com diferencial aberto; logo eu sei mais pois conduzi com Diff aberto e agora conduzo com Diff autoblocante. :nhnhn: [bigsmile] [bigsmile] 20% das vezes (pelo que percebi) ao atacar o obstáculo, pois por vezes é atacado de forma diferente de quem utiliza bloqueio, a coisa funciona maravilha... :clapp: :clapp:

A musculatura também se queixou, mas valeu a pena.

O soft é relativo... [}:)]

A maioria das alternativas eram iguais ao percurso original :clapp: :clapp:

Foi um colega com um 3.3 Turbo que foi baptizado, foi a sua primeira vez [clap] [clap] [clap]

Desejo que essas vozes que escutas se calem o mais rápido possível, pois será bom sinal. :okkk:

Abraço,

Ricardo

Registado: 21 jun 2009, 11:37

Mensagem por Ramalhão » 18 set 2009, 17:11

ricouto Escreveu:Boas Fernando!

Nem te digo nem te conto... [bigsmile]

O Carlos (Vicava) partiu um semi-eixo.

Utilizamos algumas vezes as cintas... [bigsmile]

O Autoblocante dá realmente uma ajuda :dance:
Deu para o sentir a trabalhar e para mim, que não tinha nenhum, foi uma grande ajuda. Ele há por aí malTTa que nunca conduziu com diferencial aberto; logo eu sei mais pois conduzi com Diff aberto e agora conduzo com Diff autoblocante. :nhnhn: [bigsmile] [bigsmile] 20% das vezes (pelo que percebi) ao atacar o obstáculo, pois por vezes é atacado de forma diferente de quem utiliza bloqueio, a coisa funciona maravilha... :clapp: :clapp:

A musculatura também se queixou, mas valeu a pena.

O soft é relativo... [}:)]

A maioria das alternativas eram iguais ao percurso original :clapp: :clapp:

Foi um colega com um 3.3 Turbo que foi baptizado, foi a sua primeira vez [clap] [clap] [clap]

Desejo que essas vozes que escutas se calem o mais rápido possível, pois será bom sinal. :okkk:

Abraço,

Ricardo

realmente ricardo as alternativas sempre me deram algum jeito(algumas)... ja agora obrigado por me rebocares... estava branco digo eu.... disseram-me que era um coisa soft e deparo-me com aquilo... sinceramente... abraço...

Mensagem por Coyotte » 18 set 2009, 20:07

Amigo Ramalhão :thumbsup:

diz-se que as primeiras vezes são as que custam mais, mas depois... é sempre a rolar. :nod:

a primeira vez que fui com a malTTa também disse mal dos caminhos em que me meteram :grrr: [bigsmile] [bigsmile]

Olhando de hoje para esse dia, voltinha mais soft não poderia ter sido. :nod:

provavelmente dqui por alguns anos vais olhar para o que fizemos no Domingo e pensar o mesmo. :leiam: :clapp:

Quanto à cinta nem é preciso agradecer... se soubesses as vezes que o meu já foi cintado.. [bigsmile] [bigsmile]
Mas agora com o autoblocante a coisa tende a melhorar, (certo mister Sousa? :nhnhn: [bigsmile] )

A ver se o Bruno fala contigo para uma voltinha no próximo Domingo :okkk:

Abraço e disfruta desse maquinão que está com um power do caraças [clap] [clap]

Ricardo

Anterior

Voltar para Transmissões

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante