ricouto Escreveu:Gonçalo, já vi que percebes alguma coisa da matéria...
Talvez me possas então dizer se eu posso ter um auto-blocante a actuar (no máximo) a 80 ou 90 %.
Se isto é possível e se sabes como se faz, adianta cá para a malTTa os procedimentos a ter.
Já agora e referindo-me ao bloqueio Lock Right como a imagem acima indica, tens alguma opinião sobre esse tipo de bloqueio? Se é fiável?
CumprimenTTos,
Ricardo
Boas, Caro Ricouto
Se a minha opinião te pode ser útil e te ajuda, como Patroleiro e membro deste fórum, fico satisfeito por isso
Ao que referes e em matéria de diferenciais, bloqueios, autoblocantes, para mim, tens duas opções:
1.ª e melhor: MONTA um ARB atrás. Se queres tirar partido do Patrol, sem partir material, por experiência própria, é mesmo a mais
barata. Transformas o teu Patrol como ambicionas. O que antes era a partir e de acelerador a fundo, aos pulos, etc. e mesmo assim, frustrado por não subires, com o ARB, tudo é diferente - evitas muita "porrada" na mecânica: motor, embraiagem (se bem que o bloqueio tambem as poem à prova), transmissões, gasóleo (às vezes, muito mesmo)

.... e sobes muita coisa que antes, nem te atrevias.
ou
2.ª Deixa-te andar com o actual diferencial até achares que "t€ns t€mpo" para comprar um ARB
![tongue [:p]](./images/smilies/icon_smile_tongue.gif)
, usando entretanto um bom pneu com as pressões ajustadas ao piso onde andas e amortecedores com curso ajustado às molas, evitando gastares dinheiro em coisas que, no mato, pouco benefício acrescentam.
O dif que preguntas, tipo Detroit Locker, é perigoso, violento para as transmissões, imprevisível, ruidoso (dá estalos parecendo que se vai partir tudo), desajustado às necessidades - bloqueia quando queres e quando não o queres

em alcatrão ou terra... é igual
Bloqueiam (sempre a 100%, claro), sempre que haja diferença de rotação entre cada uma das rodas desse eixo em conjunto com esforço de entrada do pinhão de ataque, ou seja, imagina-te a fazer uma curva, em que se acelerares, as duas rodas vão "querer" dar o mesmo n.º de voltas quando uma delas, devido ao raio de curva, não o pode fazer (porque ficam rigidamente ligadas); se estiver molhado, ainda "melhor"

. Ou a traseira escorrega ou a frente é empurrada para o exterior da curva - ficas com um Patrol dificl de conduzir.
Por outro lado, aumentar à percentagem de bloqueio de um autoblocante - isso é feito atraves da alteração das anilhas e /ou aumentando o n.º delas, por forma a aumentarmos a carga de atrito interno, no momento em que há escorregamento entre ambas as rodas.
Chegar aos 80/90%, para além de ser muito caro (as anilhas de origem custam um dinheirão - o Paulo Lança sabe bem o valor

), nem todos os autoblocantes o permitem. Por outro lado, seria necessário "saber" conduzir o Patrol em estrada - a traseira ganharia vida muitas vezes

, em manobras apertadas, irias sentir uma prisão enorme das rodas, por ausência de diferencial.
Um carro de competição de média preparação já usa autoblocante (Torsen e outros) e são "kitados" quanto à percentagem de bloqueio (chegando aos tais 90%), para além de ficarem mais "agressivos" e sensíveis ao acelerador, tornam a vida útil do próprio diferencial muito mais curta (o que em competição é um mal menor). Para o Patrol e para uso TT não é opção.