Tudo sobre Autoblocantes \ Bloqueios

Aquela vibração chata não pára? Tudo sobre transmissões.

Registado: 12 set 2005, 23:25

Mensagem por pedro simoes » 04 nov 2005, 19:48

não sei se é compativel a montagem,mas o auto-blocante(deslizamento limitado)permite curvar sem problema nenhum apenas puxa ligeiramente a direcção nada de especial,é bastante comum por exemplo no vx quando se monta bloqueio atras passar o autoblocante de origem para a frente neste caso apenas é necessario trocar os rolamentos de apoio da coquilha, embora a diferença não seja do outro mundo é uma boa ajuda então em lama funciona muito bem

alguns carros como os lands usam o trutrack na frente que penso que não existe para a nissan

Registado: 18 ago 2005, 19:09

Mensagem por FilipePinto » 04 nov 2005, 20:00

Existe um o "powertrax"

que há para Nissan

http://www.tiendacibex.com/

por 450€ parece-me interssante
Filipe Pinto
Patrol 260 TDi Peste Negra
viewtopic.php?t=67

Mensagem por FilipePinto » 04 nov 2005, 20:17

Portanto Paulo, ao usares esse aditivo resolveste o problema com o teu autoblocante?

é que já confirmei que ou não tenho, ou se tenho não funciona o dito no meu 260 :(

já agora quantas estrias tem o diferencial traseiro do 260?
Filipe Pinto
viewtopic.php?t=67

Registado: 10 ago 2005, 09:22

Mensagem por Paulo Lança » 04 nov 2005, 20:19

Não é aditivo , é óleo mesmo .

Mensagem por pedro simoes » 04 nov 2005, 20:57

os bloqueios como o trutrack powertax ,são muito superiores aos de deslizamento limitado e enquanto o carro tiver as 2 rodas da frente no chão todas puxam o que é excelente em lama,sudidas enlameadas etc se o carro levantar uma das rodas da frente pode-se dar um toque de travão que ele funciona a 100% embora aqui esforce um pouco,outra situação é em marcha atras que funciona trambem a 100%

Registado: 23 ago 2005, 21:05

Mensagem por Eduardo » 07 nov 2005, 00:23

pedro simoes Escreveu:
Eduardo Escreveu:Paulo, o teu GR tem autoblocante?, nunca tinha ouvido falar, pensava que eram todos de botão, deve ser impecavel, muito mais prático.

Já tive uma ideia maluca de por autoblocante atrás e adaptar o de origem á frente, mas tinha que cortar e trocar as "bolas" dos eixos, mas acho que não dá, ficava pái com um eixo a andar patrás e outro páfrente.

BoaSorTTe

talves seja possivel montar o autoblocante trazeiro do patrol quadrado que usa smi eixos de 31 esterias ,no diferencial da frente do Gr que tambem tem 31 esterias

alguns patrois quadrados tem 33 esterias atras
alguem pode confirmar isto,o nº de esterias está correcto

Boas
Mas a ideia era mesmo pôr autoblocante atrás, e aproveitar o bloqueio de trás para por na frente.

nos "VX" qual é a ideia de pôr bloqueio manual atás e por o autobloc. para a frente?, a meu ver é muito mais funcional ter autobloc. atrás( uma vez que a maioria dos obstáculos se ultrapassa com isso) e só em casos mais exTTreme ligar manualmente o da frente. era assim que eu gostava de ter o meu.

BoaSorTTe

Registado: 10 ago 2005, 18:22

Mensagem por Gameiruz » 07 nov 2005, 13:31

O ideal mesmo é ter bloqueio á frente e atrás... :)

Mensagem por pedro simoes » 07 nov 2005, 15:13

o GR tem 33 esterias atras e 31 na frente pelo que nenhum bloqueio ou autoblocante dá para passar para a frente

o patrol quadrado é que tem 31 esterias atras igual ao GR na frente

eu pessoalmente não gosto muito dos bloqueios 100% na frente pois embora tenham uma margem de manobra torna-se complicado virar pelo elevado esforço que vai ser aplicado na transmissão principalmente homocineticas e quando te lanças num corta fogo por exemplo é quase que obrigatorio dirigir o carro, outra situação em que o carro salta no ar e quando volta a aterrar a força não tem por onde fujir ,é preciso saber usar e muita calma, alguma sorte,tenho amigos que tem arb na frente e mesmo quando tem dificuldade em passar certos obstaculos é muito raro ligarem ,claro que se olhar para a competição acho que se justifique o 100% mas no tipo de todo o terreno que eu faço prefiro um bloqueio automatico como o truetrack que permite manobrar e dar uma excelente tracção

estive a falar com um amigo e fiquei com duvida sobre o funcionamento do powertrax pois não sei se não funcionam como o detroit locker que não é nada aconselhavel para montar na frente,a não ser que o carro só ande em terra e mesmo assim

normalmente os jipes apenas puxam com uma roda da frente e é a que oferece menos ressistencia,mesmo com o carro a andar a direito a roda que puxa é a que tem menos tracção o autoblocante lsd vai passar alguma força para a outra a que oferece ressistencia e tem tracção permitindo que o carro se mexa muito melhor especialmente em lama
em que por vezes falta um bocadinho assim...ou seja o lsd é como o danoninho [bigsmile]

Registado: 14 set 2005, 13:35

Mensagem por comman » 07 nov 2005, 15:21

Resumindo e concluindo, dos Patrois 260 RD28, RD28T, SD33, 33T quais são os que têm ou não têm autoblocante.
Qual o critério?
PATROL 3.3 TURBO: Pura adrenalina
Da perfeição nasceu o Patrol

Mensagem por Paulo Lança » 07 nov 2005, 15:44

pedro simoes Escreveu:o GR tem 33 esterias atras e 31 na frente pelo que nenhum bloqueio ou autoblocante dá para passar para a frente

eu pessoalmente não gosto muito dos bloqueios 100% na frente pois embora tenham uma margem de manobra torna-se complicado virar pelo elevado esforço que vai ser aplicado na transmissão principalmente homocineticas e quando te lanças num corta fogo por exemplo é quase que obrigatorio dirigir o carro, outra situação em que o carro salta no ar e quando volta a aterrar a força não tem por onde fujir ,é preciso saber usar e muita calma, alguma sorte,tenho amigos que tem arb na frente e mesmo quando tem dificuldade em passar certos obstaculos é muito raro ligarem ,claro que se olhar para a competição acho que se justifique o 100% mas no tipo de todo o terreno que eu faço prefiro um bloqueio automatico como o truetrack que permite manobrar e dar uma excelente tracção

estive a falar com um amigo e fiquei com duvida sobre o funcionamento do powertrax pois não sei se não funcionam como o detroit locker que não é nada aconselhavel para montar na frente,a não ser que o carro só ande em terra e mesmo assim

normalmente os jipes apenas puxam com uma roda da frente e é a que oferece menos ressistencia,mesmo com o carro a andar a direito a roda que puxa é a que tem menos tracção o autoblocante lsd vai passar alguma força para a outra a que oferece ressistencia e tem tracção permitindo que o carro se mexa muito melhor especialmente em lama
em que por vezes falta um bocadinho assim...ou seja o lsd é como o danoninho [bigsmile]

quem fala assim não é gago :nod:

excelente opinião , eu concordo com 100% do que falas :thumbsup:

Agora com o meu lsd a trabalhar a 100% é que vejo a diferença que faz ......... sente-se o bixo a trabalhar , assim que entra em funcionamento ouve-se um crhsclnaq e lá vai ele , em pedra solta nos corta-fogos , sente-se bem e dá um jeitão !!!!! este fds era um Def e um Disco e o meu Patrol ........ tava lá uma parede que apenas o meu subiu ! o resto ficou a patinar a meio com uma à frente e outra atrás a rodar .......... e nos lamaçais dá um jeitão daqueles :D

Mensagem por pedro simoes » 09 nov 2005, 22:35

comman Escreveu:Resumindo e concluindo, dos Patrois 260 RD28, RD28T, SD33, 33T quais são os que têm ou não têm autoblocante.
Qual o critério?

isso agora... [:p]

só os proprietarios o podem dizer,neste site http://www.4rouesmotrices.com/?rub=1&pr=Nissan&all=Y o LSD aparece em bastantes mas é frances [wink]

Registado: 12 ago 2005, 09:56

Mensagem por senhor_vx » 10 nov 2005, 16:02

pedro simoes Escreveu:
comman Escreveu:Resumindo e concluindo, dos Patrois 260 RD28, RD28T, SD33, 33T quais são os que têm ou não têm autoblocante.
Qual o critério?

isso agora... [:p]

só os proprietarios o podem dizer,neste site http://www.4rouesmotrices.com/?rub=1&pr=Nissan&all=Y o LSD aparece em bastantes mas é frances [wink]

Eu tive um SD33 de 88 e n tinha LSD....
One tool, more than a thousand uses - Land Cruiser KZJ90

Mensagem por FilipePinto » 10 nov 2005, 20:45

Paulo,

o teu diferencial tem alguma referencia visivel, alguma chapinha em que diga qual o modelo?

podes tirar fotos, ainda que não tenha para ver se é igual ao meu. :confused:

obrigado [wink]
Filipe Pinto
viewtopic.php?t=67

Registado: 23 ago 2005, 21:05

Mensagem por Eduardo » 11 nov 2005, 20:31

pedro simoes Escreveu:o GR tem 33 esterias atras e 31 na frente pelo que nenhum bloqueio ou autoblocante dá para passar para a frente

Boas

Não conheço o funcionamento do truetrack, podes explicar como funciona?

É capaz de ser boa ideia, autoblocante 100% atráz tipo detroit, e esse truetrack á frente, desde que bloqueie quando é preciso e não interfira na condução em estrada

Eu gosto de fazer TT mais a custa do torque do que do conta-rotações (embora o GR puxe pá gazada) Ha pouca coisa que não se passe com pressão baixa nums pneus grandes boas suspenções , diferenciais bloqueados e calma q.b.. Investidas tipo touro só mesmo em ultimo caso, assim todos passam [clap] ... e depois, oficina :crybaby: .

E em lama não ha nada como dif's bloqueados a 100% é , assim como a areia um dos obstaculos que menos esforça as transmissões (penso eu).

BoaSorTTe

Mensagem por pedro simoes » 17 nov 2005, 20:48

como o truetrac reconhece as situações mecanicamente,não sei bem ...mas em vez de planetarios tem um sistema tipo de pinhão que engrena e activa outro pinhão que está trancado com a coquilha e é sensivel ao binário , reconhece quando se está a curvar ou com as rodas no ar...muita tecnologia mesmo :unibrow: mais coisa menos coisa ,eu costumo é ver aquilo a funcionar na terra :nod: e tenho pena de não ser possivel aplicar no pajero

neste site dá para ver diversas soluções de bloqueios e as aplicações possiveis

http://www.reiderracing.com/truetrac.htm

http://www.tractech.com/
Editado pela última vez por pedro simoes em 21 nov 2005, 17:45, num total de 1 vez.

Registado: 09 out 2005, 20:13

Mensagem por Fernando » 19 nov 2005, 00:58

Olá a todos,
agora fiquei confuso, no meu terrano 2 e segundo o manual tenho na posição 2H tração a tras sem bloqueio; como é q ao levantar uma das rodas traseiras nesta posiçao posso verificar o bloqueio, nesta situação penso q só a roda traseira q esta no ar é q vai rolar, estou errado?

Diz ainda o manual q ao passar para 4H ou 4L o bloqueio do diferencial traseiro é acionado automaticamente.
Agora com o bloqueio a funcionar se uma das rodas traseiras perder o contacto com o piso ( aqui atrairia para si toda a força do motor se n tivesse o dito bloqueio) o diferencial automaticamente enviará para a outra roda traseira a força do motor.

Isto tudo eu li não é experiencia própria, aliás neste momento estou até com duvidas se o meu funciona pq ainda à pouco tempo numa subida com cruzamento de eixos me perguntaram se o bloqueio estava funcionar.

Um abraço
Fernando

Registado: 10 ago 2005, 20:07

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 19 nov 2005, 08:23

fernado kuase de certeza e por experiencia propria o teu autoblocante nao deve estar a funcionar. lembras te do corta-fogo de s.braz da anta? :) foste tu k subiste e sem ajuda do autoblocante :) [clap] [clap] [clap]

Registado: 09 out 2005, 20:13

Mensagem por Fernando » 21 nov 2005, 01:03

Ola Miguel, queres tu dizer q subimos aquilo sem o bloqueio do dif. traseiro a funcionar? Como posso verificar se ele esta a funcionar ? E o q fazer se ele n estiver a funcionar? Na nissan disseram sempre q eu perguntava q n era preciso mudar o oleo pq estava tudo bem

Um abraço
Fernando

Mensagem por pedro simoes » 24 nov 2005, 21:02

Fernando Escreveu:Ola Miguel, queres tu dizer q subimos aquilo sem o bloqueio do dif. traseiro a funcionar? Como posso verificar se ele esta a funcionar ? E o q fazer se ele n estiver a funcionar? Na nissan disseram sempre q eu perguntava q n era preciso mudar o oleo pq estava tudo bem

Um abraço
Fernando

provavelmente eles disseram que não era preciso porque não contam que o jipe ande fora de estrada pois se já apanhou aguas pó etc a valvolina pode estar contaminada e não cumprir a sua função,o autoblocante deve notar-se a fazer curvas arrematadas em alcatrão tipo a estancionar ,um leve arrojar das rodas

a valvolina deve ser especial para lsd e parece que o das caixas automaticas ainda funciona melhor, e deve aquecer dentro do diferencial para que as anilhas de metal se expandam e agarrem entre sí

para notar o funcionamento do autoblocante convem que se tenha apertado um pouco para que este funcione

acho que é mais ou menos isto

Mensagem por Paulo Lança » 24 nov 2005, 22:02

podes ainda ver da seguinte forma , só com a tracção atrás , atasca-te em lama até uma das rodas traseiras patinar , quando isso acontecer se estiverem as duas a patinar , o autoblocante está a funcionar :thumbsup:

mas como o pedro diz , o óleo já tem de estar quente .

Registado: 10 ago 2005, 20:07

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 24 nov 2005, 22:19

desculpa fernando so vi agora o post. mas de kk maneira o pedro e o paulo ja te devem ter elucidado

Registado: 23 ago 2005, 08:44

Mensagem por TerranoII » 13 dez 2005, 21:25

Já instalei o bloqueio ARB no dierencial traseiro do Terrano. É outro veículo sem comparação. Recomendo. :nod:

Mensagem por pedro simoes » 28 dez 2005, 18:50

hoje passei pela motormaquina e tem lá detroit locker para o patrol 160 fiquei curioso porque pensava que não havia para nissan ...mas apenas dá para montar no 160 que me falaran que tem smi eixos diferentes do 260,parece que será possivel montar no 260 se se arranjar os smi eixos do 160 para montar juntamente...o preço do bloqueio andava na casa dos 550+iva

cumprimentos

Registado: 11 ago 2005, 15:28

Mensagem por NCR » 09 jan 2006, 13:00

TerranoII Escreveu:Já instalei o bloqueio ARB no dierencial traseiro do Terrano. É outro veículo sem comparação. Recomendo. :nod:

Olá,

Isso com o compressor e montagem manda-se para quantos aérios??!
Abraço,

NCR

Toyota HDJ 80
Nissan Patrol 2.7 TD Van
Honda Africa Twin
Honda XR 650 R
http://ncr2006.blogspot.com/

Mensagem por Paulo Lança » 09 jan 2006, 14:47

1500 euros + coisa - coisa ...........

AnteriorPróximo

Voltar para Transmissões