Utilização 4x2/4x4, cubos desligados/ligados

Aquela vibração chata não pára? Tudo sobre transmissões.

Registado: 13 nov 2006, 14:11

Mensagem por maq260 » 07 dez 2007, 09:10

bnascimentomelo Escreveu:Ele há cada uma...

Afonso LJ73, podes, mas é perigoso...
repara na lógica... se são manuais... como é que os comutas em andamento?... pois eu sei... com a mão (manuais) mas... acho perigoso.

dá uma olhadela em http://www.youtube.com/v/hQA9jkDqlzQ! estes devem conseguir!

Leva a vida com ânimo!
Bruno

Oh Bruno [}:)] , O Afonso referia-se à caixa de transferências!

Bons Ttrilhos

Registado: 11 ago 2005, 15:40

Mensagem por Manwell_Mayraids » 07 dez 2007, 09:37

Patrol 3300 = afirmativo !

Afonso LJ73 = não sei ???

Já agora, alguém explica porque é que com cubos automaticos e depois de estes estarem engrenados em Auto (ou seja depois de parar a primeira vez para os engrenar) se pode passar varias vezes a 4x2 e 4x4 em andamento (desde que não haja nenhuma marcha-atrás pelo meio, pelas razões atrás já explicadas) até 40 km/h nos Y60/Y61 rd28t, enquanto que no Y61 3.0 Di se pode ir até 80 km/h ?
Curte o Passeio !

Registado: 18 nov 2006, 20:38

Mensagem por Afonso LJ73 » 07 dez 2007, 13:43

bnascimentomelo Escreveu:Ele há cada uma...

Afonso LJ73, podes, mas é perigoso...
repara na lógica... se são manuais... como é que os comutas em andamento?... pois eu sei... com a mão (manuais) mas... acho perigoso.

dá uma olhadela em http://www.youtube.com/v/hQA9jkDqlzQ! estes devem conseguir!

Leva a vida com ânimo!
Bruno

Desculpa lá mas não percebeste a minha pergunta.
Obviamente para passar de 4X4 a 4X2 em andamento é com os cubos na posição LOCK e basta mover a manete da posição 4H para 2H, e a minha questão é se posso mover a manete em andamento ou se tenho de parar.

Obrigado
Afonso

Registado: 08 out 2006, 12:54

Mensagem por PATROLAS » 06 abr 2008, 13:20

ola
amigo podes mudar sem stress nenhum sempre fiz isso e nunca estragei nada....
abraço

Registado: 22 dez 2005, 11:00

Mensagem por cristiano » 06 abr 2008, 13:30

PATROLAS Escreveu:ola
abraço
em andamento. passar de 4x2 para 4x4 altas em andamento???
viewtopic.php?f=1&t=7231&st=0&sk=t&sd=a&start=575 »»»»O INICIO««««

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Registado: 25 abr 2006, 20:56

Mensagem por TiagoFerreira » 06 abr 2008, 17:13

cristiano Escreveu:
abraço

Sim, podes mudar em andamento até aos 40Km/h de 4x4 para 4x2 e vice-versa. Desde que a primeira vez, tenhas parado para meter. Depois disso, experimenta ir a 40km/h em 4x4 altas, desacelarar e empurrar a manete para a frente para 4x2.. é uma delicia :nod:
Tiago Ferreira - EriceiraTT

Mensagem por cristiano » 06 abr 2008, 20:42

TiagoFerreira Escreveu:
cristiano Escreveu:
abraço

Sim, podes mudar em andamento até aos 40Km/h de 4x4 para 4x2 e vice-versa. Desde que a primeira vez, tenhas parado para meter. Depois disso, experimenta ir a 40km/h em 4x4 altas, desacelarar e empurrar a manete para a frente para 4x2.. é uma delicia :nod:
nao sabia vou exeperimentar... eu nisso sou muito mesquinha qd troco ate faço um pouco de marcha-tras para desengatar melgor... :unibrow: :unibrow: :unibrow:

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Mensagem por Manwell_Mayraids » 07 abr 2008, 08:57

Ei pessoal, então !!!

Alguem responda à minha pergunta ????

Manwell_Mayraids Escreveu:...
Já agora, alguém explica porque é que com cubos automaticos e depois de estes estarem engrenados em Auto (ou seja depois de parar a primeira vez para os engrenar) se pode passar varias vezes a 4x2 e 4x4 em andamento (desde que não haja nenhuma marcha-atrás pelo meio, pelas razões atrás já explicadas) até 40 km/h nos Y60/Y61 rd28t, enquanto que no Y61 3.0 Di se pode ir até 80 km/h ?

Será que os cubos do 3.0 Di são mais resistentes ou será o "mecanismo" que é diferente para melhor ???

:rolleyes:
Curte o Passeio !

Mensagem por Manwell_Mayraids » 05 mai 2008, 15:39

Sobre os cubos :

nunofvc Escreveu:...
as pessoas so se lembram de os lubrificar quando ja tao a dar problemas e esquecem se que é tao facil fazer la em casa, uma chave e umbraco n 8, uma chave e fenas, e um alicate e pontas faz o truke.... de vez enquando, no fim de uma passeata, etc etc....
Um outro ponto é a questao de estarmos a usar muitas vezes o material no limite de esforço. Não podemos esquecer que os Gr vem preparados para andar com pneus 31 e nos metemos 33, 35, e até 37 e 38...... Pelo que os experts dizem o limite da fiabilidade é mesmo os 35 ( ja a justa) e sem bloqueios a frente...logo a malta mete bloqueios e Plok :crybaby: :crybaby:
Não podemos tb deixar de relembrar a falta de leitura de muita gente do "manual de instruções do GR" no que toca a o que fazer para ligar a tracção ( e consquentemente os cubos) muitos de nos so ligamos a tracção quando ja nao ha alternativa, e estes sao ligados em esforço, desgasta e até parte. Sendo que o desligar tb uma parte importante....

Para estes ultimos mais nervosos, o melhor é mesmo soldar os cubos, pode se ligar altas até 60 70 a hora sem stresses e desligar tb porque efectivamente a unica coisa que se esta a desligar é a passagem da caixa de transferes para a transmissao da frente.

Abraço

em : https://patrolaventura.pt/forum/vie ... p?p=156843

:sabe:
Curte o Passeio !

Registado: 18 jun 2008, 13:24

Mensagem por terranouk » 19 jun 2008, 10:20

oi pessoal isto ta um kiko confuso na minha cabecinha :confused: tenho um terrano 2 de 98 a cerca de 2 meses e com a inflicidade de tar a viver na inglaterra (aki nao se tem muitos sitios para fazer TT) este TT tem bloqueio manual ou e so automatico? :rolleyes:

Registado: 02 fev 2007, 20:02

Re: Utilização 4x2/4x4, cubos desligados/ligados

Mensagem por syxon » 14 fev 2009, 18:24

Viva, os eixos do y60 que pus no meu 260 têm cubos manuais!!! será que posso mudar de 4x2 para 4x4 altas em andamento???

Mensagem por cristiano » 14 fev 2009, 18:32

podes ate 40 kms/hora...no meu gr tenho os manuais originais em portugues...alias eles aconselham nos manuais a circular em lock todos os meses 50 km.....

Registado: 22 mai 2010, 12:23

Mensagem por jokerporto » 05 jun 2010, 13:51

obrigado pelo esclarecimento , esplicito , obrigadão :bem:
hellyehjames

Registado: 19 nov 2008, 14:24

Mensagem por carvalhosa » 16 nov 2010, 10:03

Após ler este tópico todo fiquei com a dúvida, tenho um y61 se tiver os cubos em automático e meter 4H tenho tracção ás 4 rodas ou apenas quando ligo os na posição lock fico com tracção efectiva as 4 ?

Mensagem por carvalhosa » 16 nov 2010, 10:04

Após ler este tópico todo fiquei com a dúvida, tenho um y61 se tiver os cubos em automático e meter 4H tenho tracção ás 4 rodas ou apenas quando ligo os na posição lock fico com tracção efectiva as 4 ?

Registado: 18 nov 2006, 20:38

Mensagem por Afonso LJ73 » 16 nov 2010, 13:10

Ficas com tracção às 4, quer em Lock, quer em Auto...

Mensagem por carvalhosa » 16 nov 2010, 15:04

Desculpem a ignorância :cachaço: mas então qual a diferença de ter os cubos em automático ou lock ? :stupid:

Registado: 22 dez 2009, 16:56

Mensagem por Spinks » 06 dez 2010, 11:54

carvalhosa Escreveu:Desculpem a ignorância :cachaço: mas então qual a diferença de ter os cubos em automático ou lock ? :stupid:

bem amigo então é assim aparentemente nenhuma mas existe...

o Automático consegues 4x4 sem teres que por em lock, só que só deve ser usado para um desenrasque, ou pouco andamento em monte...

por exemplo se fores a um raid ou fizeres um TT mais duro, é aconselhável o lock...

agora se fores para a estrada, aconselha se que coloques em auto, para os cubos andarem livres, e este só atracam quando metes a tracção do interior do veiculo...

tudo isto para evitar danificar os cubos, porque se o cubo for a vida €€€€€€€€€€€€

e como já se disse ai é aconselhável fazer alguns quilometras com o look ligado...

se procurares um bocado existem inúmeros tópicos a falar disso no forum...

cumps

Tiago Sousa
"Palavras para que tá tudo dito é um GR....olololololol"

Nissan Patrol GR

O meu tópico =) - viewtopic.php?f=1&t=18254

Registado: 21 ago 2005, 20:54

Mensagem por José M Barateiro » 07 dez 2010, 14:34

carvalhosa Escreveu:Desculpem a ignorância :cachaço: mas então qual a diferença de ter os cubos em automático ou lock ? :stupid:

O sistema em Lock é mais robusto

Mensagem por Manwell_Mayraids » 08 dez 2010, 21:08

:eek:
Manwell_Mayraids Escreveu: ...
E perguntam vocês, para que é que serve o lock dos cubos automáticos?

O Auto serve eventualmente no dia a dia, para uma utilização muito esporádica em TT (sem sair do Patrol). Quando à partida sabem que vão fazer um Raid ou um TT a sério, devem passar para Lock (operação manual que obriga a sair do Patrol), pois o dispositivo em auto é algo frágil e poderá partir, como já tem acontecido a alguns companheiros.

Em posição Lock os semi-eixos da frente estão sempre engrenados às rodas dianteiras, seja em 4x4 ou em 4x2 e mesmo que façam marcha-atrás.
...

Manwell_Mayraids Escreveu:... relembro mais uma vez que a utilização a dar aos cubos é muito simples :

Cubos Auto/Lock:
Auto = asfalto e TT "facil"
Lock = TT "difícil”

Alguns patroleiros continuam a ser pouco cuidadosos e quando vêem alguém a bloquear os cubos, em vez de fazerem o mesmo riem-se da sua própria negligência e quando partem a posição auto, dizem que não têm sorte nenhuma. Depois toca a "soldar" e a andar com eles sempre em lock, com os inconvenientes atrás já referidos.
...
Curte o Passeio !

Registado: 01 fev 2007, 00:07

Mensagem por vitaminas » 12 dez 2010, 15:29

boas...acho que anda aqui alguma confusão;não tem que ver com ser mais forte ou mais fraco...em auto os cubos só atracam quando aceleras.p.ex. se estiveres a descer uma trialeira em 4H ou L com cubos em auto só vais com tração atrás, as rodas da frente vão free .Em contrapartida se fores em lock quer vás a acelerar ou não tem sempre tração/inercia nas quatro rodas.Experimenta andar com os cubos em lock mas só com tração atras e percebes logo a partir dos 50km/s as diferenças.Ou seja em estrada sempre em auto, em asfalto obviamente sem tração porque os Gr não tem desbloqueio central( só os permanente os teem) em monte sempre lock (com 4) para se ter sempre tração/inercia mesmo a descer.Por isso é que se vê muitos bacanos a descer e a traseira a passar-se, só vão com tração atrás...
Na juventude:Vespa PK 50 XLS,CAGIVA FRECCIA C12R,HONDA XR600,4 Honda XR250, 2 Husaberg FE450,GasGas 250,GasGas 300,KTM 450 EXC,KTM 950 adventure,MAZDAB2500, Mercedes G350,Mercedes G300
Na idade adulta:Patrol Y61,BMW 530D,Honda GoldWing

Registado: 01 fev 2007, 00:07

Mensagem por vitaminas » 12 dez 2010, 15:40

e amigo você realmente é dos poucos que parece perceber do assunto mas NEM TODOS OS G SÃO TRAÇÃO PERMENENTE, eu tive dois W460( e todos os deste modelo) são tração traseira ... :relax:
Na juventude:Vespa PK 50 XLS,CAGIVA FRECCIA C12R,HONDA XR600,4 Honda XR250, 2 Husaberg FE450,GasGas 250,GasGas 300,KTM 450 EXC,KTM 950 adventure,MAZDAB2500, Mercedes G350,Mercedes G300
Na idade adulta:Patrol Y61,BMW 530D,Honda GoldWing

Mensagem por Manwell_Mayraids » 15 dez 2010, 13:30

vitaminas Escreveu:boas...acho que anda aqui alguma confusão;não tem que ver com ser mais forte ou mais fraco...em auto os cubos só atracam quando aceleras.p.ex. se estiveres a descer uma trialeira em 4H ou L com cubos em auto só vais com tração atrás, as rodas da frente vão free ....

Efectivamente que confusão por aqui vai ! :confused:

vitaminas Escreveu:... NEM TODOS OS G SÃO TRAÇÃO PERMENENTE, eu tive dois W460( e todos os deste modelo) são tração traseira ... :relax:

Esta não sabia ! :unibrow:
Curte o Passeio !

Registado: 14 jun 2007, 16:09

Mensagem por midnightlimb » 22 jan 2011, 15:02

Manwell_Mayraids Escreveu:
vitaminas Escreveu:boas...acho que anda aqui alguma confusão;não tem que ver com ser mais forte ou mais fraco...em auto os cubos só atracam quando aceleras.p.ex. se estiveres a descer uma trialeira em 4H ou L com cubos em auto só vais com tração atrás, as rodas da frente vão free ....

??????????????????????????????????????????????????????????????????????

Registado: 02 nov 2009, 12:01

Mensagem por Gil » 21 jul 2011, 10:29

Manwell_Mayraids Escreveu:

só li 4/5 posts e foi logo isto que me veio á cabeça! [}:)]

pessoal expliquem como funciona uma caixa de transferência dos varios modelo Patrol. executem como elas se utilizam. sem mais perguntas e já se acaba com ambiguidades! :olaaaa:
sou do Vitória até morrer!

AnteriorPróximo

Voltar para Transmissões

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes