Auto bloqueio com LSD

Aquela vibração chata não pára? Tudo sobre transmissões.

Registado: 28 mai 2007, 18:27

Re: Auto bloqueio com LSD

Mensagem por Coyotte » 28 jan 2009, 19:02

Filipe (rd28t) Escreveu:

Pelo que apurei estás :)

As características do dito cujo referem "apenas" 50%!!!

Não sei se é relevante para o caso... contudo aqui fica mais uma dica :D

Amigo,

quanto mais informação melhor :nod: é coisa que nunca é demais.

O problema é que na WEB também existe muita desinformação e por vezes existe uma certa dificuldade em distinguir qual é qual.

Neste caso, é sem dúvida uma informação fidedigna :D :thumbsup:

CumprimenTTos,

Ricardo

Registado: 05 dez 2005, 21:14

Mensagem por Pedrowolf » 29 jan 2009, 00:01

ricouto Escreveu:Já me esquecia de acrescentar...

Quando entro para o monte, levo sempre a tracção às 4 ligada e a maioria das vezes em redutoras.

Só para fazer manobras muito apertadas, compo por exemplo inverter um sentido num sítio apertado é que coloco tracção só às 2.

Ricardo

E porquê? Eu entro no monte e ando de tracção ás 4 sempre...sempre... é para isso que elas lá estão :D .. Oh Ricardo que trabalheira, liga e desliga e tal... as manobras "lentas" de inversão p.ex. são apenas feitas com + calma :okkk:

Abraço :thumbsup:

Mensagem por Pedrowolf » 29 jan 2009, 00:25

Vendaval R Pereira Escreveu:... o lsd está sempre presente , em subidas de montanha com curvas acentuadas sempre a dar gás ou rectas de estradões abertos , não deixa as rodas perder traçao, a não ser em caso de alguma descolar do terreno! Ai fas diferencial!
O ARB Não pode ser utiizado nestas circunstancias!
o ARB só pode ser utilizado em circunstancias especiais, tal com trial ou terreno muito tecnico e lento!
se queres maxima traçao em terreno aberto e grandes velocidades , só tens a ipotese dos bloqueios parciais tipo LSD , visto que estes permitem alguma resistencia no dif,contudo , sem dificultar as manobras apertadas!
Se queres bloqueio a 100% para manobras tecnicas a baixa velocidade! ARB sem duvida
mas não te esqueças que não o podes ligar quando andares a abrir em zonas com curvas!

Oh Vendaval, nessas brincadeiras que falas de andar a brincar num troço de terra, e porque não se pode andar com o ARB sempre ligado mesmo com tracção traseira? Conheço quem o faz, é sempre a abrir e sem stress e digo te + até os 20 Km/h liga e desliga e ele nunca se queixou.

O LSD é bom e qd. a funcionar bem dá um jeitaço, no caso de alguns (mts.) Patrois 260 e Gr´s nacionais de 95 é um óptimo "extra" que trazem de origem, mas é perfeitamente discutivel qual o que melhor se adapta a determinada utilização.

No entanto entendo na integra o que pretendes transmitir no teu post e concordo que numa utlização de "serra aberta" irmos com o sistema em automático é sempre + cómodo :okkk:

Mensagem por Coyotte » 29 jan 2009, 16:15

Pedrowolf Escreveu:
ricouto Escreveu:Já me esquecia de acrescentar...

Quando entro para o monte, levo sempre a tracção às 4 ligada e a maioria das vezes em redutoras.

Só para fazer manobras muito apertadas, compo por exemplo inverter um sentido num sítio apertado é que coloco tracção só às 2.

Ricardo

E porquê? Eu entro no monte e ando de tracção ás 4 sempre...sempre... é para isso que elas lá estão :D .. Oh Ricardo que trabalheira, liga e desliga e tal... as manobras "lentas" de inversão p.ex. são apenas feitas com + calma :okkk:

Pedro, não posso deixar de te responder :rolleyes: :D :D

Acima podes ver a minha resposta a quem vai para o monte e só usa a tracção traseira, ligando a dianteira só em dificuldades. Já não é a primeira vez que escuto o ppl dizer que fez tudo só com a tracção traseira, o que me leva a pensar que se é para poupar a porrada no diferencial da frente, esquecem-se que estão a dar cabo de toda a transmissão traseira sem se aperceberem... isto é uma opinião minha, e salvo as excepções, ando sempre em 4X4... :nod: :D :D

As tais inversões de marcha que referi, ocorrem pontualmente e se puder dar-te uma média, em três saídas, faço uma inversão em que coloco só a tracção traseira a funcionar. Também retiro a tracção dianteira quando em determinado local necessito de "arrastar" o jipe e desta forma, as rodas ao dar gásóleo resvalam e a coisa compõe-se. Isto sem tocar nos cubos, obviamente, que andam SEMPRE em lock no monte.

Não me ensinaram assim mas descobri que esta é a melhor forma.

A título de curiosidade, e como não tenho bloqueios, também em certas alturas lhe dou com o travão de mão e pode ser impressão minha mas quando falta "aquele bocadinho" puxar travão de mão dá uma ajuda. :nod:

Abraço e boas TTrialeiras

Ricardo

Registado: 17 ago 2007, 00:03

Mensagem por bnascimentomelo » 29 jan 2009, 17:00

Bom... e correndo o risco de escrever uma grande babuzeira (mas afinal... para que servem os foruns se não para debater ideias) cá vai:

a) essa ideia de andar com os cubos em lock sem ter a caixa de transferências engrenada a esse diferencial parece-me que gera um esforço no sentido inverso ao desejado. Julgo que o diferencial tenha um sentido de rotação "preferencial". Ao andarmos com as rodas a fazer girar o diferencial este vai girar, apesar de no mesmo sentido, com uma força contrária à desejada (que seria a caixa a fazer girar o diferencial e não as rodas). Este facto, creio que terá uma influencia (grave?) na movimentação dos satélites em situação de descompensação - curva, por exemplo. Este facto vai, julgo, criar tensões que o diferencial não consegue "absorver" através do funcionamento dos satélites.

b) essa brincadeira de ligar o bloqueio de diferencial com o diferencial em andamento tem de acabar, Pedrowolf, diz lá aos teus amigos. :) Não é, com toda a certeza, saudável para o qualquer tipo de bloqueio que uses.

c) é claro que no monte os diferenciais sofrem muito mais do que a rolar em pleno. Em principal nos momentos de maior binário (arranques, bloqueios bruscos, etc...) e em momentos de aquecimento (quando temos o motor a debitar o power todo e há uma put@ duma roda que está no ar). Nesta última situação, os satélites têm de absorver toda a força do motor e como são as peças mais pequenas do diferencial... aquecem muito. Mas amigos, só não parte diferenciais quem não vai para o monte - é lá que eles se partem.

d) ainda acerca de partir diferenciais, julgo que a ideia de colocar bloqueios à frente deva ser muito bem ponderada. Normalmente andamos para a frente e é muito mais comum uma roda da frente se levantar do chão do que uma roda de trás. Se tivermos um bloqueio a 100% no eixo da frente, num momento de aceleração brusca se uma roda sai do ar (a subir e a gás, por exemplo), quando toca novamente no chão o binário do motor + o balanço (energia cinética) que a roda adquiriu no ar não é absorvido em lado nenhum (não há, sequer, folgas) e o coitado do semi-eixo (ou homocinética) vai-se!

Bom... para concluir, nada como bloqueios 100% à frente (apesar dos cuidados que se têm de ter) autoblocantes atrás (para andar - nunca tirar o pé do acelerador porque senão o bloqueio nunca é eficaz). Se um tipo tiver o jipe só para manobras calmas e lentas - bloqueios 100% ARB atrás e à frente. :)

Julgo. Mas adorava ouvir mais opiniões - grande tópico que está aqui. Sim senhor.

Abraços
Bruno

PS - aproveito para referir a extrema importância de usar lubrificantes adequados (atenção ao LSD para os autoblocantes) e em condições - nomeadamente sem água (que entra pelos respiradores) à mistura.
Y61 TD6 de 1998
Frontera A VM2.5 de 1998

Registado: 06 jan 2009, 15:21

Mensagem por kreator » 29 jan 2009, 21:05

congratulando desde já todos os intervenientes deste post pela sua qualidade, somente me intrometo para confirmar uma teoria:

bnascimentomelo
d) ainda acerca de partir diferenciais, julgo que a ideia de colocar bloqueios à frente deva ser muito bem ponderada. Normalmente andamos para a frente e é muito mais comum uma roda da frente se levantar do chão do que uma roda de trás. Se tivermos um bloqueio a 100% no eixo da frente, num momento de aceleração brusca se uma roda sai do ar (a subir e a gás, por exemplo), quando toca novamente no chão o binário do motor + o balanço (energia cinética) que a roda adquiriu no ar não é absorvido em lado nenhum (não há, sequer, folgas) e o coitado do semi-eixo (ou homocinética) vai-se!

Sem duvida esta ideia aprova muito bem! :unibrow: Confirmo e assino por baixo! :okkk:
Claro está... tb confirmo a morte de umas quantas homocinéticas :crybaby: valha-nos ao menos o facto de serem baratas para o 3.3T :D
Auto-blocante atrás e ARB é frente :matrix:
kreator

i'm the kind of guy that you're mother warned you abouTT

Mensagem por Coyotte » 30 jan 2009, 01:07

Boas!

Eu tenho a minha máquina sem bloqueios excepto o central.
Ando a estudar uma solução para transformar o aranhiço numa aranha :D
Obviamente que já inquiri diversas pessoas, assim como valores e tipos de bloqueio.
Até agora a conclusão a que cheguei foi a seguinte:
Ponte anterior: Bloqueio automático a 100%
Ponte posterior: Auto-blocante até um máximo de 70%
Relação desempenho versus aérios: barato e bastante funcional.

Tenho a acrescentar o seguinte: Após conversa com um amigo (e mecânico) fiquei a saber o seguinte:
No caso de diferenciais com dois satélites, é possível reforça-lo com mais dois, num total de quatro.
Embora o fabricante recomende valvulina para alguns diferenciais e LSD para outros, eu utilizo fluído das transmissões automáticas. (será uma espécie de óleo vermelho e muito fino, sendo que no meu caso não tenho bloqueio de diferencial e o recomendado pela marca é a valvolina)
Tenho ainda que referir que o que aprendi por mim próprio e por outros praticantes me levam a concluir o seguinte: Há que actuar de forma preventiva e não curativa, ou seja, se os grassers estão lá é para serem usados, se os respiros dos diferenciais/caixas estão baixos, intuitivamente saber quando verificar e/ou mudar os fluídos. Ver casquilhos, folgas, enfim, com a periocidade que impera a cada um e a cada uso, verificar a máquina de alto a baixo.

Não posso com isto dizer que os problemas não surjam mas que muitos nem sequer aparecem, isto é uma verdade.

Sem mais demagogia :D :D :D

CumprimenTTos,

Ricardo

Mensagem por Coyotte » 30 jan 2009, 01:17

Mais uma coisa que me esqueci de acrescentar...

Ontem enviei um Emílio para a Eaton, que fabrica o Detroit Locker e hoje já me responderam a dizer que para o meu modelo não existe; :rolleyes: :crybaby: Aliás, o mail foi esclarecedor, não fazem bloqueios para o Nissan Patrol. Talvez adaptando :rolleyes: :rolleyes:

CumprimenTTos,

Ricardo

Registado: 13 jan 2006, 21:36

Mensagem por joao trapol » 30 jan 2009, 02:00

) essa ideia de andar com os cubos em lock sem ter a caixa de transferências engrenada a esse diferencial parece-me que gera um esforço no sentido inverso ao desejado. Julgo que o diferencial tenha um sentido de rotação "preferencial". Ao andarmos com as rodas a fazer girar o diferencial este vai girar, apesar de no mesmo sentido, com uma força contrária à desejada (que seria a caixa a fazer girar o diferencial e não as rodas). Este facto, creio que terá uma influencia (grave?)

boas em relaçao á citaçao ,repara k kando tiras gaz ou reduzes 1a vel. isso acontece e ai sim entra em esforço.. agora com a caixa desengrenada akela mecanica anda bem folgadinha. e sem stress.....

em relaçao á ideia de manter o auto blokante atraz e arb á frt é boa e é a minha ideia tb mas nem tudo sao rosas pois s repararem os autobl. do patrol pelo menos precisa d rotaçao pa entrar em acçao a serio e com o arb á frt como nao vai haver fuga d traçao nao vai deixar k haja rotaçao... ai entra 1a invençao .. 1 dia se kando eu a fizer s resultar k é o mais certo, :cool: :cool: comunico.... :friends:

abraço

Mensagem por Coyotte » 30 jan 2009, 15:32

joao trapol Escreveu:
boas em relaçao á citaçao ,repara k kando tiras gaz ou reduzes 1a vel. isso acontece e ai sim entra em esforço.. agora com a caixa desengrenada akela mecanica anda bem folgadinha. e sem stress.....

em relaçao á ideia de manter o auto blokante atraz e arb á frt é boa e é a minha ideia tb mas nem tudo sao rosas pois s repararem os autobl. do patrol pelo menos precisa d rotaçao pa entrar em acçao a serio e com o arb á frt como nao vai haver fuga d traçao nao vai deixar k haja rotaçao... ai entra 1a invençao .. 1 dia se kando eu a fizer s resultar k é o mais certo, :cool: :cool: comunico.... :friends:

abraço

Boas!

De certa forma o que escreveste vem de encontro ao que eu disse mas de um modo contrário. :rolleyes: :D :D

Imagina então um ARB no eixo traseiro, que nas subidas é o que debita mais tracção, digamos assim e um auto-blocante tipo o do patrol, mas montado no eixo frontal. Apontas a máquina para uma subida e se a tracção atrás com o ARB não for suficiente, ao acelerares ou mantendo a aceleração, o auto-blocante na frente encarrega-se do resto. Isto porque o bloqueio central vai sempre debitar power para o diferencial da frente. Claro que se uma roda estiver no ar, a eficácia perde-se mas enfim, não se pode ter tudo, julgo eu... :nod: :nod: :D

Agora se pensas ter uma solução para resolver o problema e quando a experimentares, (funcione ou não) comentares aqui com o pessoal, ficamos agradecidos :unibrow: :D :D

CumprimenTTos,

Ricardo

Registado: 23 ago 2005, 21:05

Mensagem por Eduardo » 31 jan 2009, 00:45

Boas

Se tivermos um bloqueio a 100% no eixo da frente, num momento de aceleração brusca se uma roda sai do ar (a subir e a gás, por exemplo), quando toca novamente no chão o binário do motor + o balanço (energia cinética) que a roda adquiriu no ar não é absorvido em lado nenhum (não há, sequer, folgas) e o coitado do semi-eixo (ou homocinética) vai-se!
Posso não ter perçebido bem, mas acho que isto não é de todo verdade, muito pelo contrario...com o bloqueio ligado se alguma roda levantar no ar apenas vai rodar com a mesma veloçidade que as outras 3, não vai "embalar" porque os bloqueios não deixam, outra coisa um bloqueio ARB mesmo desligado é muito mais resistente que o de origem (pelo menos no 160/260)...e para alem disso 99% das homoçineticas que vi a partir foi a recuar com peso do jipe sobre a frente contra barreiras ou obstaculos e com a direcção virada...é quase garantido :rolleyes:

P.S. Tenho uma vaga ideia de ter lido algures em em afinar os LSD (Limited Slip Diferencial) ficando com %'s de "bloqueamento" bastante superiores ao original
BoaSorTTe

Registado: 09 out 2005, 20:13

Mensagem por Fernando » 04 fev 2009, 13:21

Eduardo Escreveu:Boas

Se tivermos um bloqueio a 100% no eixo da frente, num momento de aceleração brusca se uma roda sai do ar (a subir e a gás, por exemplo), quando toca novamente no chão o binário do motor + o balanço (energia cinética) que a roda adquiriu no ar não é absorvido em lado nenhum (não há, sequer, folgas) e o coitado do semi-eixo (ou homocinética) vai-se!
Posso não ter perçebido bem, mas acho que isto não é de todo verdade, muito pelo contrario...com o bloqueio ligado se alguma roda levantar no ar apenas vai rodar com a mesma veloçidade que as outras 3, não vai "embalar" porque os bloqueios não deixam, outra coisa um bloqueio ARB mesmo desligado é muito mais resistente que o de origem (pelo menos no 160/260)...e para alem disso 99% das homoçineticas que vi a partir foi a recuar com peso do jipe sobre a frente contra barreiras ou obstaculos e com a direcção virada...é quase garantido :rolleyes:

P.S. Tenho uma vaga ideia de ter lido algures em em afinar os LSD (Limited Slip Diferencial) ficando com %'s de "bloqueamento" bastante superiores ao original

Se por acaso te recordares onde foi não te esqueças de colocar aqui [wink]
A malta com LSD como eu vai agradecer :clapp: :clapp:

Abraço
Fernando
Bons TTrilhos
917566679

Mensagem por Fernando » 04 fev 2009, 13:26

Olá Ricardo,

É com estes topicos e com o ppl que por aqui anda e partilha incondicionalmente que a malta aprende umas coisas interessantes.

Parabens
Abraço
Fernando
Bons TTrilhos
917566679

Registado: 23 ago 2005, 21:05

Mensagem por Eduardo » 04 fev 2009, 22:20

Boas

Não me lembro onde foi, mas lembro-me de na altura em conversa com pessoal amigo alguem falou que era através de meter anilhas por trás das molas que comprimem os discos que se conseguia aumentar a força destas, vou ver se encontro alguma coisa sobre isto e depois meto aqui...
BoaSorTTe

Mensagem por Fernando » 05 fev 2009, 10:51

Eduardo Escreveu:Boas

Não me lembro onde foi, mas lembro-me de na altura em conversa com pessoal amigo alguem falou que era através de meter anilhas por trás das molas que comprimem os discos que se conseguia aumentar a força destas, vou ver se encontro alguma coisa sobre isto e depois meto aqui...

Obrigado :thumbsup:

Abraço
Fernando
Bons TTrilhos
917566679

Registado: 15 jan 2006, 14:16

Mensagem por Gonçalo F. » 14 fev 2009, 15:53

É uma discussão antiga esta, aqui pelo fórum. Já muito se escreveu sobre este importante assunto.

O dif. de trás, de origem, tem Autoblocante. Então por isso, deve-se optar por montar ARB 1.º no eixo da frente?

No entanto se pensar que os bloqueios são muito mais usados e úteis em subidas, picadas e afins..... onde o eixo da frente, tem "menos" peso/carga sobre si, mesmo que esteja bloqueado, são as rodas de trás que conseguem impulsionar o jipe. Nessas alturas as rodas da frente "só" patinam, ainda que com a mesma rotação, por estar bloqueado (mas pouco eficaz, porque não há peso sobre o eixo da frente~, não consguindo mexer o jipe se o eixo de trás não ajudar.
Por outro lado, o autoblocante, como todos sabemos, não vale nada (nada mesmo) se um das rodas estiver descolada do piso e o jipe parado - só "trabalha" com muita aceleração e apenas se o jipe já estiver em movimento... nos meus tempos de autoblocante, quantos vezes me safei indo ao travão de mão, auxiliando o trabalho do LSD.

Há que ter em atenção que, um eixo da frente bloqueado, não permite axistência de aceleração, para que o LSD atrás trabalha (para os discos internos do dif. se travem entre si, por fricção).

Não existe viatura 4x4 que venha equipada de origem com autoblocante atrás e Bloqueio 100% à frente. Se assim fosse, os GR`s traziam o bloqueio à frente!!!!! e mantinham o dif H233B atrás.

Já li aqui no fórum, um Patroleiro "dizer" que montou ARB à frente, mantendo o LSD atrás e se arrependeu:

Foi o forista: kr3a70r :
"Inicialmente, no meu antigo Patrol, montei ah frente por causa desse pensamento de "auto-blocante atras...siga!Meto o blokeio ah frente!" Depois para alem de ter pouca tracção nas subidas k exigiam blokeio era mais lixado se tivesse de fazer manobras..."

ARB, 1.º é atrás, depois se houver "guito" é à frente.
Editado pela última vez por Gonçalo F. em 14 fev 2009, 16:03, num total de 1 vez.

Mensagem por Gonçalo F. » 14 fev 2009, 15:55

joao trapol Escreveu:
) essa ideia de andar com os cubos em lock sem ter a caixa de transferências engrenada a esse diferencial parece-me que gera um esforço no sentido inverso ao desejado. Julgo que o diferencial tenha um sentido de rotação "preferencial". Ao andarmos com as rodas a fazer girar o diferencial este vai girar, apesar de no mesmo sentido, com uma força contrária à desejada (que seria a caixa a fazer girar o diferencial e não as rodas). Este facto, creio que terá uma influencia (grave?)

abraço

A tua Invenção há-de ser qualquer coisa como actuador independente a cada travão de cada roda. Travar a roda que está sem aderência.

[:p]
Editado pela última vez por Gonçalo F. em 15 fev 2009, 21:08, num total de 1 vez.

Mensagem por Pedrowolf » 14 fev 2009, 17:35

Gonçalo F. Escreveu:...ARB, 1.º é atrás, depois se houver "guito" é à frente.

Essa é a minha ideia e penso que a melhor solução [wink]

Registado: 27 jan 2008, 23:39

Mensagem por SanTTa » 15 fev 2009, 21:20

Amigos,

Queria saber se aprova bem um autoblocante no diferencial da frente no Patrol GR Y60!!
Quantos furos tera a minha roda de croa? e de qt mm será a furação?

Abraços
SanTTa

Registado: 13 jan 2006, 21:36

Mensagem por joao trapol » 15 fev 2009, 21:35

Gonçalo F. Escreveu:
joao trapol Escreveu:

abraço

A tua Invenção há-de ser qualquer coisa como actuador independente a cada travão de cada roda. Travar a roda que está sem aderência.

[:p]

nada disso.. tas longe... :nhnhn:

olha 1a coisa tu dizes k o autoblokante de origem nao faz nada????? entao ta bem.... lembras t dakele subida na marinha grande akela em lama , a dos cliptinhos, s nao fosse o meu autoblocante., eu nao tinha subido como subi.... e mais perg ao barata k costuma reparar nisso se o meu autoblokante nao faz a sua parte , faz e k faz....

abraço..

Mensagem por Gonçalo F. » 15 fev 2009, 23:40

abraço[/quote]

[:p][/quote]

nada disso.. tas longe... :nhnhn:

olha 1a coisa tu dizes k o autoblokante de origem nao faz nada????? entao ta bem.... lembras t dakele subida na marinha grande akela em lama , a dos cliptinhos, s nao fosse o meu autoblocante., eu nao tinha subido como subi.... e mais perg ao barata k costuma reparar nisso se o meu autoblokante nao faz a sua parte , faz e k faz....

abraço..[/quote]

João, quando digo que os LSD`s não fazem "nada", é situações em que uma das rodas está completamemnte descolada do chão e jipe quase parado :unibrow:

Agora em lama e com aceleração, é bem melhor que não ter nada.... e, se afinadinho (presinho), empurra-te bem o Patrol :)

Mensagem por Fernando » 16 fev 2009, 21:34

Agora em lama e com aceleração, é bem melhor que não ter nada.... e, se afinadinho (presinho), empurra-te bem o Patrol :)

Gonçalo, já es a segunda pessoa a falar aqui nisto, já o pedi ao Eduardo e ele já está a procura de mais info., agora peço-te a ti, que tal explicar melhor como fazer para dar mais power ao autoblocante?

Abraço
Fernando
Bons TTrilhos
917566679

Mensagem por Coyotte » 19 ago 2009, 23:11

Boas!

estive a ver, e ver... :rolleyes:

e até que vi [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile]

Vi isto aqui ó :leiam:

Não sei se alguém tem este tipo de bloqueio, mas caso alguém o tenha montado, agradecia opinião sobre o mesmo. As coisas do costume, se é bom, fiável, se atraca quando deve, etc...

Muito, mas muito importante também é o preço :clapp: :clapp:

Imagem

Pode ser visto no seguinte endereço:

http://www.tiendacibex.com/index1.html

Agradecia as opiniões dos mais entendidos e/ou utilizadores deste sistema.

Obrigado.

CumprimenTTos,

Ricardo

Re:

Mensagem por Gonçalo F. » 20 ago 2009, 08:37

bnascimentomelo Escreveu:ricouto... não quero estar a complicar mas se não tens o LSD realmente o autoblocante não funciona (por causa do atrito entre as anilhas).

A melhor forma de saberes se tens autoblocante ou não é veres que tipo de ponte tens. Uma vez escrevi um tópico sobre isso. Se te ajudar, uma ponte é maior que outra - a que não tem autoblocante tem uma capacidade superior.

Não podes colocar um diferencial de um Turbo porque têm relações diferentes e depois f*des a caixa de transferências. Podes, contudo, trocar ambos os diferenciais e perdes força (os do turbo tem uma relação mais longa) mas também já há um tópico sobre isso....

Abraço
Bruno

[quote="bnascimentomelo"]ricouto... não quero estar a complicar mas se não tens o LSD realmente o autoblocante não funciona (por causa do atrito entre as anilhas).

Caro bnascimentomelo

Assim está mesmo a complicar... é que mesmo com valvulina desapropriada, se o dif for auto-blocante, as rodas rodam SEMPRE no mesmo sentido - nem que as anilhas estejam "lisas" e no fim de vida.

O efeito de rodar no mesmo sentido, é ditado pelo tipo de construção do diferencias - que é diferente dos normais (dos do tipo "abertos").

As anilhas gastas, ditam a resistência ou força que é necessário fazer numa roda quando bloqueamos a outra [wink]..portanto, a % de bloqueio.

Espero ter descomplicado :)

P.S.: Complicando: Para o Patrol RD28T, o valor de força de origem, rondam os 15kg de força entre roda, que equivale a cerca de 25% de bloqueio (quando uma roda efectua 4 voltas, a do lado oposto, numa situação de necessidade de bloqueio, dá até uma),

"até", porque no caso limite de uma roda no ar e Patrol parado, o auto-blocante "não faz nada".

Mensagem por Coyotte » 20 ago 2009, 19:53

Gonçalo, já vi que percebes alguma coisa da matéria...

Talvez me possas então dizer se eu posso ter um auto-blocante a actuar (no máximo) a 80 ou 90 %.

Se isto é possível e se sabes como se faz, adianta cá para a malTTa os procedimentos a ter.

Já agora e referindo-me ao bloqueio Lock Right como a imagem acima indica, tens alguma opinião sobre esse tipo de bloqueio? Se é fiável?

CumprimenTTos,

Ricardo

AnteriorPróximo

Voltar para Transmissões

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante