PJHO Escreveu:Olá amigos!
Muito já se falou sobre este assunto!
Muito já li e penso que estou quase certo de que para o meu GR Y60 com pneus 35" e eventualmente uns 285/75 R16 devo montar uns grupos cónicos reduzidos 5,43!!!
Amigos, confirmam?
E já agora em estrada dá ao menos para chegar aos 120? É que a caminho dos passeios, em estrada, convém pelo menos ter a hipótese de andar a essa velocidade...
Desculpem se me repito, mas já li, reli, e voltei a ler e ainda tenho dúvidas...
Obrigado a todos.
GRande abraço.
Pedro
Acho que se poderá efectuar o cálculo por comparação das percentagens, da razão dos perímetros exteriores das rodas com a razão das relações dos GC (grupos cónicos).
Primeiro : calcular o aumento em percentagem da razão entre o perímetro da circunferência pretendida (final) e o perímetro do pneu inicial = (PI x diâmetro final) / (PI x diâmetro inicial)
Sendo PI (= 3,14) uma constante, resulta da divisão um cálculo simplificado apenas quanto à razão dos diâmetros = diâmetro final / diâmetro inicial.
Segundo : de igual modo poderemos calcular a razão em percentagem das relações dos GCfinal/GCinicial, que mais se aproxime da razão em % dos diâmetros, para voltar a ter uma desmultiplicação semelhante à de origem.
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Exemplo para o Y60 – RD28T
ORIGEM :
Pneus = 10 R15 (equivalentes a 31 10.5R15” em medidas americanas, cujo primeiro valor indicado, teoricamente é sempre o diâmetro em polegadas do pneu exterior, independentemente da jante)
Em :
https://patrolaventura.pt/forum/viewtopic.php?t=400
Diâmetro exterior inicial pneus = 31”
GCinicial = 37/8 = 4,625
PRETENDIDO :
Diâmetro exterior final pneus = 33”
ATENÇÃO : Se tivermos pneus com medidas métricas ou numéricas, convêm calcular primeiros os diâmetros ,
em :
https://patrolaventura.pt/forum/viewtopic.php?t=437.
% quanto aos diâmetros exteriores
33”/31” = 1,0645
Aumento de 6,45%
% quanto aos GC :
GCfinal = 4,625 x 1,0645 = 4,923 para termos uma desmutiplicação igual à de origem.
Como não existe igual, deveremos procurar os mais aproximados ou seja os GC 39/8= 4,875.
Redução de 5,41% (GC = 4,875/4,625 = 1,0541)
Para outras medidas de pneus e para o teu caso em especifico do Y60 e fazendo as continhas, deverás chegar às seguintes conclusões:
35" dará 41/8=5,125 ou 36/7= 5,143.
Os GC 36/7 são melhores porque têm menos dentes tanto na roda de coroa como no pinhão de ataque o que faz com estes tenham maior dimensão, logo maior resistência e durabilidade. Imagine-se um bolo (roda de coroa) dividido equitativamente em 36 fatias e outro igual com 41. Qual é o que tem as fatias mais "grossas" '??? A mesma coisa para o pinhão de ataque com 7 ou 8 "dentes". Penso que seja este o motivo dos 36/7 serem melhores.
36" o mais aproximado será os 37/7=5,286 que não deves conseguir arranjar pelo que terás de passar directamente aos 5,429 .
37” dará 38/7= 5,429
e por ai fora, … blá, blá, blá …
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Agora se quiseres reduzir mais quanto à desmultiplicação das transmissões que vinham de origem, isso já é outra história …
Abraço,
MM
PS: corrijam-me se estiver errado
![wink [wink]](./images/smilies/icon_smile_wink.gif)
...