AJUDA URGENTE - ESTALOS COM TRACÇÃO LIGADA

Aquela vibração chata não pára? Tudo sobre transmissões.

Registado: 08 set 2005, 09:30

AJUDA URGENTE - ESTALOS COM TRACÇÃO LIGADA

Mensagem por Miguel França » 07 set 2006, 10:47

Amigos quem me dá uma dica do que se passa no meu Patrol 260.
Quando engreno a tracção às 4 e em esforço o carro faz um barulho tipo estalo, dà a impressão que hà uma roda dentada e que passa um dente e houve-se o estalo, e esse barulho vem debaixo do carro mais ou menos a meio. O que será e qt euros terei de gastar :crybaby: E quem me poderà resolver o assunto? Alguem conhece um mecanico sério aqui para os lados do Porto?
Abraço e agradeço a atenção.

Registado: 30 mar 2006, 10:49

Mensagem por Vinnie » 07 set 2006, 10:55

Á partida será a transmissão, o jipe tá muito alto?

Mensagem por Miguel França » 07 set 2006, 10:59

Vinnie Escreveu:Á partida será a transmissão, o jipe tá muito alto?

Cerca de 5 , 6 cm pensso que não está muito alto e não faço quase monte nenhum e o que faço é muito soft.

Registado: 23 ago 2005, 18:09

Mensagem por TT MOTOR » 07 set 2006, 11:30

Boas

Pelos sintomas deve ser dos cubos.

Cumprimentos
Luis Rocha
Luis Rocha
919829295
rocha_71@hotmail.com

Registado: 13 jan 2006, 21:36

Mensagem por joao trapol » 07 set 2006, 11:34

e ninguem como a tt motor pa tratar disso... nao????'

Registado: 30 mar 2006, 10:49

Mensagem por Vinnie » 07 set 2006, 11:34

Boas

Pelos sintomas deve ser dos cubos.

Cumprimentos
Luis Rocha

Será? Se fosse dos cubos o ruido deveria vir da frente, penso eu :confused:

Registado: 27 jul 2006, 15:40

Mensagem por PrimusBaro » 07 set 2006, 11:47

os meus cubos automáticos foram pró lixo e fazia um barulho de estalos e cascalheira. Só a passar entre paredes é que se percebia que era da frente que vinha o barulho. Agora e enquanto não vêm os AVM, ando com eles em LOCK, porque mesmo com a tracção desligada, a cascalheira continuava lá...
Pedro Silva
Imagem

Registado: 10 ago 2005, 20:07

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 07 set 2006, 12:01

isso é cubos de certeza.
falta de lubrificacao ou entao ja com a alma entregue ao criador. tira os fora e lubrifica os com massa de litio (pouca). e depois ve se passa. se continuar é comprar novos ;)

Mensagem por Miguel França » 07 set 2006, 13:06

MIGUEL BRAGA Escreveu:isso é cubos de certeza.
falta de lubrificacao ou entao ja com a alma entregue ao criador. tira os fora e lubrifica os com massa de litio (pouca). e depois ve se passa. se continuar é comprar novos ;)

Desde já agradeço a colaboração, mas já penssei nos cubos mas o barulho vem mais ou menos debaixo do carro a meio e não vem da frente das rodas não será caixa de tranferencias Miguel Braga.
Obrigado

Registado: 23 ago 2005, 18:09

Mensagem por TT MOTOR » 07 set 2006, 15:50

se, ligas as 4x4 e os cubos desligados, e o barulho desaparece, então tudo indica ser dos cubos
Luis Rocha
919829295
rocha_71@hotmail.com

Registado: 10 ago 2005, 20:07

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 07 set 2006, 16:11

continuo a apostar nos cubos.

Registado: 04 fev 2006, 21:41

ja tens novidades??

Mensagem por Miguel Viegas » 14 set 2006, 08:26

eram os cubos??????

Re: ja tens novidades??

Mensagem por Miguel França » 14 set 2006, 08:30

Miguel Viegas Escreveu:eram os cubos??????

Aina não tive opurtunidade de ver o que era realmente, mas està com o mesmo problema?

Registado: 12 ago 2005, 13:04

Mensagem por Jorge Ramos » 14 set 2006, 09:00

Aconteceu-me isso. Quando dava o estalo todo o carro estremecia e era um cubo marado

Registado: 07 nov 2006, 18:45

Mensagem por RG » 16 dez 2007, 21:41

Caro amigo,

Tive o mesmo problema e no meu eram os rolamentos dos cubos. Chegas À roda e verifica se há folga (basta tentar abanar o pneu e jante, se esta abanar é porque tens folga nos rolamentos)

Espero ter ajudado.

CumprimenTTos

Registado: 18 ago 2006, 00:17

Mensagem por Ricardo Inácio » 17 dez 2007, 00:07

Boas,
Eu tive um problema identico no meu 260. Os sintomas eram exactamente os mesmos. Eu até podia acrescentar que com a tracção ligada faz este barulho mas só se estiver em esforço ou seja, eu a dada altura fui ao mecanico e ele levantou o carro no elevador e com a tracção ligada nas sem estar em esforço o barulho não se verifica. Solução: substituir transmissão dianteira. Na parte da frente da transmissão, naquela zona da "luva" tem um estriado que encaixa na parte de trás da transmissão, e esse estriado é coberto por uma película que se arrancou por falta de lubrificação, ou seja, criou uma folga nessa luva. Essa pelicula tem décimas de mm mas é o suficiente para descalibrar a transmissão a alta rotação. Eum com 100€ resolvi o problema com uma usada. [wink]
Espero ter ajudado. Abraço.

Registado: 28 out 2007, 01:06

Mensagem por TTGRY60 » 19 dez 2007, 21:24

normalmente esses estalidos serao os planetarios (vulgo normalmente interior dos cubos moido)
normalmente a avm tem uns manuais que aguentam bastante mesmo
as melhoras pra maquina

Registado: 22 fev 2008, 14:51

Mensagem por fourwheeldrive » 25 fev 2008, 12:24

Olá pessoal:
Tenho um problemita parecido. C altas ou baixas metidas mas sem ligar os cubos nada de barulhos. Mas se ligar os cubos e só c as baixas ha uns estalos meio xatos tipo a meio do carro. Lendo o k aki ja foi dito, "podem ser cubos", pedi a um amigo k me emprestasse os dele p experimentar. Coloquei e...... a mesma mer****. Dizem-me k na boa é a cx de transferencias. Bem mas se é a cx eu, qd tenho as altas ou baixas metidas a cx de transferencias devia fazer barulho mesmo n ligando os cubos. Axo eu mas.... (tb n sou nenhum expert) Será k algum companheiro me pode dar uma dica antes de tirar a cx.
Desde ja obrigado
Um abraço

Cuidado!

Mensagem por RG » 25 fev 2008, 17:01

Cuidado amigos, antes de substiutirem cubos e transmissões, levem o jipe a um mecânico (dos mais velhinhos) e peçam para verificarem a folga dos rolamentos das rodas dianteiras.

Eu também tive o mesmo problema e já tinha os cubos encomendados (160€), mas o meu mecânico disse-me 1º para vermos os rolamentos, e tinha razão, na roda do lado esquerdo, teve de levar um rolamento novo, tive de rectificar o sitio onde o rolamento encaixa.

Na roda do lado direito, foi apenas preciso um ajuste e agora tá 5 estrelas.

Eventualmente, nos vossos casos, pode também ser necessári trocarem os cubos, mas 1º verifiquem os rolamentos.

Tenham em atenção que cada caso é um caso, e mesmo com os mesmos sintomas, as resoluções puderão ser diferentes.

CumprimenTTos
RG

Registado: 28 mai 2007, 18:27

Re: AJUDA URGENTE - ESTALOS COM TRACÇÃO LIGADA

Mensagem por Coyotte » 11 out 2009, 19:51

Ricardo Inácio Escreveu:Boas,
Eu tive um problema identico no meu 260. Os sintomas eram exactamente os mesmos. Eu até podia acrescentar que com a tracção ligada faz este barulho mas só se estiver em esforço ou seja, eu a dada altura fui ao mecanico e ele levantou o carro no elevador e com a tracção ligada nas sem estar em esforço o barulho não se verifica. Solução: substituir transmissão dianteira. Na parte da frente da transmissão, naquela zona da "luva" tem um estriado que encaixa na parte de trás da transmissão, e esse estriado é coberto por uma película que se arrancou por falta de lubrificação, ou seja, criou uma folga nessa luva. Essa pelicula tem décimas de mm mas é o suficiente para descalibrar a transmissão a alta rotação. Eum com 100€ resolvi o problema com uma usada. [wink]
Espero ter ajudado. Abraço.

Boas!

Aproveitando o tópico... meteu-se uma cruzeta na transmissão dianteira do lado do diferencial. Tudo revisto, foi metido ao sítio. Depois de umas voltas, a transmissão está com folga no estriado junto à cruzeta e luva do lado do diferencial. Em andamento não tenho percepção pois só ligo a tracção no monte mas se agarrar e abanar (foi assim que notei, ao meter massa nos grasseres) tem uma folga grande. Ainda não desmontei mas penso que o estriado está com folga e está para breve a entrega da alma ao criador. Quando substituí a cruzeta, tinha marcado as posições da transmissão para montar no mesmo sítio mas como a lavei com alta pressão, as marcas desapareceram e portanto montei-a normalmente. Penso que não fará diferença...

Se puder ser de outra coisa qualquer ou factor, agradecia aos mais entendidos que deem a opinião pois acho algo estranho estar tudo ok e depois de uma volta no monte ter uma folga tão grande. Ainda não passou nenhum dente mas deve estar para breve... se for esse o caso.

Abraço,

Ricardo

Registado: 29 out 2009, 22:17

Mensagem por RGOMES » 09 nov 2009, 11:43

Vou aproveitar a onda do tópico e dizer que me aconteceu o mesmo no Sábado passado. De imediato vi o cubo do lado esquerdo com uma rachadela. Troquei o mesmo e ainda deu para continuar o passeio! Mas assim que liguei a tracção e coloquei o carro em esforço voltaram outra vez os estalos. Da primeira vez que os ouvi, também me pareceu virem do meio do carro, mas o que apareceu no carro foi logo o cubo estalado!?!?!

Vou deixar dois videos do momento em que aconteceu a 1ª vez e um segundo para confirmar se o que tinha ouvido era real :rolleyes:

http://www.youtube.com/watch?v=rb_lYQykozI
http://www.youtube.com/watch?v=i6PESvt8dXA

Vê-se a roda da frente do lado dto a puxar e a da esq não parece fazer o mesmo...

O que acham que possa ser, mesmo depois de eu ter trocado os cubos?

Mensagem por RG » 09 nov 2009, 23:20

Já sabes o k é?

Acho k o meu tá com os mesmos sintomas, mas só sábado é que vou ver :crybaby: :crybaby: mais problemas...

Boa SorTTe
As minhas máquinas

Actual- Patrol GR 3.0DI - Longo

Ex-Patrol 3.3turbo
Ex-Patrol 3.3

Mensagem por Coyotte » 09 nov 2009, 23:41

RGOMES Escreveu:Vou aproveitar a onda do tópico e dizer que me aconteceu o mesmo no Sábado passado. De imediato vi o cubo do lado esquerdo com uma rachadela. Troquei o mesmo e ainda deu para continuar o passeio! Mas assim que liguei a tracção e coloquei o carro em esforço voltaram outra vez os estalos. Da primeira vez que os ouvi, também me pareceu virem do meio do carro, mas o que apareceu no carro foi logo o cubo estalado!?!?!

Vou deixar dois videos do momento em que aconteceu a 1ª vez e um segundo para confirmar se o que tinha ouvido era real :rolleyes:

http://www.youtube.com/watch?v=rb_lYQykozI
http://www.youtube.com/watch?v=i6PESvt8dXA

Vê-se a roda da frente do lado dto a puxar e a da esq não parece fazer o mesmo...

O que acham que possa ser, mesmo depois de eu ter trocado os cubos?

Amigo, pode ser que a coisa não seja tão má....

Levanta o capô do bicho e vê se a ventoinha não está raspada/coçada nas pás. Tenta ver se a blindagem não está raspada por dentro da ventoinha ou se o radiador também está intacto. Depois diz alguma coisa. Eu tinha esse barulho no meu e desmontei tudo relacionado com as transmissões (e quando digo tudo, é tudo mesmo.) Só me faltou tirar a caixa fora.

Se for isso estás safo, mas só consegui arranjar na origem. Montar é simples.

CumprimenTTos,

Ricardo

Registado: 29 out 2009, 22:17

Mensagem por RGOMES » 10 nov 2009, 21:46

ricouto Escreveu:Amigo, pode ser que a coisa não seja tão má....
Levanta o capô do bicho e vê se a ventoinha não está raspada/coçada nas pás. Tenta ver se a blindagem não está raspada por dentro da ventoinha ou se o radiador também está intacto. Depois diz alguma coisa. Eu tinha esse barulho no meu e desmontei tudo relacionado com as transmissões (e quando digo tudo, é tudo mesmo.) Só me faltou tirar a caixa fora.
Se for isso estás safo, mas só consegui arranjar na origem. Montar é simples.
CumprimenTTos,
Ricardo

Boas Ricardo!
Começo por agradecer a tua resposta. É curioso que no evento onde aconteceu o que descrevi um amigo com um GR teve o problema de que falas!!! No meu caso nada teve a ver com isso. Como conheço bem o carro o barulho/ruido que ele fez nada se pareceu com plástico a roçar em plástico. Aquilo foi itidamente metal :matrix:!!! O barulho veio por debaixo dos bancos e também da zona das rodas. Como disse de imediato vi o cubo rachado e depois de o ter trocado o ruido continuou :eek: . Hoje foi dia de ir para o elevador e vimos logo a barra d transmição ( a que vai da caixa de tranferências ao diferencial) com uma folga enorme e alguns dentes partidos. Em seguida vai de investigar o diferencial. Homocineticas completamente ok! Os satélites completamente arrasados. Graças a uns bons amigos amanhã estará tudo prontinho. Um forte obrigado a eles [wink]

Mensagem por Coyotte » 11 nov 2009, 01:22

Boas!

Ao ler o quote, vi que faltou a parte do apoio do motor. Ou seja, respondi sem responder :stupid: [bigsmile] [bigsmile]

Já vi que deste com o problema e lamento que tenhas que investir bastante t€mpo...

Isso também não parte com duas tretas por isso já vi que utilizas a máquina como deve ser, ou seja, no monTTe a dar-lhe com fartura [clap] [clap]

Para minimizar a tua tristeza, a minha transmissão entre caixa/Dif frente também irá entregar a alma ao criador muito brevemente. No estriado já conta com uma folga do caraças mas agora também espero que "salte um dente" para a trocar. É natural que as coisas aconteçam e por muito duro que seja o material, não existe nenhum inquebravel. Como diz um amigo, o único que não parte é aquele que fica sempre na garagem.

Abraço,

Ricardo

Voltar para Transmissões

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante